Como aumentar sua produtividade pessoal e profissional através de ações simples e eficazes

Tenho visto um número de pessoas cada vez maior em busca de técnicas e conceitos para melhorar a produtividade pessoal e profissional. O que muita gente não percebe, é que existem conceitos simples e aplicáveis, capazes de gerar resultados extraordinários.

Algumas pessoas não conseguem controlar seus horários, pois lhes falta habilidade para conciliar o tempo com as tarefas pessoais e profissionais. Outras pessoas reclamam de que não dão conta do trabalho, devido à alta demanda.

E tem aquelas pessoas que enfrentam o problema de excesso de informação; querem fazer tudo perfeito, entrando num ciclo sem fim.

É fato que existem tarefas profissionais que podem ser mescladas com momentos de descanso. Nem toda demanda no trabalho é importante, e saber separar tarefas urgentes e tarefas importantes, é uma habilidade que lhe trará grandes vantagens.

A complexidade e a busca da perfeição são inimigas da execução. Quanto mais simples e aplicável for o processo de execução, mais produtivo será o caminho, sem abrir espaço para as 4 desculpas destruidoras de metas e objetivos pessoais, profissionais e financeiros.

Ao longo dos próximos parágrafos você encontrará conceitos importantes sobre:

Aproveite o conteúdo!

Assista ao vídeo abaixo:

Controlar o horário da vida pessoal e profissional

Muitas pessoas têm uma grande dificuldade de controlar os horários da vida pessoal e profissional. Na maioria dos casos, o motivo dessa dificuldade está ligada na falta de conhecimento para conciliar o tempo disponível para a realização das diversas tarefas do dia.

Já parou pra pensar que momentos de descanso podem ser mesclados com atividades profissionais? Poucas pessoas conseguem de fato pensar fora da caixa e aplicar este conceito simples.

Em vez disso, muita gente se deixa dominar pelo estresse, pela raiva ou pelo medo de não ser capaz de concretizar suas metas e objetivos, permitindo que as 4 desculpas destruidoras atuem em suas vidas. Todos esses sentimentos negativos acabam surgindo no momento em que você diz para si mesmo que não tem tempo.

Produtividade pessoal é sinônimo de saber usar o tempo efetivamente e com inteligência. Pessoas de sucesso não tentam controlar o tempo; elas sabem que isso é praticamente impossível. Usar o tempo de maneira estratégica é muito mais eficiente do que tentar controlá-lo.

Ao longo do seu dia, você pode incluir diversas atividades relacionadas ao trabalho e a vida pessoal. Você pode convidar sua esposa ou marido para almoçar em um restaurante uma ou duas vezes no mês, durante a semana, dentro do seu horário de almoço do trabalho.

Essa simples atividade fará com que o resto do seu dia seja muito mais prazeroso e até mais produtivo. O objetivo principal da produtividade pessoal e profissional, é saber aproveitar o tempo realizando o que realmente importa e descartando ações irrelevantes.

Mas para que se chegue neste ponto, é preciso mudar o modelo mental, isto é, a forma de pensar e enxergar o mundo a sua volta. Sem essa mudança de mentalidade fica muito difícil de se alcançar resultados extraordinários.

É preciso pensar de forma divergente quando o assunto é rendimento pessoal (ou profissional); vasculhar seu repertório mental e utilizar seus recursos. Aquele tempinho na fila do banco, por exemplo, é suficiente para ler duas ou três páginas de um livro.

Você pode ouvir um áudio inspiracional enquanto caminha, corre ou malha na academia. Se você leva seus filhos todos os dias para escola, pode conversar com eles e ensiná-los a serem mais confiantes durante o percurso. Abandone esta ideia de querer controlar o seu tempo, e passe a usá-lo da melhor maneira possível.

Compartilhei neste tópico ideias para mesclar seu tempo e aproveitar mais a sua vida pessoal e profissional. Muitas vezes entramos no piloto automático e não paramos para refletir quais resultados queremos alcançar.

A falta dessa clareza faz com que o trabalho se acumule, demandando muito mais do seu tempo e energia. No próximo tópico irei discutir justamente este assunto.

Está gostando do artigo? Então cadastre seu email abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes e determinados do FocusLife para ser um dos primeiros a receber novos conteúdos.

