A Psicologia das 6 Necessidades Humanas por Anthony Robbins

necessidades-humanas

As 6 necessidades humanas foram identificadas pelo autor, coach e palestrante americano Anthony Robbins. Depois de mais de 33 anos trabalhando com pessoas de diversas partes do mundo, ele percebeu que todo ser humano têm praticamente os mesmos problemas, não importando se o indivíduo de nacionalidade japonesa, alemã, norte-americana ou mesmo do brasileira.

Todos nós temos as mesmas necessidades humanas, e o que faz nos diferente é a maneira que iremos atender a essas necessidades.

Como essas necessidades são basicamente emocionais, nós aprendemos que através da nossa vida algumas emoções servem para atender certas necessidades. Este processo acontece muitas vezes de maneira inconsciente, isto é, criamos emoções positivas ou negativas. Como fazemos isso? Através de três elementos que veremos logo abaixo:

Padrão de foco

Nosso padrão de foco influencia fortemente nossas emoções. O significado que atribuímos aos acontecimentos da vida, as perguntas que fazemos a nós mesmos, constroem de maneira condicionada nosso padrão de foco. O seu plano de vida, suas metas e objetivos dependem da maneira como você irá focar.

Duas pessoas podem ter uma mesma experiência; uma pode pensar que por causa daquela experiência sua vida não tem mais sentido. A outra pessoa pode pensar que, por causa daquela experiência, sua vida tem um grande significado, pois essa pessoa pode usar sua experiência de superação, para inspirar outras pessoas.

Padrão de fisiologia

Fala-se muito em “depressão” nos dias de hoje e o que a maioria das pessoas não percebe, é que a nossa fisiologia é um fator determinante nesse sentido. Como se cria a depressão? Além do padrão de foco como já vimos, também existe um padrão de fisiologia. Fisiologia quer dizer a maneira como usamos nosso corpo, qualidade dos movimentos, expressões faciais etc.

Claro que a depressão também pode ser causada quando a pessoa não tem um plano de vida e propósito.

Uma pessoa no estado de depressão geralmente anda bem devagar, com os ombros caídos, respirando de maneira bem superficial. Mesmo alguém em um estado de depressão pode mudar sua fisiologia, e começar a se sentir bem por algum momento. A mudança da fisiologia pode fazer com que a pessoa saia desse estado num instante.

Padrão de linguagem

Certas palavras que utilizamos podem trazer uma tremenda carga emocional, seja ela positiva ou negativa. Isto acontece porque utilizamos as palavras para descrever a maneira como estamos nos sentindo no momento. É muito importante prestarmos atenção em nosso padrão de linguagem, porque este influenciará fortemente nossas emoções.

Neste artigo você conhecerá as 6 necessidades humanas definidas por Anthony Robbins, que são:

  1. Necessidade humana: certeza/conforto
  2. Necessidade humana: incerteza/variedade
  3. Necessidade humana: significado/importância
  4. Necessidade humana: amor/conexão
  5. Necessidade humana: crescimento
  6. Necessidade humana: contribuição

Está achando este assunto interessante? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso.

Criamos nossa realidade através do nosso padrão de linguagem. Adivinhe o que acontece quando você diz para si mesmo que é preguiçoso repetidas vezes? Você cria a sua realidade. Logo realmente se sente dessa maneira.

Assista ao vídeo abaixo:

As 4 classes de experiência

Anthony Robbins descreve nossas experiências em quatro tipos de classes. Essas classes são como “meios” ou “veículos” que utilizamos para satisfazer uma ou mais das nossas seis necessidades humanas. A seguir veremos como essas classes são dividas, e depois exemplificarei como essas classes funcionam em nossa vida:

Classe 1

  • Você se sente bem.
  • É algo que é bom para você.
  • É bom para os outros.
  • Serve a força do bem.

Classe 2

  • Você não se sente bem.
  • É algo que é bom para você.
  •  É bom para os outros.
  • Serve a força do bem.

Classe 3

  • Você se sente bem.
  • É algo que não é bom para você.
  • Não é bom para os outros.
  • Não serve a força do bem.

