5 Livros de desenvolvimento pessoal que mudaram minha mente

5-livros-desenvolvimento-pessoal

A leitura é sem dúvida um poderoso meio para o nosso crescimento pessoal e intelectual. Podemos aprender estratégias, técnicas, informações e ideias, que podem nos auxiliar em nossa jornada, e alavancar nossos resultados em virtualmente qualquer área da nossa vida, através dos livros.

Neste artigo, irei compartilhar com você cinco livros que fizeram uma grande diferença positiva em minha vida. Farei uma pequena descrição sobre cada título, para que você possa conhecer um pouco do assunto abordado por cada um deles.

Por saber que eu precisava melhorar alguns aspectos da minha vida, decidi me tornar leitor ainda bem cedo, aos 17 ou 18 anos.

Naquela época, eu não gostava da maneira como me sentia, e sabia que, se eu quisesse obter os resultados que eu desejava, teria que aprender a me comportar de maneira diferente. Eu teria que realizar uma grande transformação pessoal.

E foi o que fiz.

Assista ao vídeo abaixo:

Comecei a pesquisar e a listar uma série de livros que eu estaria disposto a ler. Naquela época eu não conhecia o conceito de leitura dinâmica, mas investia parte de minha renda todos os meses em um ou dois livros sobre o assunto de desenvolvimento pessoal e finanças.

O mais incrível disso tudo, foi notar a minha própria mudança pessoal durante este processo.

Afinal de contas, eu não tinha o hábito da leitura naquele nível. Tive que aprender a tomar gosto por esta rica atividade.

Um dos grandes gatilhos motivadores que funcionaram muito bem para mim, foi a minha vontade de aprender e crescer.

Somos o que Pensamos

É realmente incrível e verdadeiro um velho pressuposto que afirma que somos o que pensamos. Se quisermos pensar e agir de forma assertiva, temos que alimentar as nossas mentes com boas ideias e informações de qualidade através dos livros.

Eu não sei se você sabe, mas é possível ler até três vezes mais rápido do que o tempo normal de leitura. Isso nos possibilita aprender muito mais e de maneira mais rápida.

Se você parar para pensar, nossos pensamentos nada mais são do que as palavras que ouvimos ou lemos em algum lugar; seja em nosso trabalho, nosso ciclo de amizades, nossa família.

Na verdade, nós modelamos o mundo a nossa volta e os nossos pensamentos resultam na qualidade das palavras que internalizamos na vida cotidiana.

Por este motivo, o hábito da leitura de bons livros se torna essencial para o nosso desenvolvimento.

Nos próximos parágrafos, irei compartilhar com você os cinco livros de desenvolvimento pessoal que mudaram a minha mente e impactaram minha vida:

1 – Pense e Enriqueça (Napoleon Hill)

O livro Pense e Enriqueça, foi o primeiro livro de desenvolvimento pessoal que li. Apesar do título, este livro na minha opinião, é mais sobre desenvolvimento pessoal do que simplesmente enriquecer financeiramente (você precisa se desenvolver antes de se tonar “rico” de fato).

Napoleon Hill deixa explícito, que antes de qualquer resultado que desejamos alcançar, temos que condicionar a nossa mente para a riqueza através da repetição, seja ela financeira, intelectual, espiritual ou emocional.

Ele estudou a vida dos homens e das mulheres de sucesso, por mais de 20 anos. O livro Pense e Enriqueça é uma compilação das características necessárias que todos nós que desejamos alcançar resultados, devemos aplicar em nossas vidas.

Temos que trabalhar aspectos da personalidade e o nosso desenvolvimento pessoal, para estarmos preparados para a riqueza.

Se você ainda leu pense e enriqueça, é altamente recomendável que leia este livro. Você aprenderá como se condicionar para sucesso em várias áreas de sua vida.

Além disso, este livro é considerado, um dos maiores clássicos na área de crescimento pessoal em todo o mundo.

2 – Poder Sem Limites (Anthony Robbins)

Eu me lembro de quando comecei a ler Poder Sem Limites em 1999.Mesmo depois de duas horas de leitura, eu não queria mais parar.

