6 Simples passos para você explorar o seu potencial

6-passos-explorar-potencial

Todos nós temos um enorme potencial, bem no fundo de nossas almas, disso não há dúvidas. A grande questão é se realmente estamos explorando este potencial, para alcançarmos aquilo que queremos, ou simplesmente deixamos de fazer isso.

Algumas pessoas conseguem obter resultados incríveis em suas vidas. Já outras, parecem passar distraídas, acreditando que irá ocorrer algo mágico para que suas vidas melhorem algum dia.

A grande verdade é que se não explorarmos nosso potencial, não seremos capazes de descobrir nossas verdadeiras habilidades, e também, do que somos capazes de realizar em nossa vida. O curioso é que a grande maioria das pessoas não tem consciência do seu potencial, e por esta razão nunca o explora.

Ou pelo menos não exploram no nível que deveriam explorar. Já que existem determinadas situações, em que somos testados. É ai que a maioria das pessoas desiste, deixando de acreditar no verdadeiro potencial que possuem.

Está achando este assunto interessante? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso.

É preciso ter energia, foco e querer aprender sempre com cada experiência que a vida nos oferece, e também, desenvolver novas habilidades que nos prepararão para determinadas situações.

E é justamente aí que mora a diferença do que muita gente acredita sobre “sorte”. A sorte acontece quando usamos o nosso potencial no momento oportuno. Se você estiver preparado pessoal e profissionalmente, a sorte com certeza vai aparecer, mais cedo ou mais tarde.

Assista ao vídeo abaixo:

Sempre podemos aprender e descobrir com cada situação que vivenciamos. Aliás, é justamente nos momentos de dificuldades que aprendemos mais sobre nós mesmos. Em momentos de superação, que descobrimos nosso verdadeiro potencial.

No entanto, não precisamos esperar por algum desafio em nossa vida para explorarmos o nosso potencial. Podemos fazer isso conscientemente, antecipando nossas ações que irão nos direcionar para os resultados escolhidos por nós e não pelos outros.

Neste artigo, eu quero compartilhar com você 6 simples passos para você explorar o seu potencial, e se surpreender com seus resultados. Continue com a leitura.

Comece por Você Mesmo

Em minha própria vida, sempre busquei por meios que pudessem me auxiliar a explorar o meu potencial. Como resultado desta busca, participei de diversas palestras, fiz dezenas de cursos, e li centenas de livros ligados na área de desenvolvimento pessoal, finanças, comunicação e empreendedorismo.

Também fiz minha formação completa em Programação Neurolinguística, onde aprendi diversas técnicas eficazes, principalmente como explorar o meu potencial a nível subconsciente.

Vivo em constante aprendizado, sempre procurando por meios que possam me ajudar a explorar mais e mais o meu potencial. As pessoas que conseguem alcançar resultados estão sempre buscando aprender algo novo, para que possam aplicar diversos conceitos inovadores em suas vidas.

E por estar em constante busca, elas acabam se expondo a um número maior de experiências, comparado com a maioria, que não entra em ação.

Quanto mais experiências tivermos – principalmente experiências de aprendizado – mais podemos explorar o nosso potencial em outras áreas, seja em nossa vida pessoal ou profissional, elevando assim nossa autoestima ao máximo.

Vamos agora conhecer estes 6 simples passos para você explorar o seu potencial, e com isso conseguir resultados extraordinários em sua vida.

Está gostando do artigo? Então cadastre seu email abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes e determinados do FocusLife para ser um dos primeiros a receber novos conteúdos.

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>

1 – Foque no seu resultado

Focar no seu resultado significa você focar naquilo que você deseja alcançar. É extremamente importante, colocarmos o nosso foco, nossa energia e nossa dedicação naquilo que queremos, a fim de explorarmos o nosso potencial. É interessante este processo, porque muitas vezes, nós não temos as habilidades necessárias para alcançarmos nossos resultados.

O que fazer nesta situação? Aprendermos e desenvolvermos novas habilidades, para que nos tornemos aptos a realizar as ações necessárias para chegar onde queremos. Para isto, podemos fazer 3 perguntas básicas que irão direcionar o nosso foco, e com isto explorar o nosso potencial:

Sugiro que você leia este artigo, para complementar o conceito.

O que Eu Quero Aprender

Temos que focar no domínio de novas habilidades. Por exemplo, se você deseja produzir vídeos, mas não sabe por onde começar, então você deverá aprender como fazê-lo, seguindo etapa por etapa. O seu foco então seria aprender todo o processo, até que o domine.

No inicio, o antigo tema deste site, consegui desenvolve-lo, utilizando exatamente este princípio, etapa por etapa. Confesso que não foi algo fácil, pois tive que aprender a pensar diferente do que eu estava acostumado, tive que aprender uma nova “filosofia”. Tive que aprender o que é HTML, PHP, WordPress, banco de dados, design, e mais uma série de coisas complexas (o tema atual do site é pago).

Mas sabe de uma coisa? Hoje tudo aquilo que aprendi, se tornou algo natural para mim, o que se torna mais hobby, do que uma “tarefa”.

