5 passos para solucionar problemas rapidamente

Nós temos recursos incríveis dentro de nós para solucionar problemas, mas o que acontece é que na maioria das vezes, por alguma razão, nós deixamos de explorar esses recursos.

Uma das razões da qual não os utilizamos, vem da urgência do dia a dia; muitas tarefas a se cumprir em pouco espaço de tempo, já que a tecnologia tem tomado conta do nosso foco com tantas informações.

Mas o ponto em questão é que temos de tomar decisões todos os dias e essas decisões devem estar ligadas a solucionar problemas, sejam eles pequenos, médios ou grandes. Eu mesmo lido com muitos problemas em minha empresa, problemas dos mais fáceis de solucionar até os mais complexos.

Assista ao vídeo abaixo:

Neste artigo quero compartilhar com você cinco passos para solucionar problemas, para que você possa mover em direção dos seus objetivos e não se sentir intimidado por dificuldades.

Continue lendo que você vai entender quais são esses cinco passos abaixo:

1º passo – Dê um novo significado para os problemas

Os problemas existem para que possamos encontrar soluções e assim crescermos mais a cada dia. Os problemas em nossa vida são na realidade presentes, pois eles nos forçam a pensar de maneira diferente.

Pense em uma decisão que você tomou em sua vida, que um dia já foi grande um problema. Hoje talvez sua vida tenha mudado completamente para melhor, porque você decidiu resolver aquele problema efetivamente, seja em sua vida pessoal ou profissional.

Para todo problema existe uma solução, e para que essa solução apareça, temos que entender que o problema existe para nos fazer mover em direção dos resultados que queremos. A maioria das pessoas quando vencem tendem a comemorar, e quando falham tendem a ponderar.

Quando ponderam, aprendem muito mais do que quando comemoram. Já ouviu a frase que diz que o sucesso é um mau professor? Quando temos sucesso, não aprendemos muito.

Mas quando falhamos, paramos e refletimos o que fizemos de errado. (Esse conceito já gerou muita controvérsia, portanto, interprete-o da melhor maneira possível 🙂 )

Claro que não significa que temos que falhar o tempo todo. No entanto, quando falhamos aprendemos muito mais sobre o que não fazer de errado para que da próxima vez não venhamos cometer o mesmo erro.

Faz sentido?

Além disso, um problema nos força a sair da nossa zona de conforto, e também nos prepara para explorar mais o nosso potencial. O segundo passo é sobre mudarmos um fator essencial que fará toda a diferença.

2º passo – Mude as perguntas

Por que Deus fez isso comigo? Por que isto tinha que acontecer justamente comigo? Por que nunca consigo perder peso? Por que nunca consigo economizar dinheiro?

Já ouviu perguntas assim? Tenho certeza que sim. Estas são perguntas que a maioria das pessoas faz quando se deparam com algum tipo de problema.

Como o nosso cérebro precisa encontrar uma resposta para todas as perguntas que fazemos, ele sempre vai achar uma resposta, seja ela positiva ou negativa. Por esta razão, precisamos estar atentos aos tipos de perguntas que fazemos para nós mesmos.

Por exemplo, quando perguntamos “Por que isto tinha que acontecer justamente comigo?”, o cérebro responderá “Porque você merece; porque você não pensa direito; porque você sempre faz isso” (sempre?).

Agora vamos imaginar a mesma situação fazendo novos tipos de perguntas, como: “Como posso resolver esta situação?”, “O que posso aprender com isto, para que não mais ocorra?” “O que é engraçado nisso, que ainda não tinha notado?”.

Fazendo perguntas mais positivas (perguntas fortalecedoras), nosso cérebro será forçado a encontrar a reposta para a pergunta que fizemos.

Com isso podemos afirmar que não são as respostas que fazem a diferença, mas sim as perguntas que fazemos. Este conceito pode mudar toda a sua vida para muito melhor se você aplicá-lo.

Tudo é questão de você antecipar certos desafios, fazendo as perguntas certas. No próximo tópico, veremos outro fator importante e também responsável pelos nossos resultados a todo instante.

3º passo – Mude a fisiologia

Muitas pessoas geralmente quando se deparam com um grande desafio, tendem a ficar desanimadas e deprimidas, através da mudança de fisiologia. Mas como isso acontece?

