10 Ideias da PNL que Farão de Você Um Grande Conquistador de Objetivos

10-ideias-da-pnl

A PNL (Programação Neurolinguística) é um conjunto de conceitos que facilita a nossa forma de pensar sobre uma determinada experiência, sobre o processo de aprendizado, sobre nossa forma de comunicar, seja com os outros ou com nós mesmos. A PNL não se preocupa com o que aconteceu na vida do indivíduo, mas sim, sobre como o indivíduo interpreta os fatos de sua vida. Em outras palavras, a PNL se preocupa com o significado que atribuímos as experiências, principalmente as negativas.

Pensando nisso, quero compartilhar com você 10 ideias da PNL (conhecidas também como pressupostos) que podem nos ajudar em situações difíceis. Se pararmos para pensar, sempre que estabelecemos um objetivo surgem barreiras que no primeiro momento, parecem impedir nosso sucesso. Neste momento é mais do que necessário construir ideias ou crenças facilitadoras para nos ajudar vencer esses desafios.

Às vezes podemos olhar para um objetivo e achá-lo que está muito distante. Em momentos assim o melhor a fazer é pegar lista de boas ideias e colocá-las em prática. Essas ideias não são verdades absolutas, são apenas ideias que podem funcionar muito bem em determinadas situações da vida. Por essa razão elas têm sua utilidade para praticamente qualquer pessoa comprometida em aplicá-las.

Permita-me agora compartilhar com você as 10 ideias que podem fazer uma enorme diferença em sua vida.

1- O Mapa Não é o Território

A ideia de mapa nos mostra que a funcionalidade deste, serve apenas para nos orientar em um determinado local ou “território”. Um mapa serve com um guia, entretanto, não devemos fixar nossos olhos somente no mapa, temos que prestar atenção aonde estamos indo, e se for preciso corrigir a rota para chegarmos sãs e salvos ao nosso destino final. Nossas crenças, identidade, necessidades emocionais e valores pessoais, formam o nosso mapa pessoal. O mapa do Brasil por exemplo, é apenas uma representação dele, e não é o próprio Brasil. Faz sentido?

2- Todo Comportamento é Útil em Algum Contexto

A coragem é necessária para vencermos determinadas situações em nossa vida. Porém, a coragem quando coloca a vida de uma pessoa em risco, não é muito útil. O mesmo podemos dizer sobre o medo em um determinado contexto. O medo pode ser útil algumas vezes, porque ele fará com que a pessoa não coloque sua vida em risco, já que ele está ligado ao nosso instinto de sobrevivência. Não reagir a um assalto por medo por exemplo, é uma atitude inteligente que preservará a sua vida.

3- Qualquer Escolha é Melhor do Que Nenhuma

Quando fazemos escolhas criamos novas possibilidades em nossa vida. Cada escolha que fazemos, determina uma nova direção. Nós sempre temos escolhas, embora em muitos momentos na vida, acreditamos que não temos opções. Mas este tipo de pensamento acontece quando estamos em um estado emocional limitante, e neste tipo deste estado fica mais difícil tomarmos decisões. É preciso que cada um de nós crie opções para nós mesmos em situações alarmantes, porque é justamente nesses momentos que precisamos criar recursos para superar certos desafios. Portanto, lembre-se sempre que você tem escolhas.

4- O Significado da Sua Comunicação é a Resposta que Você Obtém

Quantas vezes já aconteceu de você dizer algo a alguém, que fez com que a pessoa ficasse zangada, chateada ou magoada, apesar da sua intenção positiva? Comigo já aconteceu centenas de vezes. Como aconteceu? Isso aconteceu porque de alguma maneira, minha comunicação não foi clara o bastante. Eu e você somos responsáveis por cada palavra que comunicamos. O resultado da nossa comunicação está na reação da outra pessoa. Já disse alguma coisa para alguém que a fez chorar, mesmo não sendo essa sua intenção? Pois é…

5- Todo Comportamento Humano Tem Uma Intenção Positiva

Atrás de cada comportamento existe uma intenção positiva. E o que significa esta intenção positiva? Muitas vezes a intenção positiva, esta ligada a nossa habilidade de evitar a dor e obter o prazer. Por exemplo, se você conhece alguém que come em excesso, significa que este alguém talvez esteja tentando buscar seu amor próprio, através da comida. Para quem fuma é o mesmo raciocínio. O fumante usa o cigarro como um “meio” de aliviar a dor, mas em contrapartida este comportamento pode causar danos desastrosos para a saúde do individuo. O ideal é separamos o comportamento da intenção, para que possamos mudar o comportamento, mas continuarmos com a intenção. Faz sentido?

