6 passos para alcançar suas metas e objetivos

Você tem o costume fixar metas e objetivos em sua vida? Você já definiu como quer viver nos próximos dois, cinco ou dez anos?

Saiba que grande parte das pessoas, infelizmente, não definiram ou não têm ideia do que elas querem alcançar no futuro. Estabelecer metas e objetivos é uma atividade fundamental, que todos deviriam dar atenção.

Há muitos anos li o livro Desperte Seu Gigante Interior, de Anthony Robbins, e me deparei com uma série de exercícios que mostrava a importância de fixar metas e objetivos na vida. Eu me lembro de ter feito todos os exercícios do livro, ligados a metas e objetivos pessoais e profissionais.

Hoje, depois de 15 anos, posso dizer que pude alcançar cerca de 50% dos resultados que fixara para mim. No entanto, o mais importante no meu ponto de vista, é você acompanhar a sua própria evolução: quem você se torna no processo.

Você tem que, literalmente, transformar a si mesmo, no sentido de aprender novas habilidades e novas competências, além de deixar a preguiça de lado. Aliás, este é o propósito principal do estabelecimento de metas e objetivos: fazer com que você evolua como ser humano, enquanto tira o máximo de proveito da jornada.

Assista ao vídeo abaixo:

Por isso, achei válido compartilhar com você os seis passos para alcançar suas metas e objetivos em sua vida.

Veja uma prévia do que você irá encontrar neste artigo:

  1. Tenha visão de clara e específica de suas metas e objetivos
  2. Escreva tudo o que almeja alcançar no papel
  3. Tenha uma estratégia para alcançar suas metas e objetivos
  4. Tenha motivos para fazer com que siga em frente
  5. Realize suas ações até alcançar o que deseja
  6. Tenha flexibilidade comportamental

Vamos aos passos?

1 – Tenha uma visão de clara e específica das suas metas e objetivos

Você deve criar uma visão clara e específica daquilo que deseja alcançar. E talvez você queira alcançar muitos resultados. A maioria das pessoas querem alcançar tantas coisas ao mesmo tempo, que elas se esquecem de focar no desenvolvimento da visão específica.

Ter visão significa você fechar olhos e imaginar como quer que sua vida seja, em vários aspecto, cada um dentro do seu tempo: emocional, financeiro, familiar, corpo físico, carreira, negócios. Você deve criar realmente a imagem de como quer viver sua vida, usando todos os seus sentidos (veja, ouça e sinta).

Lembre-se de que tudo que existe hoje no mundo foi um dia criado na mente de alguém. Todos os grandes inventores, lideres, empreendedores, parecem ter essa incrível capacidade de criar suas visões e depois comunicá-las ao mundo.

Você como autor da sua vida tem este mesmo poder de fazer o mesmo. Conheça os resultados que deseja alcançar, para ativar recursos e usar todo o seu potencial para concretizar seus sonhos.

2 – Escreva tudo o que almeja alcançar no papel

Você já teve a experiência de querer realizar uma meta ou objetivo, que estava registrado apenas na sua mente? O que geralmente acontece? Sim, tudo acaba caindo no esquecimento! É muito fácil nos esquecermos.

Quantas tarefas temos que realizar no dia a dia? É provável que você seja uma pessoa muito ocupada, com diversas atividades a serem executadas. Como sei disso? Sou como você.

Logo, para que possamos ter certeza que estaremos empenhados em realizar nossas metas e objetivos, é fundamental escrevê-las no papel. Quando escrevemos nossas metas, deixamos de dar espaço para os padrões da auto sabotagem.

A neurociência afirma que há uma razão científica para escrevermos nossos resultados no papel: nossa mente fotografa o que desejamos alcançar. Sendo assim, aumentamos a nossa atenção em relação aos nossos resultados desejados.

Para aumentar ainda mais a eficiência dos nossos resultados, devemos pegar nosso papel com nossas metas e objetivos, e deixá-lo em um lugar visível:

  • No carro
  • Atrás da porta
  • Na mesa de trabalho
  • No espelho
  • Na agenda
  • No computador
  • No seu celular

O importante é você visualizar suas metas constantemente, para criar foco, direção e desejo ardente.

3 – Tenha uma estratégia para alcançar suas metas e objetivos

Ter uma estratégia para alcançar o que você deseja, é como ter um mapa para guiá-lo em caminhos desconhecidos. Você deve saber exatamente o que se deseja alcançar, e logo tomar ações para que suas metas e objetivos se concretizem.

São as suas atitudes e suas ações e que trarão os seus resultados. Logo, é preciso que você tome as ações corretas e coerentes em relação ao que busca. Se seu objetivo é seguir para o norte e você pega o caminho para o sul, sua estratégia se tornará ineficiente.

Não importa o quão rápido, inteligente e audacioso você seja, se escolher a estratégia errada, você terá resultados totalmente indesejados.

Muitas pessoas confundem ação com movimento. Ação neste sentido, significa você tomar ações eficazes, que possam aumentar suas chances de sucesso. Já o movimento, pode fazer com que você gaste energia e esforço, sem chegar perto dos resultados que deseja.

Caso você tenha dificuldades em se criar uma estratégia para alcançar suas metas e objetivos, procure por pessoas que já chegaram aonde você deseja chegar. Faça uso da modelagem, e duplique as mesmas ações físicas e mentais daqueles que já trilharam o caminho.

Dessa forma, geramos aprendizagem acelerada e encurtamos o fator mais importante em nossa vida: tempo.

