5 Passos para controlar suas emoções facilmente

controle emocional

Você consegue controlar suas emoções facilmente? Ou você é daquele tipo de pessoa que perde o controle de suas emoções, toda vez que alguém ou alguma situação te deixa extremamente furioso?

Se você respondeu “sim” a segunda pergunta acima, então você deve continuar lendo este artigo, pois ele lhe fornecerá os 5 passos necessários para você controlar suas emoções facilmente.

Controlar as emoções é uma habilidade que todos nós deveríamos dominar em nossa vida, independente de qual seja a nossa profissão, posição social, religião, cor, sexo e idade. No entanto, infelizmente, a grande maioria das pessoas hoje em dia tem passado por uma grande dificuldade, quando o assunto é controle emocional.

Nunca tivemos tanta informação em nossa história, como temos nos dias de hoje. E muitas vezes, essa inundação de informação faz com que as pessoas tenham um ritmo de vida muito acelerado, já que a informação chega de maneira muito rápida.

Em consequência desta aceleração de informações, muitas pessoas perdem o foco e consequentemente o controle emocional; seja no trabalho, seja nos relacionamentos, nas finanças e até mesmo na espiritualidade (seja ela qual for).

Está achando este assunto interessante? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso.

É extremamente importante que saibamos como controlar nossas emoções ao meio de tanta movimentação existente no mundo.

Mas, como podemos fazer isso?

Quais são os passos necessários para que nós possamos controlar as emoções facilmente, mesmo que em determinados momentos de nossa vida (pessoal ou profissional), pareça impossível de se realizar isso?

Neste artigo você verá como:

  1. Identificar qual emoção você sente no momento em que acontece
  2. Interromper o padrão negativo
  3. Ter uma lista de emoções positivas como recurso
  4. Acreditar que você pode controlar suas emoções
  5. Imaginar como será a situação no futuro com você no controle

Assista ao vídeo abaixo:

As pessoas que não conseguem controlar suas emoções, acabam experimentando emoções negativas. O descontrole emocional pode acarretar vários problemas, além de outros tipos de emoções limitantes e enfraquecedoras, como:

  • Estresse
  • Raiva
  • Frustração
  • Tristeza
  • Solidão
  • Angústia
  • Medo
  • Ansiedade
  • Depressão

Esses são apenas alguns exemplos de emoções limitantes. Isto já mostra que é realmente preciso você controlar suas emoções de maneira focada, para que você não experimente nenhuma das emoções negativas, descritas acima.

Felizmente, você pode aprender a controlar suas emoções e evitar experimentar as outras emoções improdutivas. Mas antes, você deve ter algo importante em mente: todas as emoções que você experimenta, são criadas por você mesmo em sua mente, de acordo com o seu mindset (sistema de crenças, regras e valores pessoais).

Em outras palavras, não são as situações de sua vida que fazem com que você perca o controle das suas emoções. O que pode fazer com que você perca o controle emocional é a sua interpretação diante daquilo que você chama de realidade.

O que nós chamamos de realidade, é na verdade nossa interpretação perante os fatos de nossa vida.  Somos nós que damos significado as nossas experiências. Simultaneamente, podemos pressupor que estamos no controle de nossas emoções, embora seja necessário nos empenharmos para fazer isto acontecer.

Entretanto, é muito fácil para uma pessoa perder o controle de suas emoções, se ela não souber interpretar os fatos de maneira positiva. A maneira positiva na qual eu me refiro, é justamente o tipo de mindset que a pessoa deve ter para controlar suas emoções.

Se você seguir os 5 passos descritos abaixo, você com certeza aumentará suas chances de controlar suas emoções facilmente, mesmo em momentos que pareça difícil de se fazer isto.

Está gostando do artigo? Então cadastre seu email abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes e determinados do FocusLife para ser um dos primeiros a receber novos conteúdos.

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>

Agora, vamos então aos 5 passos para você controlar suas emoções facilmente.

1 – Identifique qual emoção você está sentindo no momento

Este passo é essencial para que você consiga controlar suas emoções. Como você irá ter controle emocional, sem saber ao certo o que você está sentindo? É preciso que você identifique qual é a emoção presente, para que você possa então mudá-la.

Por exemplo: se alguém já fechou você no trânsito e você se sentiu desrespeitado, é possível que você tenha interpretado a intenção do outro como negativa. E quando você diz a si mesmo que os outros não se importam com você, a raiva e outros sentimentos negativos, surgem como forma de defesa do seu sistema.

