Como persuadir para se tornar uma pessoa de muito mais impacto

como persuadir

Você já parou pra pensar que são pouquíssimas pessoas que realmente sabem como persuadir e influenciar os outros? É fato que muitas pessoas ainda acreditam que a persuasão deve ser aplicada somente por vendedores, mas o que a maioria não percebe, é que todos nós vendemos algo.

Já percebeu isso?

Podemos vender uma ideia para um projeto, valores que acreditamos, a paixão pelo time de futebol, nossas habilidades e capacidades, e sim, produtos e serviços.

Além disso, nós mesmos, de maneira inconsciente, estamos negociando com o nosso cérebro todas as decisões que tomamos a cada instante. As pessoas que sabem vender boas ideias para si mesmas, vencem. As que não sabem, fracassam miseravelmente.

O preço por não saber e não aplicar essa habilidade em si mesmo, por exemplo, pode custar muito caro. Vemos pessoas perdendo o emprego ou sendo substituídas por pessoas que têm um domínio maior da persuasão.

As empresas estão interessadas em pessoas mais comunicativas e mais cativantes, pessoas que realmente são capazes de fazer uma diferença. Ou então, se a pessoa tem um negócio e não sabe como persuadir os seus clientes a comprarem seus produtos, mais cedo ou mais tarde essa pessoa fechará as portas do seu negócio.

Eu não sei se você já percebeu, mas já ficou evidente que as pessoas que mais causam impacto influenciando os outros, são aquelas que alcançam o sucesso mais rápido do que a maioria. A verdade é que o mundo é governado por pessoas persuasivas.

Ser uma pessoa mais impactante e de destaque, não tem nada a ver com inteligência e muito menos formação acadêmica. A persuasão como qualquer outra habilidade, pode ser desenvolvida por qualquer um que tenha vontade de não ser só mais uma voz na multidão.

Não existe ninguém no mundo que tenha alcançado o sucesso sozinho. Todos aqueles que se tornaram bem sucedidos, contaram com várias (várias mesmo) pessoas ao seu redor.

Silêncio na sala de aula?

Eu sei que desenvolver uma habilidade na qual não se tem costume, pode parecer quase impossível para algumas pessoas. Afinal, fomos criados numa cultura que nos ensinou quando éramos crianças, que não podíamos sequer conversar com os nossos colegas na sala de aula.

Nós tínhamos regras para seguir e caso não as seguíssemos, éramos punidos. Tudo isso fez com que perdêssemos um pouco da nossa habilidade natural de sermos espontâneos.

Agora, na fase adulta, precisamos mais do que nunca apresentar nossas ideias, projetos, capacidades e habilidades ao mundo; mostrar o nosso valor e fazer com que as pessoas saibam o que temos a oferecer para elas. E esse resultado só é possível de ser alcançado através da persuasão.

Destaque-se e gere mais impacto

Pense comigo… As pessoas de maior sucesso são aquelas que conseguem fazer com que outras pessoas tomem algum tipo de ação. Para mostrarmos a nossa importância ao mundo, precisamos fazer com as pessoas confiem em nós e consequentemente se relacionem conosco.

Praticamente ninguém consegue se destacar sem o prestígio ou admiração dos outros. Para que a nossa voz não seja apenas mais uma voz na multidão, precisamos fazer a diferença sendo mais influentes.

Você pode começar a aumentar o seu poder de persuasão, através de duas estratégias muito utilizadas dentro da PNL.

Vamos ver quais são?

Duas estratégias para se tornar mais persuasivo

1 – Rapport: é uma palavra francesa que significa basicamente trazer de volta. É uma estratégia essencial para uma comunicação eficaz que consiste em você criar uma sincronização com a outra pessoa, buscando sempre pontos em comum.

Os passos iniciais para estabelecer rapport é você espelhar os movimentos da outra pessoa, isto é, sutilmente, repetir os gestos, expressões, movimentos dos olhos, movimentos da cabeça, respiração, além das expressões verbais.

O inconsciente da outra pessoa criará uma ligação instantânea com você, fazendo com que ela confie em você e consequentemente aceite suas recomendações.

2 – Âncoras (ancoragem): As âncoras são estímulos recebidos por um ou mais dos nossos cinco sentidos, que nos colocam automaticamente em um estado emocional especifico.

Em outras palavras, toda vez que entramos em um estado emocional intenso, e o nosso cérebro associa o acontecimento ao estímulo especifico como som, gesto, palavra, imagem, sensação ou cheiro, cria-se uma âncora.

Em outros momentos, podemos receber esses mesmos estímulos e automaticamente dispararmos o estado emocional, que pode ser positivo ou negativo, e assim experimentarmos aquelas mesmas sensações ou emoções anteriores.

