7 Importantes passos para a transformação pessoal

transformacao-pessoal

Existem muitas pessoas hoje em dia que buscam realizar uma transformação pessoal, seja para mudar a maneira que elas se sentem ou mudar algum hábito ou comportamento limitante.

Algumas pessoas têm dificuldades para realizar mudanças de vida. Já outras, se mostram flexíveis para enfrentar qualquer tipo de situação.

Pesquisando aqui, encontrei alguns desafios enfrentados pela maioria das pessoas no processo de mudança. Muitas delas não preparam o caminho para mudar de vida e ficam na esperança de algo mágico acontecer e tudo mudar.

Outras pessoas não criam o hábito da antecipação e realizam suas ações sem pensar nos resultados. Sem contar aquelas que não focam em uma área especifica da vida, e outras que não tomam decisões conscientes para realizar o seu progresso pessoal.

É fato que os anos têm passado bem rápido ultimamente. As eleições presidenciais, copa do mundo e outros de eventos marcantes, nos fazem refletir bastante sobre a nossa quando ocorrem (já notou isso?). Muitas pessoas procrastinam e perdem o foco dos seus objetivos, enquanto os anos estão passando num piscar de olhos.

O interessante é que algumas vezes por pura distração, deixamos o que mais importa de lado: a nossa própria jornada.

Acredito que se quisermos levar a nossa vida para o próximo nível, devemos focar nas áreas mais relevantes, e deixar de lado as distrações que não fazem diferença alguma.

Assista ao vídeo abaixo antes de continuar com a leitura, ou assista depois que finalizá-la.

Transformação pessoal é uma expressão até um pouco generalizada. Algumas pessoas buscam a transformação financeira. Outras, buscam transformar seus relacionamentos. Há aquelas que desejam transformar o corpo físico para ter mais força, mais músculos ou simplesmente mais saúde.

Existem também pessoas que desejam transformar suas carreiras ou abrir o próprio negócio. O fato é que estamos sempre em busca de transformação no sentido de melhorar alguma área da vida. Isso faz parte da natureza humana.

Eu poderia descrever uma lista gigantesca de objetivos que a maioria das pessoas desejam alcançar.

No entanto, na hora da execução desses objetivos para mudar de vida definitivamente, a maioria falha miseravelmente. E o motivo que elas falham, não é porque são incapacitadas ou não possuem os recursos que necessitam.

Elas falham por falta de ação consistente!

Eu mesmo conheço pessoas geniais, cheias de ideias inovadoras que na hora de executar suas ações, elas permitem que suas crenças limitantes prejudiquem o seu desempenho.

Outro dia assisti a um vídeo sobre um empreendedor que realizou uma transformação pessoal incrível. Segundo ele, jogar na loteria era uma de suas estratégias para conseguir alcançar os seus objetivos financeiros.

Até que um determinado dia, ele percebeu que esta estratégia era quase impossível de fazer com que ele alcançasse o que desejava. As chances eram mínimas.

Ele percebeu que se quisesse realizar uma grande transformação em sua vida, ele teria de fazer algo a respeito. Ele não poderia aguardar a “sorte grande” acontecer, pois estaria cometendo um grande erro em seu desenvolvimento.

Foi então que ele começou agir para alcançar os resultados pretendidos. Dessa maneira, sim! A mágica ou sorte grande aconteceria. E realmente aconteceu.

Não, ele não ganhou na loteria, se é o que você pensou. Ele ganhou muito mais do que isso.

Ele começou a ter resultados reais, concretos e escaláveis. Tudo que ele fez foi entrar em ação e começar a jornada com o primeiro passo.

Aquele momento de decisão tomado por ele, de fazer acontecer, foi o momento em que ele mudou a história de vida dele e de sua família. Ele mudou toda sua trajetória. As decisões do passado estavam levando-o para uma direção completamente diferente da vida que tem hoje.

É este tipo de transformação pessoal que devemos seguir; tomando decisões conscientes é o caminho para alcançar nossos objetivos de forma definida, ano após ano. Essa é uma das 7 chaves mais importantes para o nosso desenvolvimento pessoal.

Não devemos esperar que as coisas simplesmente aconteçam do nada. Somos nós que devemos fazer com que elas aconteçam.

Compartilho com você nos parágrafos abaixo os 7 passos para a transformação pessoal.

