A Importância de Investir em si Mesmo: Expanda o seu Conhecimento

 

insvestir-em-si-mesmo

Já faz algum tempo que participei do meu primeiro curso de programação neurolinguística, em 2004. Me lembro exatamente das críticas que muitos dos meus “amigos” fizeram, após saberem que investi mais de R$ 3.000,00 no curso.

Na percepção deles, eu estava completamente maluco!

Talvez, o valor do curso naquela época, serviria de entrada para um automóvel. Ou, talvez, serviria de entrada para um imóvel. No entanto, decidi investir em meu autoconhecimento. Necessitava realizar aquela ação, se quisesse melhorar minha vida.

O conhecimento que adquiri naquele curso, abriu muitas portas. E todos os dias me sinto grato pela decisão que tomei há 11 anos. Muitas pessoas desejam conquistar sonhos, metas e objetivos. No entanto, elas se esquecem de que precisam “ser”, antes de “ter”.

Esta distinção é fundamental. Logo, precisamos investir em nós mesmos, se quisermos conquistar resultados positivos no futuro.

Assista ao vídeo abaixo:

Caso esteja realizando esta ação, você está no caminho certo! Caso não esteja, convido você a começar está ação agora mesmo.

Invista em seu Progresso

Existem diversas formas para você investir em seu progresso pessoal/profissional. Por exemplo, no meu caso, sempre invisto boa parte de minha renda em livros, cursos, treinamentos online etc.

Antes da internet, há muitos anos, investi em um curso por correspondência. Aquele curso foi de grande ajuda em minha vida profissional. Logo mais tarde, abriria a minha empresa com o conhecimento que adquiri do curso por correspondência.

Com o avanço tecnológico, podemos aprender diversas formas de conhecimento pela internet. Especialmente, conhecimento especializado.

Aprender na minha percepção, é uma atividade essencial que deve ser praticada sempre. Quanto mais aprendo, mais distinções faço em minha vida e mais amplio o meu conhecimento em determinadas áreas.

Eis alguns cursos que fiz:

  • Curso de inglês (presencial)
  • Seminário de empreendedorismo (presencial)
  • Cursos de formação em Programação Neurolinguística (três cursos presenciais, cada um com nove dias)
  • Curso de redação e escrita (online)
  • Curso de empreendedorismo digital (online)

Todos esses cursos, fizeram grande diferença em minha vida. Tive a oportunidade de colocar parte deste conhecimento em prática, e conseguir excelentes resultados.

O mais curioso, é que nunca sabemos exatamente quando e como iremos aplicar o que aprendemos. Mas se você estiver preparado, com certeza você irá aproveitar excelente oportunidades.

Compartilhe o seu Conhecimento

Uma vez que você investiu em si mesmo e adquiriu conhecimento, é hora de compartilhar o seu aprendizado com outras pessoas. Dessa forma, você gera valor e faz uma diferença na vida delas.

Hoje, temos diversas formas de compartilhar conhecimento. Podemos fazer isso através de várias ferramentas de comunicação na internet: blog/site, YouTube, Fanpage e outras redes sociais.

As pessoas que tiverem acesso a você e ao seu conhecimento, se mostrarão agradecidas e ao mesmo tempo se sentirão aliviadas. Por quê? Porque quando você ajuda as pessoas a resolverem desafios, elas nunca mais esquecerão de você.

Elas tomarão decisões importantes a partir das informações que oferecer a elas.

Se você analisar este contexto, verá que as pessoas de maior sucesso, são aquelas que mais compartilham valor (conhecimento) com as outras pessoas.

E adivinhe: para você se tornar uma pessoa de sucesso, você deve focar em ajudar outras pessoas, seja através de produtos, serviços ou o seu próprio conhecimento.

Há muitos anos, venho acompanhando o trabalho do Anthony Robbins. Aprendi com ele no livro Desperte o Gigante Interior, a importância de se gerar valor para outras pessoas. É realmente incrível o sentimento de gratidão que as pessoas demonstram, quando você as ajuda.

Automaticamente, algo mágico acontece em sua vida! Na verdade, existe uma lei natural, que quando ativada, quando você ajuda as pessoas, faz a sua vida se tornar extremamente rica, em todos os sentidos da palavra.

Está lei natural é conhecida como reciprocidade.

Lembra daquele famoso slogan?

“Gentileza gera gentileza”.

Foque em compartilhar o seu conhecimento, que o próprio universo fará com que a sua vida prospere.

Essa é uma das melhores formas para se enfrentar tempos de crise.

3 Dicas Para Investir em si Mesmo

Muito bem! Acredito que você decidiu, de agora em diante, que irá investir em si mesmo constantemente. Sabe agora os benefícios que irá proporcionar em sua própria vida e na vida dos outros, ampliando o seu conhecimento.

Compartilho agora três dicas para investir em si mesmo

1 – Tenha um Objetivo

Antes de investir em si mesmo, você deve ter um objetivo claro e definido. Saiba exatamente o motivo que está investindo em si. Talvez o seu motivo seja:

  • Crescer como ser humano;
  • Ajudar pessoas;
  • Ter uma vida mais próspera;
  • Crescer profissionalmente.

2 – Determine um percentual de sua renda para investir em si

Quanto está disposto investir em si? Neste ponto, você deve estabelecer um percentual de sua renda, para que você possa investir em seu desenvolvimento pessoal todos os meses.

Invista em cursos, palestras, livros, e outras fontes de conhecimento.

3 – Tenha um plano de ação

Outro ponto importante é você ter um plano de ação e segui-lo. Vale lembrar que investir em conhecimento, não é somente questão de investir dinheiro. É questão de investir tempo também!

Existem pessoas que investem dinheiro em livros e cursos, e simplesmente, não seguem e não aplicam o que aprendem. Há casos de pessoas que nem sequer abrem o livro que comparam.

Portanto, consuma o seu investimento: siga os cursos que investir e leia os livros que comprar. Se você fizer isto, você realizará um grande salto em sua vida pessoal/profissional. E você também aumentará suas chances de sucesso.

Conclusão

Lembre-se que a jornada do desenvolvimento pessoal nunca termina. Sempre vejo pessoas de 60 ou 70 anos, ou até mais, de extremo sucesso, que ainda se sentem como aprendizes.

Nós nunca podemos parar de aprender, crescer e progredir!

Use ao máximo a tecnologia a seu favor, para alavancar o seu aprendizado. O mundo tem mudado radicalmente. Logo, precisamos nos atualizar a todo momento, o que exige um constante investimento em nosso conhecimento.

Quanto mais você investir em si, mais conhecimento adquirirá. Consequentemente, maior será seu valor para a sociedade.

Afinal, o mundo nunca precisou tanto de pessoas para instruir outras. E você, com o seu conhecimento, pode ajudar centenas de milhares de pessoas a mudarem de vida e conquistarem objetivos. O que você aprende pode ser repassado!

E para finalizar, gostaria que você deixasse o seu comentário logo abaixo. E também espero que este texto tenha feito uma diferença positiva em sua vida.

E lembre-se de investir em si mesmo sempre!

CONTEÚDO VIP

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente artigos, vídeos e mensagens para o seu desenvolvimento pessoal e profissional em primeira mão!>

  • Sandra Esteves

    Parabéns pela dedicação, nos incentiva no investimento pessoal.

    • Obrigado Sandra!
      Realmente acredito que o melhor investimento que podemos fazer, é em nós mesmos.
      Grande abraço!

  • Sandra Esteves

    Parabéns pela dedicação, nos incentiva no investimento pessoal.