A lei do esforço

lei-esforco

A palavra esforço pode soar como uma conotação negativa para muitas pessoas. Digo isso porque muitas gente quer conquistar algo na vida, seja uma posição financeira estável, seja uma boa casa, um bom emprego, uma boa carreira, um bom carro, etc. Mas quando chega a hora de pagar o preço, sabemos que a história é outra.

Se quisermos conquistar algo em nossa vida, temos de entrar em ação, para fazer com que os nossos sonhos aconteçam. Se olharmos através da história, iremos perceber que as pessoas que mais se destacaram como líderes, cientistas, escritores, políticos e outras posições significativas na sociedade, foram as pessoas com uma enorme vontade – um desejo ardente – que foi o combustível que manteve a chama acesa para que alcançassem seus feitos inacreditáveis.

O mais fascinante nisso, é que eu e você também temos praticamente o mesmo mecanismo pensante que essas pessoas, que é o cérebro.

Todos nós possuímos os mesmos recursos, como a capacidade de aprender, a capacidade de agir, a capacidade de persistir, a capacidade de mudar de estratégia. No entanto, são poucas pessoas que usam essas capacidades de fato, infelizmente. E falando em estratégia, ter uma é fundamental.

Tenha uma estratégia

Claro que se esforçarmos sem utilizar uma estratégia para alcançar nossos objetivos, no fina do processo o que teremos é frustração. É preciso construir um mapa para se chegar ao objetivo desejado.

Posso usar como exemplo a área financeira: se alguém deseja alcançar a independência financeira, essa pessoa terá de se esforçar no sentido de dizer não ao consumismo. Existirá diversas situações para testar o comprometimento com seu objetivo.

Por essa razão, você precisa conhecer bem como o cérebro funciona para que possa ter mais controle sobre ele, e não o contrário.

Além disso (voltando ao exemplo inicial), a pessoa terá de aprender como economizar e como investir o seu dinheiro, para fazer com que o seu patrimônio cresça, gerando assim um rendimento líquido que vai permitir que ela não trabalhe mais por dinheiro (a menos que ela queira).

Você acredita que são todas as pessoas que conseguem alcançar a independência financeira? Sabemos que não. É fato que somente aquelas pessoas que se esforçam com um foco tremendo em seus resultados, têm muito mais chances de chegar lá.

Seu esforço é o seu combustível

A questão é que a maioria de nós continua sendo condicionada para acreditar que é possível conquistar resultados desejados sem nenhum esforço. A verdade é que muita gente está atrás da fórmula mágica.

Esta fórmula também é conhecida como gratificação instantânea (conseguir tudo de maneira rápida e sem esforço). O efeito colateral que isto pode causar na vida de alguém, pode ser irreversível.

Vemos pessoas se endividando em empréstimos e financiamentos, para atender uma necessidade emocional momentânea.

Aquele bem que poderia ser adquirido futuramente, com planejamento e controle financeiro, hoje em dia pode-se conseguir em questão de minutos. Você conhece alguém que já trocou de carro, mesmo sem precisar trocá-lo?

O que geralmente a maioria das pessoas faz? Elas contraem dívidas enormes com várias parcelas apenas para satisfazer uma emoção presente.

Isso é um exemplo clássico de gratificação instantânea. Eu poderia levantar vários exemplos deste tipo de pensamento em várias áreas. Na área da saúde e fitness, existem pessoas que querem ter um ganho de massa muscular rápido, que acabam fazendo uso de esteroides anabolizantes.

Outros buscam enriquecimento rápido e sem esforço através de investimentos de alto risco. Conheço pessoas que queriam ganhar muito dinheiro de maneira rápida no mercado financeiro, e que acabaram quebrando no meio do caminho. Como você deve imaginar, este tipo de pessoa nunca termina sua história com final feliz.

Em vez de estudar e procurar entender como funciona o mercado financeiro, muitos querem trilhar o caminho mais fácil e sem esforço. Por outro lado, pessoas que estão dispostas a pagar o preço para conseguir o que querem, constroem uma base muita mais sólida. Siga por este caminho…

Você está disposto a pagar o preço?

Existem pessoas que estão dispostas a pagar o preço para alcançar seus resultados. Quando fixamos qualquer tipo de objetivo, é fato que teremos de superar obstáculos para chegar onde queremos. Principalmente, ações e atividades importantes que às vezes prorrogamos.

A questão é a seguinte: estaremos preparados para trilhar o caminho das pedras? O que devemos fazer para aumentar as nossas chances de vitória? Desenvolver uma mentalidade vitoriosa.

Hoje muito se fala em “mindset”, e inclusive eu mesmo já escrevi um artigo falando sobre este assunto. A palavra “mindset” é uma outra maneira de descrevemos nossas crenças pessoais, isto é, a forma que pensamos e acreditamos em nossa capacidade de realizar e alcançar nossos sonhos, metas e objetivos.

Pagar o preço pode ter muitos significados; cada pessoa irá interpretar esta expressão de um jeito.

O importante é estarmos conscientes de que devemos nos concentrar muito mais em nossa capacidade de agir e superar obstáculos, do que nos preocuparmos com o resultado final (inclusive gravei um vídeo sobre esse assunto, assista aqui). Para que possamos agir, precisamos antes de tudo acreditar. A razão que maioria das pessoas não age para conquistar o que querem, não é porque são preguiçosas, e sim porque não acreditam nelas mesmas de fato.

Pagar o preço pode estar ligado muito mais ao lado emocional do que físico. Claro que se o seu objetivo for correr uma maratona, você terá que desprender um enorme esforço físico. Mesmo assim, você ainda terá de controlar todo o processo em sua mente. Você terá de construir novas crenças e ideias possibilitadoras para ir cada vez mais longe em seu mundo físico.

Esta distinção é fundamental para alcançarmos qualquer tipo de objetivo. Pois do contrário, todo esforço do mundo não será suficiente para seguirmos em frente.

Vá um pouco mais além

A minha intenção com este artigo, foi mostrar que é preciso ir sempre além da energia que estamos utilizando em nosso dia a dia. É preciso esforço diário para gerar progresso em nossa vida pessoal e profissional. A chave aqui é demandar muito mais de nós mesmos; mais do que qualquer pessoa poderia esperar.

Afinal essa é a sua vida e é você que está no comando dela.

Tome a decisão de ir cada vez mais longe, pois você irá se espantar com os seus resultados. Aprofunde-se naquilo que você tem feito e busque ir sempre além:

  • Se você tem o costume de correr 5Km, aumente mais 500 metros.
  • Se você gosta de ler quatro páginas de um livro por dia, leia uma ou duas a mais.
  • Se está passando uma hora por dia com seus filhos, aumente mais 10 minutos.
  • Se estuda alguma língua estrangeira por duas horas semanais, aumente para mais 30 minutos.

O mais interessante é que você irá gostar tanto daquilo que está fazendo, que não irá querer parar. De repente, aquilo que você hoje chama de esforço, passará a ser diversão.

Pode acreditar!

Espero que este artigo tenha lhe ajudado de alguma forma. Caso tenha gostado, compartilhe-o para que mais pessoas possam ter acesso.

Grande abraço!

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>