A PNL (Programação Neurolinguística) é um conjunto de técnicas, ferramentas e conceitos que pode facilitar a nossa forma de pensar e agir sobre uma determinada situação.
A PNL não se preocupa com o que aconteceu na vida do indivíduo, mas sim, sobre como o indivíduo interpreta e reage perante esses acontecimentos. Em outras palavras, a PNL se preocupa com o significado que atribuímos as nossas experiências.
Pensando nisso, quero compartilhar com você 10 ideias da PNL (conhecidas também como pressupostos) que podem ajudar e muito em situações difíceis. Se pararmos para pensar, sempre que estabelecemos um objetivo surgirão barreiras que no primeiro momento poderão parecer difíceis de superar.
Quando isso acontecer, é mais do que necessário construir ideias ou crenças facilitadoras para nos ajudar vencer esses desafios.
Às vezes podemos olhar para um objetivo e achá-lo que está muito distante da realidade. Em momentos assim o melhor a se fazer é pegar uma lista de boas ideias e colocá-las em prática.
Essas ideias não são verdades absolutas, são apenas ideias que podem funcionar muito bem em determinadas situações da vida. Por essa razão, elas têm sua utilidade para praticamente qualquer pessoa comprometida em aplicá-las.
Permita-me agora compartilhar com você as 10 ideias da PNL que podem fazer uma enorme diferença em sua vida.
1 – O mapa não é o território
Um mapa serve com um guia para indicar aonde estamos, ou seja, mapa é diferente de território. Entretanto, não devemos fixar nossos olhos somente no mapa; temos que prestar atenção aonde estamos indo. Se for preciso, será necessário corrigir a rota para chegarmos sãs e salvos ao nosso destino final.
Isso é apenas uma analogia para exemplificar esse conceito, que pode ser aplicado principalmente na comunicação humana, verbal e não verbal.
Nossas crenças, identidade, necessidades emocionais e valores pessoais, formam o nosso mapa pessoal. O mapa do Brasil por exemplo, é apenas uma representação dele, e não é o próprio Brasil.
Muito do que você pensa não é a realidade em si; é apenas uma interpretação pessoal sua. Portanto, preste bem atenção a sua volta e tente interpretar os eventos da sua vida de forma fortalecedora. Faça com que as chances de vitória trabalhem a seu favor.
2 – Todo comportamento é útil em algum contexto
A coragem é necessária para vencermos determinadas situações em nossa vida. Porém, quando a coragem chega ao ponto de colocar a vida de um individuo em risco, ela passa a se tornar um risco.
O medo pode ser útil algumas vezes, porque ele fará com que a pessoa analise a situação com mais cautela, evitando assim possíveis erros fatais. O medo está de certo modo ligado ao nosso instinto de sobrevivência. Não reagir a um assalto por medo, por exemplo, é uma atitude inteligente que preservará a sua vida.
Saber como aproveitar cada comportamento que faz parte da nossa individualidade é puramente questão de bom senso. Se empodere dos seus próprios comportamentos em vez julgá-los.
3 – Qualquer escolha é melhor do que nenhuma
O poder das decisões funciona como um músculo: se você exercita o seu músculo, você o fortalece. Se não exercita-o, você está deixando de fortalecê-lo. As nossas escolhas funcionam da mesma maneira.
Além disso, quando você toma uma decisão consciente, você está de certo modo assumindo o controle de sua vida. A maioria das pessoas prefere não fazer escolhas. Em vez disso, elas preferem que outras pessoas façam isso por elas.
É preciso que cada um de nós crie opções para nós mesmos em situações alarmantes, porque é justamente nesses momentos que precisamos criar recursos para superar certos desafios.
Portanto, lembre-se sempre que você tem escolhas. Essa atitude é muito melhor do que acreditar que não exista nenhuma escolha.
4 – O significado da sua comunicação é a resposta que você obtém
Quantas vezes já aconteceu de você dizer algo a alguém, que fez com que a pessoa ficasse zangada, chateada ou magoada, apesar da sua intenção positiva? Comigo já aconteceu centenas de vezes.
Eu e você somos responsáveis por cada palavra que comunicamos. O resultado da nossa comunicação está na reação da outra pessoa. Já disse alguma coisa para alguém que a fez chorar, mesmo não sendo essa sua intenção?
Cabe a mim e a você comunicarmos verbalmente de forma mais clara possível, para que a nossa mensagem não seja distorcida, generalizada ou que falte elemento. Se caso você errar, e pode ter certeza de que isso vai acontecer em algum momento, lembre-se de assumir a responsabilidade.
5 – Todo comportamento humano tem uma intenção positiva
Atrás de cada comportamento existe uma intenção positiva. E o que significa essa intenção positiva? Muitas vezes a intenção positiva, esta ligada a nossa habilidade de evitar a dor e obter o prazer.
