Como Transformar Pensamentos Negativos em Pensamentos Positivos

pensamentos-positivos

Você já percebeu que às vezes é mais fácil o surgimento de pensamentos negativos, do que pensamentos positivos em nossa mente? Isso pode acontecer devido a vários fatores. E um deles, é com certeza, o fato de que nosso cérebro fará de tudo para nos afastar da dor. Já que uma das funções primárias do cérebro humano é garantir nossa sobrevivência.

Porém, em alguns momentos, podemos fazer falsas interpretações dos eventos da vida e pensarmos de forma negativa, em relação a ações que pretendemos tomar. Todo comportamento e ação humana tem uma intenção positiva. O que acontece é que, para garantir nossa sobrevivência, o cérebro faz diversas associações de acordo com referências passadas.

Algumas vezes, damos atenção a pensamentos negativos, que limita nossas ações e nos fazem experimentar estados emocionais áridos. E o pior, é que muitas pessoas criam a identidade de que são pessoas negativas. Elas se tornam extremamente pessimistas e começam propagar pontos de vista bastante obscuro em relação a vida.

Assista ao vídeo abaixo:

(Clique aqui para assistir o vídeo no YouTube)

Pensamentos negativos nos impede de progredir na vida, além de nos causar muito mal à nossa saúde física e emocional. Além disso, se os pensamentos negativos não forem eliminados, eles tornam-se crenças limitantes. A boa notícia é que podemos lidar com pensamentos negativos e transformá-los em positivos.

Para que isso aconteça, devemos tomar ações para identificarmos os momentos que eles surgem e mudarmos rapidamente o foco. Esta habilidade, de mudar o foco quando necessário, irá garantir a obtenção de bons resultados na vida, pelo simples fato de quebrarmos o padrão negativo.

Irei compartilhar com você, quatro estratégias para transformar pensamentos negativos em pensamentos positivos, e ter melhores opções de comportamento.

Identifique a Intenção do Pensamento Negativo

Todo comportamento humano tem uma intenção positiva, assim como todo pensamento que surge em nossa mente. Quando manifestamos pensamentos negativos, existem diversas emoções e sensações que experimentamos, que nos causam mal estar. Pois ninguém consegue ter boa energia, com a mente cheia de ideias improdutivas.

E quais emoções levam a pensamentos negativos? Ansiedade, tristeza, depressão, raiva, frustração, solidão, etc. Quando perceber que sua mente está pensando negativamente, procure identificar qual emoção que está causando este padrão. Faça perguntas como:

  • O que estou sentindo agora?
  • Qual emoção estou experimentando?
  • Estou focando no passado, presente ou futuro?

Assim, você identificará especificamente qual emoção está sentindo, e buscará a raiz do problema.

Interrompa o Padrão de Pensamento Negativo

Interromper o padrão de pensamento negativo, neste sentido, significa você tomar uma ação para quebrar o estado negativo. Em outras palavras, interromper padrão é sinônimo de mudar o foco. Mesmo em situações difíceis e desafiadoras, você pode tomar controle de sua vida e buscar razões positivas para enfrentar situações negativas.

No entanto, uma habilidade fundamental que você deve desenvolver primeiro, é a habilidade de interromper o próprio padrão. Muitas pessoas dirão que o uso da interrupção de padrão, serve para fugir dos problemas. Mas pense comigo: quando estamos num estado emocional intenso e negativo, é praticamente impossível de pensarmos de forma positiva.

Neste ponto, é necessário quebrarmos o padrão de pensamento negativo para que possamos usar a criatividade e encontrarmos soluções eficazes. Quando discutimos com alguém, por exemplo, geralmente dizemos coisas que mais tarde nos arrependemos. Por que isso acontece? Porque estamos em um estado negativo e não pensamentos de maneira clara neste estado.

Por este motivo, é necessário interrompermos o padrão negativo e buscarmos alternativas mais fortalecedoras e positivas. Faça qualquer coisa para quebrar o seu padrão: saia para dar uma caminhada ou uma corrida, ligue para um amigo, leia livros, mude seu padrão de respiração, tome qualquer ação para sair do estado negativo.

Como Transformar Pensamentos Negativos Em Pensamentos Positivos

Crie Pensamentos Positivos e Remova os Negativos

Grande parte de nossas ações são resultados de nossos pensamentos. Dificilmente alcançaremos metas e objetivos desejados, pesando de forma negativa. Se queremos ter resultados positivos, mas pensamos de forma negativa estaremos nos auto sabotando.

Basicamente a auto sabotagem acontece quando temos objetivos e resultados que desejamos alcançar, e ao mesmo tempo, temos ideias conflitantes.

Pensamentos positivos em meu ponto de vista, são crenças facilitadoras (ou ideias facilitadoras) que implantamos em nossa mente, que ativam de forma automática diversos emoções e recursos positivos:

  • Autoconfiança
  • Autoestima
  • Coragem
  • Otimismo
  • Inteligência
  • Alegria
  • Realização

Perceba que quando interrompemos pensamentos negativos, temos acesso a outros tipos de pensamentos e consequentemente, nos comportamos de maneira mais benéfica. Algumas pessoas podem pensar:

“Mas como faço para mudar meus pensamentos negativos se convivo com pessoas negativas?”

Existem algumas ações que podemos tomar e começar a mudar nossa realidade. E uma delas, que considero fundamental, como ar que respiramos, é a leitura. A leitura é como alimento para a mente. Quando lemos bons livros, criamos referências e aprendemos com pessoas que superaram situações desafiadoras, nas mais diversas áreas da vida.

Se quiser cultivar pensamentos positivos, deve alimentar a sua mente, todos os dias com a leitura de bons livros.

Recomendo fortemente que leia o artigo: 5 Livros de Desenvolvimento Pessoal Que Mudaram Minha Mente

Condicione o Hábito de Pensar Positivo Até Que Se Torne Automático

Nosso desafio para cultivar pensamentos positivos, é condiciona-los até que se tornem hábito automático. E podemos alcançar este resultado através da repetição. Aqui, entra dedicação e vontade de levarmos nossa vida ao próximo nível e termos mais felicidade do que dor.

O que muitas pessoas não percebem, é elas podem mudar pensamentos limitantes e conseguir novos resultados. Imagine como será sua vida se remover os pensamentos negativos, toda vez que surgirem?

Você criará mais felicidade e melhorará a qualidade de seus pensamentos, por cuidar melhor do seu “jardim mental”.

Toda vez que se pegar pensando negativamente, cuide para mudar o seu estado emocional o mais rápido possível. Não perca tempo e energia com pensamentos tóxicos e improdutivos. Faça alguma coisa para quebrar o padrão e acessar estados emocionais com mais recursos.

Lembre-se de que é você quem decide o que pensar. É você que comanda seus pensamentos. Se toda vez você realizar ações eficazes para buscar novas soluções mais fortalecedoras, você estará condicionando o seu sistema nervoso para sair do estado negativo e mudar para um estado emocional  positivo. O importante é você ter atitude e coragem, e tomar alguma ação.

Agora, é hora de ouvir sua voz. O que faz para transformar seus pensamentos negativos em positivos? Qual é a sua estratégia?

CONTEÚDO VIP

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente artigos, vídeos e mensagens para o seu desenvolvimento pessoal e profissional em primeira mão!>

  • Ana Maria Dias Almeida

    Gratidão, obrigada e um momento que realmente estou precisando.
    Um abraço
    Ana Maria D. Almeida

    • Olá Ana Maria, fico muito contente em saber que contribui de alguma forma. Grande abraço!