8 Atitudes Negativas que Podem Aniquilar a sua Motivação

atitudes-negativas-motivacao

Todos nós, para tomarmos ações e alcançarmos resultados positivos na vida, precisamos de motivação. Precisamos de uma energia positiva que nos impulsione diariamente rumo aos nossos sonhos.

Imagine o que seria de nós, se não tivéssemos algo que nos tirasse cedo da cama?

No entanto, existem algumas atitudes negativas que se tomadas por nós podem aniquilar nossa motivação e bloquear nossas ações importantes.

Sempre encontramos pessoas próximas que se deixam ser guiadas por crenças tóxicas e crenças aniquiladoras de sonhos. Em situações assim, devemos construir uma barreira psicológica, para não sermos afetados por tais influências negativas.

Assista ao vídeo abaixo:

Neste artigo, quero compartilhar com você oito atitudes que todos devemos evitar para mantermos nossa motivação e seguir em frente rumo aos nossos maiores objetivos.

Vamos a elas:

1 – Descrença em si Mesmo

Muitas pessoas esperam acontecimentos externos para então desenvolverem autoconfiança. Elas precisam enxergar os fatos bem diante delas para então confiarem em si mesmas e irem em busca do sucesso.

Pense comigo: se você não confiar em si mesmo, quem então o fará?

O processo de confiar em si mesmo, neste caso, deve acontecer de dentro para fora e não o oposto.

É praticamente impossível termos motivação sem acreditarmos em nós mesmos. O fato é que podemos acessar nossos maiores recursos internos e nos sentirmos autoconfiantes em questões de instantes. Todos nós já tivemos momentos de glória em nossa vida. Às vezes esquecemos desses momentos e nos deixamos levar por descrenças e pensamentos improdutivos.

Da próxima vez que você se sentir desmotivado, lembre-se dos seus momentos vitoriosos.

Lembre-se do que você é capaz de fazer quando está disposto a alcançar seus objetivos.

Coloque-se em um estado emocional positivo, e acredite que você é capaz de tomar ações para alcançar aquilo que deseja em sua vida.

2 – Falta de Foco

A falta de foco é sem dúvida uma atitude aniquiladora de sua motivação. É muito fácil perdermos o foco em ações irrelevantes e desviarmos nossa atenção em coisas secundárias que só drenam nossa energia e tempo, e ainda nos afastam do sucesso.

Vemos pessoas que se mostram animadas quando fixam objetivos. Por não tratarem de manter o foco de maneira concentrada, desistem de alcançar suas metas.

Por exemplo, é muito comum alguém começar um curso de idiomas e no meio do caminho desistir de ir até o final. Às vezes a pessoa começa a dar importância a coisas secundárias e se esquece do seu verdadeiro objetivo.

Com este tipo de mentalidade e comportamento, a pessoa perde a motivação inicial e desiste do seu alvo.

A boa notícia é que a falta de foco pode ser resolvida de diversas maneiras. Uma delas, é fixar objetivos e ter um propósito inspirador, além de criar uma dor profunda ao ato focar em coisas secundárias.

3 – Falta de Metas e Objetivos Específicos

É fundamental fixarmos metas e objetivos em nossa vida pessoal e profissional. Desta forma, iremos desenvolver a visão necessária para superarmos desafios e impulsionar nossa vida.

A falta de metas e objetivos nos deixam sem direção e sem expectativa de melhoria de vida.

 

Se você quer levar a sua vida para o próximo nível, deve saber exatamente o que a conquista de suas metas e objetivos significam para você.

Com isso, você terá os motivos necessários para impulsioná-lo a tomar ações.

A palavra motivação significa ter um motivo que nos levará a tomar uma ação (ou várias). Os motivos que temos para agir estão diretamente ligados as nossas metas e objetivos.

Pense nisso da próxima vez que se sentir desmotivado. Procure se autoquestionar e verificar se você tem um propósito de vida que realmente inspire você.

Está gostando do artigo? Então cadastre seu email abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes e determinados do FocusLife para ser um dos primeiros a receber novos conteúdos.

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>

4 – Ansiedade Demasiada

Às vezes somos ansiosos. Existem momentos em nossa vida, em que fazemos tudo certo e esperamos os resultados surgirem da noite para o dia.

Principalmente, quando colocamos energia naquilo que fazemos. Queremos que nossas ações nos traga retorno rápido.

O problema da ansiedade é que quando esperamos algo acontecer primeiro, antes de nos sentirmos realizados ou felizes, criamos uma espécie de dependência emocional.

A lógica seria criarmos sentimentos de felicidade e realização, antes mesmo de alcançarmos nossos maiores resultados.

Por isso, procure focar em realizar suas atividades e tarefas importantes, no lugar de se sentir ansioso. Você se sentirá motivado a continuar no caminho. Foque na execução das suas ações em vez de apenas esperar por recompensas instantâneas, e se sentir ansioso.

