Como Perder o Medo de Falar em Público em 9 Passos

 

Como Perder o Medo de Falar em Público

Você tem medo de falar em público? Se sente desconfortável quando vai falar com muitas pessoas, seja no trabalho de faculdade, reunião ou ambientes que você tem que comunicar com muitas pessoas? Se você disse sim a essas perguntas, continue lendo este artigo.

A grande verdade, é que nós já tivemos diversas oportunidades de falar em público ao longo da vida. No trabalho de escola, por exemplo, ao invés de aproveitarmos as oportunidades de realizarmos apresentações, simplesmente passávamos a responsabilidade para algum colega.

Com isso, muitos de nós deixamos de desenvolver essa habilidade tão natural. E o que acontece, é que quanto mais conhecimento adquirimos, tanto no área pessoal ou profissional, mais cedo ou mais tarde, teremos que nos expor diante de um grupo.

Eu me lembro da minha primeira experiência em falar em público. Eu tinha 12 ou 13 anos, e estava me preparando para primeira eucaristia. Minha professora me escolheu para ler uma pequena mensagem durante a cerimônia. Ela não me perguntou se eu estava disposto a ler. Ela simplesmente me obrigou.

E eu detestei a ideia. Mesmo assim, tive realizar a façanha diante daquela multidão na igreja. Não foi fácil. No entanto, algo interessante aconteceu depois daquela experiência. Após muitos anos, por ironia do destino, decidi que queria palestrar. Fiz um curso avançado de apresentação com técnicas de Programação Neurolinguística.

Assista ao vídeo abaixo:

(Clique aqui para assistir o vídeo no YouTube)

Por esta razão, acredito que você que tem medo de falar em público, pode superar esta dificuldade com algumas técnicas e, também, muita prática antes de fazer a sua apresentação.

Abaixo, irei compartilhar com você, como perder o medo de falar em público em 9 passos. Vamos a eles:

Medo de Falar em Público

1º Passo – Estude o Assunto Que Irá Falar

É comum as pessoas ficarem apavoradas diante do público, se não conhecem o assunto ou tema que irão abordar. Essa atitude, além de gerar insegurança na pessoa, também pode fazer com que ela fique sem saber como se comportar diante das pessoas.

Se você tem conhecimento daquilo que irá comunicar em público, você se sentirá autoconfiante, e também estará muito mais à vontade com a sua plateia. Portanto, é fundamental você estudar o assunto que irá falar em sua apresentação, e também criar uma estrutura que faça sentido a seus ouvintes, quando estiver comunicando com eles.

2º Passo – Treine Antes de Falar em Público

Em minhas primeiras palestras, assim que fiz um curso de apresentação em público, treinava cerca de trinta minutos todos os dias, faltando 20 ou 15 dias para palestrar. A grande vantagem em ensaiar suas palestras, é que você memoriza e se torna familiarizado com os tópicos de sua apresentação. Assim, é possível que sua palestra fique natural, de acordo com o assunto que você pesquisou e treinou.

E como treinar sua apresentação?

  • Treine frente ao espelho – treinar frente ao espelho faz com que você tenha um feedback visual imediato de sua postura e gesticulação. Esta é, sem dúvida, uma ótima estratégia para ganhar confiança quando estiver falando para as pessoas.
  • Treine em voz alta – quando estiver ensaiando sua palestra, fale em voz alta. Quando falamos com um grupo, devemos intensificar o volume da voz. Dessa forma, as pessoas entenderão claramente o som das palavras que estaremos comunicando.

3º Passo – Aprenda a Controlar o Medo e a Ansiedade

O medo e a ansiedade são fatores que podem prejudicar o seu desempenho quando vai falar em público. Se você se sentir amedrontado ou ansioso nas vésperas de sua palestra ou apresentação, trate de identificar o que especificamente gera essas sensações, e depois, trabalhe no sentido de eliminá-las.

Além disso, o medo e a ansiedade geram outras sensações negativas como: frio na barriga, perda de sono, nervosismo antecipado e outras sensações que nos deixam mais inseguros ainda.