Primeiro o indivíduo diminui o ritmo da respiração, começa a falar em um tom de voz baixo e em um ritmo devagar. A cabeça e os ombros tendem a ficar para baixo. O que acontece em seguida? A mente começa a captar os sinais do corpo criando assim imagens que faz com que a pessoa se mantenha nesse estado.

E pode ter certeza que não são imagens como uma paisagem encantadora ou um oceano azul da cor do céu… As imagens que surgem na mente da pessoa quando ela tem esta postura enfraquecedora, são os piores momentos que ela vivenciou.

Neste tipo de estado, não se consegue energia para enfrentar desafios, pois a pessoa se sente sem ânimo e sem recursos. Agora, o que acontece quando essa mesma pessoa muda sua fisiologia? Acontece justamente o oposto.

Como se faz? Joga-se os ombros e a cabeça para cima; muda a respiração e expressões faciais; a fala se torna mais acelerada e confiante.

Podemos identificar este tipo de comportamento em atletas de alto nível, líderes e empreendedores de impacto. Fisiologia é um termo muito utilizado dentro da programação neurolinguística.

Se você mudar a sua fisiologia em momentos de desafio, você já terá realizado um grande avanço em sua vida. Se quiser ir mais além, é importante também que você aprenda a mudar outro fator fundamental, que fará toda a diferença para o resto de sua vida.

4º passo – Mude a linguagem

É de extrema importância estar consciente do tipo de vocabulário que se utiliza no seu dia a dia. Afinal, é a nossa linguagem que cria a nossa realidade. Eu pessoalmente, após conhecer o poder das palavras, logo tomei a decisão de mudar minha linguagem e passei a chamar a situação de desafio, em vez de problema.

Deste modo, fico mais disposto e animado para vencer um desafio. A palavra desafio nos causa muito mais vontade de entrar em ação do que a palavra problema.

Pense nisso. Quantas situações desafiadoras você já enfrentou em sua vida? Tenho certeza que foi centenas ou até mesmo milhares de situações, não é verdade?

Na próxima vez em que se pegar falando em problemas, mude rapidamente a sua linguagem, e passe a chamar a situação de desafio. Você ficará impressionado com a diferença que isto fará em sua vida.

5º passo – Seja honesto consigo mesmo

Anthony Robbins, um dos maiores treinadores comportamentais do mundo, sempre diz o seguinte: “Veja a situação como ela é, mas não pior do que é.”

Ser honesto em relação ao desafio, significa não mentir para si mesmo e sim, ser real consigo mesmo e encontrar forças para superá-lo. Infelizmente, muitas pessoas costumam mentir para si mesmas.

Seja qual for o tipo de comportamento limitante, como, consumismo, excesso de comida, excesso de bebidas alcoólicas ou drogas, o indivíduo tem de partir do ponto em que ele está, reconhecendo que tem um desafio e que precisa vencê-lo.

É preciso ter coragem e atitude para entrar em ação. Vemos pessoas que tentam amenizar a situação dizendo que o desafio delas não é tão grande assim.

Agir dessa maneira só agrava ainda mais a situação, pois estaríamos tapando o sol com a peneira. Se você precisa emagrecer, por exemplo, reconheça que está obeso e que pode mudar. Acredita que está consumindo álcool em excesso? Seja honesto e avalie para qual direção sua vida seguirá se continuar deste modo.

Seguindo estes passos, você perceberá que os desafios em sua vida se tornarão mais fáceis de serem superados, porque você decidiu ser honesto consigo mesmo.

Agora é a sua vez

Compartilhei com você neste artigo cinco passos para solucionar problemas rapidamente. Agora é a sua vez de praticar e começar a ter melhores resultados em sua vida. Lembre-se que a eficácia de qualquer técnica está na prática.

Antes de finalizar este artigo, quero deixar uma frase para você refletir:

Toda ação humana, quer se torne positiva ou negativa, precisa depender de motivação. – Dalai Lama

Espero que este artigo tenha lhe ajudado de alguma forma. Caso tenha gostado, compartilhe-o para que mais pessoas possam ter acesso.

Grande abraço e até o próximo!

CONTEÚDO VIP

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente artigos, vídeos e mensagens para o seu desenvolvimento pessoal e profissional em primeira mão!>