8 erros que você deve evitar no seu desenvolvimento pessoal

Você já cometeu algum erro que lhe custou tempo, energia ou dinheiro em sua vida? Eu já cometi vários erros no meu desenvolvimento pessoal e confesso que tenho que ficar em estado de alerta o tempo todo.

Cometer erros é um fato que ocorrerá de vez em quando. Afinal, somos seres humanos. No entanto, se tivermos a oportunidade de evitá-los – antecipando-os, com certeza nossa vida se tornará menos dolorosa e menos estressante.

Para que você possa realmente alcançar resultados positivos em sua vida, você deve evitar alguns erros comuns que podem prejudicar a sua vida pessoal e/ou profissional.

Neste artigo você vai entender porque algumas pessoas se esforçam tanto empregando tempo, energia e recursos, e no final, não conseguem obter os resultados que buscam.

Veja o que está por vir:

Analisei minha própria vida e percebi que quando deixava de tomar certas ações, não chegava nem perto das minhas metas. Eu não tinha um foco definido em minha vida para promover mudanças.

Algumas pessoas têm suas metas registradas apenas na cabeça e perdem o controle das emoções em momentos de dificuldades. Outras iniciam projetos e param na metade por falta de um plano definido.

Sem falar nas pessoas que não assumem a responsabilidade dos seus atos, acreditando que o passado será eterno e mudando seus objetivos de vida constantemente e sem investirem nelas mesmas.

A maioria de nós já ouviu uma velha frase que diz: “Podemos aprender pelo amor ou pela dor”.

Aprender pelo amor é o aprendizado que acontece de forma natural e inteligente.

Aprender pela dor significa passar por experiências nada agradáveis que algumas vezes resultam em perdas financeiras, perdas amorosas, problemas de saúde e crises emocionais.

Se podemos escolher entre errar e evitar o erro, por que não ficarmos com a segunda opção? Desta forma, crescemos de maneira focada e em tempo recorde em nossa vida pessoal e profissional.

Assista ao vídeo abaixo:

Você não tem que cometer estes erros que eu irei te mostrar. Você pode evitá-los. Estar consciente da existência deles já é um grande avanço em seu desenvolvimento pessoal.

Vamos aos erros para evitarmos nos parágrafos abaixo:

Erro 1 – Não registrar metas e objetivos no papel

Muitas pessoas registram metas e objetivos em suas mentes. Este é sem dúvida o pior lugar para se fazer isso. Há uma grande possibilidade de esquecermos tudo o que fixamos anteriormente, ou mesmo, confundirmos ações e resultados desejados.

Quantas vezes ouvimos pessoas prometendo perder peso, se livrarem de dívidas, ou deixarem hábitos destrutivos? O que acontece depois de um certo tempo que prometem sem registrar? Elas se esquecem de tudo que haviam prometido.

Por esse motivo, devemos escrever todas as nossas metas e objetivos no papel e se possível assiná-lo. Quanto mais você se conhece, mais é capaz de trabalhar os seus pontos que precisam de atenção, enquanto reforça os seus pontos fortes.

Quando escrevemos nossas metas e objetivos no papel, criamos uma direção para que o nosso cérebro nos guie. Criamos um mapa com um norte. Se você não tem o hábito de registrar o que deseja no papel, faça um grande favor a si mesmo: registre-os.

Você ficará admirado com os resultados que colherá no futuro com esta simples ação. O segundo erro um grande sabotador na vida de muitos.

Erro 2 – Não controlar seu estado emocional

Independentemente do que você faz em sua vida, uma das habilidades mais importantes que você deve dominar, é a habilidade de controlar o seu estado emocional. Quando você não se controla emocionalmente, as consequências disso podem se tornar bastante críticas.

Sei que existem momentos em nossa vida que parecem impossíveis de nos controlar.

Às vezes acontecem situações injustas, frustrantes, marcantes, que realmente mexem com as nossas emoções, parecendo testar toda nossa reserva de paciência. É preciso estarmos preparados mentalmente para certas situações e esse ó primeiro passo para a nossa transformação pessoal.

Porém, o preço por não controlar o nosso estado emocional pode ser altíssimo. Geralmente, quando perdemos o controle, fazemos ou dizemos coisas que mais tarde podemos nos arrepender. Quando nos controlamos, ocorre justamente o contrário.

Além disso, quanto mais você se controla emocionalmente, mais autoconfiante você se torna. O próximo erro a ser evitado é a causa do fracasso de muitas pessoas.

Erro 3 – Executar ações importantes pela metade

Você já passou pela experiência de começar algo e não terminar? Se sim, qual foi a sensação depois de alguns meses ou anos? Péssima não é mesmo?! Executar ações pela metade é o caminho da procrastinação (deixar para depois o que deveríamos estar realizando hoje).

