O Autoconhecimento Como Fator Para o seu Crescimento Pessoal

autoconhecimento

O autoconhecimento é um dos principais fatores para o nosso crescimento pessoal. Quando conhecemos a nós mesmos, aumentamos as nossas chances de afastar sentimentos e emoções negativas. Muitas pessoas não buscam conhecer elas mesmas através de uma alta análise profunda.

É fato que que precisamos saber exatamente aquilo que nos faz sentir feliz e realizados, e aquilo que nos afeta emocionalmente em nossa vida cotidiana.

O mais interessante é que quando fazemos esta autoanálise, imediatamente passamos a enxergar os pontos nas áreas da vida em que precisamos melhorar, como relacionamentos, finanças, emoções, saúde ou carreira.

Neste artigo você entenderá porque se colocar em um estado emocional positivo é importante, usando o autoconhecimento como fonte de inspiração.

E você entenderá também porque é preciso trabalhar seus pontos fracos enquanto maximiza os pontos que já são fortes, e ainda fazer do aprendizado o seu objetivo constante para que possa conhecer a si mesmo cada vez mais e assim impulsionar sua vida.

Assista ao vídeo abaixo:

O autoconhecimento é como uma jornada interna onde identificamos dificuldades e desafios emocionais, medos ou crenças limitantes. Durante essa jornada devemos nos apoiar em nossos mais ricos recursos internos como coragem, entusiasmo e inteligência para vencermos esses tipos de limitações.

Nos parágrafos abaixo irei compartilhar com você algumas ações que podem ser aplicadas enquanto busca conhecer a si mesmo. Vamos a elas!

Coloque-se em um Estado Emocional Positivo

A melhor forma de se conhecer é se colocar em um estado emocional positivo. Muita gente se define quando está em um estado emocional negativo, permitindo que a raiva, o estresse ou o medo façam parte da sua identidade pessoal. A verdade é que só acessamos os nossos melhores recursos quando temos controle da nossa comunicação interna.

Se você quer ser criativo, ousado ou confiante, criatividade, ousadia ou confiança são exemplos de estados emocionais positivos e você só consegue acessá-los quando muda o seu foco e sua fisiologia.

Muitas vezes nos deparamos com situações realmente desafiadoras que podem nos levar a duvidar da nossa capacidade de realização.

Em momentos assim, olhamos para todas as direções e aparentemente não encontramos nada que nos apoie. No entanto, se conhecemos a nós mesmos, podemos usar esse conhecimento para superar obstáculos e dificuldades que surgem em nossa vida cotidiana.

Outra coisa importante que eu gostaria que você soubesse, é que mesmo em momentos difíceis, ainda temos recursos suficientes para seguirmos em frente. Basta olhar para dentro de nós mesmos e nos concentrarmos para encontrarmos as respostas certas. Sim, elas existem e estão disponíveis para todos nós.

Se pararmos por um momento e fizermos as perguntas certas, ajustando a nossa postura (fisiologia) e foco, iremos com certeza ter acesso a esses ricos recursos internos.

Você pode usar o seu próprio autoconhecimento como fonte de inspiração todos os dias.

Use o Autoconhecimento Como Fonte de Inspiração

Podemos usar o autoconhecimento como fonte de inspiração. Nossa vida se torna inspiradora, quando olhamos para dentro de nós mesmos, e criamos certeza absoluta que encontraremos meios de melhorarmos aspectos de nossa vida. Para isso, temos que usar nossa autoconfiança.

Usar a autoconfiança, acredite, é uma tarefa que exige grande esforço. Pessoas, situações, eventos da vida, esporadicamente, irão colocar barreiras no caminho de nossos objetivos.

O que fazer nesses momentos? Bem, irei compartilhar com você o que eu faço quando há momentos assim em minha própria vida:

1 – Uso experiências passadas como fonte de referencia: acredite ou não, já tive momentos muitíssimo difíceis em minha vida. Já tive duvidas, medo, incerteza, descrença, já pensei em desistir de tudo. No entanto, superei aqueles momentos. Tenho absoluta certeza, que você já superou muitos momentos assim também em sua vida. Se já superamos momentos difíceis uma vez, podemos disciplinadamente, superá-los outra vez.

2 – Uso a experiência de outras pessoas: com a tecnologia de hoje, podemos encontrar centenas de milhares de pessoas que usaram o autoconhecimento de forma brilhante, e assim evitarmos erros. A boa noticia, é que podemos aprender com essas. Podemos descobrir como pensam, quais estratégias usam, como agem. Vídeos, artigos, livros, cursos online são algumas formas que podemos utilizar para extrair este conhecimento.

