Como acabar com a falta de foco: 7 objeções que podem impedir você de alcançar resultados

Você já teve problemas com a falta de foco? Ficou desanimado, sentiu preguiça para realizar ações importantes, que poderiam ter levado a sua vida para o próximo nível?

Se você respondeu sim a essas perguntas, então já passou pelo terrível mal que é a da falta de foco.

E não pense que você está sozinho neste desafio. Saiba que grande parte das pessoas sofrem com desânimo, estresse e falta de energia, na hora de conquistar suas metas e objetivos.

As consequências desse problema acaba afetando várias áreas da vida, fazendo com que a pessoa se distancie cada vez mais daquilo que ela mais deseja.

A boa notícia, é que podemos resolver este desafio e tomar o controle do foco em nossa vida. Continue lendo este artigo que irei compartilhar com você alguns princípios básicos para se ter foco e assim alcançar os resultados desejados.

Você conhecerá as sete objeções mais comuns utilizadas pelas pessoas:

  1. Falta de oportunidade
  2. Falta de tempo
  3. Amizades improdutivas
  4. Sentimentos de inferioridade
  5. Problemas financeiros
  6. Falta de experiência profissional
  7. Falta de apoio da família

1 – Falta de oportunidade

Muitas pessoas reclamam da falta de oportunidade na vida. Algumas, tentam alcançar seus objetivos e quando precisam empregar mais energia, simplesmente procrastinam ou desistem de tudo.

A grande verdade, é que vivemos em uma época repleta de oportunidades. Pense no avanço tecnológico que acompanhamos nos últimos anos. Nunca na história da humanidade tivemos tantas oportunidades profissionais e financeiras, como temos agora.

Se você focar em desenvolver habilidades específicas em sua vida pessoal e profissional, você não se abalará tão facilmente em tempos de crise.

No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade. – Albert Einstein

No lugar de acreditar que não há oportunidades em sua vida, se este for o seu caso, busque desenvolver novas habilidades e competências. Trabalhe o seu foco de forma concentrada. Tenha confiança em si mesmo e busque aquilo que deseja.

2 – Falta de tempo

Talvez, você seja uma pessoa realmente ocupada. Talvez, você tenha tantos compromissos, que se sente sufocado em alguns momentos. O curioso, é que o tempo é igual para todos. E o modo como aproveitamos o tempo, determinará os nossos resultados.

O foco, tem uma relação profunda com o tempo. Se você não controla o seu tempo disponível (seja as suas horas vagas ou suas horas de produtividade), então você não controla o seu foco de maneira eficiente.

As pessoas que reclamam da falta de tempo não estão conscientes do controle que elas têm sobre suas próprias vidas. Às vezes, elas se deixam levar por coisas que não têm tanta importância e gastam uma enorme quantidade de tempo e energia, que poderiam ser empregados em algo mais produtivo.

Para solucionarmos este desafio, temos uma escolha: melhorarmos nossa produtividade. Priorize tudo aquilo que é importante em sua vida (pessoal e profissional), e trabalhe arduamente em suas metas. Aproveite o tempo da melhor maneira possível.

3 – Amizades improdutivas

Deixe-me lhe fazer uma pergunta: você acredita que nossas amizades têm um grande impacto em nosso foco? Pode apostar que sim! As pessoas que escolhemos em nosso círculo de amizades, podem influenciar e muito, nossos resultados na vida.

Por exemplo: se você é uma pessoa que busca melhorar a sua vida financeira, e os seus amigos gastam todo o dinheiro deles em baladas e coisas supérfluas, como você se sentirá em relação a isso? Acredita que suas ideias estarão em sincronia com as ideias deles? Dificilmente.

É preciso analisarmos com cuidado, as pessoas do nosso círculo de amizades. Devemos lembrar que em cada fase da vida, tivemos diferentes tipos de amizades na infância, adolescência, juventude e fase adulta.

Talvez os valores que temos hoje, possam ser totalmente diferentes dos valores que tínhamos na juventude.

O ponto que eu quero chegar, é que todos nós devemos escolher pessoas que querem o nosso bem, e que buscam progresso na vida. Dessa forma, não correremos riscos de perder o foco e entrar em conflito de ideias muito opostas.

Procure estar perto de pessoas que sabem como se controlar emocionalmente, pois você passará a adotar o mesmo padrão. Busque por amigos de crescimento: pessoas vão cobrar o seu melhor sempre!

Isso faz sentido para você? Espero que sim!

4 – Sentimentos de inferioridade

Todos nós já passamos por algum momento na vida, em que nos sentimos inferiores a outras pessoas. Na verdade, a fórmula para a inferioridade é bem simples: foque em áreas que você não seja bom, e que não tenha habilidades ou competências suficientes, que automaticamente se sentirá inferior aos outros.

A boa notícia, é que podemos vencer esses sentimentos, se soubermos trabalhar nosso foco.

Se você focar em áreas em que foi bem sucedido e se sentiu realizado, você poderá resolver facilmente este desafio. Nunca deixe se dominar por sentimentos de inferioridade. Foque nos seus momentos vitoriosos!

Muitas pessoas não percebem que têm o desempenho afetado por crenças pessoais limitantes. Acredite ou não, suas crenças pessoais têm grande poder em suas decisões. Se você deseja alcançar resultados positivos, você deve controlar seu foco e aquilo que acredita ser possível de se realizar.

Pessoas de sucesso e alta performance, têm conhecimento do poder do foco. Elas sabem como controlar o estado emocional e tirarem o maior proveito de si mesmas.

