Como Aumentar sua Produtividade em seu Dia a Dia

aumentar-produtividade

Todos nós queremos ser mais produtivos para alcançar nossos resultados na vida. No entanto, para aumentar sua produtividade, você precisa executar uma sequência de ações eficientes e se esforçar em realizá-las diariamente. Você deve mudar hábitos que roubam o seu tempo e sua produtividade.

Irei compartilhar com você ideias para aumentar sua produtividade e fazer uma diferença substantiva, seja no seu trabalho ou na sua vida pessoal. Continue lendo.

Antes de tudo, devemos lembrar que o fator tempo está por trás da nossa produtividade. Para sermos produtivos, devemos ter consciência do tempo que temos disponível em nosso dia a dia, e sabermos aproveitá-lo da melhor maneira possível. Muitas pessoas reclamam da falta de tempo. Então eu pergunto: será que essas pessoas têm aproveitado o tempo da melhor maneira possível?

Assista ao vídeo abaixo:

Além do tempo, existem também outros fatores, principalmente emocionais. A produtividade de alguém depende muito dos fatores psicológicos. E vencer a procrastinação é um dos fatores principais, para que a pessoa possa entrar em ação e ser realmente produtiva. O que nos move e nos impulsiona a ação, são as nossas razões (propósito). Devemos saber exatamente o que nossas ações nos trarão quando executadas – quais são os benefícios.

Não faz sentido termos uma lista de coisas a fazer, sem se relacionarem com os resultados que desejamos em nossa vida. A produtividade deve estar ligada com as nossas emoções. Pois imagine conseguirmos o que buscamos e no final não nos sentirmos realizados. Neste caso, em vez de realização, encontraremos frustração.

Muitas pessoas confundem produtividade com movimentos desgastantes sem propósito. Existem muitas ações que podemos executar com mínimo de esforço. Quando me refiro ao mínimo esforço, não me refiro a ações preguiçosas ou incompletas, não é isso. Me refiro a ações que podem levar menos tempo, e ainda sim, gerarem resultados atraentes.

Por exemplo, você quer caminhar, porém não tem tempo, porque sua vida é muita atarefada e cheia de compromissos. O que fazer nessa situação? Bem, você talvez não precise de 1 hora de caminhada. Você pode fazer isso em 15 minutos, e ainda sim, alcançar seu resultado.

Você pode ser produtivo com poucos minutos diários e conseguir resultados fabulosos em diversas áreas de sua vida.

Vamos conhecer agora, algumas ideias que podem aumentar sua produtividade e com isso, fazer com que sinta mais realizado e feliz ao final do processo.

Organize e Planeje Suas Atividades

Não existe produtividade sem organização e planejamento. Por isso, é fundamental que você organize todas as tarefas e atividades que lhe são importantes, antes de executá-las.

Pergunte a si mesmo: quais atividades de maior importância, que precisam ser executadas no dia? Responda a essa pergunta e depois, organize-as por ordem de importância, criando assim um planejamento eficiente e executável.

A maioria das pessoas parece estar no piloto automático o tempo todo. Não param para avaliar para onde estão indo, ou que resultados estão obtendo com suas ações. É necessário organizarmos e planejarmos nossas ações, para possamos concentrar nossa energia em áreas que precisam de nosso foco.

Livre-se das Distrações

As distrações roubam o nosso tempo e produtividade. Vivemos hoje numa de distrações. Existe uma inundação de informações que parecem dominar nossa vida. Você abre sua caixa de e-mails e se depara com centenas de mensagens, algumas importantes, outras não. Seu facebook é inundado com notícias de milhares de acontecimentos no mundo todo.

Tudo isso se tornam iscas para roubar sua atenção e produtividade. O que faço quando preciso de atenção total para determinada atividade, é me desconectar da internet. Neste momento, enquanto escrevo este artigo, minha internet está desligada. Essa é uma ótima maneira que encontrei para colocar toda minha atenção em minha escrita.

Sempre somos atraídos pela internet quando estamos realizando alguma atividade importante. Escrever artigos para mim, é uma atividade que me proporciona um senso de realização e contribuição na vida de milhares de pessoas. Por esta razão, tenho que me concentrar ao máximo nesta atividade.

Desenvolva Hábitos Que Aumentem Sua Produtividade

Você tem hábitos que lhe ajudam aumentar sua produtividade, ou hábitos que fazem o contrário? Estou me referindo a hábitos como ler, se exercitar, meditar, planejar, qualquer hábito que faz com que você use o seu potencial e seja produtivo.

Infelizmente, existem hábitos que prejudicam nossa produtividade. Quais são eles? Conversas inconvenientes, como fofocas e assuntos que não levam a lugar algum; atividades sem propósitos, programas de TV que não acrescentam absolutamente nada em nossa vida.