O autor dele, Anthony Robbins, popularizou a programação neurolinguística em praticamente todo o mundo com a sua publicação, ensinando como criar um “mindset” correto para alcançar objetivos.

A razão do sucesso estrondoso do livro até nos dias de hoje, deve-se a forma prática e direta que Anthony Robbins expôs os conceitos da PNL.

Com dezenas de exemplos, exercícios, diagramas e histórias de sucesso, o livro nos ensina como podemos aplicar as técnicas da PNL em nossa vida.

Grande parte dos praticantes de PNL, coaches e empreendedores, começaram suas carreiras através do contato com Poder Sem Limites.

Eu mesmo quando finalizei a leitura do livro, fiquei tão empolgado com o conteúdo e as possibilidades que eu poderia alcançar, que decidi fazer todos os cursos de formação em PNL. Tive vontade de aprender esta metodologia de maneira mais aprofundada.

Poder Sem Limites é um guia fascinante para aprendermos as ferramentas necessárias para o nosso autoconhecimento.

Nele você aprenderá como o cérebro humano funciona, e quais estratégias podemos utilizar para acelerar o processo de aprendizagem e obter os resultados que queremos.

3 – Poder Ilimitado: uma escolha negra (Anthony Robbins e Joseph McClendon III)

O livro Poder Ilimitado. Uma Escolha Negra, co-escrito por Athony Robbins e Joseph McClendon III, é uma versão do livro anterior (Poder Sem Limites), voltada ao público negro.

Os conceitos apresentados neste livro são praticamente os mesmos da primeira versão. O que o difere apenas, são as histórias de pessoas de sucesso, pessoas negras, que superaram vários obstáculos. Hoje, essas pessoas são consideradas modelos de inspiração na vida de todos nós.

Neste livro, Joseph McClendon III conta sua própria história; dos desafios que teve que superar por ser negro, até o seu fantástico sucesso em várias áreas.

Independente se você é negro, branco, amarelo ou vermelho, vale muito à pena a ler este livro.

Nele você aprenderá lições de vida inspiradoras, que abrirá a sua mente para novas possibilidades para impulsionar a sua vida rumo aos seus resultados e sonhos.

4 – Desperte o Gigante Interior (Anthony Robbins)

Sim, novamente, este livro foi escrito por Anthony Robbins (sou fã de carteirinha do Tony).  Desperte o Gigante Interior, no meu ponto de vista, é uma manual de como o nosso cérebro funciona.

Com mais de 600 páginas, Anthony Robbins nos ensina como: alcançar metas e objetivos; conquistar a independência financeira; melhorar a nossa comunicação; melhorar os nossos relacionamentos; melhorar a nossa saúde e forma física; controlar as nossas emoções; vencer padrões de auto sabotagem.

Já perdi a conta de quantas vezes li este livro. Na primeira vez que li, realizei praticamente todos os exercícios propostos no livro. Alcancei cerca de 70% dos objetivos que tinha fixado para mim.

É muito importante e essencial, fazermos os exercícios propostos nos livros. Desta forma, tomamos uma atitude mais ativa, e não apenas lemos um livro passivamente.

Portanto, é recomendável entrar em ação e fazer qualquer exercício que encontrar em qualquer livro, para que possa extrair o máximo de seu aprendizado.

5 – Pai Rico Pai Pobre (Robert Kiyosaki)

O livro Pai Rico, Pai Pobre foi um divisor de águas em minha vida financeira. Com conceitos simples, Robert Kiyosaki demonstra como é possível enriquecer, gastando menos do que se ganha, e basicamente, comprando ativos que possam nos gerar renda passiva.

Eu sempre recomendo a leitura deste livro para todas as pessoas que conheço. A maioria de nós (eu mesmo fiz parte dessa maioria), não tivemos uma educação financeira na escola.

Por este motivo, nós não aprendemos especificamente como o dinheiro funciona. Ao invés disso, a sociedade sempre nos incentivou a nos tornarmos pessoas consumistas.

O que você aprenderá neste livro, caso não tenha lido ainda, é como se tornar investidor.

