Como controlar a ansiedade em momentos desafiantes

como controlar a ansiedade

A ansiedade é um mal que atinge grande parte das pessoas no mundo atual, fazendo com que elas se sintam paralisadas perante momentos desafiantes.

A pessoa passa a experimentar a ansiedade quando se preocupa de maneira excessiva com alguma situação que está prestes a acontecer ou mesmo que já tenha acontecido, devido às experiências marcantes do passado.

Acredito que todos nós já experimentos essa emoção limitante em algum momento da vida, e isso acaba sendo em até aceitável em algumas situações. Porém, o problema acontece quando a ansiedade se agrava, fazendo com que a pessoa deixe de ter uma vida normal, perdendo noites de sono e tendo pensamentos preocupantes excessivamente.

Felizmente, existem algumas estratégias que podemos aplicar para controlar a ansiedade, e é isso que eu quero apresentar a você ao longo do texto. O meu objetivo aqui é mostrar que existem escolhas mais efetivas do que simplesmente ficar imaginando ou esperando o pior cenário acontecer (às vezes ele nem acontece).

Muitas pessoas experimentam a ansiedade em momentos desafiantes. A pessoa acredita que não tem recursos para lidar com uma determinada situação, e automaticamente o seu sistema nervoso central passa interpretá-la como uma situação de perigo.

Neste ponto, a pessoa experimenta sensações desagradáveis como mãos trêmulas, nó na garganta, coração acelerado, perda do sono, suor nas mãos e inquietação.

Do nervosismo ao controle emocional

A melhor maneira de controlar a ansiedade é se preparar para aquela situação que se passa em sua mente. Você pode, literalmente, criar um cenário mental que o ajude a se controlar melhor.

Neste caso, o melhor a se fazer são perguntas que o leve a sentir melhor, como:

  • Quais ações que você poderia tomar para que pudesse se sentir mais confortável na situação em questão?
  • Quais são os recursos que poderiam ser utilizados para diminuir ou mesmo eliminar a ansiedade de vez?
  • O que ainda não está perfeito e o que você está disposto fazer para que as coisas fiquem do jeito que deseja?

Perceba que esses tipos de perguntas obrigam você a pensar de maneira diferente.

Se você se empenhar em respondê-las, com certeza encontrará soluções para o seu desafio. Tudo é questão de abrir a sua mente e pensar de maneira diferente.

Uma vez ouvi uma frase que nunca mais saiu da minha cabeça:

A ação cura o medo!

Se você tiver um plano de ação para resolver aquele desafio que desencadeou a sua ansiedade, você será capaz de gerenciá-la de maneira eficaz.

Há casos em que a pessoa tenta de tudo para reverter o quadro de ansiedade e acalmar a mente agitada, mas mesmo assim ela ainda sente que não está confiante o bastante para lidar com este desafio.

Neste caso, depois de ter feito todo o “homework”, o que resta a fazer é simplesmente ter fé; seja fé em você mesmo, fé em Deus, fé no Universo, seja qual for a força maior que você acredite, simplesmente tenha fé!

Você tem que acreditar que é capaz de superar aquilo que te deixa ansioso, pois essa atitude fará toda a diferença. A maioria das situações que mais tememos acontecer, raramente acontecem.

Entretanto, o nosso sistema nervoso central, com a intenção de nos proteger do perigo, passa a experimentar essas sensações negativas e imaginadas como se fossem reais.

A pessoa nessa situação se torna escrava do futuro. Por este motivo, você deve sempre começar trabalhando a sua mentalidade e a sua crença de que é possível superar este estado limitante e se tornar um artesão da emoção.

Só essa atitude mental irá representar cerca de 80% de chances do seu sucesso ao controlar a ansiedade e outras emoções negativas em geral.

Tudo acontece por uma razão

Não sei se você sabe, mas um dos maiores escritores brasileiros um dia experimentou a sensação de a vida perder sentido. Na verdade, ele vivia um grande conflito interno que o incomodava e muito. Neste mesmo período, essa pessoa ainda cursava a faculdade de medicina.

Em seu relato a uma conferência, ele mesmo disse “Um estudante de medicina não deveria se preocupar assim com a mente humana”. E foi justamente essa preocupação que fez com que ele se tornasse um dos maiores escritores na área da mente e do desenvolvimento humano.

Você certamente já deve ter lido algum livro deste renomado especialista, Dr. Augusto Cury. Além dele ter mais de 20 milhões de livros vendidos, ele também desenvolveu a “teoria da inteligência multifocal”, trabalho que virou objeto de pesquisa no exterior. Dr. Augusto Cury tem trabalhado arduamente para que as pessoas conheçam o funcionamento da mente mais afundo, e assim se tornem artesãs da inteligência.

Olhe para as possibilidades

Se você sofre com a problemas de ansiedade, então agora já sabe que é possível gerenciá-la. Chega de passar por momento desconfortantes e prejudicar a sua qualidade de vida.

Muitas pessoas que passaram por desafios como falta de dinheiro, compulsão alimentar, prazos curtos, apresentações públicas e outras situações decisivas, aplicaram as técnicas que o Dr. Augusto Cury ensina, e posteriormente conseguiram ter um melhor desempenho nessas situações.

Se essas pessoas conseguiram, você também consegue. Tudo é questão de seguir um método realmente eficaz e que já foi comprovado na prática.

Quero finalizar este artigo deixando aqui minha recomendação para que você assista a um vídeo em que o próprio Dr. Augusto Cury apresenta um método para que você possa gerenciar a ansiedade e assim definir sua própria biografia. Assista ao vídeo Gerenciando a Ansiedade.

Espero sinceramente que você lembre de mim quando deixar de ser escravo do futuro e passar a viver muito mais aliviado.