6 princípios para uma alta performance ensinados por Brendon Burchard

Outro dia assisti a um vídeo sobre os seis princípios para uma alta performance, que podemos aplicar todos os dias. O autor do vídeo é Brendon Burchard, fundador da “Experts Academy” (Academia dos Especialistas).

Decidi então compartilhar com você este fantástico conceito ensinado por Brendon, através deste artigo.

Brendon Burchard nos ensina como podemos ter uma alta performance de maneira bem simples e eficaz, e sem desculpas. Podemos fazer isto através de hábitos diários. Pequenos hábitos que podem literalmente mudar nossas vidas, para melhor.

Continue lendo este artigo, que você aprenderá os 6 princípios para uma alta performance que são eles:

Também gravei um vídeo, com o resumo dos princípios que ele ensina, e o nome do vídeo é “6 Guiding Questions For High Performers” (6 Questões Guias Para os Altos Performadores). Como o vídeo dele está em inglês, adaptei o conteúdo para o português.

Assista ao vídeo abaixo:

Princípio 1: a base da alta performance – propósito (purpose)

Seu propósito de vida deverá servir ao bem comum, fazer a diferença e criar um impacto positivo na vida dos outros. Bem simples, não? Se quisermos ter uma alta performance sem permitir que desculpas nos atrapalhe, devemos focar em nosso propósito, todos os dias.

O seu propósito é o primeiro e mais importante princípio para uma alta performance. Seu propósito de vida funcionará como combustível. Ele lhe manterá seguindo em frente, mesmo em momentos difíceis e desafiadores.

Brendon ensina que devemos começar o dia com a seguinte pergunta:

Como posso servir os outros da melhor forma possível?

O propósito é base para todos os outros princípios. Sem ele não existe sustentação, para os outros cinco. Nosso dever é servir as outras pessoas, da melhor maneira que pudermos. Você precisa estar consciente do seu nível de produtividade pessoal e profissional.

Princípio 2: o poder do aqui e agora – presença (presence)

Segundo Brendon, devemos estar presentes de corpo e alma, quando estivermos comunicando com as outras pessoas. Precisamos estar presentes física e emocionalmente. Deste modo, as pessoas notarão que realmente queremos ajudá-las.

Pense em pessoas com poder liderança. Elas não estariam na posição de líderes, se não tivessem presença. Presença significa criar uma conexão uma profunda com os outros, através do olhar, através de palavras, através do entusiasmo. Não existe alta performance sem presença diária.

Como saberemos se estamos presentes em determinadas situações ou não? Tomando consciência de nossa própria presença. O meio mais simples para isso é perguntarmos:

Em quais níveis de presença emocional e física, estou neste exato momento?

Imagine uma escala de 1 a 10.

Imaginou?

Ok. Agora, responda em qual número seu nível de presença se encontra.

Por incrível que pareça você consegue controlar o seu nível de presença, pelo simples fato de se tornar consciente deste processo.

Se você se empenhar neste processo, todos os dias, com certeza, você tingirá sua alta performance. Seus níveis de presença serão impactantes.

Princípio 3: seu “mindset” – psicologia (psychology)

Nossa psicologia – nosso mindset – define nosso nível de empenho, em nossas ações na busca de melhores resultados. Tudo começa em nossa mente. Nossas crenças, valores, regras e necessidades, nos definem. Definem quem somos.

As pessoas que atingem uma alta performance, conseguem explorar o potencial delas, de maneira genial: elas conseguem interpretar as situações da vida, de modo, usar todos os acontecimentos, como aprendizado. Elas sabem como conduzir a vida, aproveitando todos os momentos. Momentos de prazer e dor.

As pessoas que falham, usam desculpas. Justificam as falhas, culpando:

  • Situações
  • O passado
  • As pessoas
  • O ambiente
  • A economia
  • O governo
  • O tempo

Brendon nos lembra que somos nós que conduzimos nossa vida. Nossa psicologia, nosso ponto de vista – nossa interpretação – perante os acontecimentos, definirá nosso sucesso ou fracasso. Tudo depende de nossa interpretação. Devemos sempre ter isso em mente.