Às vezes não é fácil mudarmos nossos hábitos de uma hora para outra. No entanto, podemos implementá-los pouco a pouco. Na medida em conseguimos resultados positivos, começamos a perceber a eficiência da mudança, e naturalmente, nos tornamos “viciados” em bons hábitos.

Eu me lembro há muito tempo atrás que não gostava muito de ler. Para ser sincero, detestava leitura. Acreditava que a leitura era uma atividade chata e sem graça. Tudo mudou quando, mudei meu ponto de vista em relação ao meu aprendizado e desenvolvimento pessoal. Ainda bem que mudei rapidamente, quando tinha 17 ou 18 anos.

Graças a essa mudança que realizei em minha vida, você está lendo este artigo agora. Aliás, escrever é outro paradigma que mudei há alguns anos. Escrever é uma atividade bem diferente de ler, porque demanda muita concentração e ligação de ideias, e isso só se consegue através de muita prática. Por esta razão, sempre procuro aumentar minha produtividade na escrita.

Anote Suas Boas Ideias

Já percebeu que nossas melhores ideias surgem quando não pensamos nelas? Muitas vezes, basta você ter uma ótima ideia para aumentar imensamente sua produtividade. Portanto, quando tiver uma ótima ideia, por mais absurda que possa parecer, anote-a. Mais tarde você pode amadurecê-la e organizá-la, e claro, colocá-la em prática.

Graças à tecnologia atual, podemos usar aplicativos que facilitam e muito nossa vida, no sentido rascunharmos ideias a qualquer momento, em qualquer lugar. Eu gosto muito do Evernote. É um aplicativo muito útil e prático. Tenho o Evernote no meu smartphone e no meu notebook. Toda vez que tenho uma ideia, seja para um artigo, livro ou vídeo, abro a o Evernote e anoto-a, e depois vou trabalho nela.

Este artigo começou com uma simples ideia sobre produtividade, que anotei no bloco de notas do Evernote.

Portanto, sempre que tiver alguma boa ideia, anote-a imediatamente. Porque se não anotarmos nossas ideias no momento em que elas surgem, podemos esquecê-las depois. Outro ponto positivo em anotar suas ideias, é que você desenvolve o hábito de fazer anotações. Isso lhe ajudará aumentar sua produtividade imensamente.

Realize Pequenas Metas

Realizar pequenas metas, de maneira gradual, é ótimo para nossa produtividade. Muitas pessoas fixam grandes metas e enormes objetivos, inalcançáveis. O que acontece depois? As metas e objetivos por serem muito complexos, se tornam algumas vezes, inalcançáveis.

É mais fácil realizarmos pequenas metas alcançáveis, do que grandes metas inalcançáveis, e depois frustrarmos. Podemos realizar pequenas ações, e, mesmo assim, mantermos nossa produtividade.

Por exemplo, você decidiu ler aquele livro que comprou há algum tempo, porém, quando olha para a quantidade de páginas ele possui, você adia a leitura. Como agir neste caso? Você pode começar, simplesmente, lendo uma página ou duas por dia. E mesmo assim, você alcança seu resultado.

Podemos nos livrar de sofrimento e conflito com nós mesmos, por acreditar que não realizamos nossas metas.

Execute pequenas ações constantemente. Você irá se surpreender com os resultados que irá obter com esta estratégia.

Use o Poder da Alavanca

Usar o poder da alavanca significa usarmos o tempo que já temos disponível, e gerar resultados satisfatórios. É uma forma muito inteligente de aumentarmos imensamente nossa produtividade.

Por exemplo, enquanto aguarda sua vez na fila do banco, você pode ler 3 ou 4 páginas do livro adquiriu e se comprometeu, ir até o final. Enquanto leva seus filhos para escola, você pode aproveitar para se conectar com eles. Enquanto faz sua caminhada, pode ouvir suas músicas preferidas e se divertir no processo.

Você tem muitas opções para alavancar sua produtividade. Tudo depende das estratégias que utiliza para aproveitar o tempo da melhor maneira possível. Como vimos, a nossa produtividade está ligado ao tempo que temos disponível. Portanto, devemos usar este tempo da melhor forma possível, para estarmos aptos a gerar resultados positivos em nossa vida.

Todos nós podemos aumentar nossa produtividade e conseguir os resultados que desejamos. Tudo irá depender de nosso foco, disciplina e vontade de melhorar nossa vida sempre.

Espero que estas informações lhe ajudem a aumentar sua produtividade, e assim, alcançar suas metas e objetivos em sua vida. Por favor, deixe comentário ou pergunta, logo abaixo.

Grande abraço e até o próximo!

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>