Como usar a sua mente para se automotivar

automotivar

A sua mente tem um poder incrível. Ela é capaz de despertar recursos para que você alcance aquilo que deseja. A boa noticia é que você pode usar este incrível poder para se automotivar e conquistar seus resultados desejados.

Muitas pessoas acreditam que, para se sentirem motivadas, precisa acontecer algo extraordinário em suas vidas.

Na verdade, não precisa de nenhum estímulo externo ou um grande acontecimento para se automotivar. O dia não precisa estar ensolarado, a bolsa de valores não precisa subir e não precisa acontecer nada de espetacular.

“Como assim Luiz?”. Talvez você não tenha percebido antes, mas o fato é que você tem o poder de se automotivar, apenas usando o incrível poder da sua mente.

É por isso que escrevi este artigo para te ajudar nos passos essenciais, para despertar a vontade de realizar atividades que farão toda a diferença em sua vida.

Assista ao vídeo abaixo:

Primeiramente, você precisa de uma estratégia bem simples. Pense o seguinte: existem momentos em sua vida, em que se sentiu contente, satisfeito, realizado, confiante e motivado, não é verdade?

O que houve na ocasião? Talvez você tenha passado em algum teste, conseguido uma promoção, conhecido alguém – que hoje é importante em sua vida -, você realizou algo que no final lhe trouxe boas sensações.

Como você criou essas boas sensações? Através de seus critérios pessoais. O seu sistema interno que avalia todas as suas experiências. Este sistema determina quando você deve se sentir bem e quando deve se sentir mal.

Não são as situações que determinam como você se sente… É você mesmo, através de sua própria mente, vendo, ouvindo e sentindo através da sua percepção.

Como você cria seus pensamentos? Você cria seus pensamentos através de imagens, sons e sensações, e também, através de perguntas que faz para si mesmo. Quando você aprende a manipular esses elementos, você aprende a controlar sua mente e consequentemente seu foco e seu comportamento.

Tudo que você tem de fazer para se automotivar, é encontrar um motivo suficientemente grande – ou vários -, que te levarão a ação. Em outras palavras, você precisa saber exatamente quais são suas prioridades.

Por exemplo, para me automotivar a escrever este artigo, busquei vários motivos que me levassem a ação.

Eis alguns deles:

  • Compartilhar informações importantes com as pessoas;
  • Fazer uma diferença positiva;
  • Contribuir em uma larga escala através da internet;
  • Expandir minha identidade como autor de artigos;
  • Mostrar para as pessoas que é possível buscar a automotivação através do uso correto dos pensamentos.

Uma boa dica: escreva seus motivos no papel. Desta maneira você dará mais poder de fogo para a sua mente. Você estará visualizando seus motivos.

Com os meus motivos, fui criando este conteúdo que você esta lendo agora. Além dos motivos certos, você precisa também de uma estratégia, para entrar em ação. Pois de nada adianta, se sentir a pessoa mais motivada do mundo, e não agir.

É a ação que gera os resultados que todos desejamos. Sem ação não há resultados!

Faz sentido?

Entenda como a sua mente processa informações

Como já falamos, nossa mente armazena todas as informações que recebemos através dos cinco sentidos. Essas informações são registradas em nosso subconsciente, da mesma maneira que um computador salva um arquivo em um banco de dados.

No caso da mente humana, essas informações são registradas em forma de memória (boas ou más).

A nossa mente usa essas informações para nos orientar na tomada de decisões em nosso dia a dia. Sem essas informações, eu e você seriamos incapazes de “funcionar” bem, pois não teríamos uma sequência lógica de pensamento.

O desafio que temos, é aprender a interpretar nossas experiências de maneira que elas nos empodere, da melhor forma possível. Temos experiências de prazer e às vezes experiências de dor.

Tudo o que devemos fazer, é buscar as experiências de prazer em nossa mente e reproduzi-las no contexto apropriado, para criarmos o comportamento adequado, de acordo com o nosso objetivo.

Dessa maneira, reviveremos as boas sensações novamente em certos contextos.

Como fazemos isso? Qual seria o processo? Anotando informações importantes relacionadas às nossas experiências vitoriosas. Por exemplo: relembre uma experiência em que foi bem sucedido.

Depois, anote como estava a sua postura, respiração, movimentos, sons, imagens, sensações. Pegue todas essas informações e reproduza-as em sua mente.

Se possível, gesticule como gesticulava. Respire como respirava. Crie a mesma expressão, que tinha na ocasião…

Este processo é conhecido na programação neurolinguística como modelagem. Você pode modelar seus próprios momentos de vitória.

Lembrar de experiências em que fomos bem sucedidos, é uma das melhores formas de nos automotivarmos.

Infelizmente, muitas pessoas realizam este processo de maneira inversa. Criam sentimentos e pensamentos negativos, em vez de se automotivarem. Elas criam sentimentos de tristeza que consequentemente as levam até em um estado de depressão.

Você deve fazer com que a sua mente trabalhe a seu favor, e não contra você.

Lembre-se: tudo que deseja alcançar, primeiro começa em sua mente. As pessoas que geram resultados positivos na vida delas seguem esse processo.

Está gostando do post sobre como usar a sua mente para se automotivar?

Então cadastre o seu e-mail abaixo, e seja o primeiro a receber novos artigos iguais a esse em seu e-mail.

(sua privacidade é garantida, totalmente livre de SPAM)

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>

Sua mente precisa de uma visão definida

É necessário que você crie uma visão definida para a sua vida. Sua mente precisa de uma visão, para que possa lhe fornecer os recursos que precisa para mudar. Ela precisa de algo para te fazer mover-se em direção. Portanto, crie uma visão de futuro para cada área de sua vida.