Se eu não tivesse tido atitude e entrado em ação, hoje com toda certeza, eu não teria o privilégio de compartilhar estas ideias com você.

O que Eu Quero Alcançar

Para explorar o nosso potencial, devemos saber exatamente o que queremos alcançar no processo. Se você deseja abrir um negócio próprio, por exemplo, você deve saber o que o seu empreendimento irá lhe proporcionar. Por que isto é necessário? Porque desta forma você estará focado em sua visão não só no curto prazo, mas também no longo prazo.

Desta forma você estará muito mais aberto a explorar o seu potencial, enfrentando desafios e superando obstáculos. Afinal de contas, precisamos de alguns desafios para descobrir o nosso verdadeiro potencial, e às vezes temos que correr riscos, calculados e desde que não prejudique ninguém no processo.

O que Eu Quero Conquistar

Algumas pessoas desejarão conquistar liberdade, outras irão querer reconhecimento, outras ainda, preferem sabedoria. São objetivos diferentes para pessoas diferentes. O que você quer conquistar? Foque naquilo que quer conquistar, e use o seu potencial para consegui-lo. Você merece o melhor.

2 – Acredite em si mesmo

Acreditar em si mesmo é sem dúvida o alicerce para todas as nossas ações. Para explorarmos nosso potencial ao nível máximo, precisamos antes de tudo acreditar em nós mesmos. Infelizmente, muitas pessoas preferem acreditar nos fatores externos: na economia, no governo, nas notícias, na bolsa de valores, na mídia, na opinião de outras pessoas.

Se nós não acreditarmos em nós mesmos, como usaremos o nosso potencial? Ninguém fará isso por nós. Todas as pessoas que realizaram feitos incríveis, e derrubaram barreiras, acreditavam (acreditam) primeiramente em si mesmas. E nós devemos fazer o mesmo, seguindo os seus exemplos de comportamento.

Nossas crenças possibilitadoras devem partir de nós mesmos, e não dos eventos que ocorrem no mundo. Para isto devemos criar uma interpretação mental, que nos possibilite vivermos de acordo com aquilo que acreditamos sermos capazes de realizar. Desta forma poderemos explorar o nosso verdadeiro potencial.

Quais são Suas Habilidades

Todos nós temos uma expertise particular em alguma área da vida. Algumas pessoas têm habilidades para música. Outras têm habilidades para os negócios. Outras ainda têm habilidades para ensinar. E você, qual é sua habilidade? É aí o ponto de partida para explorar o seu potencial.

O que Você faz com Facilidade

Algumas pessoas parecem ter um talento nato, para realizar determinadas atividades. Nossas habilidades naturais são sem dúvida, ótimas oportunidades para explorarmos o nosso potencial, pois iremos aproveitar nossos dons “naturais”.

Algumas pessoas têm muita facilidade para tocar um instrumento musical, por exemplo. Outras têm facilidade para criar rapport, e comunicar com outras pessoas. O que você faz com naturalidade, que os outros o admiram? Se você tiver dúvidas, pergunte paras as pessoas bem próximas a você, e que você confie, que elas irão lhe dar uma ótima resposta.

Qual foi a Experiência em que Você Surpreendeu a si Mesmo

Outra maneira de explorarmos nosso potencial é lembrarmo-nos de experiências em que nos surpreendemos, a nós mesmos. Todos já tivemos momentos assim. É quando tivemos a resposta certa para determinado problema, ou tivemos atitude e entramos em ação, explorando o nosso potencial.

3 – Aja e use o seu potencial

Sinceramente, haverá momentos em que você vai sentir medo, ansiedade ou vergonha, pois somos todos seres humanos.  O mais importante é você entrar em ação e usar o seu potencial, mesmo que você se sinta desconfortável.

As pessoas que vencem, não deixam de sentir essas emoções. Elas simplesmente sabem como lidar com elas, e usando o verdadeiro potencial. Novamente, a grande maioria quando sentem emoções negativas, ficam paralisadas pelo medo.

Não importa se você vai sentir medo, ou outra emoção desagradável. O importante é agir.

Quantas vezes Você Está Disposto a Entrar em Ação

Se você desenvolver a convicção, de que vai explorar o seu potencial, apesar de às vezes ter que tentar inúmeras vezes até que consiga o que você quer, então estará focado no seu resultado, e não na ação.

Quem Poderá lhe Auxiliar

Felizmente, temos inúmeros modelos de pessoas que exploraram o potencial, e que compartilham suas experiências com outras pessoas. Podemos aprende muito com estas pessoas através de livros, vídeos, seminários, cursos e palestras.

Podemos reduzir o nosso tempo de aprendizagem, aprendendo com as pessoas certas. Elas podem nos auxiliar e muito.

Está gostando do artigo? Então cadastre seu email abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes e determinados do FocusLife para ser um dos primeiros a receber novos conteúdos.

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>

4 – Demande mais de si mesmo

Demandar mais de si mesmo significa que você deve explorar o nosso potencial, em nível máximo. Procure por situações em que se sinta desconfortável, e entre em ação. Não, você não leu errado. Você realmente deve procurar por situações em que você se sente totalmente desconfortado.