Entretanto, não sabemos exatamente qual foi à intenção do outro motorista. Talvez ele ou ela, estaria com pressa para socorrer alguém que estivesse passando mal. Ou talvez ele ou ela tivesse fechado você por completo descuido, sem querer prejudicar você.

Perceba que nesta situação é o momento mais necessário que você esteja no controle de suas emoções. Quanto mais você amplia sua percepção em relação aos acontecimentos que não estão no seu controle, mais opções positivas você cria.

Você passa a não só controlar suas emoções, como também, passa a controlar o seu foco. Você sai daquele molde em que a maioria das pessoas estão inseridas; o molde da reação.

Portanto, quando perceber que está perdendo o seu controle, lembre-se de fazer as seguintes perguntas:

  • O que realmente está acontecendo aqui agora?
  • Que emoção eu estou sentindo neste momento?

Ao fazer essas perguntas, seu cérebro instantaneamente irá querer respondê-las, porque você entrará em um estado emocional de curiosidade, em vez de raiva. Uma vez identificada o tipo de emoção negativa, então se deve interrompê-la. Este é o assunto do próximo tópico.

2 – Interrompa o padrão negativo

Outro ponto importante para você controlar suas emoções, é você simplesmente parar o que está fazendo por um ou dois minutos.

Esta simples ação poderá fazer com que você interrompa o padrão da emoção negativa, mudando seu estado emocional e possivelmente encontrando uma solução para o desafio presente.

Pense nisso. Quando nos encontramos em um estado emocional de raiva ou estresse, por exemplo, nossa percepção trabalha de maneira muito diferente, do que quando nos encontramos num estado emocional positivo.

A falta de controle das emoções pode mudar completamente a maneira como interpretamos os acontecimentos do dia a dia. Sendo assim, mudamos também a maneira de como nos comportamos e de como tomamos decisões.

A raiva às vezes pode ser uma emoção útil em certos tipos de situações e contextos. Entretanto, este tipo de raiva na qual me refiro é uma espécie raiva controlada. Até mesmo em momentos de raiva é preciso ter um certo controle. (Você pode usar a raiva para mudar algum comportamento limitante e tomar uma atitude vencedora, por exemplo).

Nas artes marciais, para que você se tornar um bom lutador, é necessário que você aprenda a controlar suas emoções. Se você leva um golpe do seu colega de treino, por exemplo, você é obrigado a tomar duas decisões interessantes:

  • Controlar suas emoções
  • Dar um rápido significado pra aquele contexto

As artes marciais é sem dúvida um ótimo meio de ensinar as pessoas apaziguarem suas mentes, através do controle emocional. Entretanto, toda vez que você se sentir um pouco estressado, trate de interromper o seu padrão e criar um novo mais positivo.

Imagina se você soubesse exatamente como lidar com a emoção limitante no momento em que ela se manifesta? Como a sua vida seria melhorada? Saiba que isto é possível e no próximo tópico você descobrirá como.

3 – Tenha uma lista de emoções positivas como recurso

Neste passo você irá identificar qual emoção positiva, que está disponível para você como recurso, assim que perceber a necessidade de acioná-la. Por exemplo, se você se sente ansioso em relação à determinada situação, você então escolherá uma emoção positiva para substituir a sensação de ansiedade.

Veja alguns exemplos de emoções positivas:

  • Confiança
  • Coragem
  • Determinação
  • Inteligência
  • Curiosidade
  • Criatividade
  • Calma
  • Paciência
  • Ousadia
  • Alegria

Você sempre poderá controlar suas emoções, desde que você se lembre que está no controle de sua vida. O erro mais comum que muitas pessoas cometem, é o de acreditar que não podem controlar suas emoções, e que suas vidas estão à mercê dos acontecimentos.

Você sempre terá de fazer escolhas ao longo de sua vida. Por isso, o melhor a fazer é escolher passar o máximo de tempo que puder, experimentando emoções positivas, em vez de emoções negativas.

Se você precisar aumentar o seu nível de empenho para realmente colocar todas essas ações em prática, recomendo que leia este artigo.

Está gostando do artigo? Então cadastre seu email abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes e determinados do FocusLife para ser um dos primeiros a receber novos conteúdos.

