7 chaves para o seu desenvolvimento pessoal

Existem muitas pessoas querendo alcançar seus objetivos e sonhos, e a maioria se esquece que a chave para este caminho está no desenvolvimento pessoal.

No mundo de hoje é essencial o desenvolvimento de novas competências e habilidades, pois o autodesenvolvimento nos capacita a enfrentar desafios que naturalmente surgem em nossa jornada.

É fato que para crescer na vida precisamos conhecer a nós mesmos e, principalmente, saber lidar com barreiras emocionais que podem nos impedir de seguir adiante.

Muita gente não fixa objetivos específicos ou não sabe lidar com frustrações. Outras  não investem em si mesmas ou não buscam a companhia de pessoas com os mesmos ideais.

Pense comigo… as pessoas de resultados tem um padrão de pensamento e comportamento em comum, diferente da maioria que procrastina e consequentemente perde o foco em suas ações.

Se seguirmos o mesmo padrão das pessoas de resultados, criaremos a possibilidade de alcançar praticamente os mesmos resultados que os delas.

Portanto, compartilharei com você neste artigo sete chaves essências para o seu desenvolvimento pessoal. Aplicando essas chaves você criará chances de possibilidades de um constante progresso em sua vida, tanto pessoal quanto profissional.

Veja o conteúdo que está por vir:

1ª chave – Tenha um objetivo definido para seu desenvolvimento pessoal
2ª chave – Leia livros de desenvolvimento pessoal
3ª chave – Invista em seu conhecimento sempre
4ª chave – Associe-se a pessoas com o mesmo ideal que o seu
5ª chave – Aprenda a lidar com a frustração
6ª chave – Evite procrastinar
7ª chave – Modele os “experts”

Assista ao vídeo abaixo antes de continuar com a leitura, ou assista depois que finalizá-la.

Tenho a absoluta convicção de que você que lê este artigo agora, é uma pessoa que está sempre em busca de conhecimento e crescimento pessoal, e mais do que isso, imagino que você é o tipo de pessoa que sempre busca compartilhar suas boas ideias com outras pessoas, não é verdade?

A confiança em si é o primeiro caminho rumo ao sucesso. – Emerson

1ª chave – Tenha um objetivo definido para seu desenvolvimento pessoal

Ter um objetivo definido é o critério fundamental para um plano de desenvolvimento pessoal. E para que isso aconteça, você precisa de foco constante e precisa também saber exatamente porque você quer alcançar o que deseja. Procure ser o mais claro e específico possível.

Quando fixar objetivos, saiba exatamente o que quer alcançar para que você possa ter a visão e a clareza durante sua trajetória. É fato que a maioria das pessoas querem algo a mais para suas vidas, como mais amor, mais dinheiro ou mais tempo.

Portanto, faça diferente da maioria e questione como irá desenvolver o seu plano para alcançar os seus objetivos pessoais e/ou profissionais, através das quatro perguntas básicas:

  • Como? Saiba como irá alcançar os seus objetivos. Desenvolva um plano de ação eficaz, para realmente fazer acontecer.
  • Onde? Saiba em qual contexto você irá usar suas habilidades desenvolvidas. Por exemplo: “Quero aprender outro idioma para que eu possa levar minha carreira/profissão para o próximo nível”.
  • Quando? Defina uma data específica para realização de seus objetivos. Muitas pessoas além de cometerem o erro de não especificar datas, também cometem o erro de não registrar suas metas e objetivos no papel. Agendar uma data faz com que os seus objetivos se tornem mais reais e possíveis de serem alcançados, pelo simples fato de você definir uma data.
  • Com quem? Quem serão as pessoas que irão lhe ajudar em seu desenvolvimento pessoal? Lembre-se de que as pessoas são os nossos maiores recursos.

Essas quatro perguntas são fundamentais e não devem ser ignoradas. A próxima chave é a grande diferença entre as pessoas que adquirem conhecimento especializado e as que não adquirem.

2ª chave – Leia livros de desenvolvimento pessoal

A leitura é uma chave essencial para qualquer pessoa que deseja realizar um gigantesco progresso na vida. Na verdade, todo grande líder de destaque é um grande leitor.

Podemos aprender tudo o que precisamos para nos desenvolvermos pessoalmente através da leitura. O hábito de ler é sem dúvida o caminho para o autoconhecimento.

Um dos primeiros livros de desenvolvimento pessoal que eu li foi o livro Pense e Enriqueça, de Napoleon Hill. Ele é realmente fantástico. Pouco tempo depois adquiri Poder Sem Limites e Desperte o Gigante Interior, de Anthony Robbins.