Classe 4

  • Você não se sente bem.
  • É algo que não é bom para você.
  • Não é bom para os outros.
  • Não serve a força do bem.

Por exemplo, o estresse é uma emoção que criamos que acaba se tornando um meio de satisfazer a necessidade de certeza. Quando focamos em elementos que não podemos controlar, quando começamos a imaginar a pior situação que possa ocorrer, ficamos estressados.

Entretanto o estresse é um veículo Classe 4, como a depressão.

Está gostando do artigo? Então cadastre seu email abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes e determinados do FocusLife para ser um dos primeiros a receber novos conteúdos.

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>

1ª Necessidade humana: certeza/conforto


A necessidade de certeza/conforto está ligada a nossa capacidade de evitar a dor e buscar o prazer, a base da nossa própria sobrevivência. A necessidade de certeza em outras palavras é o mesmo que estabilidade, segurança, tranquilidade, sobrevivência etc.

Existem meios neutros, positivos e negativos para satisfazer essa necessidade.

Meios positivos

Desenvolver uma nova habilidade, ter fé seja em Deus, no universo ou em si mesmo, dominar alguma área especifica, confiança, coragem, criatividade, inteligência. Esses meios são considerados classes 1 ou 2.

O dinheiro outro meio de satisfazer nossa necessidade de segurança. Mas neste caso ele é um meio neutro ou artificial, porque pode ocorrer um colapso na econômica mundial, assim como já ocorreu em diversas épocas, e perder tudo que temos.

Devemos ter outros meios, mais opções, para que possamos super épocas difíceis, principalmente adversidades econômicas. Faz sentido?

Desistência, procrastinação, comida em excesso, drogas, cigarro, alcoolismo, controlar as outras pessoas pelo poder, são meios destrutivos dentro das classes 3 ou 4.

2ª Necessidade humana: incerteza/variedade


Incerteza ou variedade, é o mesmo que surpresas, desafios, mudanças, estimulação e enfrentar o desconhecido.

Como se percebe, esta necessidade vive em conflito com a primeira criando um paradoxo entre as duas. Isto acontece porque nós precisamos de certeza e incerteza em nossa vida, pois se buscarmos atender somente a primeira, nossa vida se torna rotineira, monótona e desgastante.

A necessidade de certeza faz com que nossa vida funcione. A incerteza faz a nossa vida valer a pena.

Meios positivos

Viajar, aprender um novo idioma, superar desafios, criar novos objetivos, iniciar um empreendimento, aprender uma nova habilidade.

Meios negativos

Comida em excesso, drogas, alcoolismo, cigarro, relacionamentos extraconjugais.

3ª Necessidade humana: significado/importância


Cada um de nós precisa acreditar que é especial, único, diferente, exclusivo, autêntico e importante. Para satisfazer a necessidade significado/importância, algumas pessoas utilizam meios positivos, neutros ou negativos.

Meios positivos

Ser importante na vida de alguém através da contribuição, ser uma força do bem, ser um ótimo pai ou mãe, graduação acadêmica etc.

Meios neutros

Estilo de penteado, estilo de fala, modo de andar, modo de se vestir, posição social, posição profissional, posição de destaque etc.

Meios negativos

Arrogância, criar uma identidade como “eu sou deprimido”, violência, fazer parte de gangues, praticar crimes etc.

Quando atendemos duas, três ou mais necessidades simultaneamente, aquele “veículo” usado se torna um vício. Por exemplo, a violência infelizmente é um meio que satisfaz a necessidade de certeza, pois a pessoa que a pratica, tem controle sobre a sua vítima.

Logo a violência também satisfaz variedade, pois entra adrenalina e excitamento, porque a pessoa nunca sabe o que pode ocorrer depois. Infelizmente, é um meio totalmente destrutivo.

A violência também atende a necessidade de significado, já que o praticante não precisa de graduação escolar, diploma ou outra posição de destaque na sociedade. A pessoa instantaneamente se torna importante, pois ela tem o domínio sobre a vítima. Este meio é considerado um veículo classe 3.

Já o viciado em drogas, geralmente quando se encontra no estado de dor, tenta sair daquele estado (busca de variedade ou mudança de estado emocional), porque esta pessoa tem “certeza” que a droga trará “conforto”.

