Dicas matadoras para superar medos e alcançar o sucesso pessoal

Na minha infância eu era uma criança muito magra e às vezes até virava alvo de gozação dos colegas. Na medida que fui me tornando jovem, percebi que eu poderia me autodesenvolver seja aprendendo através de livros, me tornando um artista marcial, participando de cursos e palestras, para que eu pudesse superar aqueles bloqueios que ficaram na memória.

Sei que muitas pessoas também passaram por situação semelhante a minha, e na fase adulta buscam interromper seus pensamentos negativos, vencer suas crenças limitantes. No momento dessa busca, descobrem que o desenvolvimento pessoal é o melhor caminho para conquistar seus sonhos para uma vida mais feliz e confortável.

É fato que algumas pessoas precisam superar seus medos para alcançar suas metas e objetivos mais ousados. É fato também que a única maneira de se desenvolver pessoalmente é evitar distrações e focar no aprendizado de novas capacidades e habilidades, para conquistar o que desejam.

Nos próximos parágrafos compartilharei com você dicas matadoras para interromper pensamentos negativos, vencer crenças limitantes, focar no desenvolvimento pessoal e estabelecer metas e objetivos para subir cada vez mais alto em sua vida. Aproveite o conteúdo!

Interrompa os pensamentos negativos

Existem pessoas que sofrem de um mal que as impedem de alcançar o sucesso pessoal: os pensamentos negativos. Esses tipos de pensamentos podem acontecer por vários fatores como a falta de atividade física, má alimentação, falta de controle emocional e até mesmo a influência de “pessoas pessimistas”.

É fato que existem dias difíceis que podemos ficar mais vulneráveis a ideias não produtivas. Alguém pode se aproximar de você e dizer coisas que o deixam num estado emocional negativo. Você pode ver uma cena ou um fato que o faz focar em coisas realmente negativas (especialmente os noticiários).

A boa notícia é que podemos interromper os pensamentos negativos através de ações bem simples, porém, muito poderosas. E uma dessas ações quando colocada em prática, é capaz de eliminar quase que instantaneamente esses tipos de pensamentos: o poder da gratidão.

Quando somos gratos por aquilo que temos, criamos um sentimento positivo muito diferente dos sentimentos tóxicos que criamos quando lembramos ou imaginamos de uma situação ruim. O interessante é você fazer uma lista de tudo aquilo que você se sente grato em sua vida hoje, como se fosse um antídoto para os dias difíceis.

Dá próxima vez que se pegar tendo pensamentos negativos, lembre-se que é possível interromper imediatamente este padrão, simplesmente sendo grato por aquilo que já realidade em sua vida. Este é um dos melhores caminhos para vencer medos e alcançar o seu sucesso pessoal.

Uma vez interrompido os pensamentos negativos, é hora de atacar outro fator que impede muita gente de ter a vida que deseja e merece: as crenças limitantes. Este é o assunto do próximo tópico.

Vença suas crenças limitantes

Você já passou pela situação de querer alcançar algum resultado em sua vida, mas lá no fundo, acreditava que não ser capaz? E quem nunca passou por isso?

Muitas pessoas se deparam com os seus medos mais profundos, no momento que estabelecem algum objetivos mais ousado. E essa falta de preparação emocional faz com que algumas pessoas se auto sabotem, acreditando que nunca serão capazes de concretizar seus resultados.

Eu sei que às vezes nos deparamos com situações na vida que realmente nos deixam amedrontados. Porém, se fizermos um balanço de como foi a nossa vida até o presente momento, descobriremos que já superamos diversos momentos difíceis.

O problema é que a nossa mente tende a se lembrar mais dos momentos de “fracasso” do que os momentos de vitória. Na verdade, já vencemos muito mais do que perdemos.

O primeiro passo para superar qualquer tipo de crença limitante é tentar entender o que realmente nos impede de seguir em frente. Lembre-se que este tipo de crença nada mais é do que uma barreira entre você e o seu objetivo futuro.

Tudo o que deve fazer é encontrar recursos para superar a dificuldade presente. Por exemplo, muitas pessoas têm dificuldade de perder peso porque acreditam que nunca alcançarão este objetivo. O fato da pessoa não conseguir perder peso, pode estar mais ligado a forma dela pensar, do que a realidade em si.

Quando ela diz para si mesma “eu não consigo perder peso”, o que está fazendo na realidade é fechando a sua mente para novas possibilidades. Todas as nossas ações se baseiam no que acreditamos. Se mudamos a forma que pensar, mudaremos nossas ações e resultados, e com certeza alcançaremos objetivos muito mais rápido.

Essas informações colocadas em prática mudarão a sua vida, acredite! Para garantir que você tenha consistência em seus pensamentos e ações vencedoras, você deve focar em se desenvolver pessoalmente todos os dias.

Foque no seu desenvolvimento pessoal

Iniciei o meu desenvolvimento pessoal quando eu estava com 19 anos. Naquela idade o meu foco era ler livros enquanto muitos amigos meus só pensavam em se divertir em baladas. É fato que muitas pessoas focam apenas em diversão e distração, em vez de focar no crescimento.

