Comece sempre com o primeiro passo

primeiro-passo

Você já teve dificuldades para colocar algum projeto em ação? Tentou realizar algo importante e não conseguiu? Você tinha que realizar o primeiro passo, porém se sentiu travado?

Se você passou por este tipo de situação, quero que saiba que você não foi o único. Eu também já tive grandes dificuldades para sair do lugar. A boa notícia é que eu descobri com o tempo, que é possível vencer a inércia e partir para a conquista das metas e objetivos.

Assista ao vídeo abaixo:

Neste artigo, quero compartilhar alguns conceitos com você para que possa aplicar em sua própria vida, e realizar o seu primeiro passo, seja na vida pessoal ou profissional. Meu desejo é que você depois de lê-lo, já tome alguma ação bem simples, para você alcançar o sucesso com total auto controle.

Fique comigo até o final para você descobrir qual é a ação mais básica que você precisa tomar. E antes de tudo, quero que saiba que nós dois somos iguais. Temos a mesma vontade de levar nossa vida ao próximo nível!

Então, vamos aos passos essenciais:

Deixe o perfeccionismo de lado

O perfeccionismo é uma das grandes causas que impede as pessoas de começar algo. Às vezes queremos que tudo saia perfeito na primeira vez. E as chances são de que as nossas ações inicias não saíram perfeitas.

Na verdade, nós seres humanos não somos perfeitos! E penso eu que nunca seremos. Em vez de tentar ser perfeito, no meu caso, escolhi ser o que o Anthony Robbins chama de “outstanding” (fora de série ou algo do tipo).

Ser “outstanding” significa você fazer tudo o que for preciso para alcançar os seus sonhos. Significa você demandar de si mesmo, mais do que qualquer pessoa possa esperar e é bem diferente do perfeccionismo.

Além disso, o perfeccionismo pode se tornar um tipo de comportamento auto sabotador, com desculpas psicológicas inconscientes para te manter estacionado ou mesmo fazer com que você se afaste do sucesso que deseja alcançar.

Por outro lado, quando eu e você realizamos o primeiro passo, temos a sensação imediata de realização.

Passamos a acreditar que podemos realmente seguir em frente em nossa jornada rumo as nossas metas, objetivos e sonhos. O primeiro passo é fundamental, básico e libertador.

Da próxima vez que se deparar tentando ser perfeito, mude seus pensamentos e procure realizar alguma ação. Lembre a si mesmo que o seu objetivo é entrar em ação e realizar os seus sonhos. Seja outstanding, ao invés de tentar ser perfeito! 

Você vai errar e vai ficar tudo bem!

Outra causa que impede a maioria das pessoas de não realizar o primeiro passo, é o medo de errar. Você já teve esse medo? As chances são que sim! Mas não se preocupe, isso é normal.

Eu já perdi a conta de quantas vezes já me senti paralisado por esse sentimento nada agradável…

A verdade é que sempre cometeremos falhas no início de alguma nova atividade e o mais importante nesses momentos, é nós continuarmos tentando até conseguir alcançar nossos resultados.

Lembra de quando você estava aprendendo andar de bicicleta? Se a sua experiência foi como a minha, deve ter levado vários tombos no processo.

No entanto, de alguma forma, continuamos a praticar até que conseguimos um dia pedalar de forma confiante. Os erros e tombos que tivemos lá atrás, serviram de base para o nosso aprendizado. E hoje, eles não têm a menor importância.

As pessoas que mais têm resultado na vida, são as que mais tentam e falham. Elas não se preocupam se vão errar ou não. Em vez disso, elas focam no resultado que desejam alcançar e colocam toda a energia naquilo.

Se você tentar alguma coisa e errar, ficará tudo bem. Seu principal foco é alcançar o seu resultado. Além disso, você não estará na arquibancada assistindo ao jogo: você estará em campo! 

Nunca deixe que o medo de errar prejudique a sua motivação.

Está gostando do artigo? Então cadastre seu email abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes e determinados do FocusLife para ser um dos primeiros a receber novos conteúdos.

CONTEÚDO VIP

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente artigos, vídeos e mensagens para o seu desenvolvimento pessoal e profissional em primeira mão!>

O mais importante é você entrar em campo

Entrar em campo significa você entrar em ação mesmo que sinta medo ou insegurança na tentativa de realizar algo. Quando você entra em campo, você faz a transição da teoria para a prática. E é justamente a prática que fará com que você alcance os seus resultados.

É comum quando entramos em campo, criarmos perguntas em nossa cabeça como:

  • “Será que estou no caminho certo?”
  • “Será que alcançarei meu objetivo?”
  • “Será que eu realmente tenho capacidade?”