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>

Dar conta do trabalho com muita demanda

Você com certeza já ouviu alguém reclamar de que não está dando conta do trabalho devido a demanda. Essa situação acontece com funcionários de grandes empresas, donos de pequenos negócios, mães que precisam administrar a casa ou qualquer pessoa que exerça um posição de destaque.

É fato que nem toda demanda é necessariamente importante. Existem tarefas urgentes e que não são importantes, e tarefas urgentes que são realmente importantes.

Saber distinguir o que é urgente e o que é importante, é uma habilidade que pode fazer toda a diferença em sua produtividade pessoal e/ou profissional. Correr de um lado para o outro, sem sentido e sem propósito, é uma das formas bem sucedidas de se gerar estresse.

Se você se enquadra nessa situação, é hora de mudar! Tudo o que você precisa é de um método simples para organizar e priorizar suas tarefas mais importantes, com muito mais foco. Neste momento é essencial que você tenha uma lista de metas e resultados (semanal e diária) para a área pessoal e profissional.

Com essa lista em mãos, você terá um mapa efetivo, que vai direcioná-lo aos seus resultados pretendidos. O ideal é você criar uma programação para a próxima semana, pois assim você não ficará sem saber pra qual direção seguir no momento em que se deparar com o “caos”.

Existem certas atividades que você não pode abrir mão, jamais! Você precisa trabalhar, cuidar dos filhos, alimentar-se, cuidar da saúde, etc. É fundamental que você estabeleça um horário para cada uma dessas atividades.

Busque sempre manter seu ambiente de trabalho organizado. Desta forma, você não perderá tempo procurando documentos ou relatórios. Não há nada pior do que ficar procurando coisas por horas e horas, perdendo tempo que poderia ser aproveitado em algo mais produtivo.

Algumas das suas ações irão gerar 80% dos seus resultados. Concentre-se nessas ações e busque evitar qualquer tipo de distração no momento que realizá-las. Minha sugestão é que você crie blocos de tempo, isto é, estabeleça algumas horas do seu dia para realizar as tarefas mais importantes, e só pare quando finalizá-las.

Por exemplo, alguns escritores “trancam” quatro horas do dia para escrever; alguns preferem o período da manhã, outros o período da tarde e alguns o período da noite. No seu caso, encontre um horário que melhor se adeque a você, e se empenhe em realizar o que precisa ser feito.

Espero que essas práticas ajudem você a lidar com a demanda no seu trabalho. No próximo tópico eu irei discutir sobre um problema que atinge muitas pessoas: o excesso de informação.

Superar a barreira do excesso de informação e ser mais produtivo

O excesso de informação é sem dúvida um dos grandes problemas que afeta a produtividade de muitas pessoas. Muita gente quer fazer tudo tão perfeito e tão complexo ao mesmo tempo, que acaba entrando num ciclo sem fim. Outro dia estava lendo o livro do Tony Robbins Money: Master The Game, e me deparei com uma citação que não pude deixar de anotar:

A complexidade é inimiga da execução.

Achei essa citação realmente fantástica! Quanto mais simples e aplicável for o processo em questão, mais produtivo será o caminho. As pessoas mais produtivas e de “sucesso” que eu conheço, são extremamente simples em seus atos.

Elas sabem o que é essencial para gerar resultados, seja em suas carreiras ou negócios, deixando de lado aquilo que não é. Para que você supere o excesso de informação e faça com que seu rendimento pessoal turbine, a primeira coisa a se fazer é mudar sua crença.

Não me refiro a crença religiosa, e sim a crença de que é preciso ter todas as informações para melhorar sua vida. Isso não é verdade!

Você precisa das informações básicas, simples e aplicáveis. Se você tem um negócio e deseja aumentar suas vendas, aplique uma única maneira de atrair mais clientes. Se você tentar aplicar várias técnicas de vendas ao mesmo, suas chances de falhar serão enormes.

O ideal é aplicar uma técnica de cada vez para ir testando. A boa notícia, é que se a primeira técnica der certo, então você poderá aplicar a segunda técnica, a terceira e a quarta, tudo de maneira progressiva.

Neste caso, você estará saindo nível do básico e caminhando para o médio; até chegar no nível avançado. O que muitas pessoas fazem é tentar começar o processo no nível avançado, tentando aplicar tudo ao mesmo tempo.

Com o tempo, prática e repetição, você naturalmente começa a selecionar a informação que agregará algo em sua vida, excluindo o excesso. Seus negócios, suas finanças, sua carreira, sua vida pessoal ou qualquer outra área, ganham muito mais clareza quando você deixa o caminho da complexidade de lado, e passa a percorrer o caminho da simplicidade.