Robert Kiyosaki apresenta o famoso conceito conhecido como “cash flow” (fluxo de caixa), que nos ensina a diferença entre pessoas que obtém sucesso pessoal e financeiro, e as que fracassam. Pai Rico Pai Pobre é um grande Best Seller, que ajudou muitas pessoas a se tornarem mais conscientes quanto ao uso do dinheiro.

Conclusão

Esses foram os cinco livros de desenvolvimento pessoal que mudaram minha mente, e outros hábitos limitantes. Escolhi esses cinco livros, porque eles realmente tiveram grande influência em muitos momentos de decisões em minha vida.

Na verdade, eu nunca paro de ler. Leitura para mim é estilo de vida.  Assim que termino de ler algum livro, logo em seguida, pesquiso por outros títulos interessantes e continuo o ciclo.

Infelizmente, a maioria das pessoas que compram livros, não passam do primeiro capítulo. Talvez seja por essa razão, que apenas uma minoria consegue alcançar a independência financeira.

Isso não é problema para nós porque estamos dispostos a crescer cada vez mais através da leitura.

Espero que você tenha gostado deste artigo e adoraria ler o seu comentário.

CONTEÚDO VIP

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente artigos, vídeos e mensagens para o seu desenvolvimento pessoal e profissional em primeira mão!>

  • Valderson

    Parabéns pelo site !! minha primeira visita e já fiquei impressionado com tamanho conhecimento compartilhado que existe no aqui. nota 10 , obrigado por sua dedicação em compartilhar conhecimento.
    Forte Abraço.

    • Olá Valderson, seja muito bem-vindo e obrigado pelo comentário! Grande abraço!

  • Willian Ricardo Oliveira

    Muito bom amigo, adorei sua postagem

  • Willian Ricardo Oliveira

    Muito bom amigo, adorei sua postagem

  • ayane fmaa

    já li “pai rico, pai pobre”, além dos livros do Napoleon Hill.
    Mas só em ter descoberto mais um autor sensacional já valeu a postagem!
    já encomendei os livros do Antony Robbins.

    =D

    • Olá Ayane!
      Excelente escolha. Os livros do Anthony Robbins são sensacionais!
      Abraços!

  • ayane fmaa

    já li “pai rico, pai pobre”, além dos livros do Napoleon Hill.
    Mas só em ter descoberto mais um autor sensacional já valeu a postagem!
    já encomendei os livros do Antony Robbins.

    =D

    • Olá Ayane!
      Excelente escolha. Os livros do Anthony Robbins são sensacionais!
      Abraços!

  • Suzana

    Muito obrigada pelo seu post!
    Estou interessadíssima em ler todos esses livros.

    FELIZ 2017

    Um abraço de Portugal 😀

    • Olá Suzana!
      Fico feliz pelo seu interesse.
      Um feliz 2017 para você também!
      Abraços!

  • Suzana

    Muito obrigada pelo seu post!
    Estou interessadíssima em ler todos esses livros.

    FELIZ 2017

    Um abraço de Portugal 😀

    • Olá Suzana!
      Fico feliz pelo seu interesse.
      Um feliz 2017 para você também!
      Abraços!

  • Eduardo Vinnícius

    Gostei bastante do artigo e pretendo ler o Desperte o Gigante Interior,mas você saberia livros de desenvolvimento pessoal mais voltados para minha idade (15 anos) ? Resolvi começar a ler há 1 mês com livros de ficção (Harry Potter,Percy Jackson,Jogos Vorazes e etc…) e gostaria de conciliar com livros de desenvolvimento pessoal,pois sei que será muito importante para minha vida.
    Mais uma vez parabéns pelo artigo e um forte abraço

    • Olá Eduardo, parabéns pela iniciativa.
      Não conheço nenhum específico para a sua idade, no entanto, Poder Sem Limites seria um excelente início.
      Abraços!

  • Excelentes recomendações Luiz, parabéns …tem alguns livros que li e gostei muito tambem como “O sucesso através de uma atitude mental positiva de W. Clemet Stone”, Alem do topo de Jim Rohn, Os principios do sucesso de Jack Canfield, O sucesso não ocorre por acaso de Lair Ribeiro e o Segredos da mente milionaria de T.Harv Eker.