Como Despertar Coragem para Enfrentar Tempos de Crise

Como Encontrar Coragem Para Enfrentar Tempos de Crise

A palavra crise causa grande impacto em nossas emoções, não é verdade? O grande desafio para todos, é encontrar coragem para enfrentar tempos de crise. Podemos nos deparar com diversos tipos de crise: crise no relacionamento, crise no trabalho, crise nas emoções ou crise financeira. Em momentos assim, podemos nos tornar mais vulneráveis a emoções destrutivas.

O que fazer para mudar a situação? A resposta é: coragem. Ter coragem neste sentido, significa olharmos para situações desafiadoras, e tomarmos ações, mesmo que sintamos medo.

Faz parte da natureza, temermos aquilo que não temos controle. Isso acontece, porque temos a necessidade emocional de certeza.

E em momentos de incerteza, as pessoas ficam mais temerosas. Logo, se elas aprenderem como enfrentar situações difíceis, elas podem recuperar o senso de certeza e passar a ter controle sobre suas decisões.

Se você está passando por algum momento de crise, e gostaria de se sentir melhor em relação a isso, continue lendo este artigo.

Assista ao vídeo abaixo:

Irei compartilhar com você 4 formas de encontrar coragem para enfrentar tempos de crise:

1 – Pense de Maneira Diferente em Tempos de Crise

As pessoas quando estão com medo, tendem a pensar que aquele momento irá durar para sempre. E na verdade, todos os momentos da vida são passageiros. Inclusive os momentos que não nos agradam (ainda bem!).

É preciso você ter coragem para pensar diferente. Você precisa traçar as suas metas e objetivos, e focar neles. Você precisa tomar controle de suas próprias decisões e ações. Aliás, estes são os únicos fatores que podemos controlar na vida. Pois o resto, estamos sujeitos à mudanças constantes.

Outros fatores externos, como pessoas, situações e acontecimentos, não temos controle. Por isso gosto de sempre lembrar a importância da leitura para alimentarmos nossa mente e nossos pensamentos.

Se você pensar como todo mundo pensa, quando a situação econômica sofre alguma transição, por exemplo, você poderá limitar o seu imenso potencial. No lugar de preocupação, devemos procurar por soluções.

2 – Encontre novas Oportunidade que Existem Hoje

Como avanço tecnológico de hoje, temos muito mais opções para levarmos nossa vida ao próximo nível, do que a poucos anos. Pense nisso. Hoje é muito mais fácil abrir uma empresa, do que era antigamente.

Muitas pessoas reclamam que suas rendas não cobrem as despesas, e se esquecem que elas podem mudar este cenário. Mas para que a mudança aconteça, é preciso ter coragem e atitude para realizá-las.

Existem milhares de cursos, livros, palestras, seminários, congressos online, que ensinam as pessoas a aprenderem novas profissões, e novas maneiras de se fazer negócio. As oportunidades estão aí, e muitas vezes de forma gratuita.

No entanto, o que muitos não querem, é pagar o preço (mesmo a informação sendo de graça). Eu por exemplo, consumo grande quantidade de livros e cursos em vídeo, para aplicar o que eu aprendo em minha vida e nos meus negócios.

Estou sempre em busca de conhecimento para melhorar minha vida. Na verdade, sou meio obcecado pela palavra progresso. Acredito que você também seja assim, pois de outra forma, não estaria lendo este texto.

Logo, se você quer ter uma vida mais próspera, assim como eu quero, tem que ativar a sua coragem e realizar ações que levarão você aos resultados que deseja.

3 – Venças suas Crenças Limitantes

Nossas crenças limitantes, podem nos impedir de usar nossa coragem. E pode ter certeza, independente do grau da sua coragem, posição social, graduação acadêmica, cor, sexo, religião, e tantas outras variáveis, adivinhe: as chances são que surgirão algumas crenças limitantes.

A boa notícia, é que temos recursos dentro de nós para lidarmos com elas. E a coragem é com toda certeza, um desses recursos. E como acessamos a coragem? Acessamos coragem através da maneira que gesticulamos, da maneira que pensamos e falamos. Essa é a maneira mais rápida.

Cada vez que reconhecemos alguma crença limitante, e logo substituímos ela por outra crença fortalecedora, temos progresso. O que antes era uma pedra em nosso caminho, se torna um degrau para a realização.

Na verdade, uma crença limitante nada mais é do que uma objeção que criamos em nossa própria mente, ou mesmo, aprendemos com outras pessoas. Nossas crenças operam em nível inconsciente, o que significa, que às vezes nem percebemos o impacto delas em nossas decisões.

Aqui, entra a importância de termos um propósito. Um porquê que fará com que sigamos em frente, mesmo que as circunstâncias sejam aparentemente desfavoráveis aos nossos objetivos. Uma vez ouvi uma definição bem curta e precisa da palavra coragem:

Coragem: agir a pesar do medo.

4 – Pare ou Diminua a TV

Se você me sugerisse esta ideia em minha juventude, provavelmente, eu sentiria ódio de você. Afinal, assistir TV era minha atividade preferida. Ficava horas frente à TV, e me esquecia da vida.

Antes de tudo, quero deixar bem claro que minha intenção aqui, não é julgar você ou dizer o que você deve ou não fazer. Entretanto, se você quiser ter um grande progresso nas áreas de sua vida, você precisa diminuir ou mesmo parar de ver TV.

É impressionante quando assisto a vídeos sobre desenvolvimento pessoal, e percebo que as pessoas que obtiveram sucesso em suas vidas (pessoal e profissional), não assistem TV.

A razão principal para você diminuir o seu tempo de exposição frente à TV, é parar de alimentar a sua mente com conteúdo improdutivo (novelas, más notícias e outros). Se você disponibilizar o mesmo tempo que você ficaria frente à TV, e aprender uma nova habilidade, no final do ano você terá um imenso progresso.

No meu livro, Como Parar de Procrastinar, compartilho diversas ideias sobre aumentar a produtividade e alcançar os resultados que você deseja em sua vida.

Conclusão

Coragem é como músculo: só cresce com sobrecarga. Temos que demandar mais de nós mesmos em tempos de crise. E também, devemos trabalhar nossos músculos emocionais.

É como diz a velha frase:

Sem ação, não há resultado.

Quando se sentir desencorajado, lembre-se que tudo é questão de escolha. Você pode escolher entrar num estado de alta performance, e executar aquilo que deseja.

O que você deve evitar, é aceitar suas próprias desculpas ou as desculpas dos outros. E se for preciso, tome coragem e force-se a sair da zona de conforto.

Toda vez que deixamos de tomar alguma ação, nos afastamos daquilo que queremos. Livre-se dessa armadilha e siga em frente coma sua vida. É você que está no controle. Escolha viver a sua vida com coragem!

Por favor, deixe sua dúvida, comentário ou opinião logo abaixo. Desta forma, criamos mais interação e aprendizado para o nosso desenvolvimento pessoal.

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>