3 – Faço do autoconhecimento um estilo de vida: eu me considero uma pessoa inquieta. Estou sempre questionando o porquê de certos conceitos, informações e estratégias. Quero descobrir como as coisas funcionam. Faço testes com o conhecimento que adquiro. Às vezes acerto. Às vezes erro. Entretanto, estou sempre aprendendo (e aprendendo sobre eu mesmo).

Trabalhe Seus Pontos Que Precisam de Atenção, Maximize os Pontos Fortes

Muitas pessoas na jornada do autoconhecimento identificam pontos que requer mais atenção, e se esquecem de maximizar os pontos que já são fortes. Na verdade, algumas pessoas focam apenas nos pontos fracos. E isto não é culpa delas. Às vezes, é culpa do próprio sistema (condicionamento social). A sociedade nunca nos ensinou que deveríamos desenvolver nosso autoconhecimento, e sermos pessoas felizes e realizadas.

Por este motivo, devemos usar nosso autoconhecimento para descobrir quais pontos devemos melhorar. E simultaneamente, maximizar os pontos fortes. Maximizar os pontos fortes significa usá-los como recursos. Se você já realiza algo bem (talvez com excelência), use este “ativo” para alavancar seus resultados. Talvez você possa até ensinar outras pessoas a realizarem o que você já realiza com facilidade.

Continue trabalhando para melhorar, mais ainda, seus pontos fortes. Por exemplo, atletas profissionais exploram e muito bem, o ponto forte deles. Se eles sabem executar determinada técnica ou movimento com excelência, eles usam essa vantagem para conseguir resultados ainda melhores. Eles maximizam tanto os pontos fortes, a ponto de quebrarem o próprio recorde.

Faça do Aprendizado Constante um Objetivo

Bem, acredito que você é uma pessoa que está sempre em busca de melhorias. Acredito que você e eu somos pessoas muito parecidas. Estamos sempre em busca de autoconhecimento. Quanto mais aprendemos sobre nós mesmos, mais encontramos melhores soluções para diversas áreas da nossa vida. Descobrimos mais formas de agir, com mais opções. E adquirimos mais autoconfiança.

Pessoas produtivas, geradoras de resultados, fazem do aprendizado constante, um objetivo. Elas estão sempre aprendendo. Nunca param de aprender. Talvez seja esse o segredo do sucesso delas. Claro que, o autoconhecimento assim como o aprendizado, requer pratica constante.

Podemos ter grandes ideias, e mesmo assim, ainda não gerarmos resultados. O que nos trará qualquer tipo de resultado positivo é sem duvida a prática constante. Haverá momentos de dificuldades no aprendizado. Nesses momentos, nos devemos lembra que estamos em um processo. E que dificuldades podem ser superadas, com empenho e pratica.

O melhor de tudo é a recompensa que obtemos, como resultado de todos os nossos esforços.

Entenda Que Conhecer a Si Mesmo é a Chave de Seu Crescimento Pessoal

Quanto mais autoconhecimento você adquire, mais você cresce em sua vida pessoal e profissional. É verdade a frase que diz: “Trate os outros, da maneira como gostaria de ser tratado”.  Com esta mentalidade, nós passamos a antecipar o nosso próprio comportamento, e também, o comportamento das outras pessoas. Passamos a evitar atitudes que possam violar valores e regras das outras pessoas.

O nosso crescimento pessoal, por incrível que pareça, também depende de nossa contribuição na vida de outras pessoas. Grandes líderes são pessoas de grande autoconhecimento, capazes de ajudar um grande número de pessoas. Eles são capazes causar extraordinário impacto positivo na vida muitas pessoas.

No entanto, para estarmos aptos a ajudarmos outras pessoas, primeiramente, precisamos conhecer bem a nós mesmos. Padrões de auto sabotagem e crenças limitantes precisam ser eliminados de nossa mente, para realmente crescermos pessoalmente. Pensamentos tóxicos nos tiram energia e nos mantém estagnados. Quando surgirem, substitua-os imediatamente por pensamentos fortalecedores.

Para finalizar este artigo, convido você para compartilhar estratégias que utiliza para ampliar o seu autoconhecimento. O que você faz para ampliar o seu autoconhecimento?

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>