Outro grande livro que fez parte de minha jornada foi Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki. Este é um livro fabuloso sobre finanças, e é também leitura obrigatória para todas as pessoas que desejam aprender sobre como o dinheiro realmente funciona.

Existem milhares de ótimos livros de desenvolvimento pessoal. Citei os que mais marcaram minha vida.

Fique sem uma refeição, se for necessário, mas não sem um livro. – Jim Rohn

Leia sempre

A prática da leitura é um hábito que nos proporciona inúmeras recompensas. Quando estamos lendo, adquirimos um enorme conhecimento que pode fazer muita diferença em nosso crescimento e/ou transformação pessoal. Portanto, leia sempre que puder pelo menos 15 a 20 minutos por dia.

Anote os pontos importantes dos livros

Fazer anotações é um ponto importantíssimo, pois essa ação nos ajuda a aumentar a retenção do conteúdo. Por isto é importante fazer pequenos resumos, para que você possa fazer consultar futuramente.

Faça os exercícios

Os livros de desenvolvimento pessoal são repletos de exercícios práticos. Muitas pessoas leem passivamente o conteúdo sem fazer os exercícios. Eu me lembro de ter feito um exercício do livro Desperte o Gigante Interior, onde o autor recomendava fixar vários objetivos de desenvolvimento pessoal.

Fixei o objetivo de aprender a falar inglês. Como resultado, estudei inglês durante seis anos em uma escola especializada. Tudo isso graças ao exercício do livro.

Você agora deve ter entendido a importância da leitura em sua vida, e agora sabe que não pode ficar sem essa pratica se quiser acelerar os seus resultados (saiba quais foram os 5 livros que mudaram minha mente).

No próximo tópico você entenderá outra chave fundamental para alcançar seus objetivos.

3ª chave – Invista em seu conhecimento sempre

Muita gente quer investir em ativos financeiros, diversão e outras distrações, sem preocupar em investir no próprio conhecimento. De nada adianta querer conquistar bens materiais se não tiver o conhecimento necessário para trilhar o caminho.

Vemos pessoas atingirem um certo patamar em suas carreiras ou negócios, mas por falta de conhecimento, param de crescer ficando paralisadas na mesma posição. 

É o conhecimento que irá garantir uma vida plena e satisfatória. Por isso, invista em você sempre! Como? Vamos explorar como podemos fazer isso:

Faça cursos

Existe uma grande quantidade de cursos sobre desenvolvimento pessoal. Hoje, você pode aprender de qualquer lugar do mundo e em qualquer horário, através dos cursos online. Tudo isso graças à tecnologia da internet.

Aprenda outros idiomas

Outro fator importantíssimo para seu desenvolvimento pessoal é sem dúvida o aprendizado de idiomas. Quanto mais idiomas você aprende a falar, mais oportunidades irão surgir em sua vida. Além disso, você terá mais chances de alcançar suas metas e objetivos mais rapidamente.

Assista a palestras

Lembro que comecei a frequentar palestras quando tinha 19 ou 20 anos. As ideias e conceitos que absolvermos nelas, nos ajudam a formar referências para enfrentarmos diversos tipos de situações em nossa vida. Assista ao máximo de palestras que puder.

Aprenda novas habilidades e competências

Permita-me fazer uma pergunta para você? Quantas novas habilidades você aprendeu nos últimos dois anos de sua vida? Uma? Duas? Quanto mais você aprende, mais capacitado você se torna para resolver problemas e situações desafiantes.

Muitas pessoas reclamam que lhes faltam oportunidades, mas elas não se preocupam em desenvolver novas habilidades e competências.

Espero que você tenha gostado dessas dicas, pois elas podem te ajudar a impulsionar sua vida e chegar mais rápido em seus resultados. Muita gente se esforça em se desenvolver pessoal e profissionalmente, mas as pessoas ao redor podem ter ideais diferentes que podem até atrapalhar em alguns momentos.

Este é o assunto do próximo tópico.

4ª chave – Associe-se a pessoas com o mesmo ideal que o seu

Existem diversas formas de nos associarmos com outras pessoas que têm o mesmo ideal que o nosso. Novamente, a facilidade que a internet nos proporciona é fantástica. Podemos estar no Brasil e conectarmos com pessoas ao redor do mundo inteiro para compartilhar ideias.