4 – Tenha motivos para fazer com que siga em frente

Haverá momentos em sua jornada que você pensará em desistir. Às vezes é difícil lidarmos com a pressão o tempo todo, seja ela qual for. Principalmente quando estamos tentando alcançar algum resultado, e nossas ações parecem não surtirem efeito.

Em momentos assim, o que fará com que você siga em frente, serão os seus motivos mais profundos. Se você tiver motivos realmente significativos, de algum modo, você continuará tentando até alcançar o que deseja.

É preciso que os seus motivos estejam ligados ao resultado que você pretende ter em sua vida. Logo, você terá a motivação necessária para continuar tentando. Portanto, saiba exatamente quais são suas razões mais profundas.

Geralmente, as razões para continuarmos no caminho rumo as nossas metas e objetivos são:

  • Família – se você tem família (filhos), você usará todas as suas forças para mantê-la em segurança.
  • Fuga da dor – nós seres humanos fazemos muito mais para fugir da dor do que mover para o prazer.
  • Sonhos – se você tem algum sonho ou paixão, que deseja realizar em sua vida, este poderá ser sua inspiração para trabalhar em suas metas e objetivos.

5 – Realize suas ações até alcançar o que deseja

O “mindset” necessário para que você realize suas metas e objetivos, é você realizar ações até chegar no seu resultado.  Muitas pessoas começam a trabalhar em seus projetos e atividades, mas no meio do caminho param com tudo.

Como resolver esta situação? O segredo para você alcançar o que deseja, está justamente em realizar suas ações vencedoras. O que quero dizer com ações vencedoras, são os tipos de ações testadas e aprovadas, que se mostram muito mais eficientes do que outras.

É preciso que desenvolva o que a PNL chama de acuidade sensorial. O que a acuidade sensorial nos ensina, é trabalhar nossa percepção no sentido de analisarmos a eficiência das nossas ações, bem como os resultados que elas nos trazem.

Quando você tem esta capacidade de avaliar o que está lhe gerando resultados e o que não está, tudo o que precisa fazer é continuar mudando sua estratégia. Depois disso, cabe a você repetir suas ações até que alcance suas metas e objetivos. Lembre-se também de focar no longo prazo.

Caso perceber a existência de crenças limitantes, trate de substituí-las o mais rápido possível para continuar seguindo em frente.

6 – Tenha flexibilidade comportamental

A pessoas com maior flexibilidade comportamental, são aquelas que mais geram resultados. Às vezes é preciso adaptarmos a novas situações e novos desafios. Quando somos rígidos demais em relação as nossas ideias, podemos não enxergar novas possibilidades em nossa vida.

Gosto de pensar em uma analogia que li há muito tempo:

O bambu se curvará durante a tempestade, enquanto o carvalho no mesmo evento, se partirá devido a sua rigidez.

Esta analogia faz muito sentido quando pensamos em nosso próprio comportamento. Se pensarmos de maneira flexível, aumentamos nossas chances de sucesso. Se tivermos pensamos rígidos, deixaremos de enxergar novas maneiras de realizar as coisas.

É importante pensarmos em diversas maneiras para alcançarmos nossas metas e objetivos. Quando digo diversas maneiras, me refiro a criar opções que trarão os mesmos resultados.

Por exemplo, se você quer entrar em forma, você pode entrar com diversas opções para atingir o seu resultado:

  • Correr
  • Praticar natação
  • Futebol
  • Artes marciais
  • Frequentar uma academia
  • Praticar tênis
  • Praticar um esporte de sua preferência

A lista pode se tornar grande, pois você pode criar diversas opções. Tudo que você tem que fazer é escolher uma atividade que lhe agrade e executá-la de maneira consistente.

Conclusão

No final de tudo, o que realmente desejamos alcançar são emoções e sentimentos agradáveis. Afinal, temos a necessidade emocional de crescimento e contribuição, que também são as necessidades de nossa alma.

Metas e objetivos servem para nos fazer crescer como ser humano, e fazem também com que exploremos nosso enorme potencial. Sem esses elementos, não temos direção e não há como mensurarmos se estamos progredindo na vida ou não.

Por este motivo, é fundamental sabermos exatamente o que queremos realizar em nossa vida. Se você até então não tinha o hábito de fixar metas e objetivos, espero que este artigo tenha lhe despertado interesse. Caso tenha gostado, compartilhe-o para que mais pessoas possam ter acesso.

E para finalizar, convido você a comentar o que faz para alcançar suas metas e objetivos.

CONTEÚDO VIP

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente artigos, vídeos e mensagens para o seu desenvolvimento pessoal e profissional em primeira mão!>

  • Fabiana Carla Conceição

    Luiz Felipe o artigo foi muito eficiente, me mostrou exatamente o que queria e precisava para mudar minhas metas e objetivos, Grata.

    • Olá Fabiana.
      Fico feliz que tenha gostado do artigo.
      Grande abraço!

    • Olá Fabiana.
      Obrigado pelo comentário.
      Muita energia para conquistar suas metas e objetivos este ano e sempre!
      Grande abraço!

    • Olá Fabiana.
      Obrigado pelo comentário.
      Muita energia para conquistar suas metas e objetivos este ano e sempre!
      Grande abraço.

  • Fabiana Carla Conceição

    Luiz Felipe o artigo foi muito eficiente, me mostrou exatamente o que queria e precisava para mudar minhas metas e objetivos, Grata.

    • Olá Fabiana.
      Obrigado pelo comentário.
      Muita energia para conquistar suas metas e objetivos este ano e sempre!
      Grande abraço.