3 Dicas Para Vencer o Medo e Alcançar os Seus Resultados (PNL)

3 Dicas Para Vencer o Medo e Alcancar Seus Resultados - PNL

O medo para algumas pessoas pode ser uma emoção paralisante. O medo pode fazer com que a pessoa não entre em ação, limitando assim o uso do potencial. Além disso, o medo faz com a pessoa deixe de alcançar metas e objetivos.

Existem diversos tipos de medos. Existem pessoas que temem o escuro. Outras temem lugares altos. Outras temem falar em público. Aliás, pesquisas revelam que algumas pessoas têm tanto medo de falar em público, que este acaba sendo mais do que o medo morte.

Claro que isso dependerá de como a pessoa representa para si, o ato de falar em público. Quando o assunto é falar em público para algumas pessoas, logo elas podem associar este ato a: vergonha, medo de gaguejar, medo de se expor, medo de errar, medo do que as outras pessoas pensarão delas. Esses tipos de pensamentos podem criar limites, barreiras e desafios.

Assista ao vídeo abaixo:


O medo de falar em público, por exemplo, pode interferir o desenvolvimento pessoal da pessoa, e a impedir de avançar para próximo nível, seja na vida pessoal ou profissional.

Outro tipo de medo muito comum entre as pessoas é o de dirigir. Principalmente, quando se vai tirar habilitação. Neste caso, o excesso de ansiedade pode atrapalhar, e muito o desempenho do candidato e/ou candidata à habilitação no dia do exame. E a ansiedade em excesso leva ao medo.

Se você possui algum tipo de medo, este artigo irá lhe fornecer boas ideias para lidar melhor como ele. Irei compartilhar com você, três dicas para superar o medo, e com isso, alcançar os resultados que deseja.

1 – Entenda Que o Medo É Uma Percepção

A programação neurolinguística possui diversas técnicas que pode nos ajudar a lidar com o medo. Uma delas é o padrão de distorção. O padrão de distorção consiste em identificarmos o medo que sentimos em relação a alguma experiência, e trabalhamos com ela para diminuirmos ou eliminarmos a intensidade.

O medo pode surgir através de uma imagem (lembrada ou imaginada), som (uma música, uma voz interior), ou sensação (calafrio, ou mesmo, o famoso frio na barriga). Praticamente, todos nós já vivenciamos situações assim. A razão disso, é que às vezes enfrentamos situações inéditas, externas, que não temos nenhum controle sobre elas.

Outras vezes, podemos controlar o que percebemos ou representamos para nós mesmos. Nestas situações, podemos controlar o medo, através de nosso controle emocional. Se deseja saber como controlar melhor suas emoções, sugiro que leia este artigo: 5 Passos Para Você Controlar Suas Emoções Facilmente.

Medo de Falar em Público

O medo de falar em público para muitas pessoas pode ser uma situação desesperadora. Elas criam imagens, sons e sensações negativas, que as impedem de expor suas ideias. E mais do que isso: se esse medo não for trabalhado, ele pode se tornar uma crenças limitante.

Na verdade, muitas pessoas se tornam escravas do medo, quando acreditam que não pode vencê-lo. E a verdade é que, quando estamos em estado de recursos, podemos vencer facilmente nosso medo. Pois o medo nada mais é, do que um mecanismo de defesa. A intenção positiva do medo é nos proteger do perigo, ou pelo menos a percepção dele.

Felizmente, podemos mudar nossa percepção a qualquer momento. Podemos mudar qualquer imagem em nossa mente, som ou sensação corporal. Podemos muda os sinais que o cérebro emite para nosso sistema nervoso. Podemos estar no controle, e com isso dirigir nosso estado emocional.

Se o medo é representado por uma cena, você pode mudar o tamanho dela, cor, movimento, brilho etc. Essas simples mudanças já são suficientes para mudar o seu estado emocional.

O mesmo tipo de mudança pode ser feita com os sons que você representa para si. Quando estamos com medo, geralmente, temos uma voz interior que nos perturba. De repente, em certas situações, pode surgir uma voz em nossa mente dizendo: “você não consegue fazer isto…”

Você já teve esta desagradável experiência? Eu já perdi as contas das vezes que isso aconteceu comigo. No entanto, aprendi a como controlar essa voz perturbadora. Aliás, ela só se torna perturbadora quando damos atenção a ela. Do contrário, ela se torna insignificante.

Ou ainda, podemos criar um padrão de distorção, para que quando esta voz surgir (ou este padrão começar), você possa imediatamente mudar sua percepção. Imagine a liberdade que teria em sua vida? Você poderia realizar muito mais do que pensa ser capaz de realizar.

Tudo que você tem que fazer, neste caso, é mudar o seu estado emocional. E esta é a segunda dica.

 

2 – Mude Seu Estado Emocional

Podemos mudar nosso estado emocional, através de três fatores: representações internas, fisiologia e linguagem. Se você quiser saber mais sobre como mudar seu estado emocional, sugiro que leia este artigo: 3 Fatores Que Determinam o Seu Estado Emocional.

Você pode mudar seu estado emocional, quando muda sua representação interna (imagem, sons e sensações). Você pode até mesmo criar um novo significado para aquilo que se teme. Neste caso, um significado positivo e fortalecedor.

Obtenha Recursos

Uma técnica muito utilizada dentro da PNL, para mudar o estado emocional instantaneamente, é o circulo da excelência. Está técnica é capaz de resgatar recursos, que mudam a emoção de medo, para o estado emocional de coragem em pouquíssimo tempo.

1) Tudo que a pessoa deve fazer é ficar de pé e imaginar um circulo na frente dela;

2) Dentro deste circulo, a pessoa insere mentalmente, sua musica predileta e poderosa, sua cor predileta, e também, emoções positivas (coragem e atitude);

3) Depois de ter inserido mentalmente todas as emoções e sensações positivas, dentro do círculo, a pessoas com os olhos fechados da um passo a frente, e entra dentro dele;

4) Dentro do circulo, a pessoa se associa com toda a energia positiva do círculo, e acessa seu rico estado de recursos. Logo em seguida, ela sai do circulo para quebrar o padrão;

5) Novamente, a pessoa entra no círculo e revive todas aquelas sensações positivas.

Depois de fazer esta dinâmica, 3 ou 4 vezes, a pessoa estará apta a enfrentar o medo.

3 – Enfrente Seu Medo

A única maneira de se aprender nadar é nadando. A única maneira de se aprender a dirigir é dirigindo. A única maneira de vencer medo é senti-lo e depois o enfrentando. Portanto, se deseja realizar alguma ação, apenas faça. Enfrente seu medo, (desde que não coloque sua vida ou a dos outros em risco, é claro), e realize o que deseja realizar.

Muitas vezes, aquilo que tememos, não se realiza. A maioria dos nossos medos não chegam acontecer. Eles Acontecem apenas em nossa mente (nossa imaginação). Por isso é importante enfrentarmos o medo para usarmos nossos recursos.

Pense nisso. Para termos coragem, precisamos enfrentar situações de incerteza (incluindo o medo). Precisamos explorar o nosso potencial e alcançarmos nossos resultados.

Com uma mentalidade e atitude positiva, podemos ir muito longe. Afinal de contas, tudo que desejamos é sermos mais felizes. Portanto, deixe o medo de lado e seja mais feliz em sua vida.

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>