5 – Comparação com Outras Pessoas

Outro fator que pode destruir a sua motivação é sem dúvida a comparação com outras pessoas. Cada pessoa é individual e única.

Cada pessoa tem a sua própria forma de pensar e agir. Entretanto, a comparação pode fazer com que você se frustre facilmente e até deixe de realizar o primeiro passo rumo aos seus sonhos.

Pense nisso: existe uma série de fatores que determinam os nossos resultados; fatores emocionais; esforço e demanda pessoal; propósito; disposição de tempo; desenvolvimento de competências.

No meu ponto de vista, podemos sim modelar ações físicas e mentais daqueles que admiramos e nos inspiramos, mas sem ficar nos comparando com esses modelos.

Lembre-se de que você é único e que tem suas próprias habilidades e competências.

Se você explorar o seu potencial, descobrirá que pode realizar seus feitos dentro das suas possibilidades e capacidades.

Busque comparar com você mesmo!

6 – Falta de Consistência

A falta de consistência é um convite para a desmotivação. A inconsistência surge quando não sabemos ao certo o que queremos ou quando não temos uma visão clara e específica do que fazer na vida.

Para que os nossos hábitos tenham um efeito positivo no longo prazo, temos que ter consistência.

Por exemplo, se você decidiu ganhar massa muscular, então deve ir na academia pelo menos três vezes por semana, durante vários meses ou anos.

Se você deseja se sentir motivado a maior parte do tempo, deve ser consistente na ação de se colocar em um estado positivo todos os dias. (Mesmo em dias que se sentir desmotivado.)

Recomento fortemente que leia o artigo: Os três fatores que determinam seu estado emocional em sua vida.

7 – Constantes Distrações

Existem pessoas que se distraem facilmente em suas atividades mais importantes. A distração constante pode nos levar ao comportamento da procrastinação.

Na época atual temos uma variedade de fatores que podem nos roubar nossa motivação para alcançar o que desejamos, e dar lugar a distração.

É muito fácil você dizer a si mesmo que irá se concentrar nas próximas horas em seu projeto e, de repente, algum amigo lhe chamar no Facebook.

Ou então, mesmo com sua internet desligada, alguém vai até a sua casa e o chama para começar a “jogar conversa fora”. Isso é um fato.

Claro que precisamos de momentos de distração e lazer. No entanto, existem momentos apropriados para tais. Para que você fique envolvido em seus projetos e atividades importantes, é essencial você se concentrar neles.

A melhor forma de evitar distrações é avisar para as pessoas próximas que você estará ocupado trabalhando em seus objetivos.

Sendo assim, tranque a sua agenda e foque em tarefas importantes, e deixe as suas distrações para depois.

8 – Deixar-se Influenciar por Pessoas Pessimistas

Pessoas pessimistas enxergam qualquer tipo de situação de forma negativa. Se você deixar-se influenciar por pessoas assim, com certeza o seu desempenho e motivação poderão ser afetados.

Por isso, é preciso você filtrar as pessoas com visões pessimistas.

Eu não sei se você já passou pela experiência de criar suas metas e compartilha-las com outras pessoas que não tem os mesmos pensamentos que os seus.

O que geralmente acontece, é que os outros, principalmente pessoas pessimistas, começam a dar palpites, ideias e sugestões limitantes.

Se afaste de pessoas assim!

Se você quer avançar em sua vida e ter motivação, é fundamental você associar-se a pessoas otimistas. Desta forma, você desenvolverá o mindset correto para levar a sua vida ao próximo nível. É isso que eu mesmo faço em minha vida.

Nunca deixe que o pessimismo de outras pessoas influencie sua forma de pensar. Se algumas pessoas são pessimistas, é porque elas escolheram esta forma de enxergar o mundo. Sua missão é trabalhar sua própria mentalidade para crescer e alcançar o que você deseja.

Lembre-se que a todo momento fazemos escolhas. E nossas escolhas nos guiarão para o nosso destino.

Considerações Finais

Como vimos, é preciso estarmos conscientes de atitudes negativas que podem aniquilar nossa motivação. Ter autoconsciência é um grande passo para não cairmos em armadilhas mentais e nos perder no caminho.

Uma grande estratégia para nos manter sempre motivados é a leitura. Não há nada melhor do que alimentarmos a nossa mente com um conteúdo que pode transformar nossos pensamentos, emoções e ações.

Se você está comprometido com os seus resultados, então deve estar sempre atento aos tipos de hábitos e comportamentos que seleciona conscientemente ou inconscientemente em seu dia a dia.

Descubra quais são os elementos que o motiva a tomar ações e anote-os se for preciso, e os deixe em um lugar visível.

Desse modo, você estará sempre motivado a alcançar seus sonhos, porque estará condicionando o seu cérebro a trabalhar ao seu favor.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado de alguma forma. Caso tenha gostado, compartilhe-o para que mais pessoas possam ter acesso.

Deixe o seu comentário compartilhando suas experiências.

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>