Todos nós sabemos que a procrastinação é um mal que pode prejudicar o nosso desenvolvimento pessoal, nos impedindo de crescer e concretizar nossos objetivos pessoais e profissionais.

Vemos muitos casos de pessoas que começam um curso de idiomas, ou começam a frequentar uma academia para desistir logo em seguida. Ou então começam a ler algum livro e não passam do primeiro capítulo.

Começar algo e não terminar por falta de consistência é um caminho que sempre devemos evitar. Procure ir até o final em tudo que começar. Dessa forma você diz ao seu cérebro que você é um realizador, e não uma pessoa que não termina o que começa.

Se deseja chegar mais rápido nos seus objetivos, se empenhe para evitar o quarto erro.

Erro 4 – Não ter uma estratégia definida (plano de ação)

Sem uma estratégia definida para chegar onde desejamos em nossa vida, dificilmente alcançaremos nossas metas e objetivos. Precisamos de um plano de ação. Precisamos de um mapa.

Assim como é importante registrarmos nossas metas e objetivos no papel, também precisamos de uma estratégia bem definida que realmente funcione para o nosso desenvolvimento pessoal.

Por exemplo, se o seu objetivo é aprender inglês, então qual seria sua estratégia para alcançar este resultado? Por exemplo, talvez você devesse frequentar uma escola duas vezes por semana, ou então fazer um bom curso de inglês online.

O ideal é criarmos um plano de ação para cada área da nossa vida.

Para qualquer resultado que você deseja alcançar é importante ter uma estratégia bem definida. Sendo assim você aumentará suas chances de resultados imensamente.

Muitas pessoas erram e colocam a culpa nos outros ou nas circunstâncias. Este é um erro grave que devemos evitar e você verá qual é no próximo tópico.

Erro 5 – Não assumir responsabilidades

Todos nós somos responsáveis por nossas ações. Podemos tomar decisões erradas e ter resultados negativos. Nesses momentos, temos que assumir nossa responsabilidade e arcar com as consequências – por mais dolorosas que elas sejam.

Muitas pessoas preferem culpar os outros ou acontecimentos. É fato que o nosso caráter é definido pelas responsabilidades que assumimos quando as coisas não saem da maneira que esperamos.

A grande vantagem em assumir responsabilidades é que nos tornamos mais sábios e com mais experiência. Portanto, se fizer escolhas erradas em sua vida, pense em assumi-las e aprender com elas. Essa atitude fará com que você dê um grande salto em seu desenvolvimento pessoal.

Algumas pessoas culpam o passado por acreditar que ele é permanente. No próximo tópico você que esta é uma crença limitante.

Erro 6 – Acreditar que o futuro será como o passado

Há certos acontecimentos que realmente nos marcam profundamente. E quando temos acontecimentos que são contrários às nossas expectativas, tendemos a pensar que eles se repetirão no futuro. Caso isso esteja acontecendo com você, sugiro que aprenda a controlar suas emoções primeiramente.

É fato que a vida que vivemos hoje é resultado das nossas crenças e ações passadas. Entretanto, podemos promover mudanças para que o futuro seja muito melhor do que hoje.

Muitas pessoas cometem o erro de acreditar que o futuro será como o passado, principalmente quando tomam alguma decisão errada. Ações passadas servem apenas de “feedback” e o nosso passado pode ter sido interessante em alguns momentos, e em outros não.

O futuro não tem que ser como o passado. O que mais importa é o que você faz de agora em diante. A qualquer momento em sua vida, você pode decidir mudar qualquer aspecto que não esteja de acordo com suas expectativas, e traçar um futuro muito mais atraente do que o seu passado.

O seu futuro não tem que ser como o passado, a menos que você viva nele – Tony Robbins

Pense a aja de maneira diferente sempre olhando de agora em diante. Aplique o conceito da antecipação em sua vida, para evitar resultados indesejados no futuro. Deixe tudo o que passou para trás, pois de qualquer forma, é isso mesmo que já acontece conosco.

Se você pensar a respeito, irá perceber que o passado existe apenas em nossa própria mente.

Os acontecimentos passados já ficaram para trás há muito tempo e só podem ser revividos quando pensamos neles. Não há razão para acreditar que a nossa vida é sempre a mesma, pois tudo muda constantemente. Inclusive nós!

Uma vez tomada a decisão de acreditar que o futuro será melhor do que o passado, é hora de ficar alerta para um próximo erro comum que será comentado abaixo.

Erro 7 – Mudar o foco constantemente

Um grande problema que tenho visto acontecer com uma quantidade absurda de pessoas, é o erro de mudarem de foco constantemente.

É fato que se eu e você dermos início a um projeto e no meio do caminho pararmos para criar outro, as chances são que nunca iremos ter sucesso em nenhum dos dois (digo isso por experiência própria).

