Como Mudar a Sua Vida Para Melhor – Mude Aspectos Indesejados

Como Mudar a Sua Vida Para Melhor

Como mudar a sua vida? Como mudar aspectos indesejados? Quais são os passos necessários para mudar sentimentos, emoções, comportamentos, atitudes e hábitos limitantes?

Mudar de vida, para muitas pessoas, pode ser um processo doloroso. Não é fácil abandonarmos velhos hábitos, de uma hora pra outra. É preciso esforço e empenho, e também, visão de longo prazo.

Quando pensamos em mudar algo em nossa vida, não sabemos exatamente quais serão as consequências de nossa decisão. É neste ponto, que muitos preferem se aconchegar nas garras da certeza, e deixar a vida com esta.

Para mudar de vida, devemos mergulhar no mar da incerteza. Precisamos enfrentar os desafios que surgem, em decorrência de nossa atitude – mostrar o nosso verdadeiro “guerreiro interno”. Este caminho não é fácil. A jornada pode ser longa e incerta. Entretanto, é compensadora no final.

A maioria das pessoas preferem manter suas vidas como estão: “Vou viver minha vida assim mesmo!” – é o que muitos dizem. Temem a mudança. Preocupam-se em atender somente a necessidade de certeza. Muitos se esquecem, que a vida é feita de escolhas, e que todos podemos escolher nosso próprio caminho.

Neste vídeo, compartilho algumas ideias, sobre como mudar de vida para melhor.


Mas afinal, o que queremos mudar em nossa vida?

Queremos mudar o nosso estado emocional: a maneira como nos relacionamos com diversos aspectos de nossa vida. No final, queremos mudar, para sermos mais felizes. É o que todos querem.

Para isso, temos que mudar nosso mindset, nosso modelo de mundo, nosso mapa (de acordo com a PNL).

Toda mudança, deve ter início em nossa mente. Devemos mudar o mundo “interno”, para depois mudarmos o mundo externo – nossa realidade contextual -, o mundo físico. A maioria das pessoas tentam mudar o lado de fora, e se esquecem do lado de dentro.

Deseja mudar um comportamento ou hábito? Primeiro, mude a forma de pensar. Deseja melhorar a situação financeira? Mude os pensamentos em relação ao dinheiro – o que ele realmente significa.

E quanto aos hábitos alimentares? Mude o significado em relação à certos tipos de alimentos.

Quando alguém muda algum aspecto na vida, significa que mudou o significado – a pessoa atribui um novo significado, para aquele tipo de comportamento. Pergunte a qualquer pessoa que tenha deixado de fumar, por exemplo, o que fez com que deixasse o vício.

A maioria dos ex-fumantes relatam, que perceberam o mal que o cigarro os causava. Por este motivo, acabaram por deixar o vicio. Mudaram o significado do cigarro em suas vidas.

O que antes proporcionava prazer, agora proporciona dor: a possibilidade de uma doença, como o câncer por exemplo. Como o cérebro detesta dor, ele fará de tudo para evitá-la. E aí pronto. A mudança esta feita.

Podemos usar a dor, o desconforto físico ou emocional, para mudarmos hábitos e comportamentos indesejados.

Como fazemos isso? Associando toneladas de dor, ao comportamento limitante presente. O que nos custará em termos físicos, mentais, emocionais, espirituais, financeiros e relacionamentos, se não mudarmos?

Dessa forma, criamos a pressão necessária, para a mudança acontecer, e durar.

Irei compartilhar com você, quatro passos essenciais para mudar de vida – para melhor.

1 – Decidir Mudar

O primeiro passo é sem dúvida, decidir mudar. Tomar esta decisão é a mais importante de todas. Muitas pessoas temem decidir,  por medo de errarem:

  • E se eu tomar a decisão errada?
  • E se não der certo?
  • E se eu me arrepender mais tarde?
  • E se… E se… E se…?

A pergunta correta seria:

O quanto estou disposto a aprender, com a decisão que tomar? Perceba que este tipo de pergunta, nos induz a explorarmos muito mais do nosso potencial, do que os outros tipos, que são limitantes (os “e se”).

Portanto, decida que você esta disposto a aprender, e mude. Mude sua vida para melhor. Afinal, você merece isto.

Podemos mudar qualquer aspecto de nossa vida. Desde que tomemos a decisão. Também, vale lembrar, de que não tomaremos somente decisões certas. Iremos errar. A boa noticia, é que podemos aprender com os nossos erros, sempre. Errar faz parte do processo de aprendizado.

