Elimine a falta de foco que te impede de assumir o controle da sua vida

Você já parou para pensar que a falta de foco é um grave problema que pode afetar todas as áreas da sua vida? Muitas pessoas têm experimentado momentos de estresse constante, ansiedade e infelicidade, por não acreditarem que podem assumir o controle.

São tantas distrações que roubam a produtividade dessas pessoas, que no final do processo sobra apenas resultados decepcionantes. Por outro lado, existe um outro grupo de pessoas que estão indo do zero ao ápice por meio do autodesenvolvimento.

Os membros desse segundo grupo, das pessoas que realizam, descobriram como gerar resultados extraordinários através de ações assertivas.

Eu imagino que você esteja pensando que assumir o controle do barco chamado sua vida possa ser uma tarefa árdua. Confesso que até eu pensaria o mesmo se alguém chegasse em mim alguns anos atrás e me dissesse isso.

São tantas obrigações diárias que ocupam o seu tempo, que de repente você olha para o relógio e já são dez horas da noite. Nesse momento você percebe que o seu dia já passou com muito movimento e agitação, mas sem nenhum feito significativo.

É praticamente impossível de se alcançar um alto desempenho em suas ações sem saber ao certo para onde sua vida está caminhando.

A boa notícia é que você também pode mudar sua história alcançar e resultados extraordinários, em praticamente todas as áreas de sua vida. Você não precisa mais continuar perdido e acreditando que a sua vida não tem jeito.

No passado, você pode ter tomado decisões diferentes que levaram você até o ponto em que se encontra. No entanto, seu futuro não precisar ser igual ao seu passado. O poder de mudar está sim disponível a você também.

Como começar um processo de mudança

Muitas pessoas temem o que irá acontecer depois de tomarem uma decisão. Por esse motivo, elas adiam esse momento importante, preferindo permanecer em relacionamentos sem futuro, profissões sem propósito, negócios sem lucratividade, hábitos e comportamentos destrutivos.

O fato é que todo processo de mudança passa um estágio onde não se sabe ao certo qual será o resultado da decisão.

Quando você se predispõe a passar por esse estágio neutro, incerto e inseguro, você abre as portas para novas possibilidades acontecerem em sua vida. A física quântica nos ensina que a realidade é criada a partir do observador, ou seja, da pessoa que enxerga a realidade.

Isso significa que se você não está satisfeito com os resultados que vem alcançando, a qualquer momento pode decidir mudar o seu foco e alterar sua realidade. Você pode neste momento estar no fundo do poço e mesmo assim construir uma escada que o conduzirá a saída. Tudo é questão de foco.

Obviamente, quando você tem uma visão definida do lugar aonde pretende chegar, suas chances de sucesso aumentam consideravelmente. É muito difícil montar um quebra cabeça de duas mil peças sem saber como será a imagem final.

Sem essa visão, você provavelmente perderá muito tempo procurando cada peça que estará espalhada por todas as partes. Perder tempo é sinônimo de perder vida. Crie uma visão clara especifica do futuro que deseja criar para todas as áreas da sua vida.

Um exercício prático para você executar é você simplesmente ir no Google e selecionar algumas imagens que se parecem com os seus objetivos.

Por exemplo: Que imagens representariam a vida financeira que deseja ter? Que imagens representariam as novas habilidades que deseja desenvolver? Que imagens representariam a vida profissional que gostaria de alcançar? Essas perguntas valem também para a área emocional, espiritual, relacionamentos etc.

Depois de selecionadas todas as imagens, monte um quadro com elas. Esse quadro manterá você focado na concretização da visão que escolheu. Além, disso

Sem foco não há resultados

Já houve um momento em minha vida em que eu não tinha foco algum. Eu acreditava que ser produtivo era trabalhar como louco, realizando qualquer coisa que parecia ser uma oportunidade profissional ou financeira.

Eu não compreendia naquela época que cada ação executada estaria construindo o meu futuro, tanto para melhor quanto para pior.

Aquele estilo de vida me gerava muito estresse e nervosismo. Por inúmeras vezes eu olhava no espelho e me perguntava: “O que há de errado comigo? Será que estou sendo castigado?”.