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>

4 – Acredite que você pode controlar suas emoções

Você esta no controle de suas emoções. Você é quem decide quando se sentir bem ou quando se mal. Muitas pessoas acreditam que elas não podem controlar as emoções e, como resultado dessa crença limitante, elas preferem acreditar que são os acontecimentos em suas vidas que as controlam.

Nós realmente não podemos controlar os acontecimentos que ocorrem em nossa vida. Podemos controlar apenas os significados dos acontecimentos.

Na verdade, o que não podemos controlar são esses três elementos abaixo:

#1 – Não podemos controlar o passado

O passado já passou. O que podemos tirar de aproveitamento do passado é somente o aprendizado. Tentar controlar o passado é sem dúvida garantia de frustração. O que realmente nos importa é o presente em diante.

#2 – Não podemos controlar as pessoas

Cada pessoa tem suas próprias crenças, regras e valores pessoais. Portanto, cada pessoa irá agir de acordo com aquilo que ela mesma acredita ser o correto. O que importa para ela são as decisões dela mesma e não de outras pessoas.

Por outro lado, podemos influenciar as outras pessoas, mas nunca controlá-las.

#3 – Não podemos controlar o tempo

Faça sol ou faça chuva, é você quem decide como se sentir. Realmente não podemos controlar o tempo. Este tipo controle cabe somente ao Criador ou a própria natureza. Se você for flexível o bastante, você saberá desfrutar de cada estação do ano, tirando o máximo de proveito para si mesmo.

O que acontece é que às vezes esquecemos que não temos controle sobres os três elementos acima. E quando nos esquecemos, terminamos nos frustrando em certas situações, querendo controlá-los.

Embora não possamos controlar tudo isso, ainda assim, temos o controle de nossas emoções. E isto já é mais do que suficiente para vivermos nossa vida de maneira equilibrada.

5 – Imagine como será a mesma situação no futuro

Se você seguiu os quatro primeiros passos acima, imagino que já tenha feito um grande progresso no controle de suas emoções. O passo final é você simplesmente imaginar a situação já resolvida no futuro.

Por que é necessário? Porque você estará ensinado o seu cérebro, como você deseja que ele represente a mesma situação, da maneira que você quer que ela seja.

Lembre-se de que você deve imaginar a si mesmo no controle de suas emoções. Por exemplo: você pode imaginar uma situação em que antes você perdia o controle emocional, e que agora, conhecendo esses passos, você pode controlar suas emoções facilmente.

Imagine como você irá se comportar no futuro, preparado com este novo recurso?

O que você estará fazendo na verdade é criando um novo condicionamento positivo, com uma resposta diferente. É como se você antecipasse a situação já sabendo quais recursos emocionais você usará no futuro.

Lembre-se de que é você quem decide o que os acontecimentos significam. É você que está no controle de suas emoções e, também, no controle de sua vida.

Outra grande vantagem de imaginar a situação já resolvida em sua mente, é que você passa a não reagir perante as situações. Muito pelo contrário. Você passa a decidir qual emoção escolher diante daquela situação.

Hora de assumir o controle emocional

Esses foram os 5 passos para você controlar suas emoções facilmente. Tudo que você deve fazer agora é implementá-los no seu dia a dia, para que você possa obter ótimos resultados e, com isso, se tornar um mestre no controle de suas emoções.

No início talvez possa parecer difícil implementá-las. Mas nada que uma boa dose de determinação não resolva.

Imagine como sua vida seria mais fácil, se você adotasse este tipo de mentalidade. Com certeza, você seria capaz de lidar com, virtualmente, qualquer tipo de situação que antes lhe fazia perder o controle de suas emoções.

E o mais interessante é que você não precisa usar todas as estratégias. Basta utilizar umas ou duas, que você já terá excelentes resultados. Vale lembrar que o segredo de qualquer técnica está em sua aplicação. Só conhecer não é o bastante; é preciso praticar!

Bem, se você chegou até neste ponto deste artigo, significa que você é uma pessoa determinada.

Afinal, este artigo possui mais de 2.000 palavras. Portanto, agradeço pelo seu tempo em ler este artigo na integra.

Caso tenha gostado, compartilhe-o para que mais pessoas possam ter acesso.

Agora, eu gostaria de aprender com você quais são suas técnicas para controlar suas emoções. O que você faz no seu dia a dia para controlar suas emoções em certos momentos?

Sinta-se livre para descrever quais estratégias que você usa para controlar suas emoções.