Você tem uma mentalidade mais produtiva? Busca aproveitar mais o tempo fazendo coisas que realmente farão diferença em sua vida? Ou passa a maior parte do tempo focando em distrações que só desviam você dos seus objetivos?

Outro fator fundamental, diz respeito a como nos enxergamos. Como nos auto definimos. Nossa identidade pessoal. As crenças sobre quem acreditamos que somos, nossas capacidades e do que somos capazes de realizar em nossa vida.

A maior força na personalidade humana é a necessidade de permanecermos consistentes em nossa auto definição.” – Anthony Robbins

Brendon recomenda fazermos 3 perguntas, para este princípio:

  • Estou vivendo minha verdade?
  • Quais 3 palavras definiriam quem você é como pessoa?
  • Quais 3 palavras definiriam como você interage com os outros?

Pense profundamente antes de responder estas perguntas. Lembre de situações em que você era o seu melhor. Alta performance, significa ser o seu melhor.

Princípio 4: cuide do seu corpo – fisiologia (physiology)

Eis um princípio importantíssimo: cuidar bem do seu corpo. O seu corpo é um veículo. Portanto, precisa cuidar bem dele, se quiser ter uma alta performance e desenvolver-se pessoalmente.

Cuidar bem do seu corpo significa alimentar-se adequadamente, dormir 8 horas por dia, praticar exercícios físicos, e o mais importante, beber água apropriadamente.

A maioria das pessoas bebe água apenas quando tem sede. Isto é um grande erro. Devemos nos hidratar várias vezes ao longo do dia. Mesmo quando não tivermos sede.

Deste modo, podemos até mesmo raciocinar melhor. A ingestão de água é capaz de ajudar nosso cérebro a pensar com mais clareza. Portanto, beba mais água!

Lembre-se que nosso objetivo é ter uma alta performance.

Brendon sugere que façamos as seguintes perguntas, antes de começarmos o dia:

  • Estou totalmente descansado e hidratado?
  • Estou dormindo, me alimentando, exercitando e me hidratando o suficiente para ter a energia que mereço?

Perceba que todos esses princípios são bem simples e fáceis de serem aplicados. Tudo é uma questão de nos livrarmos dos hábitos negativos, e adotarmos os positivos.

Às vezes nos prendemos tanto em nossas atividades diárias, que nos esquecemos que as verdadeiras prioridades em nossa vida, são extremamente fáceis de serem executadas.

Princípio 5: sua missão – produtividade (productivity)

Sua missão significa você ser produtivo, realizando aquilo que fará diferença em sua vida. Podemos ser produtivos, sem precisar de mais tempo. Basta usarmos o nosso tempo, com produtividade.

Muitas pessoas entram no piloto automático. Confundem a expressão seja produtivo com produza o máximo que puder e não pare. Eu mesmo era uma dessas pessoas. Tive que lutar para mudar esta ideia limitante.

Ser produtivo significa ter visão, foco e clareza de objetivos. Se deseja ter uma alta performance, então, você precisa ser realmente produtivo.

O meio mais simples para isso, é focar em 3 tarefas mais importantes relacionadas no dia, e executá-las. Você será interrompido e terá que atender as necessidades dos outros. No entanto, você deve executar essas 3 tarefas, para levar sua vida para o próximo nível. Elas farão toda a diferença. Acredite.

Não precisamos fazer um milhão de coisas no dia. Até porque, muitas de nossas atividades, não geram os resultados que realmente queremos. Muitas vezes, realizamos tarefas relacionadas à agenda das outras pessoas, não a nossa.

Isto mostra a importância de termos objetivos. Se não temos objetivos para nós mesmos, outras pessoas nos incluirão nos objetivos delas. Portanto, foque nos seus objetivos e trabalhe neles. Pessoas de alta performance, realizam poucas atividades, porém, altamente eficientes.

O segredo delas? Elas são produtivas e focadas na missão. Brendon sugere que usemos a palavra missão, ao invés de palavras como: trabalho, carreira, profissão, cargo ou ocupação. A palavra missão nos conecta com o nosso verdadeiro propósito, que é servir.