Participe de fóruns

Existem ótimos fóruns de discussão espalhados na rede. É sempre bom aprendermos com os fóruns, já que, podemos compartilhar nossas dúvidas com as pessoas que já enfrentaram alguma situação semelhante a que podemos estar passando atualmente.

Visite sites de desenvolvimento pessoal

Visitar sites de desenvolvimento pessoal é uma estratégia fenomenal para aprendermos mais rápido. Geralmente o conteúdo desses sites é repleto de estratégias que podem ser aplicadas em nossa vida. Com isso, economizamos uma grande quantidade de tempo e esforço.

Aprenda e ensine: compartilhe suas experiências

Quando aprendemos, retemos o conhecimento para nós. Quando ensinamos, o conhecimento é espalhado e multiplicado. Além disso, existe ainda uma outra grande vantagem: quando ensinamos, fixamos ainda mais o nosso próprio aprendizado, porque estamos lembrando a nós mesmos daquilo que devemos realizar.

5ª chave – Aprenda a lidar com a frustração

Aprender a lidar com a frustração talvez seja a chave que separará as pessoas vitoriosas na jornada do desenvolvimento pessoal, das que ficarão para trás. Quem aprende a lidar com a frustração, já dá um grande passo no autodesenvolvimento.

Haverá momentos na vida em que tomaremos decisões erradas, e isto é um fato. Se você nunca viveu dias negros, se prepare porque um dia você viverá (motivador isso não?). Precisamos aprender a lidar com doenças, problemas financeiros, morte, separações amorosas, problemas emocionais, decisões erradas, etc.

Portanto, esteja preparado emocionalmente quando se deparar com a frustração em algum momento. Vejamos algumas ações que você poderá tomar quando isso acontecer:

Quando algo sair errado, reflita!

É comum planejarmos alcançar algum resultado, para chegar não final e sair tudo errado. Isso faz parte da vida. Quando estas situações ocorrerem, tudo o que devemos fazer é refletir, para que no futuro possamos tomar melhores decisões.

Recomendo fortemente que leia este artigo para aprofundar neste assunto.

Tenha paciência

A paciência é sem dúvida uma virtude. Podemos aprender a ter paciência, simplesmente exercitando-a em nosso dia a dia. A paciência pode ser o antídoto para lidarmos com a frustração em certos momento difíceis.

Aprenda com os seus fracassos

Bem, tenho que confessar que aprender com os fracassos nem sempre é algo prazeroso. Uma vez que temos que assumir a responsabilidade pelos nossos atos, nem sempre é fácil reconhecer as nossas falhas.

Por outro lado, aprender com os nossos erros pode ser um processo enriquecedor, porque essa experiência nos fornecerá diversas distinções para que possamos corrigir nossas ações no futuro.

Então, o que achou desta chave? O controle emocional é necessário em momentos de turbulência. Na próxima chave, você verá que algumas pessoas fixam seus objetivos, mas deixam suas ações sempre para depois.

6ª chave – Evite procrastinar

É muito comum o ser humano fixar alguma meta ou objetivo, e procrastinar as ações necessárias para alcançar o seu resultado. É fato que quando fixamos um objetivo inalcançável, ficamos desanimados e podemos simplesmente adiar as ações vencedoras que gerarão os nossos melhores resultados.

A procrastinação pode ser uma forte barreira no seu desenvolvimento pessoal, porque ela faz com que você adie os seus resultados. A melhor maneira de você vencer a procrastinação é não dar chances a ela.

Vejamos algumas ações para evitar a procrastinação:

Tome decisões rápidas

Quando tomamos alguma decisão, não sabemos qual será o seu resultado dela. Leva-se um certo tempo para saber se fizemos a escolha certa ou não. Por este motivo, muitas pessoas evitam tomar decisões rápidas. Toda decisão gera um resultado, quer nos agrade ou não. Entretanto, o mais importante é fortalecer os músculos que usamos para tomar decisões. E para isso só existe uma maneira: tomar mais decisões.

Mantenha o foco

É muito fácil perder o foco nos dias de hoje. Existe uma infinidade de distrações para mudar o nosso foco, e nos desviar daquilo que realmente importa. Para que isso não aconteça, temos que saber o que estamos escolhendo, e dizer não para tudo aquilo que não acrescenta nenhum benefício em nossa vida.

Faça uma coisa de cada vez

Para nos livrarmos da procrastinação, temos que focar em realizar uma tarefa de cada vez. Com isso temos dois benefícios:

  1. Estaremos aproveitando melhor o tempo.
  2. Teremos aquela sensação de dever cumprido ao final da atividade (isso é um excelente condicionamento mental).