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>

  • vania

    olá, muito obrigado por enviar artigos e videos. gostaria de saber valor. como estou cuidando de minha mãe e ela precisa de atenção contínua, quase não me sobra tempo para praticar alguma coisa. portanto, baixei todos os artigos e vídeos e, à medida que me exercito, vou colocando comentários para que saibas meu progresso. abraços e mais uma vez obrigado pela gentileza.

    • Olá Vania, obrigado por acompanhar meu trabalho. Fico feliz em saber que o conteúdo do site, tem lhe ajudado de alguma forma. Meu propósito aqui, é realmente compartilhar conteúdo de valor com as pessoas. Abraços!

  • Raphael

    Mais um excelente artigo e vídeo.

    Estou impressionado com o conteúdo do blog.

    Atenciosamente,

    Raphael

    • Obrigado pelo cometário Raphael!

      Fico muito contente em saber que está gostando!

      Grande abraço!

  • Maria José Del Corso

    Olá Luiz Felipe! Tenho absoluta certeza de que este comentário é óbvio demais e vai de encontro ao que você demonstra ser, com tanta positividade e consciência da vida bem vivida que leva. Parabéns! Obrigada por nos fortalecer com palavras reais e inspiradoras, e espero dar retornos positivos muito em breve à você. O que sinto é imensa alegria em tê-lo encontrado lendo o livro Guia Prático de PNL.
    Estamos juntos nessa empreitada, vencendo sempre as crenças limitantes. Um ótimo dia! Maria José.

    • Olá Maria José!
      Seja muito bem vinda ao blog.
      Obrigado pelas palavras.
      Espero realmente que você traga retornos positivos.
      Grande abraço!

  • Bruno

    A melhor maneira de se controlar as emoções é fingir não telas ou seja, esquecer de coisas negativas e apenas seguir o sentimento de determinação, e acreditar em você mesmo, tenha em mente ” eu sou capaz e acredito nisso, e estou disposto a morrer por isso, ponto final.

    • Olá Bruno!
      Sim, é verdade. Se você não se ocupar com emoções negativas, estará dando um grande passo no controle emocional.
      Confiar em si mesmo é sempre uma ótima opção.

    • Olá Bruno!
      Sim, é verdade. Se você não se ocupar com emoções negativas, estará dando um grande passo no controle emocional.
      Confiar em si mesmo é sempre uma ótima opção.

  • Bruno

    A melhor maneira de se controlar as emoções e fingir não telas ou seja, esquecer de coisas negativas, e apenas seguir o sentimento da determinação e acreditar em você mesmo, tenha em mente ” eu sou capaz e acredito nisso, e estou disposto a morrer por isso, ponto final.

    • Olá Bruno!
      Sim, é verdade. Se você não se ocupar com emoções negativas, estará dando um grande passo no controle emocional.
      Confiar em si mesmo é sempre uma ótima opção.

  • Thiago

    me ajudou bastante, com essas dicas já posso demonstrar mais inteligencia emocional, o melhor site de todos o tempos para mim é o seu, parabens Luiz Felipe Carvalho.

  • Thiago

    me ajudou bastante, com essas dicas já posso demonstrar mais inteligencia emocional, o melhor site de todos o tempos para mim é o seu, parabens Luiz Felipe Carvalho.

  • Carlos André

    Olá Luiz, você teria algum email para contato?

  • Olá Luiz, você teria algum email para contato?

  • Leticia Ishi

    Obrigada pelo conteudo desse site. São informações muito proveitosas.
    Muitas vezes quando perdemos os controle emocional acabamos não só nos frustrando, mas também machucando pessoas importantes ao nosso redor.
    Uma das coisas que penso como um auxilio em momentos de tensão, é ter um hobby.
    Nossa rotina tende a ser uma loucura, obrigações, resposabilidades, decisões para tomar porém ter um hobby é um auxílio e decanso para nossa mente e emoções.

    • Olá Leticia!
      Ter um hobby com certeza é uma das melhores formas de aliviar a tensão do dia a dia.
      Obrigado pela contribuição em levantar este ponto.
      Grande abraço!

  • Kadu Sena

    Parabéns pelo texto. Leitura de fácil compreensão e bastante motivadora.

  • Luiz Felipe Souza

    Maravilhoso artigo. Sincera e eterna gratidão.
    Respondendo a pergunta, danço, componho, canto e realizo prosas com amigos pessoalmente, olhos nos olhos e cheiro de vida.