Espero que esses conceitos ajudem você a lidar melhor com o excesso de informação, turbinando assim sua produtividade. Muitas pessoas batalham para dar o primeiro passo em suas tarefas, e é exatamente sobre isso que veremos no próximo tópico.

Está gostando do artigo? Então cadastre seu email abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes e determinados do FocusLife para ser um dos primeiros a receber novos conteúdos.

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>

A dificuldade de realizar o primeiro passo nas tarefas

Quantas vezes você deixou de alcançar resultados extraordinários na sua vida, por sentir dificuldade de realizar o primeiro passo? Você e eu sabemos que os maiores resultados na vida pessoal e profissional, se encontram fora da zona de conforto.

Realizar o primeiro passo em qualquer atividade importante, é muito mais uma questão de atitude mental do que física. O problema é que o cérebro humano fará muito mais para poupar energia no processo, do que fazer com que entremos em ação de fato.

É por esse motivo que muitas pessoas procrastinam quando vão realizar seus primeiros passos em projetos, empreendimentos ou tarefas importantes. Padrões de autossabotagem, crenças limitantes e outros tipos de medos internos, são capazes de travar qualquer pessoa.

Para que isso não aconteça com você, faça com que o processo inicial seja o mais prazeroso possível. Feche os olhos e imagine os benefícios finais que você alcançará quando começar a realizar aquela ação importante.

Se você precisa ligar para um cliente, por exemplo, imagine os sentimentos de realização, dever cumprido, além dos resultados financeiros que terá ao fechar negócio com ele. Se vai escrever um livro, pense no impacto positivo que causará em seus leitores, no momento em que começar a escrever a primeira frase.

Controlar seu foco é uma habilidade que vai permitir você criar a vida que deseja. Quando você realiza por várias vezes uma ação vencedora, o seu resultado no longo prazo tende a ser positivo. Você coloca as chances de “sucesso” ao seu favor.

O mais interessante neste processo, é que todos os dias você tem a oportunidade de recomeçar; realizar o próximo pequeno passo rumo ao seu resultado maior. A produtividade pessoal ou profissional, depende da maneira como você encara as tarefas mais importantes.

Se você facilita ao máximo o processo inicial em qualquer tipo de atividade, sua eficácia pessoal tende a se elevar ao máximo.

Se você quiser se aprofundar nesses conceito, recomendo a leitura do livro A Única Coisa (clique aqui para saber mais).

É assim que as pessoas que geram mais resultados fazem. Da próxima vez que sentir dificuldade em realizar o primeiro passo, faça a seguinte pergunta: “o que eu deveria fazer agora para tornar o processo mais prazeroso e produtivo ao mesmo tempo?”.

Se não achar a resposta de imediato, continue insistindo na pergunta até que o seu cérebro encontre a reposta. Concentre-se. Com o tempo e repetição, a dificuldade para iniciar qualquer tarefa pessoal ou profissional desaparecerá.

Conclusão

Controlar seus horários de maneira estratégica e inteligente, através ações simples e eficazes, fará com que a sua produtividade pessoal e profissional exploda.

Na medida que você for alcançando resultados extraordinários em sua vida através de ações vencedoras, o excesso de informação automaticamente se torna algo irrelevante, pois você terá a clareza do que funciona e do que não funciona.

A dificuldade de realizar o primeiro passo em qualquer tarefa se transforma em algo prazeroso e inspirador, quando você enxerga os benefícios que você terá lá na frente, entrando em ação agora.

Tudo é questão de como você trabalha com a sua percepção. Siga uma estratégia vencedora e você fará parte da maioria que vence na vida pessoal e profissional.

Espero que este artigo tenha contribuído através de ideias e conceitos, para melhorar sua produtividade pessoal e profissional. Adoraria saber o que você achou dele através do seu comentário. Até o próximo.

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>

  • Walmir Marques

    Muito rico,interessante e inspirador o conteudo,Valeu Luiz Felipe.

    • Olá Walmir.
      Legal que você tenha gostado!
      Obrigado pelo comentário.
      Abraços!

  • Walmir Marques

    Muito rico,interessante e inspirador o conteudo,Valeu Luiz Felipe.

    • Olá Walmir.
      Legal que você tenha gostado!
      Obrigado pelo comentário.
      Abraços!