Como Vencer a Insegurança Profissional em 5 Passos

Como Lidar Com a Inseguranca Profissional

O mundo atual tem se tornado cada vez mais competitivo e ao mesmo tempo, extremamente exigente na seleção de bons profissionais. As pessoas criam a imagem de si mesmas atuando como profissionais desenvolvidos, com várias capacidades e habilidades.

Para algumas pessoas, essa imagem de profissional bem-sucedido, muitas vezes, cria sentimento de insegurança: “Será que estou na profissão certa?”. Esta é a pergunta que fica na cabeça de muita gente.

A verdade é que se você está passando pelo desafio da insegurança profissional, as chances são de que você teme o seu futuro, e gostaria de ter certeza que sua profissão é a correta para você.

Assista ao vídeo abaixo:

(Clique aqui para assistir o vídeo no YouTube)

No decorrer deste artigo, quero compartilhar cinco fatores que podem ajudar você a vencer a insegurança profissional:

1 – Reconheça Seus Pontos Fracos e Busque Melhorá-los

Nós utilizamos as palavras para expressarmos nossos sentimentos e emoções. Quando você diz que sente sentimos inseguro ou insegura profissionalmente, está dizendo na verdade, que não tem certeza de qual caminho seguir.

Talvez você tenha muitas habilidades, e não sabe qual escolher no momento de tomar a decisão profissional. Ou talvez você sempre se sentiu inseguro em relação a diversas situações em sua vida. E agora está em dúvida na escolha da profissão ou carreira.

O primeiro passo para você vencer a insegurança profissional, é você assumir que precisa trabalhar a sua autoconfiança ou autoestima.

Sim, você precisa confiar mais em si mesmo!

Uma vez que você reconheça que lhe falta um desses dois fatores, cabe a você trabalhar no seu desenvolvimento pessoal, no sentido de melhorar sua maneira de pensar e enxergar o seu próprio mundo, e reconhecer o seu potencial.

Quanto mais você focar em seu autoconhecimento, descobrir pontos sabotadores e tratar de eliminá-los, mais você crescerá na sua vida pessoal e profissional.

2 – Deixe de Se Comparar Com os Outros

O sentimento de insegurança profissional, muitas vezes surge quando você começa a se comparar com os outros. Existem pessoas que estão muito à frente de nós, porque talvez elas tenham começado a jornada mais cedo.

Elas já trilharam o caminho que as conduziram ao sucesso profissional. Logo, elas conseguem excelentes resultados em suas profissões e carreiras. Portanto, não faz sentido criarmos comparações com essas pessoas que estão à nossa frente.

Podemos sim, aprendermos com essas pessoas, o que elas fizeram, pensaram e acreditaram, para chegar onde estão. Nós podemos modelá-las. Porém, nunca devemos nos comparar com elas. Dessa forma, podemos criar sentimentos negativos, e por algum motivo, começarmos a duvidar de nossa capacidade profissional (como acontece com muitas pessoas).

Quando se pegar comparando com os outros, trate de mudar seus pensamentos e diálogo interno. Acredite: na vida profissional você competirá mais consigo mesmo, do que com os outros.

Procure superar a si mesmo, que se espantará com seus resultados!

3 – Avalie Você Mesmo o Seu Desempenho

Você deve desenvolver a capacidade de fazer uma auto avaliação do seu desempenho em sua vida profissional. Esta auto avaliação consiste em reconhecer quais são suas melhores habilidades, o que gosta de fazer, conhecer o seu perfil (se você é mais introvertido ou extrovertido, por exemplo).

Acredite, o autoconhecimento é um ótimo recurso para ajudá-lo a decidir sua vida profissional. O que você mais gosta de fazer? Qual assunto conversa com seus amigos, por duas horas ou mais? Qual atividade realiza, que o faz esquecer do tempo?

Provavelmente, a resposta a essas perguntas, estará fortemente ligada a sua preferência profissional. Quando não gostamos do que fazemos em nossa vida profissional, não criamos sentimentos de realização. Ao invés disso, passamos a experimentar infelicidade.

Muitas pessoas escolhem suas carreiras e profissões, baseadas na quantidade de dinheiro que ganharão. Talvez, se a pessoa tomar sua decisão profissional baseada no dinheiro, seja feliz por algum tempo.

Mas no longo prazo, a realização pessoal (e profissional) fala mais alto. Escolha sua profissão como “missão de vida”. Você consegue se imaginar atuando em sua área por 5, 10 ou 15 anos? A reposta a esta pergunta, lhe trará muitas informações!

4 – Vença a Ansiedade e Torne-se Mais Seguro

A ansiedade é outro desafio que muitas pessoas enfrentam, quando precisam fazer a escolha profissional. A ansiedade está fortemente ligada a incerteza em relação ao futuro.

Algumas pessoas chegam até perder noites de sono, quando precisam decidir qual faculdade cursar (acredite ou não, isso acontece!). Todos nós temos um lado Crítico muito forte, e, se não controlado, ele pode fazer com que nos auto sabotemos.

E como você pode se sentir mais seguro em relação a insegurança profissional? Desenvolvendo certeza! Decida que vai se desenvolver profissionalmente, de qualquer maneira, e que fará a escolha certa. Acredite, você tem que confiar em si mesmo e tomar ações. Não deixe que o medo e insegurança lhe paralise.

Entre em ação!

5 – Acredite Mais em Suas Capacidades Presentes

Embora muitas pessoas não confie tanto em suas próprias capacidades e habilidades, ainda sim, elas têm grande potencial para vencer a insegurança profissional. Eu mesmo, na carreira como empreendedor, tive mais momentos em que acreditei em minhas habilidades e capacidades, do que momentos de dúvida.

O principal de tudo, é você ter mais momentos de certeza, do que incerteza. Você não deve se prender tanto ao passado, e também, nem deve se prender tanto ao futuro. Basear nossas capacidades e habilidades no passado, é garantia de frustração.

O passado serve apenas como feedback e aprendizado. O futuro, serve para planejarmos e garantirmos uma vida melhor amanhã.

Já o presente, é este momento! Gosto ligar meus mais ricos recursos emocionais no presente. Dessa forma, garanto melhor desempenho agora, neste momento.

Sugiro a você que faça o mesmo, quando precisar tomar decisões importantes. Principalmente quando tiver que decidir qual profissão seguir ou mesmo mudar. Conecte-se com você mesmo, com o seu melhor, no presente.

Se fizer isso, você não terá dúvidas e seguirá o que o seu coração mandar.

E para finalizar, quero saber se este artigo lhe ajudou de alguma forma. Por favor, deixe-me ficar sabendo. Deixe o seu comentário logo abaixo, e compartilhe suas ideias e experiências pessoais.

Inscreva-se abaixo:

Até o próximo.

Baixe o Seu E-Book Gratuito: 6 Princípios Para Você Levar a Sua Vida ao Próximo Nível

Digite o seu endereço de e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE o e-Book em PDF dos 6 Princípios Para Você Levar a Sua Vida ao Próximo Nível