Como aumentar a produtividade trabalhando menos tempo

Você já percebeu que muitas pessoas quase se matam de tanto de trabalhar, na tentativa de alcançar os seus objetivos pessoais ou profissionais? Algumas pessoas chegam a prejudicar a saúde por excesso de trabalho.

Algumas pessoas fazem isso porque acreditam que este é o caminho correto para ser mais produtivo. Mas será que este é realmente o caminho? Sabemos que não. Muita gente confunde movimento com produtividade, e os dois termos são coisas bem diferentes.

É fato que a maioria das pessoas se movimentam de um lado para o outro, sem realizarem um progresso significativo em suas vidas. Por outro lado, existem pessoas que realizam poucos movimentos se comparadas com a maioria, mas que geram um tremendo resultado. A diferença entre as pessoas, está justamente na forma de pensar e agir.

Vou ser bem sincero ao falar sobre este assunto, pois minha intenção aqui é que você veja um caminho que poderá trilhar daqui pra frente para chegar mais rápido aos seus objetivos.

A maioria das pessoas estão tão habituadas a trabalhar várias horas por dia, que nunca param para refletir no resultado de suas ações. Muitas esperam que aconteça algum tipo de “milagre”, por isso não fazem muita coisa para mudar a situação.

A grande questão é que quando o assunto é aumentar a produtividade, espera-se que a pessoa tenha no mínimo uma mente aberta a novas ideias e novos conceitos. Nem sempre o que já sabemos pode ser tão eficiente quanto foi no passado. O mundo e os conceitos mudam constantemente.

Poucas atividades que geram grandes resultados

Saber como aumentar a produtividade não é uma habilidade complexa. Muito pelo contrário. Basicamente, tudo o que você precisa fazer é focar em ações, tarefas ou atividades que realmente trazem resultados satisfatórios.

Eu sei que você pode estar pensando que é impossível de se fazer isso, e isto é perfeitamente compreensível. No passado, se alguém me dissesse que era possível aumentar minha produtividade trabalhando menos, com certeza eu diria que essa pessoa tinha se enlouquecido.

No entanto, se você conhece o Princípio de Pareto (este princípio afirma que 80% das consequências provém de 20% das causas), sabe que podemos nos concentrar em poucas atividades que geram grandes resultados.

Sua vida se parece essa história?

Há alguns anos, o Evandro que é coach e palestrante, estava com a agenda cheia e trabalhava de segunda a sexta exaustivamente em sua empresa. Apesar de adorar o que fazia, ele entrou num ciclo vicioso, até perder sua energia e seu foco, trabalhando desesperadamente para atender os seus clientes.

Para você ter uma ideia, aquela situação começou afetar as outras áreas da vida dele, pois ele já não dormia direito, já não se alimentava adequadamente e nem praticava exercícios físicos. Ele fazia todo esse esforço e sacrifico quase sobre humano, em nome de “resultados”.

Como você já deve ter adivinhado, todo esse movimento começou a gerar consequências negativas em sua saúde, que estava se debilitando. O pior é que o próprio Evandro não percebia o que estava acontecendo, até que chegou num momento bastante crítico: baixa imunidade, dores de cabeça frequentes, falta de energia para trabalhar e até alguns dias de cama.

O Sentimento de culpa

Apesar da situação dolorosa, o Evandro não aceitava estar doente e ainda por cima se sentia culpado… Seu sentimento de culpa veio com a sensação de estar jogando rios de dinheiro no lixo, não só por perder dinheiro em si, mas também por perder a credibilidade dos seus clientes e parceiros devido à sua ausência.

Podemos dizer que esta situação foi no mínimo dramática. Quando o Evandro se recuperava, ele voltava a trabalhar como maluco, sem foco e acumulando mais atividades para executar, até adoecer e cair de cama novamente.

O motivo que levava o Evandro entrar nesse ciclo frenético, era o seu valor número um: atender clientes. Por esta razão, a empresa dele consumia todos os dias da semana e às vezes finais de semana também.

Um belo dia, o Evandro parou e começou a se perguntar: “Será que tem gente que faz a mesma coisa que eu e trabalha menos tempo?”. Até aquele momento, a única certeza que ele via como saída, era a de trabalhar muitas horas (justamente o que ele já vinha fazendo).

Uma sacada que fez toda a diferença

A mudança começou acontecer quando um grande amigo do Evandro que também é coach, compartilhou com o ele uma grande “sacada” que ele mesmo já aplicava em sua vida. Ele provou para o Evandro que era possível ter mais resultados em menos tempo, utilizando uma técnica.

Logo depois de conhecer a técnica, Evandro decidiu se aprofundar no tema, através de livros e cursos. Só que aquele tipo de organização extrema ensinada em cursos de gestão do tempo, na prática não estava funcionando muito bem pra ele, justamente por ter uma rotina bem dinâmica.

Ele se sentiu um pouco desanimado no início, mas nem por isso deixou de continuar sua jornada em busca da melhor versão de si mesmo. Ele estava realmente comprometido a encontrar uma maneira de fazer tudo aquilo funcionar pra ele.

Mudança de mentalidade

Evandro em sua pesquisa descobriu como pessoas como Tony Robbins, Silvio Santos, Flavio Augusto e outros grandes empreendedores, conseguem fazer tanto com as mesmas 24 horas por dia, que são iguais pra todos nós. Até então, ele não acreditava que era possível ter uma semana produtiva trabalhando menos da metade do tempo (e ainda por cima faturar mais).

O que o Evandro descobriu foi que apenas uma pequena mudança de mentalidade e ação, torna-se possível transformar completamente nossos resultados. Ele mesmo começou aplicar aquela descoberta em sua própria vida e rapidamente começou a ver os resultados.

Ele ficou tão entusiasmado com aquele processo, que resolveu criar um treinamento compartilhando as técnicas que causaram essa transformação em sua própria vida… Até agora já foram 3.600 alunos do curso que já tiveram resultados reais (com certeza este número já aumentou no momento em que você lê este texto).

Escolha o caminho correto

Se você se identificou com a história do Evandro, sabe que não pode mais continuar neste caminho de sofrimento. Infelizmente, a maioria das pessoas ainda continuarão se matando de tanto trabalhar. O que eu e você precisamos fazer para aumentar nossa produtividade, é bem simples: criar uma mentalidade de alta performance. Pense nisso. O que as pessoas de sucesso fazem para obter os melhores resultados com o mínimo de esforço? Elas pensam e agem de maneira diferente da maioria.

Um dia, o amigo do Evandro numa conversa com ele, abriu os seus olhos para uma nova possibilidade de transformar a sua vida, sendo mais produtivo com menas horas de trabalho.

A minha intenção aqui é a mesma que a do amigo dele: abrir os seus olhos para novas possibilidades.

Imagine você ter uma vida mais livre de urgências onde você terá muito mais tempo para fazer o que realmente gosta? Já imaginou sair mais cedo do trabalho e apreciar o som da natureza no meio da tarde, e ainda ter aquele sentimento de missão cumprida no fim do dia?

Só essas razões já seriam suficientes para você querer este estilo de vida.

Recomendo fortemente que você assista ao vídeo onde o próprio Evandro mostra como triplicar a sua produtividade em duas semanas.