Para aprofundar no assunto, sugiro que leia este artigo:

Se você tem alguns desses sintomas quando vai falar em público, saiba que é possível controlá-los. Veja o que pode fazer para conter o medo e a ansiedade na hora de subir ao palco:

  • Controle a respiração – quando nos sentimos ansiosos, amedrontados ou tensos, não respiramos de maneira adequada. Nossa respiração se torna superficial, e todo o resto do corpo é afetado. Portanto, respire fundo e controle suas emoções.
  • Relaxe o corpo – Relaxe o seu corpo pouco antes de entrar em cena. Feche os olhos e se concentre no agora.
  • Mude seu estado emocional –  Desenvolva uma estratégia para se sentir confiante. Relembre momentos de alegria, felicidade e superação que teve ao longo da vida, e traga-os de volta mentalmente. Neste tipo de estado emocional, você se sente coma mais recursos positivos.

4º Passo – Se Apresente ao Seu Público

perca-o-medo-de-falar-em-publicoDepois de seguir os passos anteriores, é hora de se apresentar ao seu público. Quando entrar em cena, seja simpático, faça uma pequena introdução, fale um pouco de você (sem exagerar). Diga quem é você, o que faz e o que os seus ouvintes irão aprender com você em sua apresentação.

Desse modo, você antecipa os pontos importantes que irá falar, e as pessoas já terão ideia do que irão absorver de você. Crie rapport (sintonia) com as pessoas. A melhor forma de se criar rapport quando falamos com várias pessoas ao mesmo tempo, é contando histórias.

Quando contamos histórias, sejam elas fatos de nossa vida ou de outras pessoas, duas coisas acontecem:

  • Nos aproximamos das pessoas quase instantaneamente
  • Quebramos objeções do tipo “o que ele (ou ela) tem para me ensinar?”

Portanto, conte uma história que faça sentido com o seu tema.

Está gostando do post sobre como perder o medo de falar em público?

Então cadastre o seu e-mail abaixo, e seja o primeiro a receber novos artigos iguais a esse em seu e-mail.

(sua privacidade é garantida, totalmente livre de SPAM)

Baixe o Seu E-Book Gratuito: 6 Princípios Para Você Levar a Sua Vida ao Próximo Nível

Digite o seu endereço de e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE o e-Book em PDF dos 6 Princípios Para Você Levar a Sua Vida ao Próximo Nível

5º Passo – Olhe Para a Plateia

Quando estiver já falando para as pessoas, olhe para elas. Você não precisa olhar para cada pessoa individualmente. Olhe para as pessoas de seu lado direito, olhe para outras do lado esquerdo, e olhe também para as pessoas do meio. Vá alternado sutilmente o seu olhar, enquanto conversa com o seu público.

tony-robbinsEssa estratégia cria mais aproximação com as pessoas, e elas passam a ouvir você como se fosse um amigo. Afinal, todos nós gostamos de ser notados. Certamente, você já assistiu algum vídeo do Anthony Robbins falando em público. O que ele faz durante suas apresentações? Ele interage com a audiência o tempo todo, criando assim interação muito próxima com as pessoas.

6º Passo – Mantenha a Naturalidade

É fundamental manter sua naturalidade quando for falar em público. Mantenha sua identidade, e seja você mesmo. Essa é a melhor forma de evitar passar uma imagem que não represente quem você realmente é. Evite demandar atenção das pessoas.

Demandar atenção das pessoas é uma atitude que pode prejudicar sua imagem. Lembre-se de que as pessoas tendem a gostar de pessoas iguais a elas. Se de repente elas perceberem que o palestrante ou apresentador é muito diferente delas, com certeza elas se sentirão desconectadas de você.

7º Passo – Cuide da Gesticulação

medo-de-falar-em-publicoA gesticulação é outro ponto importante em sua apresentação. Quando fizer movimentos com as mãos, procure movimentá-las de forma que sua fala acompanhe os seus gestos. Excesso de gesticulação pode transmitir agressividade, e assim comprometer o seu discurso.

Outro fator importante é a postura e deslocamento. Evite andar de um lado para outro repetidamente. Isso demonstra nervosismo e insegurança. Fique alguns minutos em uma certa posição, para depois se deslocar para o outro lado.

Fique reto e apoie-se nas duas pernas quando falar de algum tópico mais sério. E claro, evite permanecer com uma das mãos no bolso por muito tempo, pois esta postura pode transmitir sinais de omissão.

