Zona de Conforto: O Que Fazer Para Evitá-la

evite-zona-de-conforto

Todos nós trabalhamos em busca dos nossos sonhos e objetivos. E para alcançarmos o nosso verdadeiro potencial de realização, devemos evitar está área perigosa conhecida como zona de conforto. Isso significa abrir mão da segurança e estabilidade, que muitas vezes estamos acostumados, pois nunca alçaremos os nossos maiores sonhos sem uma boa dose de esforço.

É fato que não há como criar progresso em nossa vida com pensamentos e comportamentos estagnados. Precisamos ir mais longe para alcançar a vida que realmente sonhamos ou desejamos.

Assista ao vídeo abaixo:

Evitar uma vida de total tranquilidade significa abandonar velhas formas de pensar e velhos hábitos limitantes, para alcançar novos tipos de resultados. Esse processo nem sempre é fácil para algumas pessoas.

É fato que nós criamos conexões neurais com a maioria dos comportamentos que estamos habituados em nosso dia a dia. Esses comportamentos nos trouxeram até aqui.

Pensa comigo… Se quisermos ir mais longe, precisamos pensar de forma diferente para alcançar resultados diferentes.

Muita gente por exemplo não acredita que é possível aumentar a produtividade trabalhando menos, porque não quer mudar a forma de pensar.

O desafio surge quando desejamos alcançar um padrão mais alto, que vai além dos resultados atuais. Este é o momento de expandir nossa identidade, experimentando situações que nos fazem “pensar fora da caixa”.

Se quisermos alcançar resultados diferentes, temos que demandar mais de nós mesmos mais do que qualquer outra pessoa poderia esperar, todos os dias.

A boa notícia é que podemos usar a nossa própria experiência para evitar o conformismo. Como? Todos nós já passamos por situações em que fomos obrigados tomar algum tipo de ação para mudar alguma coisa. É fato que a maioria de nós já gerou algum tipo de resultado seja na vida pessoal, na vida profissional ou na vida financeira.

Pressuponho que você já tenha se lembrado de algum momento assim, certo? O que acredita que fez com conseguisse tais resultados?

A resposta é pressão.

Nós seres humanos somos movidos pela pressão. A pressão nos faz pensar de maneira diferente; nos faz pensar de maneira mais criativa; nos faz buscar novas soluções que até então, aparentemente, não existiam.

A única maneira de alcançar o que desejamos é enfrentar novas situações – enfrentar a incerteza. Muitas pessoas preferem viver prisioneiras de uma vida de tranquilidade do que tomar atitudes mais ousadas. Algumas já passaram tanto tempo presas nessa situação, que temem fazer qualquer coisa diferente.

O mito da caverna de Platão descreve perfeitamente este cenário…

Algumas vezes temos de enfrentar os nossos medos e criar coragem para sair da caverna. Enquanto estivermos presos a uma vida de total conforto, não alcançaremos os nossos objetivos mais ousados.

Compartilho com você agora cinco ideias bem simples para evitarmos a zona de conforto:

1 – Escolha bem Suas Companhias

Nossa vida reflete as expectativas das pessoas à nossa volta. Repetindo: nossa vida reflete as expectativas das pessoas a nossa volta. Esta distinção é fundamental para evitarmos uma vida monótona e sem propósito. As pessoas ao nosso redor, colegas de trabalho, familiares, amigos, têm as suas próprias visões sobre a vida e o mundo.

Se você fixou um padrão mais alto de comportamento para si mesmo, e as pessoas ao seu redor não tiverem o mesmo nível de empenho que você, elas farão de tudo para mantê-lo no mesmo nível delas. O que você deve fazer nesta situação? Procurar se associar a pessoas com os mesmos objetivos que o seu.

Lembre-se de que você deve amar as pessoas ao seu redor, principalmente os seus familiares. No entanto, se você deseja alcançar patamares maiores em sua vida, você precisa estar em contato com pessoas que exigirão o seu melhor.

Dessa forma você será influenciado a alcançar um padrão mais alto. E também, você acabará influenciando positivamente as pessoas ao seu redor, que hoje descordam de suas ideias, se tornando um modelo de possibilidades.

Esse ideia fez sentido para você? Espero que tenha feito. Vamos agora a segunda ideia.

2 – Mantenha o Espírito da Disciplina

Sem disciplina não vamos a lugar algum. Se olharmos para a vida dos atletas de alto nível, empreendedores de destaque, autores e escritores famosos, com certeza encontraremos o espírito da disciplina presente em suas atitudes.

Qualquer atividade que nunca realizamos antes em nossa vida, pode ser desconfortável no início. Todavia, com o condicionamento (repetição) do novo comportamento, mais cedo ou mais tarde aprenderemos a gostar do processo.

Outra vantagem em se manter o espírito da disciplina, é a liberdade que você adquire ao longo do caminho. Embora muitas pessoas associem dor à disciplina, ela nos liberta dos antigos padrões e nos impulsiona a atingir nossas maiores metas e objetivos.

Arnold Schwarzenegger sempre manteve o espírito de disciplina em sua vida. Como resultado do seu esforço, tornou-se não só um dos maiores atores de Hollywood, como também um excelente homem de negócios, ainda bem jovem.

