Passos fundamentais para sair da inércia e transformar sua vida

como sair da inércia e transformar sua vida

Tenho percebido que cada vez mais pessoas querem sair da inércia para construir a vida que desejam. E eu sei que não há nada pior do que ter uma vida vazia, monótona ou desgastante, já que ninguém consegue se sentir entusiasmado estando em uma dessas situações.

Chega a um ponto que é preciso decidir virar o jogo e realmente transformar a vida, porque a dor emocional se torna tão intensa, que faz com que a pessoa deseje sair daquela situação e nunca mais voltar.

Existem muitos problemas que precisam ser superados até que a pessoa atinja os seus desejos e sonhos. Algumas pessoas já tiveram tantas dificuldades, que acabaram tendo sua autoconfiança abalada.

Outras, precisam sair da zona de conforto e desenvolver uma mentalidade produtiva. E há aquelas que precisam manter-se em alta performance para que tenham ações mais eficazes.

Ao longo dos próximos parágrafos irei compartilhar com você alguns passos para se sentir mais autoconfiante, sair da zona de conforto, desenvolver uma mentalidade produtiva e manter-se em alta performance. Aproveite a leitura!

Trabalhe a sua autoconfiança

Muitas pessoas esperam se tornar autoconfiantes antes de tomarem alguma ação. Já as pessoas que conseguem realizar seus sonhos, apresentam um padrão de pensamento e ação totalmente diferente da maioria.

Essas pessoas simplesmente confiam nelas mesmas antes mesmo de iniciar qualquer ação. É um sentimento que começa de dentro para fora, e não o contrário.

Sem o sentimento da autoconfiança fica quase impossível termos forças para vencer os desafios e obstáculos da vida. É fato que se não confiarmos em nós mesmos, ninguém fará isso por nós.

Desenvolver a autoconfiança é um pilar essencial para se alcançar qualquer tipo de objetivo.

E o que você pode fazer para elevar sua autoconfiança? Você tem vários caminhos, mas aqui, quero deixar algumas dicas que considero fundamentais:

  • Desenvolva o hábito da leitura: leia bons livros que lhe darão referências para ser mais confiante.
  • Pratique a autossugestão: essa ação fará com que suas palavras influencie a sua mente de maneira positiva.
  • Visualize os seus resultados (antecipação): cada vez que você visualiza seus resultados antecipadamente, você eleva o seu nível de confiança para entrar em ação e realmente atingi-los.

Saia da sua zona de conforto

A zona de conforto é uma área perigosa que mantém a maioria das pessoas presas a inércia e a inação. Uma vez ouvi uma frase que me marcou e ao mesmo tempo me revelou uma grande verdade que carrego comigo até hoje:

Não há crescimento no conforto.

Vejo uma grande quantidade de pessoas que não saem do lugar por preferirem levar uma vida sem risco e sem vontade de mudar. Evitar situações de riscos ou que sejam desconfortáveis, pode não ser a melhor escolha.

Às vezes é preciso enfrentarmos situações desconfortáveis no curto prazo, para sermos recompensados no longo prazo. Muita gente não consegue entender este conceito e acaba buscando apenas as gratificações instantâneas que comprometem seus resultados no longo prazo.

Se eu tivesse que sugerir algo a você para que saísse da zona de conforto de vez em quando, seria estabelecer metas e objetivos no curto, médio e longo prazo.

Essa ação fará com que você fique entusiasmado com as possibilidades de alcançar o que você deseja, movendo-o para ação.

Crie também o compromisso de ter novos tipos de aprendizado. Eu percebo que quanto mais aprendo, mais preparado eu me sinto para novos desafios.

Tenha uma mentalidade produtiva

Muitas pessoas acreditam que produtividade é sinônimo de trabalho em dobro, e essa mentalidade não tem se mostrado a mais eficiente. O que precisamos fazer é desenvolver uma mentalidade mais produtiva.

A grande verdade é que ser produtivo não quer dizer que você tenha que estar atarefado o tempo todo, e sim saber aproveitar o tempo que você já tem disponível com eficiência.

Hoje em dia temos muito mais pequenas distrações para desviar nossa atenção e a nossa energia, do que tínhamos antigamente. Essas distrações podem resultar na perda de um dos fatores mais valiosos e insubstituíveis que temos em nossa vida: o tempo.

Para que você possa aumentar sua produtividade, faça uma lista de hábitos que roubam o seu tempo, e depois substitua-os por novos hábitos positivos.

Por exemplo, você descobriu que está passando muito tempo navegando nas redes sociais, e ao mesmo tempo deseja entrar em forma. Tome a decisão e substitua seus hábitos e comportamentos limitantes por ações que lhe trarão benefícios.

Mantenha-se em alta performance

O passo mais importante para você se manter em alta performance é encontrar seu propósito, pois ele servirá como combustível para suas ações diárias. Infelizmente, muitas pessoas desconhecem o seu verdadeiro propósito e terminam escravas da rotina.

Um fato interessante é que pessoas com alta performance realizam poucas atividades, mas altamente eficientes.

Um grande problema que muitos enfrentam, é a dificuldade de mudar a forma de pensar e agir. Tenha consciência de que é preciso mudar a mentalidade para alcançar os seus melhores resultados, tanto em sua vida pessoal quanto profissional.

Se você parar pra pensar, os grandes líderes e empreendedores de sucesso, realizam certos “rituais” que os mantém sempre em estado de alta performance.

Para que você se sinta entusiasmado e energizado para sair da inércia e realizar suas metas e objetivos, foque em 3 tarefas mais importantes do seu dia. Você será interrompido diversas vezes por familiares, amigos, chefe, clientes, filhos, mas no final do dia (ou da noite), se sentirá realizado por ter cumprido suas tarefas principais. Isso o ajudará imensamente a se manter em alta performance todos os dias.

Conclusão

Nossa vida realmente começa a sair da inércia e se transformar quando entendemos que é possível pensar e agir de modo diferente do que vínhamos fazendo. Quanto mais agimos estrategicamente, mais resultados positivos acumulamos.

Com isso, passamos a nos sentir muito mais confiantes para aplicar mais ações ousadas, saindo totalmente da nossa zona de conforto, devido à nossa mentalidade produtiva que nos induz diariamente a um estado de alta performance.

Espero sinceramente que este artigo tenha sido útil de alguma forma. Eu ficaria muito grato se você o compartilhasse com seus amigos e também deixasse o seu comentário logo abaixo, para que eu continue publicando mais artigos como este.

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>