4 Estratégias para interromper pensamentos negativos

como-interromper-pensamentos-negativos

Já faz tempo que tenho notado que muitas pessoas não sabem como interromper pensamentos negativos. É fato que a nossa vida tem momentos de “turbulência”, que às vezes nos marcam profundamente.

Não sei se você já percebeu isso o que eu vou te falar agora, mas se deixarmos os pensamentos negativos dominar a nossa mente, iremos nos tornar pessoas muito mais vulneráveis emocionalmente, com grandes chances de tomar decisões precipitadas.

Há pessoas que se esquecem de agradecer o que elas já possuem, se esquecem de praticar a gratidão de fato. Cuidar do corpo físico é extremamente importante para ter equilíbrio emocional, mas infelizmente poucas pessoas dão essa devida atenção ao corpo. Existem também pessoas que não praticam o hábito da leitura e outras que não buscam estar em volta de pessoas otimistas.

Percebo que muita gente quer ser mais feliz e ter uma vida mais próspera, mas se elas não souberem como esquecer as coisas ruins, elas poderão acabar se distanciando dos seus objetivos. Devemos aprender a superar nossos limites e principalmente controlar o nosso foco mental para alcançar nossos maiores objetivos.

Por mais desafiante que seja a situação enfrentada por nós em certos momentos, ainda sim é possível eliminar pensamentos negativos tomando algumas ações específicas.

Devemos cultivar hábitos que podem destruir quaisquer tipos de pensamentos limitantes, assim que eles surgirem em nossa mente. Antes de tudo, eu gostaria de alertá-lo que interromper um pensamento negativo nem sempre é tarefa fácil. É preciso uma boa dose de esforço e disciplina da nossa parte.

A boa notícia é que quando nos tornamos habituados a interromper aquilo que nos incomoda, o processo se torna automático e passamos a agir de maneira inconsciente, sem fazer mais tanto esforço como no início do processo.

Está achando este assunto interessante? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso.

Devemos entender que um pensamento negativo nada mais é do que uma percepção, algo que imaginamos que nos deixa num estado emocional de medo, ansiedade ou até mesmo pavor.

Se caso for um acontecimento passado, temos que buscar recursos dentro de nós mesmos para encontrar um significado fortalecedor dentro daquela experiência que talvez tenha sido dolorosa no passado. Para isso, devemos saber como controlar o nosso foco mental de maneira consistente

Neste artigo irei compartilhar com você quatro estratégias realmente eficazes para interromper pensamentos negativos, sendo:

Aproveite este conteúdo.

Assista ao vídeo abaixo:

Estratégia #1 – Cultive a gratidão: interrompa os pensamentos negativos agora

O sentimento de gratidão pode ser um excelente antídoto para quaisquer tipos de pensamentos negativos. Quando somos gratos, estamos direcionando o nosso foco para aquilo que já é um benefício em nossa vida, mas que de certa forma, quando estamos com a cabeça ocupada cheia de imagens, sons e sensações negativas, esquecemos que podemos substituir todos estes pensamentos destruidores por pensamentos positivos e otimistas.

Nós escolhemos como pensar e agir a todo momento. Podemos a qualquer momento parar o que estamos fazendo e sermos gratos a várias coisas em nossa vida, que já estão presentes e bem diante de nossos olhos, mas que por alguma razão, deixamos de enxergá-las.

A propósito, vamos fazer um exercício bem estimulante que fará com que nosso cérebro busque várias situações e cenários em nossa vida, fazendo-nos resgatar nosso sentimento de gratidão. Você pode fazer sua própria lista e guardá-la, para que quando surgir algum tipo de emoção limitante, você use-a imediatamente.

(Escrevi um outro artigo que pode fazer uma grande diferença para você alcançar seus resultados: 7 Chaves para seu desenvolvimento pessoal.)

Faça uma lista de no mínimo 15 coisas que farão você se sentir grato(a) em sua vida agora mesmo!