O problema é que mais tarde elas percebem que poderiam ter focado mais no crescimento pessoal enquanto elas tinham mais tempo. Para alcançar as nossas metas e objetivos, precisamos estar preparados, aprendendo sempre novas capacidades e habilidades.

Pense nisso… Quantos livros você já leu em sua vida para enriquecer o seu autoconhecimento? Quantos cursos já participou para desenvolver uma nova habilidade ou nova forma de pensar? Se você refletir a respeito, notará o que o trouxe até aqui foi o seu desejo de crescer e ter mais em sua vida, estou certo?

Só o fato de estar lendo este artigo neste momento, já mostra que você tem uma mentalidade orientada a resultados, pois de outra forma não estaria aqui. Descubra também quais erros evitar para acelerar seus resultados.

De acordo com a Pirâmide de Maslow, o único caminho para alcançarmos a realização pessoal é atendermos as outras necessidades que estão nos níveis abaixo do topo, começando pelas necessidade fisiologias, seguindo para segurança, amor/relacionamento, reconhecimento até chegar no último nível.

É por esta razão que devemos focar em nosso desenvolvimento, pois através dele iremos aprender novas habilidades e capacidades para acelerarmos os nossos passos rumo ao topo.

Veja algumas habilidades que podemos desenvolver:

  • Organização do tempo
  • Superação de bloqueios emocionais
  • Aprendizado de novos idiomas
  • Falar em público
  • Desenvolvimento de uma nova habilidade

A maioria das pessoas que já passaram por este processo, já estão vivendo a vida que sonharam um dia, porque foram capazes de superar seus próprios limites e vencê-los.

Essas simples dicas podem fazer uma grande diferença em sua vida. Muitas pessoas não entendem que é preciso focar no “ser” primeiro, para então “ter” ou conquistar. E antes de ser, precisamos estabelecer. Este é o assunto do próximo tópico.

Estabeleça metas e objetivos

Muitas pessoas querem ter mais dinheiro, conquistar bens materiais ou mesmo serem reconhecidas pessoal ou profissionalmente. No entanto se esquecem de que é preciso primeiramente se transformar no tipo de pessoa (ser) capaz de estabelecer metas e objetivos para chegar onde querem (ter). Por mais que tenhamos persistência e força de vontade, se torna muito difícil de realizar nossos os sonhos sem um plano de ação.

O que muita gente faz, e eu já fui uma dessas pessoas, é criar ideias não anotadas no papel, que muitas vezes ficam no pior lugar para se guardar: na cabeça. Vemos essa situação acontecer frequentemente na chegada do ano novo, onde algumas pessoas fazem promessas que nunca se realizam.

O simples ato de escrever suas metas e objetivos no papel, faz com que o seu cérebro armazene aquelas informações, priorizando-as na memória. É como você se virasse para ele e dissesse: “Ei cérebro, está vendo isto aqui? Quero que coloque todo o seu foco e energia para fazer com que tudo isso se torne realidade”.

Além disso, escrever o que se deseja alcançar no papel, ativa o seu SAR – Sistema de Ativação Reticular, que é uma pequena do cérebro que filtra aquilo que julgamos importante. Um bom exemplo disso é quando você compra um par de tênis de uma determinada modelo, e de repente começa a enxergar vários tênis iguais aos seus. Aquele modelo já existia mas a partir do momento o adquiriu, seu cérebro passou a priorizá-lo.

Isso mostra a importância do estabelecimento de metas e objetivos, porque além de fazer com que enxergue novas oportunidades no caminho, você passa também a medir o seu progresso.

Conclusão

Muitas pessoas quando percebem que podem interromper pensamentos tóxicos, vencer crenças limitantes, através da superação de barreiras emocionais, começam acelerar o seu desenvolvimento pessoal. Com mais confiança em si mesmas, estabelecem metas e objetivos cada vez mais ousados. O mesmo caminho deve ser trilhado por nós, se quisermos alcançar o sucesso pessoal.

Sucesso é uma palavra com várias interpretações, pois cada pessoa terá sua própria definição de sucesso. No meu ponto de vista, sucesso pessoal é você traçar suas metas e objetivos e alcançá-los gradualmente, com mais prazer e menos dor.

Espero que este artigo tenha sido útil a você, e espero também o seu comentário logo abaixo. Caso você realmente tenha gostado, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais.

Grande abraço e até o próximo!

CONTEÚDO VIP

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente artigos, vídeos e mensagens para o seu desenvolvimento pessoal e profissional em primeira mão!>

  • Mara Amorim

    Adorei as dicas.
    Felipe , parabéns pelo o seu trabalho, estou sempre acompanhando, e já posso dizer que já os seus ensinamentos já fizeram uma grande diferença na minha vida.
    Um das habilidades que pretendo desenvolver esse ano é falar em público.
    Você pode me dá uma dica de como posso começar a desenvolver essa habilidade?
    Dicas de livros, canais no youtube , etc. ?