Veja uma prévia do que está por vir:

  1. Prepare seu caminho para transformação pessoal
  2. Tenha esperança e entre em ação
  3. Imagine primeiro e execute depois
  4. Crie o hábito da antecipação em sua vida
  5. Foque nas 7 áreas importantes e tenha uma vida extraordinária
  6. Tome decisões conscientes
  7. Faça do progresso pessoal seu objetivo específico

1 – Prepare seu caminho para transformação pessoal

Muitas vezes, iremos começar a execução de algum projeto e por algum motivo, no meio dele, poderá surgir inúmeros desafios. Isso é um fato!

Em momentos assim, é indispensável nossa preparação emocional para trazer nossa coragem, audácia e determinação, para que possamos seguir em frente.

Desse modo, seremos capazes de superar desafios e alcançar resultados positivos.

Quando deixamos ações primordiais para depois, isto é, quando procrastinamos, podemos destruir as possibilidades de levar nossas vidas para o próximo nível.

Algumas pessoas esperam algo milagroso acontecer na vida delas. E na maioria dos casos esse algo não acontece.

Tenho absoluta certeza de que você que lê este artigo agora, não se enquadra neste tipo de perfil.

Você busca se autoconhecer pois sabe que este caminho é um dos fatores mais importantes para o seu crescimento.

Você é o tipo de pessoa que deseja fazer acontecer e não esperar por algum momento mágico surgir na vida. Algumas pessoas ficam na esperança e não tomam uma atitude para mudar. Este é o assunto do próximo tópico.

2 – Tenha esperança e entre em ação

Não há nada de errado em se ter esperança. No entanto, ter esperança de forma isolada, abstrata e sem ação, não transformará nossa vida.

A esperança somente terá efeito quando colocamos nossas ações em movimento. Quando arregaçamos as mangas e partimos para o ataque, isto é, quando entramos em campo.

Esperar por algo acontecer sem fazer nada a respeito é garantia de frustração vitalícia.

E pode ter certeza que de vez em quando seremos testados. Fixaremos objetivos audaciosos que exigirão de nós ações audaciosas.

A realização de nossos objetivos está ligada diretamente em nossa capacidade de suportar situações frustrantes.

As pessoas que concretizam seus sonhos, metas e objetivos, tiveram que enfrentar batalhas internas e externas, até conquistarem o sucesso que elas têm hoje.

Lembre-se de que é preciso ter esperança aliada a ação. Muitas vezes tentamos executar ações sem antes usar a força a imaginação. No próximo tópico comento justamente este conceito.

3 – Imagine primeiro e execute depois

É comum sempre pensarmos primeiro antes de executar qualquer ação no mundo físico. Até porque fica complicado quando agimos sem pensar, não é verdade?

O fato é que às vezes temos atitude precipitadas, e quando isso acontece, atropelamos todo o processo ou sequência de ações em qualquer área da nossa vida.

E como resolvemos isso da melhor forma possível?

Se prepare para a resposta. Sugiro que pegue papel e caneta para anotá-la, pois este conceito pode mudar a sua vida para muito melhor…

A resposta é…

Antecipe desafios.

Quando antecipamos desafios, podemos nos preparar para melhor enfrentá-los. Imagine se você souber como lidar com cada desafio que surge em sua vida?

Você passa a diminuir consideravelmente o nível de estresse, ansiedade e frustração em sua vida. Use este conceito a seu favor para aumentar suas chances de resultados positivos, seja na vida pessoal ou profissional.

No próximo tópico comento sobre como criar o hábito da antecipação em sua vida.

4 – Crie o hábito da antecipação em sua vida

Que tal pensar como o lendário e astuto detetive Sherlock Holmes, sempre estando na frente dos seus problemas?

Crie um plano de ação que envolva todas as áreas de sua vida. Por exemplo: se deseja entrar em forma, comece a pesquisar as ações necessárias para que você alcance este objetivo.

Modele as pessoas que já conseguiram este resultado: descubra como elas pesam, no que elas acreditam e o que fazem para estar em boa forma. Depois, faça o mesmo!

Antigamente, eu tinha uma grande dificuldade de me sentar e elaborar um plano de ação. Com a prática constante, isso hoje se tornou automático pra mim.

Quando você planeja, você pode incluir diversas opções para solucionar algum problema ou alcançar alguma meta.

É como se você elaborasse um manual de salva vidas para ser utilizado em momentos de grandes turbulências.

O mais benéfico nisso tudo, é que com o tempo você se torna um solucionador de problemas.

Você amplia seu leque de ações para os desafios específicos que possivelmente irão surgir em sua vida. Essas dicas podem fazer com você deixe de reagir perante situações difíceis, fazendo com que você se torne piloto de sua própria vida, com mais foco nas 7 áreas.

