Como Economizar Dinheiro em 8 Passos

Como Economizar Dinheiro em 8 Passos

Como economizar dinheiro? Muitas pessoas passam grande parte da vida trabalhando por dinheiro. O que muitos não percebem, é que podem economizar uma pequena parte da renda, e construir uma vida financeira tranquila no futuro.

Assista ao vídeo abaixo:

(Clique aqui para assistir o vídeo no YouTube)

Além disso, economizar dinheiro é uma prática essencial que todos deveríamos aplicar em nossa vida. Pensando neste assunto, escrevi este artigo para compartilhar com você 8 passos para economizar dinheiro. Vamos a eles?

1 – Gaste Menos do Que Você Ganha

Essa regra é tão simples, que a maioria das vezes, esquecemos de aplicá-la. No entanto, se quisermos economizar dinheiro, temos que segui-la. Não importa quanto uma pessoa receba no fim do mês: se ela gastar mais do que ganha, ela estará sempre em apuros financeiros.

Você com certeza já deve ter ouvido alguma história de pessoas que ganharam milhões de reais na loteria e, anos depois, por não seguirem esta regra, perderam tudo que tinham (incluindo o que tinham acumulado antes de ficarem “ricas”).

Essa é uma regra simples, gastar menos do que ganhar, essencial para uma vida financeira saudável. Se a respeitarmos, seremos recompensados. Ir de encontro a ela, seremos severamente penalizados em termos financeiros (e consequentemente emocionais).

2 – Registre os Seus Ganhos e Gastos Financeiros

Uma das melhores formas para se ter controle de suas finanças, é registrar entrada e saída de dinheiro. Esta tarefa pode parecer chata no início, porém, com o tempo e consistência, ela se torna hábito automático.

Você já percebeu que nossa vida financeira é como um empresa? Nós recebemos dinheiro no final do mês, seja salário, holerite, renda residual (aluguel, direitos autorais, dividendos, etc.), ou qualquer outra fonte de ganho que temos que trabalhar para se ter renda.

No final do ano, a lógica seria termos um bom lucro, depois de toda correria durante o ano… Aliás, para sabermos se o ano foi “lucrativo” ou não, precisamos de números registrados. Aqui, entra o que Robert Kiyosaky chama de fluxo de caixa, no livro Pai Rico, Pai Pobre.

Podemos usar uma simples planilha do Excel, e registrarmos toda nossa movimentação financeira. A grande vantagem no uso de uma planilha, está no registro de ganhos e despesas de todos os meses do ano. Pois assim, temos uma visão das áreas que precisamos enxugar e gastar menos.

3 – Economize Pelo Menos 10% de Sua Renda

Segundo economistas, é fundamental economizarmos pelos menos 10% de nossa renda mensal e guardá-la. Aqui entra a regra do “pague você primeiro!”. Sim, é verdade que todos temos contas a pagar: despesas domésticas, gastos com automóvel, transporte, financiamento da casa, escola dos filhos, academia, saúde… Bom, é melhor parar por aqui!

No entanto, se priorizarmos apenas o pagamento das despesas, nunca alcançaremos nossos objetivos financeiros. É possível economizarmos apenas 10% de nossa renda mensal e investi-la.

Como fazemos isso?

Bem, tenho uma boa e um má notícia…

A boa notícia é que você terá grandes possibilidades no futuro de alcançar os seus sonhos e objetivos financeiros, se você seguir esta estratégia. A má notícia, você terá que se privar de gratificações instantâneas no presente e terá que seguir o seu plano com muita disciplina. Você terá que ser forte e priorizar seus objetivos.

Com o tempo, você se condiciona e faz tudo isso de forma automática.

Está gostando do post sobre como economizar dinheiro?

Então cadastre o seu e-mail abaixo, e seja o primeiro a receber novos artigos iguais a esse em seu e-mail.

(sua privacidade é garantida, totalmente livre de SPAM)

Baixe o Seu E-Book Gratuito: 6 Princípios Para Você Levar a Sua Vida ao Próximo Nível

Digite o seu endereço de e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE o e-Book em PDF dos 6 Princípios Para Você Levar a Sua Vida ao Próximo Nível

economizar dinheiro

4 – Estabeleça Objetivos Financeiros

Objetivos servem para priorizarmos ações e decisões. Quando você estabelece seus objetivos financeiros, e tem profundas razões para alcançá-los, você mostra ao seu cérebro quais são suas prioridades. Não existirá meio termo!

Aqui, entra realmente nossos objetivos financeiros: aquisição de imóvel, carro novo, viagem dos sonhos, faculdade dos filhos, ou qualquer outro sonho que deseja realizar.

Logo, precisamos decidir quais são os números que precisaremos alcançar para conquistar o que desejamos. E também, estipular data para que esses objetivos se tornem realidade. Com os objetivos financeiros no papel, facilitamos o processo de tomada de decisões. Pensaremos duas vezes antes de agirmos por impulso para gastarmos dinheiro.

Sem objetivos financeiros estabelecidos, perdemos o foco mais facilmente, com desculpas para atendermos impulsos do momento. Por isso é tão importante estabelecê-los em sua vida.