Você deve criar uma visão para seu corpo físico, suas emoções diárias, seus relacionamentos, sua vida profissional, sua vida financeira, sua vida espiritual, social etc.

Para cada uma dessas áreas, deve haver uma visão especifica.

Imagine uma pessoa que deseja criar o corpo dos sonhos. Essa pessoa deve imaginar como quer que seu corpo seja, usando a mente para criar imagens e sensações de como quer que tudo seja.

Essa pessoa deve também incluir detalhes específicos como: o tamanho da imagem, movimento, cores, brilho etc. Incluir sons e sensações, também ajudará bastante. Quanto mais envolver todos os sentidos, mais eficiente será o resultado.

Sendo assim, a pessoa criará todos os sinais necessários na mente dela, para começar a criar a realidade que deseja alcançar. É muito provável que no final desse processo, ela se sinta automotivada, para tomar alguma ação como entrar em uma academia e realizar sua meta de acordo com sua visão de futuro.

Devemos lembrar de fazer 3 perguntas essenciais para criar uma visão específica:

  • Onde eu quero chegar?
  • Quem eu quero ser (traços de caráter e personalidade)?
  • Quais habilidades eu preciso desenvolver para alcançar meu resultado?

Depois dessa etapa, é hora de criar uma estratégia eficaz para alcançar essa visão desejada.

Sua mente precisa de uma estratégia

Para você se automotivar, você precisa de uma estratégia vencedora. Você precisa antes de tudo, de três elementos fundamentais para se automotivar. Sem esses elementos você corre o risco de parar no caminho, como infelizmente muitas pessoas fazem. Não permita que isso aconteça com você também.

Por isso, tenha sempre em mente esses três elementos fundamentais, que são eles:

  • Objetivo;
  • Propósito;
  • Plano de ação.

Objetivo

Você pode ter um ou vários objetivos em sua vida, e uma maneira bem simples de organizar seus objetivos é separá-los por categorias. Crie objetivos para sua vida pessoal, financeira, saúde, relacionamentos e profissionais.

Você pode ter objetivos ligados ao seu desenvolvimento pessoal. Vamos imaginar que você tenha como objetivo pessoal aprender espanhol, em um período de dois a três anos. E em sua vida profissional, imagine que seu objetivo seja conseguir uma promoção na carreira.

Alcançando seu objetivo pessoal, automaticamente você aumentará suas chances de conseguir a desejada promoção. Só isso já é um grande motivo para você aprender espanhol agora mesmo! Meu objetivo há alguns anos era aprender inglês e foi exatamente o que fiz.

É fato que minha vida teve um grande impacto positivo após ter alcançado esse objetivo, pois ampliei minha percepção e as possibilidades que não existiam antes de eu não ter desenvolvido essa habilidade!

Propósito

Qual é o seu propósito? Quais razões te levariam a dormir mais tarde e acordar mais cedo? Quais motivos que te levariam a perseguir aquilo que você deseja hoje, de maneira apaixonante?

A chave principal para você usar o poder da sua mente, é sem dúvida o propósito. Dessa maneira, você encontrará a energia necessária para se automotivar, mesmo quando tudo parecer perdido ou você estiver exausto.

Tudo que você precisa, é encontrar as razões certas para agir. Pesquise a vida de qualquer pessoa de alta performance, e você encontrará padrões de comportamento que as levam a entrar em ação (pensamentos, motivos, desejos, necessidades etc.).

Com o objetivo em mente aliado ao propósito, em seguida você precisa de um…

Plano de ação

O plano de ação será o seu mapa para alcançar aquilo que deseja. Sem um plano de ação, fica praticamente impossível de se alcançar algum resultado, pois tudo ficará apenas no mundo das ideias.

Este plano deve ser coerente com os objetivos que deseja alcançar, pois criar objetivos impossíveis de ser alcançados, com certeza, é frustração garantida. Portanto, comece com objetivos alcançáveis; algo que seja acessível para você. Na medida que você for alçando pequenos objetivos, você vai criando outros maiores e mais ousados.

Faça isso de maneira gradual, sempre controlando seu objetivo. Deste modo, você se sentirá cada vez mais motivado para alcançar mais e mais objetivos.

Lembre-se que o seu plano de ação não precisa ser engessado… Ele pode e deve ser algo flexível. Se seu plano de ação na área da saúde é correr três vezes na semana, e você corre somente uma vez, não se desespere. Você pode substituir a corrida por outra atividade física como natação, caminhada ou musculação.

O que realmente importa é o resultado final, e não o meio como você vai executar. O seu resultado final, nesse caso, pode ser perder cinco quilos. Então esse é o seu foco principal e você tem várias opções em seu plano de ação para alcança-lo.

Conclusão

Crie a vida que deseja, usando este enorme poder que a sua mente possui. Explore o máximo desse poder, todos os dias. Faça com que o hábito da automotivação se torne automático.

Consequentemente, você alcançará resultados incríveis. Você se sentirá cada vez mais automotivado para alcançar mais e mais resultados desejados.

Lembre-se de entender como sua mente processa informações, para que você possa criar uma visão definida de futuro e assim criar uma estratégia eficaz para alcançar essa visão desejada.

Espero sinceramente que este artigo tenha lhe trazido boas ideias.

E peço a você, por favor, deixe o seu comentário abaixo. Seu comentário faz uma grande diferença, pois ele gera um enorme valor para todos que acessarem esse artigo. Portanto, sinta-se livre para comentar. Escreva a sua opinião.

Até o próximo.

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>

  • Muito obrigado pelo post me esclareceu muitas coisas e incitou muitos insights!