Enfrente a mudança

Eu me lembro de quando mudei minha vida profissional. Eu tinha 19 anos, e trabalhava como funcionário. Então, decidi que trabalharia por conta própria. Saí do antigo emprego e comecei a empreender, sem conhecimento administrativo, sem habilidades empreendedoras, sem nada.

O que tinha, era apenas a vontade de ser independente.

Ocorreu tudo certo? Bem longe disso. Tive centenas de desafios. No entanto, aprendi como lidar com eles.

Inclusive, se eu não tivesse tomado aquela decisão, provavelmente, você não estaria lendo este artigo. Ela resultou em tudo isso.

Avalie qual área de sua vida, gostaria de mudar, tome a decisão e mude. Lembre-se das principais áreas de nossa vida: financeira, emocional, mental, física, profissional, relacionamentos.

2 – Fixar Objetivos

O segundo passo, após decidir mudar, é fixar objetivos. O que realmente deseja alcançar em sua vida? Quais são os seus objetivos de curto, médio e longo prazo? O que gostaria de aprender, que talvez fizesse uma grande diferença na sua vida profissional, por exemplo?

Quando fixei o objetivo de aprender inglês, minha vida tomou outro rumo. Hoje, posso ter acesso a qualquer conteúdo (em inglês), que ajude no meu desenvolvimento pessoal.

No entanto, não foi da noite pro dia, que aprendi. No meu caso, foram árduos seis anos. Mas, lembro perfeitamente no dia em que fixei o objetivo de aprender inglês. Determinei que aprenderia, num prazo de três a quatro anos.

Fixe objetivos e estabeleça um prazo para alcançá-los. Isto é muito importante.

3 – Aprender o “Como” Mudar

Mudar pode ser o mesmo que aprender. Pense nisso: se queremos mudar um comportamento, então temos que aprender o “como” mudá-lo – “how to”.  Temos que aprender, novos padrões elegantes, para concretizar o que queremos.

Para isso, precisamos de uma estratégia. Precisamos avaliar a consequência dos velhos hábitos, para que possamos mudar nossas ações, a fim de conseguirmos novos resultados – resultados projetados por nós.

Sem uma estratégia, não será possível criarmos uma mudança duradoura. Precisamos de uma que realmente funcione, e que alavanque nossos resultados.

Aprenda como mudar, com as pessoas que admira – como elas conseguiram mudar a vida delas? Descubra como elas pensam, no que acreditam, o que fazem quando as coisas não saem da maneira como gostariam. Torne-se um detetive. Um caçador de excelência.

4 – Testar e Modelar o que Realmente Funciona

A melhor forma de acelerar todo processo é modelando aqueles que já conhecem o caminho, pois eles sabem com chegar lá. Quem você admira, que tenha mudado radicalmente de vida? Quem poderia ser seu “mentor”? Quais ações você poderia reproduzir em sua vida, para economizar tempo e esforço?

Aprenda o máximo com essas pessoas, seus modelos de possibilidade, e teste em sua própria vida. Algumas ações podem não gerar os mesmos resultados para você. No entanto, aprenderá o ponto mais importante – o sistema de crenças.

Toda mudança dependerá dos pensamentos e ideias que colocarmos em jogo – nossos resultados dependeram de 80%, de nossa psicologia. Nosso mindset. Nosso modelo de mundo. Os outros 20%, é da parte mecânica, nossas ações.

Lembre-se que você encontrará pessoas que pensam como você. Elas poderão ser valiosos recursos, para apoiar a sua mudança. Outro ponto importante é fazer uma declaração em público, de que esta prestes a mudar.

Faça esta declaração para os amigos e pessoas próximas a você, pessoas que realmente se importam com você, e que desejam o seu bem.

Prepare-se também para os desafios derivados da mudança. Toda mudança gera problemas no curto prazo. No entanto, você tem a capacidade de superá-los. Antecipe-os, e crie um plano de ação para resolvê-los. Guarde seu plano, porque mais cedo ou mais tarde, você poderá ajudar outras pessoas, com sua experiência.

Bem, se você chegou até aqui, nesta parte do artigo, com certeza, você teve ter tido algumas ideias, ou mesmo se identificou com algumas partes, com que acabou de ler.

Portanto, deixe seu comentário logo abaixo. Quais outras ideias, você poderia adicionar? O que acha necessário, para mudar a sua vida para melhor?

Até o próximo.

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>