Mantenha o espírito da disciplina em sua vida e se surpreenderá com os resultados que irá alcançar. Depois disso, você estará preparado para colocar a terceira ideia em ação.

3 – Encare Novos Desafios

Você deseja realmente evitar a zona de conforto? Então você deve encarar novos desafios. Faça algo que nunca tenha feito antes: escreva um livro, comece o negócio próprio, crie projetos, aprenda outro idioma, aprenda uma nova habilidade, conheça novas culturas, pratique esportes, aprenda artes marciais.

Quanto mais desafios estiver disposto enfrentar, mais expandirá sua identidade. A nossa capacidade de realização é proporcional a quantidade de desafios que superamos. Deste modo, aprendemos novas maneiras de pensar, desenvolvendo novas competências e habilidades.

Como todo novo desafio, é normal que você se sinta inseguro no inicio, no entanto, logo você aprende a controlar a insegurança. Na medida em que você vai agindo, mais confiante você se torna e mais desafios é capaz de enfrentar.

Você se surpreenderá com sua própria capacidade que antes talvez não vinha sendo usada. Dê a chance a si mesmo de se superar e crescer. E para acelerar este processo, você deve antecipar acontecimentos em sua mente como verá no próximo tópico.

4 – Visualize a si Mesmo Fora da Zona de Conforto

A visualização é um dos poderosos recursos para o nosso desenvolvimento pessoal. A maioria dos autores de livros de sucesso, como Tony Robbins, Napoleon Hill e outros, recomendam a prática da visualização.

Podemos facilmente criar a vida que desejamos através da visualização. Pois assim, criamos resultados por antecipação, o que nos dá uma enorme vantagem. Não é assim que fazemos quando queremos comprar um computador ou um celular, por exemplo? Não é verdade que imaginamos de posse do aparelho que desejamos, antes de mesmo de comprá-los?

Que tal usar os mesmos passos para alcançar outros resultados? Deixe-me fazer uma pergunta: o que aconteceria se toda vez que sentisse indisposto para realizar alguma tarefa, você começasse a imaginar a si mesmo realizando o que precisa ser feito?

Pois bem, tudo que precisa fazer é visualizar a si mesmo alcançando o resultado desejado.

Três passos simples para visualização:

1 – Identifique qual atividade que tem dificuldade de realizar
2 – Feche os olhos e se veja realizando a atividade que deseja (crie imagens, sons e sensações)
3 – Entre em ação logo depois de fazer o exercício mental

Para maior eficiência da visualização, pratique-a diariamente até que o novo comportamento se torne automático.

Espero que essa ideia possa fazer diferença em sua vida. No próximo tópico você verá porque é importante parar de pensar em algum momento e partir para a ação.

5 – Deixe a Racionalização de Lado

O que é a racionalização? Racionalizar significa analisar profundamente aquilo que pretendemos fazer. O problema acontece quando passamos a racionalizar demais. Neste caso, ficamos analisando a fundo as consequências e não tomamos nenhuma ação de fato.

Uma vez fixado o objetivo, devemos entrar em ação e fazê-lo acontecer. O excesso de racionalização sempre nos leva a procrastinação. De repente começamos a ter várias desculpas para não agir, e nos afastamos daquilo que queremos.

Por exemplo, imagine uma manhã de inverno… E você está confortavelmente deitado em sua cama, debaixo daquele edredom e todo o seu corpo aquecido, tudo perfeito. No entanto, você precisa se levantar para ir trabalhar. O que geralmente acontece nessa situação? O cérebro começa a racionalizar.

Aí vem aquele pensamento: “Por que tenho que levantar agora? Acho que vou ficar só mais cinco minutinhos…”.

Imagino que você já tenha passado por esta situação. O interessante é que chega em um determinado momento, onde você para de racionalizar e simplesmente se levanta. Ou seja, você já tinha os recursos para tal ação, mas só depois decidiu usá-los.

Podemos usar esses mesmos recursos de forma consistente, para levar nossa vida ao próximo nível. Com o passar do tempo, passamos a operar de forma automática, aumentando nossa produtividade e alcançando metas e objetivos mais ousados.

Conclusão

No final das contas, tudo o que buscamos é progresso. E é o progresso que traz aquela sensação de satisfação e realização em nossa vida.

Essas foram as cinco ideias que compartilhei com você para que busque sempre alcançar seus maiores resultados. Lembre-se sempre de escolher bem suas companhias, manter o espirito da disciplina, encarar novos desafios, visualizar a si mesmo fora de sua zona de conforto e deixar a racionalização de lado.

Espero que você tenha gostado deste artigo. Se realmente gostou, compartilhe com seu amigos.

Aproveite também para deixar o seu comentário.

Grande abraço e até o próximo!

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>

  • Ana Maciel

    Obrigada Luiz Felipe por mais um vídeo cheio de coisa boas.

  • ALEX SANDRO LIMA DE SOUZA

    boa noite, adorei tudo porem gostaria de me escrever, mas nao consigo, aguardo retorno obrigado

    Alex sandro