Esta é a minha lista que contém algumas razões para que eu possa me sentir grato todos os dias. Eu fiz questão de compartilhá-la para que você possa seguir como exemplo e criar a sua própria:

  • Eu me sinto grato por estar vivo
  • Eu me sinto grato por minha família estar saudável
  • Eu me sinto grato por viver na melhor era tecnológica da história humana
  • Eu me sinto grato por estar compartilhando este artigo com você
  • Eu me sinto grato por estar apto a caminhar normalmente
  • Eu me sinto grato por saber ler e escrever em português e inglês
  • Eu me sinto grato por ter maravilhosas amizades
  • Eu me sinto grato por ter uma noiva espetacular
  • Eu me sinto grato por Deus me conceder a vida
  • Eu me sinto grato pelo alimento de todos os dias
  • Eu me sinto grato pelas roupas que visto
  • Eu me sinto grato por todas as experiências que tive em minha vida (boas e más)
  • Eu me sinto grato por ter aprendido com vários mestres em diversas áreas de minha vida
  • Eu me sinto grato pela natureza que posso desfrutar
  • Eu me sinto grato por me beneficiar de vários recursos existentes hoje em dia

Este exercício é realmente fantástico! Muitas vezes esquecemos que podemos nos sentir ótimos a qualquer momento a partir do direcionamento do nosso foco para as coisas que já são realidade em nossa vida.

E você, como foi com a sua lista? Se você entrou em ação e criou a sua lista, eu tenho certeza que encontrou diversas coisas que despertou em você o

Cultivando o sentimento de gratidão, desenvolvemos um novo tipo de mentalidade em nosso dia a dia, sem deixar espaço para os pensamentos negativos. Muita gente se sente pra baixo sem saber porque, e umas das razões pode estar ligada a falta de aplicação da segunda estratégia.

Está gostando do artigo? Então cadastre seu email abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes e determinados do FocusLife para ser um dos primeiros a receber novos conteúdos.

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>

Estratégia #2 – Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos proporciona vários benefícios tanto para nossa saúde física, quanto para nossa saúde mental. A razão disso é que quando exercitamos, nosso cérebro libera uma substância chamada endorfina, que estimula nosso raciocínio e também melhora automaticamente a nossa disposição física.

Quando aliamos a nossa energia física juntamente com nossa energia mental (condicionamento de pensamentos positivos), aumentamos imensamente nossas chances de interrompermos ou mesmo eliminarmos pensamentos negativos.

Nosso corpo e nossa mente estão diretamente ligados. Se mudarmos nossos pensamentos, automaticamente mudamos o funcionamento da nossa fisiologia e bioquímica do corpo.

A prática de exercícios físicos, também faz com que nosso cérebro libere outros tipos de substâncias benéficas, como a serotonina e a dopamina, que auxiliam na redução do estresse e ansiedade.

O mesmo acontece quando alteramos a qualidade dos movimentos com o corpo, através de nossa postura corporal e expressões faciais. Mudando esses elementos, o cérebro receberá uma mensagem de que algo precisa mudar e assim seguir e acompanhando os fatores comportamentais.

As pessoas à nossa volta podem perceber através de nossas expressões, quando temos emoções negativas. É como se o nosso corpo falasse ou transmitisse aquilo que sentimos.

Você já percebeu que uma pessoa em estado de depressão, raramente (ou quase nunca) se movimenta? Como isso pode afetar os pensamentos dela? Com toda certeza, a falta de movimento corporal pode afetar nossos pensamentos e consequentemente nosso comportamento.

A emoção humana é criada pelo movimento. – Anthony Robbins

Antes de qualquer prática de atividade física é altamente recomendável consultar um médico.

É praticamente impossível ter pensamentos tóxicos quando estamos nos exercitando. As pessoas que praticam atividade física sempre se mostram mais otimistas e bem dispostas mental e fisicamente, se comparado com as pessoas mais sedentárias. Outro fator fundamental e praticamente indispensável, é a prática da terceira estratégia que irei falar no próximo tópico.

