Como a leitura dinâmica pode ajudar a ler até 3 vezes mais rápido

ler-mais-rapido

Ler mais rápido é possível, embora muitas pessoas acreditem que seja algo complexo. O problema comum que acontece com algumas pessoas na hora de ler, está justamente na falta de foco e de concentração.

Quantas vezes você mesmo começou a leitura de um livro, e pouco tempo depois, você perdeu totalmente a concentração em sua leitura? Acredito que a sua resposta tenha sido muitas vezes. As poucas pessoas que conseguem realmente se concentrar com uma ótima retenção, fazem uso de uma metodologia eficaz, conhecida como leitura dinâmica.

Essas pessoas são as que conseguem as melhores colocações em concursos públicos, ou então, as informações mais atualizadas em sua área de atuação.

Vou ser bem sincero com você agora, pois o meu objetivo aqui é mostrar que quem lê mais do que a média, possui muito mais chances de conquistar os seus objetivos pessoais e/ou profissionais.

Se você olhar para as pessoas que mais se destacam profissionalmente, descobrirá que todas elas são grandes leitoras. Muitas pessoas querem conquistar bens materiais, ter mais dinheiro ou mais tempo livre; e não há nada de errado com isso.

Porém, são poucas as pessoas que estão dispostas a pagar o preço de se desenvolver pessoalmente através da leitura.

Estamos vivendo na era do conhecimento e aqueles que se recusarem a buscar informações para o seu próprio crescimento pessoal através dos livros, com certeza perderão “mercado”, seja ele qual for.

Pesquisa releva algo interessante sobre a leitura

Um estudo interessante realizado pela Universidade de Oxford e divulgado pela revista Veja, revelou que as pessoas que praticam a leitura de forma espontânea e não como obrigação escolar ou profissional, tem muito mais chances de crescer em sua área.

A razão disso está justamente na ampliação do vocabulário e a compreensão de diversos conceitos proporcionados pela leitura no dia a dia.

Infelizmente, a leitura no Brasil se mostra como uma atividade praticada pela minoria das pessoas. De acordo com as pesquisas mais recentes, a média de livros lidos por ano pelos brasileiros gira em torno de 4,7. O número de livros escolhidos por vontade própria dos leitores, que não estão presentes no currículo escolar, é 1,3.

A conclusão que podermos tirar desse estudo, é que a leitura em geral ainda é vista por muitas pessoas como uma atividade obrigatória, e não espontânea, como deveria naturalmente ser.

Outros benefícios da leitura

Você sabia que a leitura é uma das melhores estratégias para aperfeiçoar nossa habilidade comunicativa? Quando lemos, paralelamente, estamos em contato com a norma culta da língua e ainda praticando de certo modo a gramática correta, além de estarmos enriquecendo o nosso vocabulário.

Não há dúvidas de que o hábito da leitura está relacionado ao desenvolvimento pessoal e ao status intelectual do indivíduo.

Abaixo segue algumas dicas para ler até três vezes mais rápido:

1 – Elimine o hábito de retornar muitas vezes ao início do texto

2 – Elimine pensamento desconexos que impedem o foco na leitura

3 – Aprenda a estudar e registrar todo o conteúdo lido

4 – Aprenda a leitura mental e concentrada eliminando a subvocalização

5 – Leia e memorize o conteúdo com técnicas de memorização de textos

Um grande salto na vida

Imagine uma pessoa que sempre batalhou muito para conquistar as coisas, estudando em escolas públicas, chegando a se formar e conseguir um emprego comum.

O que mais doía nessa pessoa, era o tempo gasto para conquistar pequenas coisas, já que era necessário muita energia e esforço por parte dela, enquanto as outras pessoas conquistavam tudo de maneira muita rápida.

Conseguiu imaginar? Pois bem, essa história fez parte da vida do Renato Alves. Sua vida era acordar às 5:30 da manhã para trabalhar num almoxarifado de uma revendedora de tratores, passando o dia inteiro realizando as mesmas tarefas burocráticas e repetitivas.

No final do dia, ele chegava em casa física e mentalmente cansado, para assistir televisão e se deitar logo em seguida, para seguir com a mesma rotina no dia seguinte. O Renato naquela época recebia um salário mínimo, que mal dava para pagar as contas. Alguma coisa precisava mudar na vida dele. O que ele fez na época foi, literalmente, enfiar a cara nos livros e se abastecer de conhecimento.

Ele percebeu que se continuasse trabalhando da forma que vinha fazendo, ganhando o mesmo salário sem expectativa de mudar de vida, e sem dar um jeito de arrumar pelo menos uma pequena fração de tempo para ler bons livros, participar de palestras e cursos, ele estaria condenado a ganhar aquele mesmo salário pelo resto da sua vida.

A leitura foi a libertação na vida do Renato Alves, pois faltava-lhe o conhecimento. Hoje ele desenvolveu, orgulhosamente, a capacidade de ler mais de 50 livros por ano.

Graças a leitura, a vida dele deu um salto, pois hoje o Renato é professor, empresário, escritor com sete livros publicados, palestrante com atuação em todos os estados brasileiros, consultor de empresas na área de gestão em conhecimento, sendo entrevistado nos principais programas de televisão do país.

Chega de perder oportunidades

Pense por um momento: quantas oportunidades você perdeu em sua vida por falta de conhecimento de um determinado assunto? Hoje nós vivemos num mundo de muita informação e pouco tempo, concorda? Não sei se você já ouviu de alguém rico e próspero dizer que o sucesso está naquilo que você faz após às 18:00.

O que você faz nas horas suas “vagas”, determina se você terá prosperidade em sua vida ou se dependerá da aposentadoria do cada vez mais desacreditado INSS.

Se você quer passar em um concurso, abrir uma empresa, ingressar em uma faculdade, então você deve fazer parte das pessoas que leem e muito, diferente da maioria que, lamentavelmente, nunca leu um livro na vida.

Às vezes as coisas não acontecem em nossa vida porque não estamos fazendo o dever de casa, que é se atualizar colocando a leitura em dia e investindo em conhecimento.

Já faz 17 anos que o Renato Alves vem ministrando palestras pelos quatro cantos do Brasil em universidades e órgãos públicos, transformando milhares de pessoas comuns em grandes leitores.

O Renato Alves teve uma grande “sacada” para resolver o problema da falta de tempo na leitura. Como? Lendo mais rápido. Isso mesmo! A leitura dinâmica é a maneira que os empresários e as pessoas de sucesso conseguem se manter sempre atualizadas. Uma dica de ouro é assistir a uma vídeo-aula onde o Renato Alves ensina cinco dicas valiosas para ler mais rápido.

  • Christian Zangrando

    Muito obrigado e parabéns pelo artigo. Um dos grandes desmotivadores que muitas pessoas é o tempo utilizado para leitura as vezes é longo e muita gente não gosta ou simplesmente não quer perder tempo com isso. Infelizmente.

    • Olá Cristian.
      É verdade o que você mencionou; muita gente não gosta e não dá a atenção devida para leitura, o que é uma pena.
      Obrigado pelo comentário.
      Abraços!

  • Christian Zangrando

    Muito obrigado e parabéns pelo artigo. Um dos grandes desmotivadores que muitas pessoas é o tempo utilizado para leitura as vezes é longo e muita gente não gosta ou simplesmente não quer perder tempo com isso. Infelizmente.

    • Olá Cristian.
      É verdade o que você mencionou; muita gente não gosta e não dá a atenção devida para leitura, o que é uma pena.
      Obrigado pelo comentário.
      Abraços!