O Poder da Coragem: Aprenda as Cinco Chaves do Sucesso para Mudar sua Vida

 

poder-coragem

Neste artigo, quero compartilhar alguns conceitos do livro O Poder da Coragem: As cinco chaves do sucesso que vão mudar a sua vida, cujo o autor é Jober Chaves, proprietário da maior escola de inglês on-line do Brasil, a Universidade do Inglês, com mais de 15 mil alunos formados.

Jober, além de ser uma pessoa entusiasmada pela vida, também tem uma história de superação inspiradora. Ele conseguiu superar de uma dívida de um milhão de reais.

Isso chamou sua atenção?

O mais incrível, foi o fato dele se manter fiel a seus princípios, mesmo durante o período de turbulência que passou. E hoje, ele é exemplo de inspiração para todos nós, pessoas que querem alcançar sonhos.

Jober conta no livro como venceu este momento de crise, conseguindo dar a volta por cima, e alcançar sucesso tremendo, com o seu sistema de ensino de idiomas. O que eu aprendi neste livro é que todos nós podemos alcançar sucesso em nossa vida, desde que estejamos determinados a enfrentar os desafios no caminho, e superá-los.

Não há desculpas para não alcançarmos nossos sonhos!

Assista ao vídeo abaixo:

Irei compartilhar com você as cinco chaves para o sucesso, ensinadas no livro:

1 – Sonhos

2 – Conhecimento

3 – Associação

4 – Plantação

5 – Poder das palavras

1 – Sonhos

Nós seres humanos precisamos definir quais são nossos sonhos, e trabalharmos com muito afinco a fim de realizá-los. A maioria das pessoas hoje em dia, pararam de sonhar. Elas parecem viver no piloto automático, sem parar para analisar quais resultados elas estão obtendo.

Para você alcançar prosperidade em todas as áreas da sua vida, você deve ser ousado e buscar realizar os seus sonhos. Você deve explorar o seu potencial, mesmo quando as circunstâncias estiverem contra você.

As pessoas que alcançam o sucesso, são aquelas que usam realmente o poder da coragem, e fazem seus sonhos acontecerem, um a um. A boa notícia, é que todos nós podemos alcançar nossos sonhos, desde que utilizemos a segunda chave…

2 – Conhecimento

Felizmente, vivemos em uma era onde podemos ter, facilmente, acesso ao conhecimento de maneira muito rápida. Na verdade, conhecimento é a diferença entre as pessoas que falham, das pessoas que obtém sucesso.

Por quê? Quando temos conhecimento em alguma área específica, podemos resolver situações que seriam problemas para nós, se não soubéssemos lidar com elas. Por exemplo, em 2006, participei de um congresso de PNL em Campinas, com vários palestrantes internacionais.

Para minha surpresa, grande parte das pessoas ali presentes não sabiam falar inglês. E, como eu sabia falar inglês, pude conversar com vários palestrantes internacionais.

Em uma dessas conversas, tirei foto com duas grandes referências mundiais da programação neurolinguística: Robert Dilts e Deborah Bacon.

Deborah Bacon e Robert Dilts

O que quero lhe mostrar com tudo isso, é a necessidade de conhecimento especializado, para que você possa “agarrar” oportunidades que surgem em sua vida em várias situações (pessoal e profissional).

Portanto, invista em seu conhecimento, pois esta é uma das chaves do sucesso!

Está gostando do artigo? Então cadastre seu email abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes e determinados do FocusLife para ser um dos primeiros a receber novos conteúdos.

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>

3 – Associação

Para que você alcance suas metas e objetivos, e consequentemente, alcance o sucesso, é fundamental que você tenha consciência dessa terceira chave: associação. Nossa vida é diretamente afetada pelo grupo que convivemos.

Na verdade, nossa vida pode ser reflexo do grupo que convivemos. O que significa isso? Significa que temos que escolher bem as pessoas do nosso ciclo.