Estratégia #3 – Pratique o hábito da leitura de bons livros

Sem nenhuma sombra de dúvida, o hábito da leitura de bons livros pode mudar a nossa vida para muito melhor. A razão disso é que quando praticamos leitura, estamos na verdade alimentando nosso cérebro com pensamentos, conceitos e ideias positivas, afetando assim toda a nossa mentalidade.

Todos os dias cuidamos do nosso corpo através do banho, escovando os dentes, cuidando do nosso visual e cuidando da nossa alimentação. Esses hábitos são praticamente automáticos e não precisamos nos esforçar muito para que eles aconteçam, pois eles já fazem parte do nosso dia a dia.

Assim como os cuidados com o corpo e aparência física, precisamos cuidar e alimentar nossa mente com bons pensamentos diariamente. O hábito da leitura, além de ser uma excelente ferramenta para o nosso desenvolvimento pessoal, é também um meio de prevenção contra as possíveis ideias negativas.

Além disso, ler é um poderoso meio de atendermos nossa necessidade emocional de certeza.

Você pode ler durante alguns minutos por dia sem comprometer as suas tarefas. Existem diversos aplicativos de leitura que podem fazer com que você aproveite mais aquele tempinho que às vezes sobra quando se está na fila do banco, no ponto de ônibus, táxi ou metrô.

Nada melhor do que ler um bom livro para alimentar os pensamentos. Se você realizar esta prática com frequência, dificilmente haverá espaço para pensamentos improdutivos. Se você quiser se livrar de uma vez por todas das emoções tóxicas, então deve realizar a quarta estratégia o mais breve possível.

Está gostando do artigo? Então cadastre seu email abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes e determinados do FocusLife para ser um dos primeiros a receber novos conteúdos.

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>

Estratégia #4 – Procure estar em volta de pessoas otimistas

A companhia de pessoas otimistas é fundamental para que possamos renovar nossa energia e manter efetivamente uma atitude positiva perante a vida. As pessoas otimistas, no geral, têm uma perspectiva diferente da maioria das outras pessoas, pois essas sempre focam no lado positivo de tudo.

Na verdade, existem duas razões para procurarmos estar em volta de pessoas otimistas:

Razão nº 1 – Estar em volta de pessoas otimistas nos faz sentir bem

Você já teve a experiência de estar em um dia em que não se sentia muito bem, e que, de repente, você se encontrou com alguém que o deixou mais animado após cinco minutos de conversa?

Imagino que você já tenha tido essa experiência, pois de certa forma, a pessoa que possivelmente você tenha encontrado fez com que você olhasse para aquela situação com um outro ponto de vista, interrompendo assim seu antigo padrão de pensamentos negativos.

Razão nº 2 – Estar em volta de pessoas otimistas nos ajuda a melhorar nossa qualidade de vida

Pessoas de sucesso são antes de tudo pessoas otimistas. Para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida para melhor, devemos mudar a qualidade dos nossos pensamentos e ações.

A presença de pessoas otimistas é a chave essencial para livrarmos de uma vez por todas de ideias negativas.

Considerações finais

Muitas pessoas depois de entrar em ação percebem que podem vencer os pensamentos negativos, através do sentimento de gratidão, da prática de atividade física, da prática da leitura de bons livros e da companhia de pessoas otimistas. Essas ações simples e poderosas pode fazer com que a pessoa deixe de focar no passado.

Com o tempo a pessoa ganha mais autoconfiança e aprende a controlar seus sentimentos de insegurança. Essas foram as quatro estratégias para você interromper quaisquer tipos de pensamentos negativos. Espero que este artigo tenha lhe fornecido boas ideias para pensar de forma mais fortalecedora.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o com seus amigos nas redes para ele possam também ter acesso a ele.

Deixe o seu comentário para que eu possa saber o que achou e assim continuar escrevendo mais artigos como este pra você.

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>

 

  • Patrícia

    Maravilhoso esse vídeo,parabéns!!!

    • Olá Patrícia! Fico feliz que tenha gostado. E obrigado por prestigiar o site.