Como você pode imaginar, essas perguntas não contribuíam em nada para mudar aquela situação. Olhando para trás, hoje tenho consciência de que as perguntas que eu fazia traziam um alto nível de vitimização.

Era impossível mudar minha história me sentindo como vítima da situação. Eu tinha que assumir controle da minha vida através dos meus pensamentos, atos e palavras. Foi bastante difícil para que eu pudesse chegar nesse nível de consciência.

A maior parte do tempo eu acreditava que os problemas estavam fora de mim, e não dentro de mim. O resultado desses sentimentos conflitantes me levavam a tomar decisões conflitantes, principalmente decisões financeiras.

Quando você não enxerga que é o único responsável por qualquer coisa que aconteça em sua vida, ela passa a se tornar como um barco sem leme. O vento vem e joga ela para um lado e para o outro, sem direção e sem foco.

Sempre é alguém ou alguma situação que está no comando de tudo e nunca você mesmo. Era exatamente nessa situação que eu me encontrava.

Meu desejo de conquistar coisas me fazia tomar decisões financeiras insanas. Na verdade, eu acreditava que eu precisaria ter alguma coisa significante para ser alguém reconhecido.

Quando você segue por esse caminho, o que acontece de fato é que você inverte a ordem natural e justa da realização pessoal, profissional e financeira. O caminho do ter, para ser alguém e depois agir, trará algo que se resume em uma única palavra: infelicidade.

Mais tarde descobri que a fórmula correta para uma vida de felicidade, produtividade e realização, só acontece quando se segue a ordem correta: ser – agir – ter.

Ser significa você tomar a decisão de ser feliz, autoconfiante, grato, persistente, empenhado, focado, saudável, respeitoso e presente. Consequentemente, suas ações e atitudes levam você a agir de acordo com a autoimagem que criou para si. Você passa a se ver como uma pessoa vitoriosa em vez de vitimada.

E aonde fica o ter? O ter será um resultado natural do ser e agir. Eu não entendia que a alta performance é uma consequência de um conjunto de hábitos produtivos. E justamente por conta dessa minha ignorância, os meus hábitos improdutivos por muitas vezes tinham mais destaque.

Não há dúvidas que o foco está ligado ao tempo que eu e você empenhamos para realizar qualquer tipo de atividade, seja ela pessoal ou profissional. Se você se distraí facilmente com coisas que roubam o seu tempo e a sua energia, seus resultados passam a ser péssimos.

Quando percebi que o meu foco era a única coisa que eu poderia ter total controle de fato, passei eliminar da minha vida tudo aquilo que poderia prejudicar os meus resultados. Hoje em dia, dificilmente perco o meu tempo com algo que possa prejudicar qualquer área da minha vida.

Essa atitude elevou o meu nível de produtividade e eficiência em praticamente tudo o que faço. Aplico ferramentas e conceitos que me colocam rapidamente nos trilhos, assim que eu percebo que estou saindo fora dele.

As pessoas ao meu redor ficam até curiosas sobre como eu consigo realizar tanta coisa sem me estressar ou perder o controle emocional. Quando isso acontece, eu simplesmente viro para elas e digo: “eu sigo um sistema”.

Vejo muita gente reclamando de que não tem tempo para passar com os filhos ou com a família, de que não tempo de cuidar da saúde ou começar um novo empreendimento. Quando ouço vejo ou ouço isso penso comigo mesmo: “tempo você tem… o que você não tem é foco.”

Você está disposto a pagar o preço?

Falta de foco é um desafio que pode ser solucionado a partir do momento que você toma a decisão de mudar de situação. No entanto, é preciso ter consciência de que nada vai mudar em sua vida se você não estiver disposto a pagar o preço.

Toda vez que você toma uma decisão, por mais simples que ela possa parecer, seu futuro se molda. A boa notícia é que você pode tomar uma nova decisão e começar a seguir por um caminho completamente diferente do seu passado.

Quem aprende a controlar o foco tem muito mais felicidade, mais produtividade, mais tempo e mais realização. O que eu sugiro para você fortemente é conhecer o curso O Poder do Foco, que ensina técnicas e conceitos para você eliminar a falta de foco e conquistar objetivos ousados em tempo recorde.