5 – Problemas financeiros

Por experiência própria, eu já tive o meu foco e minha produtividade afetada profundamente por problemas financeiros. Sei exatamente o que é sentir pressão financeira.

Embora muitas pessoas pareçam não se preocupar tanto com o dinheiro, ele tem uma grande importância em nossa vida e deve ser respeitado.

Sejamos sinceros: ninguém em sã consciência se sentiria realizado pessoal ou profissionalmente com dificuldades financeiras. Você pode se sentir “desesperado” e motivado o suficiente, para mudar a situação financeira e ter uma vida mais próspera.

Porém, gostar de passar dificuldades financeiras, ninguém gosta. Portanto, não deixe que os problemas financeiros afetarem o seu foco.

Não precisamos usar problemas financeiros como desculpas, e perdermos o foco. O que realmente precisamos, é de um plano que faça nossos objetivos financeiros acontecerem.

Desenvolva um plano para aumentar sua renda familiar, pare de gastar dinheiro com coisas que não te trazem retorno, tome alguma ação neste sentido. O que não pode acontecer, é você ficar parado sem fazer nada e esperando algum tipo de “milagre”.

E para isso, podemos contar com cursos, livros, vídeos e outros recursos que nos ajudarão alcançar nossos resultados financeiros.

6 – Falta de experiência profissional

Muitas pessoas quando querem alcançar suas metas e objetivos, dizem que lhes falta experiência profissional, e perdem completamente o foco! Se este for o seu caso, saiba que podemos adquirir novas competências e conhecimento de maneira rápida.

Hoje em dia felizmente temos vários recursos para o desenvolvimento profissional. É possível aprendermos com pessoas de alto gabarito e que estão dispostas a ajudar qualquer pessoa com vontade de aprender e se especializar em virtualmente qualquer área.

Graças a tecnologia, podemos aprender novas habilidades do conforto de nossas casas. Isso é fantástico! Podemos adquirir cursos, eBooks, acesso a sites especializados e aprender diretamente com os “experts” (pessoas com um grande conhecimento e resultados na área em que atua).

As informações estão todas disponíveis para qualquer pessoa que deseje aprender e crescer na vida pessoal e profissional. O que não podemos fazer, é perder o foco, por acreditar que não somos capazes de aprender. Desde que tenhamos vontade e desejo ardente, podemos ir em busca dos elementos que mudará a nossa vida para muito melhor.

7 – Falta de apoio da família

Não há nada pior do que você ter uma ideia de um projeto, empreendimento, algo inovador e lhe faltar apoio da família. Você já passou por situação assim? Provavelmente acredito que a sua resposta seja sim. Nessa situação, temos duas opções:

  1. Desistirmos de tudo e acreditarmos que não conseguiremos desenvolver nossos planos.
  2. Focarmos toda nossa energia na realização daquilo que mais queremos.

E minha pergunta a você é: qual das duas opções você escolherá?

O fato é que cada membro da família tem a sua forma de pensar. Talvez, bem diferente da sua maneira. Nossos país, tios, avós, cunhados, irmãos, talvez tenham desenvolvido suas próprias formas de ver o mundo.

E esta forma de pensar pode ser completamente diferente da sua. No entanto, sabendo disso, você será testado e terá que ser firme a seu propósito. Você terá que realmente usar o poder do seu foco e fazê-lo trabalhar na conquista de suas metas e objetivos pessoais e profissionais.

Nunca culpe os seus familiares por não apoiarem você em alguns momentos. Cada um deles têm suas próprias objeções e limites emocionais. Quanto mais cedo tomarmos consciência disso, menos frustrações e decepções sentiremos.

Ame os seus familiares e siga o seu próprio caminho!

Sem desculpas para a falta de foco

Espero sinceramente que este artigo tenha lhe trazido algumas ideias de como acabar com a falta de foco. Não precisamos nos tornar escravos das circunstâncias e viver com medo de alcançar nossos resultados.

O que devemos fazer, é colocar nossos objetivos na frente, e os nossos medos atrás!

E lembre-se:

Onde vai o seu foco, vai toda sua energia. – Tony Robbins

Você acabou de conhecer as sete objeções mais comuns que podem impedir você de alcançar os seus resultados mais desejados. Espero que você aplique essas informações de maneira produtiva em todas as áreas da sua vida.

A repetição é a mãe do aprendizado! Vamos recapitular quais são as sete objeções:

  1. Problemas financeiros
  2. Sentimentos de inferioridade
  3. Amizades improdutivas
  4. Falta de tempo
  5. Falta de oportunidade
  6. Falta de experiência profissional
  7. Falta de apoio da família

Gostou deste artigo? Então compartilhe-o nas redes para que mais pessoas possam ter acesso.

Por favor, deixe sua dúvida, comentário ou opinião logo abaixo. Desta forma, todos nós criamos mais interação e aprendizado, para usarmos o poder do foco em nossa vida.

CONTEÚDO VIP

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente artigos, vídeos e mensagens para o seu desenvolvimento pessoal e profissional em primeira mão!>

  • Derlan Lima

    Muito bom, parabéns.

  • Derlan Lima

    Muito bom, parabéns.

  • Rogerio

    Muito bom os seus textos luíz , eles estão sendo de grande ajuda muito obrigado.

  • Dalva Lazzeri da Silva

    Adorei a matéria muito legal
    E vamos focar

    • Olá Dalva!
      Que bom que gostou. Fico contente em saber disso.
      E sim, vamos focar!
      Abraço!