  • Cleci

    Obrigada e gratidão Luiz Felipe pela sua generosidade em dispor de conteúdos tão valiosos e importantes para nossa qualidade de vida! Parabéns pelo seu trabalho!

    • Olá Cleci. Muito obrigado pelo seu comentário! Fico feliz em saber que estou ajudando fazer uma diferença positiva. Abraços!

  • Marisa Antunes

    Adorei as sugestões e concordo com voce que devemos estar sempre com pessoas de alto astral… tenho procurado evitar pessoas baixo astral e isso melhorou bastante meu estado de espirito!! Grata!!

    • Olá Marisa, pessoas baixo astral, infelizmente, não contribuem muito para o nosso crescimento. Outro dia, ouvi uma frase assim: “Diga-me com quem tu andas e eu te direi para onde irás”. Obrigado pelo seu comentário! Abraços!

  • Yva

    Em meio a uma crise de pânico, deparei-me com seu artigo para controle das emoçoes….Me ajudou muito…Obrigada.

    • Olá Yva! Fico feliz em saber que este artigo tenha lhe ajudado. Às vezes, nos deparamos com situações desafiantes na vida, e quando isso acontece, o que nos resta é realmente controlar as emoções e ir trabalhando gradualmente até que as coisas se normalizem. Obrigado pelo seu comentário.

  • Mara Hamami

    Obrigada

  • aldo

    Legal Luiz,
    Parabéns pelo post.
    Também escrevo sobre isso no meu blog e estou estudando PNL.
    Se quiser dar uma olhada no meus posts também.
    http://www.otimomesmo.com.br
    Um abraço!

  • Ótimas sugestões Luiz, é realmente um desafio diário trabalhar nossos pensamentos. Eu sempre tenho o cuidado para não ser influenciado pela maioria, pois nem sempre a maioria está certa. Por exemplo, muitas pessoas gostam de ficar reclamando de tudo, mas essa é uma característica destrutiva que temos que tomar cuidado, tanto em fazê-la quanto em deixar nos levar pelas opiniões das pessoas ao nosso redor, o filtro tem que estar sempre ligado. No livro O Segredo da Mente Milionária ele diz várias vezes para tomarmos cuidado com os nossos pensamentos pois eles são a matriz dos nossos resultados… Pensamentos induzem a sentimentos… Sentimentos induzem a ações… e ações induzem a resultados, dependendo da qualidade dos nossos pensamentos os resultados serão positivos ou negativos.

    • Olá Gustavo.
      É verdade o que você mencionou; pensamentos geram sentimentos que induzem a ação ou até mesmo a inação em alguns casos.
      O Segredo da Mente Milionária é realmente fantástico, e trabalha direto na “veia” nossos pensamentos e crenças sobre o dinheiro.
      Abraços!

  • Ótimas sugestões Luiz, é realmente um desafio diário trabalhar nossos pensamentos. Eu sempre tenho o cuidado para não ser influenciado pela maioria, pois nem sempre a maioria está certa. Por exemplo, muitas pessoas gostam de ficar reclamando de tudo, mas essa é uma característica destrutiva que temos que tomar cuidado, tanto em fazê-la quanto em deixar nos levar pelas opiniões das pessoas ao nosso redor, o filtro tem que estar sempre ligado. No livro O Segredo da Mente Milionária ele diz várias vezes para tomarmos cuidado com os nossos pensamentos pois eles são a matriz dos nossos resultados… Pensamentos induzem a sentimentos… Sentimentos induzem a ações… e ações induzem a resultados, dependendo da qualidade dos nossos pensamentos os resultados serão positivos ou negativos.

    • Olá Gustavo.
      É verdade o que você mencionou; pensamentos geram sentimentos que induzem a ação ou até mesmo a inação em alguns casos.
      O Segredo da Mente Milionária é realmente fantástico, e trabalha direto na “veia” nossos pensamentos e crenças sobre o dinheiro.
      Abraços!

  • Obrigado Aldo.
    Vou dar uma olhada no seu blog também.
    Abraços!