Se você mudar o seu foco constantemente, você corre o risco de habituar-se nesse padrão. Busque começar algo e ir até o final, para depois começar outro objetivo que tem em mente.

Mantenha sempre o foco em suas ações, metas, resultados, objetivos, que você aumentará suas chances de sucesso em qualquer coisa que você venha a criar e fazer.

Pessoas que mudam o foco constantemente costumam não concretizar suas metas e objetivos. Pessoas focadas alcançam resultados de maneira consistente e direcionada, porque desenvolvem o hábito de focar em ações segmentadas, seguindo um passo a passo.

Tudo o que eu expus nesse tópico se resume em uma única palavra que fará uma enorme diferença em nossa vida: consistência. Se quiser alcançar os seus resultados, você deve focar naquilo que deseja consistentemente.

Algumas pessoas reclamam que não têm sorte na vida ou que as oportunidades nunca surgem para elas. O problema realmente está no fato delas não se preocuparem em desenvolver novas habilidades que o mundo atual exige. Veja se você também não está cometendo o erro de…

Erro 8 – Não investir no seu desenvolvimento pessoal

Um padrão em comum que encontrei em minhas pesquisas sobre a vida dos grandes “experts” em desenvolvimento pessoal, foi o de investir neles mesmos. O maior retorno que podemos ter em nossa vida é sem dúvida o retorno sobre o nosso investimento pessoal.

Pense no conhecimento que você já adquiriu com cursos, livros, vídeos, seminários e palestras? É um valor incalculável, não é mesmo?

Infelizmente, muitas pessoas não percebem que é preciso investir nelas mesmas para que elas possam ter uma vida mais rica e mais próspera.

Você deve investir parte de sua renda no seu desenvolvimento pessoal. Investir em si mesmo, é um dos melhores investimentos que você pode fazer em sua vida. Por quê? Porque quando você investe no seu conhecimento, você desenvolve novas habilidades que lhe permitem dar um salto em sua vida pessoal e profissional.

Desde muito cedo, aprendi que é essencial investir em meu autoconhecimento. Participei de dezenas de palestras, cursos, seminários, além de investir em centenas de livros. (Nunca mais parei!)

Conhecimento é poder na era em que vivemos. Portanto, invista parte do que ganha em seu desenvolvimento pessoal, pois os dividendos no futuro serão incalculáveis.

Considerações finais

Muitas pessoas quando percebem que é possível crescer pessoal e profissionalmente, através do registro das suas metas e objetivos, e se controlando emocionalmente, passam a executar ações importantes com estratégias definidas.

Além disso, elas assumem a responsabilidade por todas as suas ações porque acreditam que podem construir um futuro muito melhor do que o passado, focando nos seus maiores objetivos e acelerando ainda mais o desenvolvimento pessoal delas através de investimentos constantes.

É sempre muito positivo compartilhar boas ideias que possam ajudar as outras pessoas trilharem a jornada que leva a verdadeira realização pessoal e profissional que todos nós buscamos.

Finalizo este artigo e espero que estas ideias tenham sido úteis a você.

Por favor, deixe a sua dúvida também seu comentário ou opinião logo abaixo. Assim ficarei mais motivado para publicar mais artigos como este.

CONTEÚDO VIP

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente artigos, vídeos e mensagens para o seu desenvolvimento pessoal e profissional em primeira mão!>

  • Thereza Cristina

    Parabéns pelo artigo. Muito importante para quem deseja ter sucesso.

  • Uilton Mendes

    Muito interessante,agora vou passar a anotar em papel para não esquecer!

    • Olá Uilton! Fazer anotações é sempre bom. Eu mesmo tenho vários cadernos, com várias anotações que estou sempre relembrando. Isso ajuda muito.

  • Paulo

    Luiz
    Parabéns pelo seu trabalho, realmente é impressionante o seu poder cirúrgico de colocar suas idéias, além de sua disposição e dedicação em desenvolver este site que está ficando ótimo.
    Sinceramente tenho me sentido cada vez mais atraído em estudar pnl e eu, hoje aos 30 anos, ainda não havia descoberto com o que queria trabalhar, penso cada vez mais em desenvolver um trabalho como o seu. Estou me identificando muito. Você tem me ajudado a sair da depressão pós fim de relacionamento e ainda me dando um sentido profissional na vida. Muito obrigado.

    • Paulo, são depoimentos como o seu que me inspiram! Parabéns pelo seu esforço em buscar transformação. Talvez tudo que tenha lhe acontecido, tenha sido para lhe fortalecer e te dar forças para seguir em frente. E ainda mais: compartilhar sua experiência com outras pessoas, e assim ajudá-las. Tenho certeza que sua história pode ajudar outras pessoas a saírem do mesmo estado que esteve. Seu depoimento me emocionou de verdade! Parabéns mais uma vez!

  • Karen Cristina

    Seus artigos são otimos! Vou favoritar. 😉