5 – Foque nas 7 áreas importantes e tenha uma vida extraordinária

Para que você realmente possa “pilotar” sua própria vida, é preciso focar nas 7 principais áreas, que são:

  1. Corpo Físico / Saúde / Fitness
  2. Emoções / Significado
  3. Relacionamentos
  4. Tempo / Produtividade
  5. Carreira / Missão
  6. Finanças
  7. Espiritual / Contribuição / Realização

O equilíbrio entre as 7 áreas é fundamental para que possamos ter uma extraordinária qualidade de vida. O desequilíbrio? Bem, este pode nos causar danos desastrosos em alguns casos.

Se não cuidarmos da nossa saúde por exemplo, podemos ter um mau desempenho em todas as outras áreas.

Se não assumimos o controle das nossas emoções, nossos relacionamentos, a área financeira e até nossa espiritualidade serão afetados.

Percebe como uma área está diretamente ligada a outra? Se focarmos única e exclusivamente em apenas uma área da vida, as outras podem entrar em desequilíbrio.

Isso faz sentido para você? Espero sinceramente que faça. Quando focamos nas áreas da nossa vida, criamos a possibilidade de tomar decisões mais conscientes.

6 – Tome decisões conscientes

Não sei se você já percebeu que todos os dias tomamos decisões. É fato que nem todas as nossas decisões nos levam para onde desejamos. Com o tempo, é preciso nós sentarmos e começarmos a avaliar para qual caminho as nossas decisões estão nos levando…

A pergunta então seria: minhas decisões estão me levando para o lugar onde eu quero?

Quando você olha para a sua própria vida, como se sente em relação as decisões tomadas por você até agora?

Você se sente realizado?

Você tem a sensação de que poderia ter feito muito mais?

Deixa-me confessar uma coisa: quando olho para minhas próprias decisões, percebo que eu poderia ter realizado muito mais do que realizei.

Verdade.

Se você acredita que poderia ter feito mais, saiba que não está sozinho. Afinal, somos seres humanos e o que nos move é a nossa necessidade de progresso e crescimento, seja na vida pessoal, seja na vida profissional.

O mais importante que eu acredito nisso tudo, é que sempre aprendemos algo no processo. Quando fixamos metas, objetivos, resultados, nosso verdadeiro desejo não é conquistar bens materiais…

Sim, talvez queremos mais dinheiro, mais reconhecimento, mais amor, mais espiritualidade, mais certeza em nossa vida. No entanto, o que irá nos trazer um senso de realização pessoal e/ou profissional, é o progresso.

Fortaleça os músculos das decisões, usando-os sempre! Quanto mais tomamos decisões, mais fortes nossos músculos se tornam. No próximo tópico você irá entender a importância de fazer do seu progresso pessoal seu objetivo específico.

7 – Faça do progresso pessoal seu objetivo específico

Todos nós queremos progredir em nossa saúde; nos tornar pessoas mais saudáveis. Queremos progredir em nossas finanças; ter mais prosperidade e aumentar nosso impacto positivo para ajudar as pessoas próximas a nós.

Queremos nos tornar mais conectados com o nosso Criador; amar mais as pessoas; ter mais certeza em nossa vida, no lugar de dúvidas ou descrenças.

Quando focamos em ajudar as pessoas, seja com conhecimento, dinheiro, tempo ou algum tipo de boa ação, passamos a contribuir de maneira positiva na vida delas.

Talvez esse seja o objetivo final… Progresso, crescimento e contribuição.

E para que possamos realizar tudo isso, devemos explorar mais o nosso potencial, demandar mais de nós mesmos, aprender mais e entrar em ação.

Executar o que sabemos em prol do bem dos nossos familiares, amigos, colegas de trabalho, comunidade e nação.

Com esses objetivos em mente, operamos nossa vida em um nível diferente; um nível muito mais elevado.

Considerações finais

E para concluir este artigo, iremos relembrar os conceitos apresentados nele. Aprendemos que é preciso preparar nosso caminho para transformarmos pessoalmente com esperança e entrando em ação.

Também vimos que é preciso imaginarmos nossas ações antes de executá-las, criando o hábito da antecipação e focando nas 7 áreas mais importantes da nossa vida, para que possamos viver uma vida extraordinária.

Com isso tudo aplicado, passamos a tomar decisões mais conscientes e fazendo do progresso pessoal nosso objetivo específico.

Espero sinceramente que este artigo tenha contribuído de alguma forma em sua vida. Eu ficaria muito feliz se você deixasse o seu comentário logo abaixo para que eu me sentisse mais motivado para continuar escrevendo.

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>