Por exemplo, se você conhece alguém que come em excesso, significa que este alguém talvez esteja tentando buscar seu amor próprio, através da comida. Para quem fuma é o mesmo raciocínio.
O fumante usa o cigarro como um meio de aliviar a dor. Em contrapartida, este comportamento pode causar danos a saúde do individuo. O ideal é separamos o comportamento da intenção, para que possamos mudar o comportamento, mas continuarmos com a intenção.
Ouvimos casos de pessoas que pararam de fumar e se transformaram em atletas. O que essas pessoas fizeram foi usar o esporte como meio de atenderem a mesma intenção, só que com um comportamento diferente. Praticar esportes é obviamente muito melhor do que fumar.
6 – Se alguém consegue atingir um resultado você também pode
O que um homem ou mulher pode fazer, você também pode, através da modelagem. Modelagem significa basicamente escolher alguém de sucesso em determinada área e aplicar as mesmas ações na intenção de obter os mesmos resultados ou similares que a pessoa modelada.
Dessa forma economizamos tempo e energia, diminuindo drasticamente nossa curva de aprendizado. Podemos modelar as ações físicas (comportamentos) e mentais (crenças) das outras pessoas.
Neste vídeo falo sobre um pouco mais sobre modelagem:
7- Não existe fracasso, existe apenas “feedback”
O que impede a maioria das pessoas de atingir objetivos na vida, é o medo do fracasso. Ninguém gosta de ser rotulado de fracassado. Mas este tipo de pensamento pode ser uma ilusão, porque a ideia de fracasso impossibilita as pessoas de progredirem na vida.
Se alguém tentou algo e não obteve sucesso na primeiras tentativas, não significa que a pessoa fracassou. Significa apenas que ela obteve um resultado, sendo este bom ou não. Todo resultado pode ser transformado em aprendizado.
Thomas Edison quando inventou a lâmpada elétrica, não foi bem sucedido nas suas primeiras tentativas. Ele só obteve sucesso depois de ter tendado mais de mil vezes.
Gosto de lembrar a mim mesmo constantemente com a seguinte frase:
As pessoas não fracassam. Elas simplesmente desistem.” – Henry Ford
8 – Corpo e mente funcionam como um laço cibernético
Quando estamos alegres, eufóricos, entusiasmados, nosso corpo reflete estas emoções através de nossas expressões faciais. Assim também quando estamos tristes, desanimados, com raiva ou deprimidos.
As pessoas podem perceber o que estamos sentindo no momento, através do nosso corpo. Isso acontece porque o nosso corpo esta ligado a nossa mente. Se mudarmos um, automaticamente mudamos o outro.
Quando você entende isso, você passa a tomar mais consciência do que você está sentindo no momento. Sempre que não estiver sentido energizado, mude sua forma de falar, respirar, movimentar e se expressar.
O mais incrível é que já dispomos de todos os recursos para sairmos de um estado emocional árido, e entrarmos em um estado emocional produtivo. Tenha controle sobre sua mente e seu corpo.
9 – Comunicação é redundância; estamos sempre comunicando algo
Todos os nossos gestos, expressões e linguagem tem um significado. Nós estamos sempre comunicando algo, seja com nós mesmos ou com os outros.
Mesmo quando alguém fica calado sem dizer uma palavra sequer, essa pessoa ainda sim está comunicando algo. Seja através do seu próprio silêncio ou das suas expressões e gestos.
Por que não se aproveitar disso da melhor maneira possível? Faça afirmações para você mesmo de maneira positiva. Faça com que apenas palavras edificantes saiam da sua boca. O tempo todo estamos influenciando e sendo influenciados.
10 – As pessoas dispõem de todos os recursos que necessitam
Eu e você já dispomos de boa parte dos recursos que precisamos para alcançar resultados extraordinários. Já possuímos um grande potencial, que muitas vezes precisa ser mais explorado.
Recursos podem vir de diversas formas: pessoas, tempo, emoções, etc. Realmente não nos falta recursos. O que às vezes nos falta é acesso a esses recursos.
Por exemplo, vamos imaginar que o João precisa fazer uma apresentação em público, mas ele se sente extremamente inseguro e desconfortável em relação à isso. O que fazer nesta situação?
Podemos fazer com que o João tenha acesso a seus recursos, fazendo-o lembrar de uma situação em sua vida em que ele se sentiu realmente confiante, mas não apenas fazer com que o João se lembre, mas reviva aquela experiência em que se sentia confiante.
Dessa forma, ele trará as mesmas sensações positivas para o presente, fazendo com que ele se sinta muito mais confiante em seguir adiante com a sua apresentação. Essa é uma das formas de acessar nossos melhores recursos.
Espero que este artigo tenha lhe ajudado de alguma maneira, e também espero que você compartilhe essas 10 ideias da PNL com o máximo de pessoas que puder.
Grande abraço e até o próximo!