Se você seguir esses passos, com certeza deixará de procrastinar e alcançará o que deseja muito mais rápido. E por falar em chegar mais rápido, a última chave no próximo tópico, é o caminho para que você diminua drasticamente a sua curva de aprendizado, tempo, energia, dinheiro e até dor (física e/ou emocional), para conquistar o que deseja.

7ª chave – Modele os “experts”

O que um homem ou mulher pode fazer, você também pode.

A modelagem é chave que acelera os nossos resultados. Esta chave é sem dúvida essencial para você economizar tempo, esforço e até dinheiro. Eu e você modelaremos ou duplicaremos as ações daqueles que já têm um resultado comprovado. Pra quê reinventar a roda sendo que ela já existe, não é verdade?

Podemos conseguir resultados similares das pessoas que são consideradas “experts” em determinadas áreas, seguindo suas pistas.

O sucesso deixa pistas. – Tony Robbins

Estude os detalhes

Estudar os detalhes é quando você aprende com um expert, o que ele acredita ser possível de se alcançar, como ele faz para alcançar os objetivos dele e que recursos ele utiliza pra gerar bons resultados. Podemos aprender tudo isso e reproduzir este conceito em nossa jornada pessoal.

Faça testes

Assim que você aprender algum conceito ou estratégia, aplique em sua vida. Faça os seus próprios testes para que você possa avaliar os seus próprios resultados. É importante também que você faça ajustes em suas ações, até conseguir o que deseja.

Modele os outros mantendo a sua identidade

É muito importante aprendermos com aqueles que são considerados “experts”, e ao mesmo tempo, manter a nossa própria identidade. O nosso objetivo é apenas aprender as estratégias, mantendo o nosso próprio estilo pessoal; já que cada pessoa é única.

Considerações finais

Este artigo ficou bem longo, não é verdade? Nele vimos as sete chaves essenciais para percorrer o caminho do desenvolvimento pessoal.

Vimos que é preciso ter um objetivo definido, ler ótimos livros, investir no próprio conhecimento, ligar-se a pessoas com o mesmo ideal, aprender a lidar com a frustração, evitar procrastinar e modelar os especialistas.

Sempre estaremos em busca de conhecimento para melhorar não só a nossa qualidade vida, mas também a vida de todos aqueles que nos cercam. Quanto mais aprendemos sobre determinados conceitos e estratégias possibilitadoras, mais aprendemos sobre nós mesmos e do que somos capazes de realizar.

Espero sinceramente que ele tenha feito uma diferença significativa para você. Adoraria saber o que você achou dele através do seu comentário!

Grande abraço!

CONTEÚDO VIP

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente artigos, vídeos e mensagens para o seu desenvolvimento pessoal e profissional em primeira mão!>

  • Rubens Costa

    Gostei muito.. tenho que me aplicar as técnicas..

  • Leila Ramos

    Oi Luiz, muito bom seu artigo, grata pelas dicas.

  • Parabéns, Luiz!

    Também escrevo sobre Desenvolvimento Pessoal, e você realmente conseguiu reunir 7 chaves importantíssimas em apenas 1 post. Parabéns pelo trabalho!

    Conheci seu site hoje e estou gostando bastante do conteúdo, fico feliz de ver outro apaixonado por desenvolvimento pessoal fazendo um trabalho de qualidade.

    Grande abraço, nos vemos por aqui 😉

    • Olá Bruno.
      Obrigado pelo comentário!
      Fico feliz que você também seja uma agente de mudança; as pessoas realmente precisam de novas ideias!
      Grande abraço!

  • Arthur Chagas

    Olá Luiz ! Muito bom seu artigo e o seu vídeo informativo. Me abriu muiiito a mente em relação a muita coisa na minha vida. Você é fera amigo ! Continue assim, inspirando pessoas.

    • Arthur, obrigado!
      Fico feliz em saber que o artigo te ajudou, e te digo que vocês é que são feras!
      Abraço!

  • Alessandro Costa

    Ótimo artigo. Parabéns!

  • Allan Soares

    Vendo essas 7 chaves,percebo que tenho que mudar completamente pra ser uma pessoa melhor em todos os aspectos,muito bom o conteúdo.

  • Jonas Fernandes

    Que artigo excelente, Luiz!

    Graças ao seu artigo passei a realizar resenhas de livros de não-ficção.
    A intenção é de fazê-los semanalmente como uma leitura rápida, de menos de 1000 caracteres no meu blog learninsight.wordpress.com

    Obrigado por ter me ajudado indiretamente nisso!