5 – Nunca Tome Decisões Financeiras Baseadas Em Emoções

Você já comprou algo que se arrependeu depois? O que houve? Talvez você tenha tomado a decisão de compra baseada em suas emoções. Isso geralmente acontece, quando vemos um produto, nos empolgamos, e decidimos comprá-lo, sem antes avaliarmos nossas possibilidades financeiras. Estou falando aqui de itens que não trazem retorno. Diferente de investimentos, seja ele quais forem: cursos, livros, palestras, etc. Esses trazem retorno intelectual e consequentemente financeiro.

A maioria das pessoas, compra itens que não trazem benefícios. Ou gastam dinheiro mais do que podem… E é fácil isso acontecer. Você já foi em uma loja, e se deparou com um item que queria comprar, e comprou baseado na emoção? Certamente sim.

Nós seres humanos, usamos mais o lado emocional, do que o racional, quando o assunto é dinheiro. Vemos pessoas adquirindo aparelhos eletrônicos, veículos que vão além de suas possibilidades, para contraírem dívidas altas e de longo prazo. Por este motivo, ao realizarmos qualquer tipo de compra neste sentido, devemos avaliar nossas possibilidades financeiras antes de tomarmos a decisão final.

6 – Torne-se Investidor e Deixe de Ser Apenas Consumidor

Em nossa vida, sempre aprendemos habilidades de consumo. Aprendemos que é preciso estudar, trabalhar e gastar todo nosso dinheiro. Dificilmente, alguém nos ensinou habilidades para investir dinheiro.

Para cuidarmos bem de nossa vida financeira, é essencial desenvolvermos mentalidade e habilidades de investidores. E também precisamos estudar pessoas que já fazem isso, e que já alcançaram a tão sonhada independência financeira.

Com certeza, você já deve ter ouvido falar dos juros compostos. Quando economizamos parte de nossa renda, mês a mês, e a investimos, nosso dinheiro cresce. Ele cresce com os aportes mensais que fazemos, mais a composição dos juros.

MONEY: Master The GameAnthony Robbins escreveu um grande livro intitulado: MONEY Master the Game: 7 Simple Steps to Financial Freedom. Neste livro, Anthony Robbins ensina diversos conceitos para alcançarmos nossos resultados financeiros. Um desses conceitos é justamente deixarmos o consumismo de lado, investirmos nosso dinheiro, e fazê-lo crescer cada vez mais. No entanto, é preciso mudarmos nossa mentalidade e começarmos a pensar como investidores.

7 – Cuidado ao Fazer Uso do Cartão de Crédito

A maioria das pessoas usa o cartão de crédito, como se fosse dinheiro. Às vezes, surgem imprevistos ou necessidade de comprar algo urgentemente. Se não tivermos consciência na hora de usar o cartão de crédito, principalmente, se não avaliarmos condições para pagamento da fatura, podemos perder noites de sono.

É muito fácil usarmos o cartão de crédito e perdemos controle. Temos muita facilidade em parcelar algo que desejamos. Por isso é preciso muita cautela na hora de comprar com cartão de crédito.

Sempre tenha consciência ao usar o seu cartão. Dessa forma, você evitará grandes problemas financeiros. Lembre-se que o nosso foco é economizar dinheiro. E não perdê-lo em juros e taxas altíssimas que as instituições financeiras cobram. Tenha sempre controle.

8 – Aprenda Como o Dinheiro Funciona

Dinheiro é o meio troca de bens mais líquido que existe. No entanto, para acumularmos dinheiro, precisamos tratá-lo com respeito. Precisamos aprender realmente como o dinheiro funciona, para não nos tornarmos escravos dele.

E aqui temos um grande desafio, que são as crenças limitantes que impedem as pessoas de ter progresso financeiro. Muitas pessoas preferem não falar, quando o assunto é dinheiro.

Ao mesmo tempo, precisamos ter conhecimento sobre a mecânica do dinheiro. Se quisermos ter mais saúde, precisamos estudar saúde. Se quisermos relacionamentos de qualidade e com felicidade, precisamos estudar relacionamentos. Se quisermos nos tornar mais inteligentes, precisamos estudar e aprender sempre.

E adivinhe? Se quisermos ter prosperidade financeira, devemos estudar prosperidade financeira. Leia o máximo de livros que conseguir sobre dinheiro. Dessa forma, você desenvolverá o mindset necessário para alcançar tudo àquilo que deseja em termos financeiros.

Conclusão

Desenvolver bons hábitos financeiros é o melhor caminho que podemos seguir para uma vida próspera. Tudo depende de nossa disposição em dominar esta área da vida tão essencial.

Saber como economizar dinheiro, é uma habilidade que necessita de muita prática, controle emocional e disciplina. A boa notícia, com o tempo e prática, economizar dinheiro se torna estilo de vida.

O importante é executar o primeiro passo para economizar dinheiro. Os outros se tornam automático.

E você, o que faz para economizar dinheiro? Compartilhe suas estratégias.

Inscreva-se abaixo:

Até o próximo.

Baixe o Seu E-Book Gratuito: 6 Princípios Para Você Levar a Sua Vida ao Próximo Nível

Digite o seu endereço de e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE o e-Book em PDF dos 6 Princípios Para Você Levar a Sua Vida ao Próximo Nível