8º Passo – Use Recursos Audiovisuais Com Moderação

Palestrantes experientes sabem utilizar, e muito bem, recursos audiovisuais. Recursos audiovisuais não tornam nenhuma palestra ruim em excelente. Você sempre será responsável pelo conteúdo transmitido as pessoas. Portanto, tome certo cuidado ao utilizar esses tipos de recursos.

Mantenha sempre o equilíbrio ao mostrar slides (Power Point ou Prezi), quando estiver falando. Cuide para não poluir seus slides, caso venha utilizá-los. Slides muito poluídos, cheio de imagens e textos, distraem as pessoas. Mantenha sutileza ao utilizá-los.

Teste tudo um dia antes de fazer sua apresentação. E também, teste horas antes de subir ao palco. Você não quer nenhuma surpresa desagradável no momento que for falar em público.

9º Passo – Conclua Sua Apresentação

Quando finalizar sua palestra, é importante você realizar algumas ações para fechá-la com chave de ouro. Uma das ações que fará com que seu público lembre de você no futuro, é recapitular os principais tópicos abordados por você em sua apresentação. Assim, você ajudará as pessoas lembrarem mais facilmente do seu conteúdo no futuro.

Depois disso, apresente seu slide final, com o endereço do seu site, e-mail ou outro meio de contato, para que as pessoas possam continuar o relacionamento que gerou com elas. Novamente, não polua muito o seu slide final e não o deixe apelativo. Seja sempre sútil.

Finalmente, agradeça a seu público pela generosidade e tempo em ouvi-lo, e claro, pela presença deles. Nunca, jamais, peça desculpas por alguma coisa. Essa atitude pode aniquilar todo trabalho que realizou até aqui, além de transmitir total insegurança.

Conclusão

Se você seguir todos os nove passos que compartilhei com você neste artigo, sem dúvida, você terá autoconfiança necessária para falar em público de maneira tranquila e segura. Lembre-se de que as pessoas estão mais interessadas no que elas tem para aprender com você, e não há razão para ficar com medo. No lugar de sentir medo, foque em ajudar as pessoas com o seu conhecimento.

Portanto, prepare-se da melhor forma que puder. E como qualquer atividade que realizamos na vida, falar em público exige prática constante. Quanto mais você prática, mais hábil você se torna. O que antes era medo, passa a ser um processo prazeroso e realizador.

E lembre-se que o mais importa é você ter atitude e começar a falar em público. 

Espero que este artigo tenha lhe ajudado de alguma forma. E claro, quero ouvir sua voz na área de comentário.

Inscreva-se abaixo:

Até o próximo.

Baixe o Seu E-Book Gratuito: 6 Princípios Para Você Levar a Sua Vida ao Próximo Nível

Digite o seu endereço de e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE o e-Book em PDF dos 6 Princípios Para Você Levar a Sua Vida ao Próximo Nível

  • Ronaldo

    Falar em público é um dos maiores desafios para a maioria das pessoas. Esse artigo é de grande ajuda!

    • Olá Ronaldo, é verdade, muitas pessoas têm dificuldade nesta atividade. E elas se esquecem que falar em público é mais questão de técnicas, do que aptidão. Grande abraço!

  • Lucas

    Muito bacana sua iniciativa e seu site amigo. Até esses dias atrás estava pensando em um pequeno projeto de criar um grupo sobre desenvolvimento pessoal, como lidar com pessoas, falar em público (algo que não tenho muita intimidade e tenho que treinar), para ver se conseguia reunir uma galera para trocar experiências e dicas. Caso você saiba de algum local assim, onde se há maior interatividade com frequência tipo um fórum ou algo do tipo poderia me passar? Ou caso tenha interesse em criar um poderia entrar em contato comigo? É minha primeira visita no seu site, to curtindo muito, vou dar uma vasculhada aqui. haha. Grande abraço.

    • Olá Lucas! Tenho trabalhado bastante para compartilhar conteúdo aqui no site, e fazer justamente deste lugar, uma comunidade de desenvolvimento pessoal. Você pode interagir com as pessoas aqui. Lembrando também que tenho muitos inscritos no YouTube (atualmente mais de 1.600), que sempre estão interagindo com os vídeos e dando suas opiniões. Fique a vontade para expressar sua opinião. Pois assim, estará contribuindo com o site. Aproveite o conteúdo. Grande abraço!