Perceba que perguntas assim não fazem com que você explore “profundamente” o seu potencial. Se fizermos perguntas que nos induzem a dúvida, é isto que experimentaremos.

Precisamos de perguntas fortalecedoras.

Precisamos de perguntas fortalecedoras. Precisamos de perguntas que estimule a nossa imaginação e inspiração, que realmente nos faça impulsionar em nossa vida.

Perguntas são recursos fundamentais para quem se lança no mundo da incerteza. E por falar em incerteza, sou amante da física quântica. Gosto de usar a física quântica para enfraquecer ideias limitantes:

E se eu realizar esta ação e conseguir o que eu quero?

Este tipo de pergunta, cria novas possibilidades de sucesso. E o mais importante: desperta estímulo para entrar em ação, em vez de desculpas para não agir.

Muitas pessoas temem agir por medo de fracassar no caminho. E a verdade é que devemos planejar, entrar em ação e depois ajustar nosso comportamento, a fim de conquistarmos o que desejamos. 

Foque no seu desenvolvimento pessoal

Quando comecei a estudar desenvolvimento pessoal, tinha como objetivo mudar minha vida. Não gostava da maneira como me sentia. No início do processo eu não tinha consciência de que deveria mudar minha mentalidade.

Então decidi que mudaria minha história pessoal (não era bem esse termo que usei naquela época, no entanto, queria mudar!). A partir de então comecei a ler livros de autoconhecimento e participar de cursos.

Na medida que eu lia os livros, tomava consciência de que era preciso realizar uma transformação pessoal profunda. Decidi fazer o que os livros sugeriam. Li o livro Pense e Enriqueça e durante a leitura, realizei ações que o autor sugeria:

  • Fazer uma declaração sobre o tipo de pessoa que precisaria me transformar
  • Fazer uma declaração em voz alta dos objetivos que almejava alcançar
  • Escrever frases inspiradoras e deixá-las em locais visíveis
  • Associar a pessoas com o mesmo objetivo que o meu

Dei meu voto de confiança no livro, e tomei essas ações pouco a pouco! De repente, o meu quarto estava cheio de frases que me causavam inspiração para fazer o que eu não estava fazendo.

Pensa e enriqueça foi o primeiro livro que li sobre desenvolvimento pessoal; o meu primeiro passo.

Depois que aprendi o conceito que diz que a repetição é a mãe da habilidade, sempre procuro reforçar o meu aprendizado.

E foi assim, com essas ações básicas, que fui aprendendo e crescendo. E tudo começou com o primeiro passo.

Talvez, no seu caso, você tenha que realizar também como:

  • Fazer uma ligação importante
  • Pesquisar um método para entrar em forma
  • Pesquisar opções para investir
  • Convidar alguém para sair
  • Aumentar o seu nível de foco
  • Planejar o próximo passo para abrir o seu negócio próprio
  • Controlar suas emoções
  • Superar algum medo
  • Fazer um curso de inglês

Bom, deixo a escolha com você!

O mais importante de tudo é você tomar uma única ação. Um simples passo!

O meu desejo com este artigo, era o de ter compartilhado com você ideias para que você realize o seu primeiro passo. Seja qual for o seu objetivo, realize uma simples ação e tenha foco nela.

Caso tenha ele sido útil, deixe o seu comentário. Compartilhe com seus amigos. Dessa forma você me ajudará a levar esta mensagem para outras pessoas.

Grande abraço e até o próximo.

CONTEÚDO VIP

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente artigos, vídeos e mensagens para o seu desenvolvimento pessoal e profissional em primeira mão!>

  • Ruan Machado

    Muito legal, tenho 18 anos e estou me apaixonando por desenvolvimento pessoal, falei com minha professora ela falou que é otimo, e que eu iria ver o mundo de outra forma. E realmente estou vendo, sou mais otimista, pego as coisas e faço agora, nao deixo para depois, estou lendo todo seu blog, muito obrigado por compartilhar isso ( de graça). O senhor está me dando um primeiro passo.

    • Muito bacana Ruan seu empenho em se desenvolver pessoalmente.
      Fico feliz em saber que estou contribuindo de alguma forma em sua vida.
      Abraços!

  • Ruan Machado

    Muito legal, tenho 18 anos e estou me apaixonando por desenvolvimento pessoal, falei com minha professora ela falou que é otimo, e que eu iria ver o mundo de outra forma. E realmente estou vendo, sou mais otimista, pego as coisas e faço agora, nao deixo para depois, estou lendo todo seu blog, muito obrigado por compartilhar isso ( de graça). O senhor está me dando um primeiro passo.

    • Muito bacana Ruan seu empenho em se desenvolver pessoalmente.
      Fico feliz em saber que estou contribuindo de alguma forma em sua vida.
      Abraços!