Desde modo, operamos em níveis diferentes. Um mindset diferente. Criamos um mindset para uma alta performance, porque não temos um trabalho. Temos uma missão.

Para nos conectar com nossa verdadeira missão, Brendon nos ensina a fazer as seguintes perguntas, todos os dias:

  • Qual é a minha missão hoje?
  • O que eu devo alcançar hoje, para que minha vida progrida?

Note que quando fazemos estas perguntas, forçamos nosso cérebro a encontrar respostas. Induzimos um estado emocional de alta performance.

Princípio 6: seu entusiasmo – persuasão (persuasion)

O sexto princípio, diz respeito a você e as outras pessoas: seu entusiasmo e sua capacidade de influenciar outras pessoas, para o bem comum. A palavra entusiasmo vem do grego, que significa “Deus dentro de si”. Não existe alta performance sem entusiasmo.

Às vezes, temos que criar entusiasmo, para uma alta performance. Como fazemos isto? Demandando. Usando nosso corpo e nossa mente. Podemos literalmente acionar entusiasmo em nós, da mesma maneira, que ligamos uma lâmpada pelo interruptor.

Quando estamos em um estado de alta performance, somos capazes de influenciar os outros. Podemos transmitir nosso entusiasmo através de nossa presença. Automaticamente, as outras pessoas também se tornarão entusiasmadas, e terão uma alta performance.

E você já deve ter adivinhado o que acontece depois? Elas transmitirão o entusiasmo delas para outras pessoas, criando assim, literalmente, uma onda. Permita-me lhe fazer uma pergunta: o que acontece quando não sentimos muito bem, em dias difíceis, e encontramos com alguém entusiasmado?

O que acontece neste encontro? A pessoa transmite a emoção dela, para nós. Logo passamos a nos sentir entusiasmados também.

Este é o poder da persuasão. Este é o nível que queremos alcançar. Persuadir as outras pessoas ao bem comum: seus filhos, seus clientes, seu superior, seus pais, seus fornecedores, seus amigos próximos, seus colegas de “missão”, todas as pessoas que são tocadas pela sua presença.

E como ser persuasivo?

Brendon nos ensina que devemos fazer a seguinte pergunta:

Estou demonstrando destaque e entusiasmo quando tento influenciar os outros?

Se sua resposta foi sim, parabéns! Você está no caminho certo. Se sua resposta foi não, então deve procurar um meio, de criar alta performance, para melhorar seu poder de persuasão com outras pessoas.

Conclusão

Para finalizar, Brendon recomenda fazermos as perguntas que relacionei ao longo de cada princípio no artigo, várias vezes ao dia. O motivo: mantermos focados nos resultados que queremos alcançar.

Escreva estas perguntas e as mantenha perto de você. Crie cópias delas, e coloque uma perto de seu computador, e outra perto de sua área de trabalho, por exemplo.

As perguntas servirão como um guia, para você induzir alta performance. Imagine como será seu desempenho, se seguir estes 6 princípios?

Imagine como sua vida será impactada positivamente, através deste sistema ensinado por Brendon?

Bem, você só tem a ganhar. Portanto, sugiro que você siga estes 6 princípios para uma alta performance, e te desejo excelentes resultados!

E uma pergunta final:

O que você faz para ter uma alta performance? Quais são os seus próprios princípios? Compartilhe na área de comentários, logo abaixo.

Grande abraço e até o próximo!

CONTEÚDO VIP

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente artigos, vídeos e mensagens para o seu desenvolvimento pessoal e profissional em primeira mão!>

  • Ótimo artigo!!! Parabéns!!!
    Você tem alguma indicação de livro sobre alta performance??

  • Raphael

    Cara, seu conteúdo é muito bom.

    Acredito que você deve lançar um curso em vídeo em algum nicho de desenvolvimento pessoal.

    Que tal algo como autoconfiança indestrutível, ou auto estima nas nuvens?

    Grande abraço!

    Raphael.

    • Muito boa sugestão Raphael!
      Realmente estou planejando um curso em vídeo para ser lançado em breve.
      Gostei mesmo das duas sugestões!
      Abraços!

  • ótimo post colega, parabéns! e obrigado! : )