Por exemplo, muitas pessoas se sentem desconfortadas em falar em público. Então o que elas devem fazer, é justamente procurar por situações em que elas tenham que falar em público. Por quê? Porque desta forma, elas irão realmente explorar o potencial, enfrentando uma situação de desconforto.

Se quisermos ganhar “músculos”, temos que vencer a gravidade. A única maneira de fazer um músculo crescer é adicionar sobrecarga. O mesmo é verdade para o nosso potencial: temos sempre que adicionarmos sobrecarga, para irmos cada vez mais longe.

Saia da zona de conforto

Sei que é difícil realizarmos algo quando não estamos acostumados, ou que não temos domínio. Isto acontece quando enfrentamos o sentimento de incerteza. No entanto, a única maneira de sairmos de nossa zona de conforto, é realizarmos coisas que não estamos acostumados a realizar, desde que não prejudique ninguém processo, é claro.

Nossa zona de conforto representa tudo aquilo que estamos habituados a fazer, tudo aquilo que nos proporciona prazer, sem nenhum tipo de dor ou desconforto.  Não sentimos medo, quando fazemos alguma coisa que já sabemos fazer, pois já conhecemos todo processo. E quando não conhecemos? Quando temos dúvida? O que acontece?

Nestes momentos, nós realmente saímos de nossa zona de conforto.

Motive a si mesmo

Motivar a si mesmo, significa encontrar fortes razões para explorar o seu potencial. Em determinadas situações, teremos que nos auto motivar e continuar a jornada. Mesmo quando naqueles dias em que não sentirmos muito animados, ainda sim, teremos que nos conectar com as nossas profundas razões.

As razões são como combustíveis para a nossa atitude.

Tenha disciplina sempre

Para explorarmos o nosso potencial, temos que ter disciplina sempre. A disciplina consiste em nos comprometer com os resultados que queremos. Sem disciplina, não há comportamento consistente.

5 – Aprenda com seus erros

Aprender com os nossos erros é sem dúvida, um grande aprendizado. Além disso, podemos usar os resultados “supostamente” errados, e melhorá-los no futuro. Desta maneira, estaremos evitando repetir os mesmos erros.

Sempre Podemos Aprender

Haverá situações em que tomaremos decisões erradas. Isto faz parte do processo de aprendizagem. Felizmente, podemos errar e aprender com os nossos erros.

Se errar, Avalie o seu Erro

Quando você errar, avalie todo o seu conjunto de ações e descubra em que ponto você poderia ter feito diferente, e consequentemente ter evitado o erro.

Esta é uma ótima maneira de explorar o seu potencial, pois você entra em processo de auto descoberta.

É Errando e Aprendendo que nos Tornamos Sábios

Quando aprendemos com nossos erros, descobrimos novas maneiras de pensar e agir. Evitamos usar determinado conjunto de ações, quando sabemos exatamente o que aquilo irá resultar. É como se já trilhássemos por um caminho que já conhecêssemos. Sabemos perfeitamente onde não percorrer.

Este tipo de atitude nos conduz a sabedoria, e também a melhores avaliações no futuro.

6 – Seja curioso

Quer realmente explorar seu potencial? Então mantenha o espírito da curiosidade. Quanto mais você ser curioso em relação aos seus próprios sentimentos e emoções, mais você ampliará as chances de usar o seu potencial.

Portanto, tenha curiosidade. Aprenda como determinados conceitos funcionam; aprenda algo novo e descubra como isso poderá beneficiar sua vida.

As crianças passam a maior parte do tempo questionando como as coisas funcionam, e também vivem buscando significado para tudo aquilo que elas descobrem. Devemos ser curiosos como uma criança. Eis uma ótima maneira para explorarmos o nosso potencial.

Lembre-se de aprender novos conceitos e habilidades, mesmo que sejam diferentes de sua área profissional. Isto ajudara você, e muito, a explorar o seu verdadeiro potencial. 

Finalizo aqui este artigo. Espero que eu possa ter lhe fornecido boas ideias sobre como explorar o seu potencial para alcançar seus objetivos. Tenho certeza que se você seguir esses 6 passos, sua vida irá se tornar mais fácil de ser vivida, mesmo em momentos de dificuldade ou dúvida.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado de alguma forma. Caso tenha gostado, compartilhe-o para que mais pessoas possam ter acesso.

Compartilhe você também as estratégias que você usa para explorar o seu potencial na área de comentários.

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>

  • Ana Maciel

    Parabéns Luiz Felipe, já assisti alguns dos teus vídeos e sempre aprendo muito com eles, obrigada pelas informações.

  • João

    Parabéns pelas postagens, todas são de alto interesse e se seguidas mudam a vida de qualquer pessoa. Só não entendo o porque tão poucas pessoas comentando, merece uma melhor divulgação. Abraço!

    • Olá João! Realmente, as pessoas precisam interagir mais com o conteúdo do site. Muitas pessoas leem os artigos, e poucas comentam. Entretanto, o seu comentário com certeza incentivará outras pessoas a comentarem. Grande abraço!