Como alcançar resultados desejados

como-alcancar-resultados-desejados

Quer alcançar resultados em sua vida? Uma distinção que eu acredito ser fundamental para alcançarmos resultados desejados, é conhecê-los antes mesmo de atingi-los. Por que isso? Porque quando seguimos por esse caminho, nós despertamos recursos dentro de nós, para fazer com que eles aconteçam de fato.

Nosso cérebro possui esse enorme poder de imaginar, antecipar acontecimentos futuros, resultados e pensamentos (positivos ou negativos), através de imagens, sons e sensações. Por essa razão é melhor escolher pensamentos edificadores e evitar os tóxicos.

O problema é que muitas pessoas fazem uso desse recurso de maneira contrária. Elas deixam que as outras pessoas ou mesmo fatores externos controlem a vida de delas. Nós podemos sempre escolher a própria vida, através de objetivos conscientes.

Deixe-me compartilhar com você um fato que aconteceu com a minha namorada, para que você possa se relacionar com alguma situação que talvez tenha passado também.

A avó de minha namorada reside em São Paulo/SP, decidiu passar alguns dias aqui na cidade de Varginha, em Minas Gerias. Como você deve ter imaginado, ela é uma senhora de aproximadamente 71 ou 72 anos, com uma energia invejável. O fato era que a viagem estava programada para durar de 5 a 6 horas, e isso não aconteceu.

O que realmente aconteceu foi que ela chegou em Varginha às 22h30. Com certeza você já deve ter imaginado o estado emocional de minha namorada naquela altura. Às vezes fazemos escolhas baseadas em fatos que aparecem nos noticiários ou na mídia. E esses não são os melhores para se usar como referência em momentos assim.

Minha namorada entrou num estado de pânico, pois começou a imaginar que alguma coisa de ruim tivesse acontecido com sua avó. Ela acreditava que a avó passara mal e que talvez pudesse ter sido internada em algum hospital de alguma cidade enquanto seguia para Varginha, já que ninguém da família conseguia localizá-la.

O ponto é que a avó de minha namorada não viera no ônibus previsto, e sim em outro ônibus com o horário bem diferente. Por esse motivo ela se atrasou, ficando na própria estação rodoviária de São Paulo, até a chegada do próximo ônibus que seguiria para Varginha. Entretanto, ela chegou sã, salva e com um enorme sorriso no rosto.

Compartilhei essa história com você apenas para lhe mostrar o poder do cérebro de representar ou mesmo alucinar acontecimentos. Pois neste caso, minha namorada utilizou grande parte dos seus sentidos para criar uma cena com sensações e sons na mente dela, em que dizia para si mesma que havia ocorrido algo de ruim com a avó.

E nada do que ela pensou foi real, mas ela reagiu como se tudo aquilo tivesse sido real.

Controle seus pensamentos

Esse é o poder que nós temos para criar situações e experiências imaginadas, pois tudo começa em nossa mente através do nosso foco. Então, por que não utilizarmos esse poder e o nosso potencial pessoal para criar os resultados que realmente queremos em termos positivos? Naquela situação, minha namorada ficou imaginando e dizendo para si mesma que havia ocorrido algo negativo.

Conheça seus resultados

Saiba o que você quer especificamente, antes tomar qualquer ação. Qual é o resultado que você busca em seu relacionamento amoroso? Qual é o resultado que você busca em sua saúde/corpo físico? A maioria das pessoas hoje em dia infelizmente não têm clareza do que querem alcançar. Na verdade, muitas pessoas confundem movimento com ação, que são coisas bem diferentes.

E necessário criarmos uma visão para cada área da nossa vida, para que possamos desenvolver autoconfiança e seguir em frente rumo aos nossos sonhos.

Descubra qual é o propósito dos seus resultados

Por que você quer o que você quer? Por exemplo, vivemos em uma era capitalista onde a maioria das pessoas trabalha arduamente para ganhar dinheiro. Vamos imaginar que uma pessoa gostaria de acertar na Mega Sena e para se tornar milionária… (e quem não gostaria?).

Quais são as razões emocionais que a pessoa teria para se tornar milionária? Como isso mudaria a vida dela em termos emocionais? Quanto de tempo livre ela teria para passar com as pessoas que ama?

  • Imagine o impacto positivo que poderia ser criado na vida das outras pessoas.
  • Imagine a capacidade de contribuição de uma pessoa milionária para os outros (sim, poderia ser você).
  • Imagine todas contas sendo pagas no final de cada mês.

Isso não seria fantástico?

Você se sente motivado para entrar em ação?

Outro exemplo: vamos imaginar que você gostaria de ter um corpo escultural (bem talvez você já o tenha, então vamos imaginar que outra pessoa o queira); como isso mudaria a sua vida em termos emocionais? O quanto da sua autoestima se elevaria? Imagine você como um modelo de possibilidades para seus amigos, filhos ou pessoas próximas a você?

Para que você alcance esses e outros resultados que deseja, você deve entrar em ação. Isso é o que veremos no próximo tópico.

Entre em ação para alcançar seus resultados

Muitas pessoas estabelecem objetivos, mas na hora de entrar em ação, algumas desistem. É fato que nem todo mundo que deseja alcançar resultados, terá a visão e persistência necessária para chegar até o final. A razão disso é que se a pessoa não tiver uma mente preparada para enfrentar desafios, ela desistirá ao primeiro sinal de dificuldade. Vemos isso acontecer diariamente com a grande maioria.

Por que muitas pessoas desistem quando estabelecem resultados? Bem, existem várias razões. E uma delas é o foco na ação e não no resultado. O que isso significa? Por exemplo, digamos que queremos perder peso. Então nosso foco não é correr 20 km por dia. Correr essa distância é apenas uma ação, pois o que realmente queremos é a perda de peso. Claro que poderíamos especificar mais ainda, como “perder 10 quilos de gordura corporal em seis meses”.

E veja que interessante: talvez você não goste de correr, mas talvez goste de nadar. Então você poderia substituir a corrida por natação, porque o resultado que busca é emagrecer, independente de qual ação ou modalidade que praticar.

Percebeu o poder que este conceito tem? Use a sua imaginação para criar mais opções através de ações, para chegar onde realmente deseja.

É importante também comemorar pequenas vitórias, cada vez que alcançarmos alguma meta ou objetivo. Comemore, dê créditos a si mesmo, não caia na ilusão de que você só será feliz quando conseguir o que você quer.

Seja feliz agora, porque quando você conseguir o que deseja, será você mesmo se permitindo se sentir bem. Antecipe seus resultados futuros imaginando-se de posse daquilo que quer, porque assim você enviará ao seu cérebro sinais nítidos para fazer com que se mova na direção do seu objetivo desejado.

Espero que você tenha gostado deste artigo.

Grande abraço e até o próximo!

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>