Se você deseja ser uma pessoa saudável, adivinhe? Tem que se associar com pessoas saudáveis. Não faz sentido estar no meio de pessoas que não se preocupam com a saúde.

O mesmo conceito se aplica na área das finanças, na área profissional, na área espiritual, área emocional, em suma, todas as áreas da vida. Nosso futuro depende das decisões importantes que tomamos a todo momento.

Se quisermos levar nossas vidas ao próximo nível, temos que nos associar a pessoas que seguem o mesmo caminho que o nosso. Ou, de preferência, pessoas que já trilharam o caminho!

Dessa forma seremos influenciados a ter ações e pensamentos de pessoas que realizam e fazem as coisas acontecerem!

Faz sentido para você? Espero que sim.

4 – Plantação

Plantação neste sentido, significa nós plantarmos sementes que se tornaram árvores que gerarão ótimos frutos. Se nós quisermos ter uma vida próspera, então devemos plantar prosperidade. Muitas pessoas se esquecem de semear, e depois, elas reclamam que não obtêm resultados.

Temos que fazer a nossa parte, realizar uma grande plantação em nossa vida, para aí sim, termos excelentes resultados a médio e longo prazo.

Nós colhemos aquilo que plantamos. Sendo assim, é melhor escolhermos plantar agora, pensamentos e ações produtivas para mais tarde colhermos bons frutos.

Isso se aplica em qualquer área de nossa vida: emoções, finanças, relacionamentos, saúde, espiritualidade. Temos que cuidar das sementes que plantamos, para que elas se tornem grandes árvores no futuro.

Temos que cuidar, principalmente, da plantação que realizamos em nossos pensamentos. Aquilo que plantamos em nossa mente, determina como será a nossa vida. Prefira plantar bons pensamentos, porque eles se manifestarão no mundo físico, criando assim sua realidade.

5 – Poder das Palavras

Nós somos os únicos seres que criamos nossa própria realidade através das palavras. Utilizamos as palavras para expressarmos nossos pensamentos e emoções. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de usá-las.

As palavras podem construir ou destruir, em questões de segundos. Se você já se sentiu motivado assim como eu já me senti, depois de ter ouvido um discurso inspirador ou mesmo depois da leitura de um livro, sabe o poder que as palavras têm!

Infelizmente, existem pessoas que usam as palavras de maneira destrutiva. Músicas que induzem as pessoas a tristeza, mediocridade ou mesmo depressão. Perceba o poder que as palavras têm para moldar o nosso comportamento.

E muitas vezes, não temos consciência do efeito delas em nossa vida. Às vezes dizemos coisas para nós mesmos, que nos deixa em um estado emocional árido ou improdutivo.

Por outro lado, se escolhemos palavras que nos inspiram e nos fazem tomar ações, mudamos completamente nossa realidade.

Me refiro a palavras como:

  • “Eu posso!”
  • “Eu consigo!”
  • “Eu tenho!”
  • “Eu sou capaz!”

Perceba que essas palavras ativam recursos positivos em nós, como coragem, determinação e ousadia. Simples palavras, no entanto, muito poderosas.

Considerações Finais

Neste artigo você descobriu que é possível alcançar seus sonhos, usando a sua coragem juntamente com as cinco chaves para o sucesso.

Se você sonhar e ir em busca do conhecimento para tornar seu sonho realidade, se associando com pessoas com os mesmos ideias que os seus, você aumentará imensamente suas chances de chegar lá.

Lembre-se também de que é preciso estar sempre semeando, para mais tarde colher os frutos da sua vitória. Escolha palavras que o inspire diariamente a tomar ações eficazes para construir a realidade que você deseja.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado de alguma forma. Caso tenha gostado, compartilhe-o para que mais pessoas possam ter acesso.

Também peço que deixe o seu comentário, sobre o que achou do artigo. Sua participação é fundamental para que eu me sinta entusiasmado e continue compartilhando conteúdo com você.

Grande abraço e até o próximo!

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>