    • Rafael Frederice

      Olá, Mara. Aqui há um vídeo bem legal de um palestrante conhecido: clique aqui. Bom proveito!
      Obs: Luiz, não sei se posso divulgar links. Caso contrário, favor excluir a postagem.

      • Olá Rafael.
        Pode ficar tranquilo em divulgar links, desde que não sejam spam 🙂
        Só fiz um pequeno ajuste aqui para encurtá-lo.
        Obrigado por contribuir.
        Abraços!

    • Olá Mara.
      É muito gratificante saber que pude contribuir de certa forma em sua vida 😀
      Parabéns por tomar esta importante decisão, que com certeza fará sua vida profissional e pessoal decolarem.
      Tem um post aqui no blog onde partilho um pouquinho do que vivi quando decidi desenvolver esta habilidade, e é só clicar aqui para ler o post.
      No meu caso, fiz um curso presencial de PNL onde se aplica as habilidades de falar em público. Entretanto, não era um curso específico de oratória, e sim um curso de formação com técnicas que ensiavam ficar de frente a uma platéia.
      Para desenvolver esta habilidade, como qualquer outra que aprendemos, é mais uma questão de prática constante; quanto mais você pratica, mais confiante você se torna. Dê uma olhada no post e depois deixe o seu comentário lá.
      Abraços!

    • Olá Mara.
      É muito gratificante saber que pude contribuir de certa forma em sua vida 😀
      Parabéns por tomar esta importante decisão, que com certeza fará sua vida profissional e pessoal decolarem.
      Tem um post aqui no blog onde partilho um pouquinho do que vivi quando decidi desenvolver esta habilidade, e é só clicar aqui para ler o post.
      No meu caso, fiz um curso presencial de PNL onde se aplica as habilidades de falar em público. Entretanto, não era um curso específico de oratória, e sim um curso de formação com técnicas que ensiavam ficar de frente a uma platéia.
      Para desenvolver esta habilidade, como qualquer outra que aprendemos, é mais uma questão de prática constante; quanto mais você pratica, mais confiante você se torna. Dê uma olhada no post e depois deixe o seu comentário lá.
      Abraços!

  • Mara Amorim

    Adorei as dicas.
    Felipe , parabéns pelo o seu trabalho, estou sempre acompanhando, e já posso dizer que já os seus ensinamentos já fizeram uma grande diferença na minha vida.
    Um das habilidades que pretendo desenvolver esse ano é falar em público.
    Você pode me dá uma dica de como posso começar a desenvolver essa habilidade?
    Dicas de livros, canais no youtube , etc. ?

    • Olá Mara.
      É muito gratificante saber que pude contribuir de certa forma em sua vida 😀
      Parabéns por tomar esta importante decisão, que com certeza fará sua vida profissional e pessoal decolarem.
      Tem um post aqui no blog onde partilho um pouquinho do que vivi quando decidi desenvolver esta habilidade, e é só clicar aqui para ler o post.
      No meu caso, fiz um curso presencial de PNL onde se aplica as habilidades de falar em público. Entretanto, não era um curso específico de oratória, e sim um curso de formação com técnicas que ensiavam ficar de frente a uma platéia.
      Para desenvolver esta habilidade, como qualquer outra que aprendemos, é mais uma questão de prática constante; quanto mais você pratica, mais confiante você se torna. Dê uma olhada no post e depois deixe o seu comentário lá.
      Abraços!

  • Ótimo artigo, Felipe.

    Principalmente a parte em que fala sobre as crenças limitantes.

    Todos somos capazes de conquistar o que quisermos, mas a falta de estabilidade emocional pode nos impedir disso. Pior ainda é quando isso é gerado através de traumas na infância. Entretanto, você é um ótimo exemplo de como é possível superar tudo isso.

    Um abraço.

    • Olá Áquila.
      É isso aí! Tudo é questão de mudarmos a mentalidade e prepará-la para objetivos maiores.
      Nosso potencial é muito maior do que qualquer fraqueza emocional ou crença tóxica.
      Grande abraço!

    • Olá Áquila.
      É isso aí! Tudo é questão de mudarmos a mentalidade e prepará-la para objetivos maiores.
      Nosso potencial é muito maior do que qualquer fraqueza emocional ou crença tóxica.
      Grande abraço!

  • Ótimo artigo, Felipe.

    Principalmente a parte em que fala sobre as crenças limitantes.

    Todos somos capazes de conquistar o que quisermos, mas a falta de estabilidade emocional pode nos impedir disso. Pior ainda é quando isso é gerado através de traumas na infância. Entretanto, você é um ótimo exemplo de como é possível superar tudo isso.

    Um abraço.

    • Olá Áquila.
      É isso aí! Tudo é questão de mudarmos a mentalidade e prepará-la para objetivos maiores.
      Nosso potencial é muito maior do que qualquer fraqueza emocional ou crença tóxica.
      Grande abraço!

  • Débora Garcia

    Excelente Artigo, Parabéns!