Essas duas estratégias são fundamentais dentro da persuasão, pois além de criar uma profunda conexão com os outros através do rapport, podemos também induzir as pessoas a acessarem seus melhores recursos internos utilizando as âncoras. Todo líder de imapacto sabe e utiliza essas estratégias.

Faça uma diferença no mundo

Uma pessoa que já trabalhou durante muito tempo no mundo corporativo, com uma grande experiência em marketing e relacionamento, percebeu que muita gente se travava quando o assunto era ser mais persuasivo.

O que ele viu foi algo bem simples: existe um processo para se tornar persuasivo e aumentar o poder de impacto na comunicação.

Afinal, a carreira dessa pessoa como executivo foi baseada na habilidade de causar impacto através das suas ideias e sugestões, em reuniões e apresentações com importantes clientes das empresas na qual trabalhara. Ele desenvolveu essa habilidade com muita prática.

As pessoas que dominam a persuasão têm destaque e são capazes de motivar, inspirar e liderar pessoas. E foi justamente esse o motivo que fez com que ele tomasse a decisão de deixar o mundo corporativo para contribuir na vida de milhares de pessoas, ajudando-as a traçarem os seus planos de vida e conhecerem melhor os seus cérebros.

Afinal, tudo o que pensamos, todas as nossas decisões, acontecem primeiro no nossos cérebro antes de se manifestarem no mundo físico (inclusive a persuasão).

Essa pessoa que tem um grande espírito empreendedor, teve a ideia de um novo projeto; um projeto onde ele compartilharia suas melhores estratégias e conhecimentos para fazer com que qualquer pessoa pudesse aumentar o seu poder de impacto pessoal, seja para apresentar, vender, motivar, inspirar ou emponderar os outros.

Esse projeto se tornou um dos maiores treinamentos online sobre persuasão do Brasil, com muitos alunos satisfeitos e com resultados incríveis. O nome dessa pessoa que criou tudo isso e hoje impacta milhares de vida, é André Buric. Hoje ele mostra que é possível se tonar uma pessoa de mais impacto e de maior influência através do seu método, o Neuro Persuasão.

O Mundo precisa de você também

Este artigo teve como objetivo, mostrar a você que a persuasão é uma habilidade fundamental para o nosso crescimento pessoal e profissional. Não importa o que você faz na sua vida, o mundo e as pessoas precisam te ouvir e saber o que você tem a oferecer.

Vejo muitas pessoas com habilidades incríveis, mas que não sabem como mostrar ou comunicar essas habilidades ao mundo. Você pode escolher entre ser só mais uma voz no meio da multidão, ou se tonar uma pessoa de muito mais impacto.

Você está aqui para fazer uma diferença positiva na vida das outras pessoas, seja para oferecer produtos, influenciar seus filhos, motivar, impactar ou liderar pessoas. O próprio André um dia percebeu que ele não queira ser apenas mais “uma voz” no mundo.

Ele sentiu a necessidade de entrar em ação e realmente deixar o seu legado. Tudo isso aconteceu porque um dia ele tomou uma decisão…

Vou deixar uma reflexão para você pensar a respeito:

Se tantas pessoas conseguem alcançar seus maiores objetivos, causando uma transformação positiva na vida das pessoas, o que impediria você de ser uma dessas pessoas de impacto também?

Antes de finalizar este texto, quero deixar minha recomendação para que você conheça o método Neuro Persuasão do meu amigo André Buric. Espero que você goste do treinamento e o aproveite ao máximo.

  • Mais um ótimo conteúdo aqui no Focus Life! Muito obrigado por isso, Luiz.

    Um ótimo livro sobre esse assunto é o “Manual de Persuasão do Fbi” do ex-agente Jack Shafer. Caso ainda não tenha lido, fica a indicação.

    Um grande abraço.

    • Grande Aquila.
      Obrigado pela indicação.
      Eu me lembro de alguém ter mencionado este livro em algum vídeo ou site.
      Agora, com sua indicação, ele entrou na lista 😀
      Abraços!

  • Mais um ótimo conteúdo aqui no FocusLife! Muito obrigado por isso, Luiz.

    Um ótimo livro sobre esse assunto é o “Manual de Persuasão do Fbi” do ex-agente Jack Shafer. Caso ainda não tenha lido, fica a indicação.

    Um grande abraço.

    • Grande Aquila.
      Obrigado pela indicação.
      Eu me lembro de alguém ter mencionado este livro em algum vídeo ou site.
      Agora, com sua indicação, ele entrou na lista 😀
      Abraços!