6- Se Alguém Consegue Atingir Um Resultado Você Também Pode

O que um homem ou mulher pode fazer, você também pode, e a resposta está na modelagem. Modelagem significa basicamente escolher alguém de sucesso em determinada área, e depois aplicar as mesmas ações na intenção de obter os mesmos resultados. Dessa forma economizamos tempo e energia, diminuindo drasticamente nossa curva de aprendizado. Podemos modelar as ações físicas (comportamentos) e mentais (crenças) das outras pessoas.

Neste vídeo falo sobre um pouco mais sobre modelagem:

7- Não Existe Fracasso, Existe Apenas Feedback

O que impede a maioria das pessoas de atingir um objetivo na vida é o medo do fracasso. Ninguém gosta de ser rotulado de fracassado ou fracassada. Mas este tipo de pensamento pode ser uma ilusão, porque a ideia de fracasso impossibilita as pessoas de progredirem na vida. Se alguém tentou algo e não obteve sucesso na primeira tentativa, não significa que a pessoa fracassou, apenas obteve um resultado. Todo resultado pode ser transformado em aprendizado. Thomas Edson quando inventou a lâmpada elétrica, não foi bem sucedido em sua primeira tentativa. Ele só obteve sucesso depois de mais de 1.000 tentativas.

8- Corpo e Mente Funcionam Como Um Laço Cibernético

Quando estamos alegres, eufóricos, entusiasmados, nosso corpo reflete estas emoções através de nossas expressões faciais. Assim também quando estamos tristes, desanimados, com raiva ou deprimidos. As pessoas podem perceber o que estamos sentindo no momento, através de nosso corpo. Isto acontece porque nosso corpo esta ligado a nossa mente. Se mudarmos um, automaticamente mudamos o outro.

9- Comunicação é Redundância, Estamos Sempre Comunicando Algo

Todos os nossos gestos, expressões e linguagem verbal tem um significado. Nós estamos sempre comunicando algo, seja com nós mesmos ou com os outros. Mesmo quando alguém fica calado sem dizer uma palavra sequer, ainda sim está comunicando algo, seja através de seu próprio silêncio, ou através das suas expressões e gestos.

Uma dica: se quer alcançar os seus objetivos, precisa comunicá-los a si mesmo o tempo todo.

10- As Pessoas Já Dispõem de Todos os Recursos Que Necessitam

Eu e você já dispomos de tudo o que precisamos dentro nós, para conseguirmos atingir qualquer resultado. Não nos falta nada em termos de potencial, pois o ele já existe em nós. Já os recursos podem vir de diversas formas: pessoas, tempo, emoções, etc. Realmente não nos falta recursos, o que às vezes nos falta é acesso a esses recursos. Por exemplo, vamos imaginar que o João precisa fazer uma apresentação em público, mas ele se sente inseguro e desconfortável em relação à sua apresentação. O que fazer nesta situação? Podemos fazer com que o João tenha acesso a seus recursos, fazendo-o lembrar de uma situação em sua vida em que ele se sentiu realmente confiante, mas não apenas fazer com que o João se lembre, mas sim “reviva” aquela experiência em que se sentia confiante.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado de alguma maneira, e também espero que você compartilhe essas 10 ideias da PNL com o máximo de pessoas que puder.

Grande abraço e até o próximo!

  • Juliene Ribeiro Lopes

    “A PNL não é só terapia, nem lida só com relacionamentos, PNL É LIBERDADE.” Richard Bandler