O mesmo acontece com pessoas que usam a comida como droga, porque comem em excesso e sem controle.

4ª Necessidade humana: amor/conexão


A necessidade de amor/conexão é atendida quando compartilhamos sentimentos e emoções com as outras pessoas. Significa também dar e receber atenção dos outros. O ser humano precisa de amor para sobreviver, desde o seu nascimento, até quando se torna adulto. Somos animais gregários incapazes de viver bem sozinhos.

Meios positivos

Apreciar natureza, fazer uma oração, relacionamento íntimo, amizades, conectar-se com Deus, conectar-se consigo mesmo através de uma reflexão, conectar-se com o universo.

Meios negativos

Vício em jogos de azar, violência, depressão, sofrimento, praticar crimes em grupo etc. Esse meios estão dentro das classes 3 ou 4.

5ª Necessidade humana: crescimento


Tudo aquilo que não cresce, morre. A necessidade de crescimento é uma lei universal, assim como a lei da gravidade. Para que possamos evoluir como pessoas, precisamos crescer, expandir, progredir e aprender sempre. A 5ª e a 6ª necessidade humana são as necessidades do nosso espírito.

Podemos atender as 4 primeiras necessidades, que são da nossa personalidade, e mesmo assim ainda não nos sentirmos realizados. Isto explica porque muitas pessoas como cantores famosos, artistas de cinema e outras celebridades, às vezes acabam destruindo suas vidas com álcool, drogas ou depressão.

Como isto ocorre? Uma pessoa pode ter fama, conexão com os fãs, fortunas, relacionamentos invejáveis, e ainda assim terminar como Kurt Cobain, Amy Winehouse, Elvis Presley, Jannis Joplin e muitos outros.

Toda vez que enfrentamos um desafio, crescemos com ele, expandimos e evoluímos. Os desafios nos farão usar os nossos “músculos emocionais”, assim como já usamos em muitas situações em nossa vida. Tudo o que mais queremos em nossa vida, se resume em uma palavra: progresso.

Progresso em nossos relacionamentos, em nossa profissão, nossos negócios, nossa vida espiritual, nossas finanças, nosso corpo físico, nossa saúde física e emocional.

Inclusive publiquei um vídeo no meu canal falando sobre a importância de crescer apenas 1% todos os dias:

6ª Necessidade humana: contribuição


Aquilo que não contribui acaba sendo eliminado pela evolução. Esta é uma verdade absoluta. Já percebeu que quando você ajuda alguém, sua vida começa a fazer mais sentido? Isto porque aqui não entra o “eu”, mas sim o “nós”. Precisamos contribuir e mesmo retribuir aquilo que já conquistamos, usando o nosso tempo, dinheiro, talento ou conhecimento.

O sentimento de contribuição é o mais profundo que podemos sentir como pessoas, porque faz parte da nossa verdadeira natureza, que é fazer o bem para o próximo.

Doar, cuidar, ajudar, contribuir, ensinar o bem, são alguns dos meios e satisfazer a necessidade de contribuição. Da próxima vez que se sentir sozinho, lembre-se que você pode visitar alguém que precisa da sua presença, seja em um hospital, asilo ou em uma casa de recuperação de dependentes.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado de alguma forma. Caso tenha gostado, compartilhe-o para que mais pessoas possam ter acesso.

Grande abraço!

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>

  • Gisele

    Ótimo artigo, me ajudou em muito, já eu que estudo RH.

    • Obrigado pelo comentário Gisele.
      Fico muito feliz que o artigo tenha sido útil para você.
      Abraço!

  • Excelente artigo Luiz Felipe, cheguei aqui por que comprei o seu livro na Amazon e eu era muito curioso sobre os benefícios da PNL, mas estou apenas começando, quero me aprofundar mais sobre a PNL, talvez você possa me ajudar!

    • Olá Marcos Antonio,
      O que me levou a aprender PNL (na verdade estou sempre aprendendo), é justamente a curiosidade. E na medida que aprendemos, vamos aprofundando cada vez mais. Se tiver alguma dúvida em algum ponto, fique à vontade para perguntar.
      Obrigado por sua avaliação na Amazon!