Criação de Riqueza: Reprograme Suas Crenças Financeiras com Paulo Vieira e Tenha uma Vida Próspera

criacao-de-riqueza-paulo-vieira

“Vai lavar as suas mãos porque você pegou no dinheiro menino!” era o que a minha mãe me dizia quando eu era criança. “Dinheiro é sujo”, “dinheiro é algo ruim”, “dinheiro é a raiz do mal”… Quantas vezes você já ouviu frases como essas ao longo de sua vida? Você acredita que elas podem ter influenciado a maneira que você pensa em ralação ao dinheiro? Pode apostar que sim!

É verdade que os nossos pais ou responsáveis fizeram o melhor que eles puderam para nos educar. Mas o problema é que eles mesmos não tinham conhecimento de suas próprias crenças financeiras limitadas.

Agora, na fase adulta, são as nossas decisões que estão em jogo. Se tomarmos as decisões certas, seremos recompensados. Se tomarmos as decisões erradas, sofreremos as consequências sozinhos.

A maioria de nós geralmente não para pra analisar o impacto de nossas crenças em relação ao dinheiro na fase adulta. O resultado dessa falta de conhecimento nos leva a tomar decisões limitantes, conflitantes e sabotadoras quando o assunto é dinheiro.

Uma parte dentro de nós quer ser milionária; para viajar ao redor do mundo, comprar a casa dos sonhos, comprar aquele carrão, ter mais tempo livre, ajudar os filhos, parentes, fazer uma diferença positiva no mundo.

Porém, a outra parte acredita que ter dinheiro, mais do que o suficiente é algo ruim. Essa parte acredita que ser rico significa levar vantagem em cima dos outros. Ser rico significa não ser espiritual. Ser rico é algo errado.

Crenças conflitantes geram pensamentos, comportamentos e atitudes conflitantes. Se não houver uma integração assertiva entre aquilo que você acredita e as suas ações, não importa a quantidade de dinheiro que você acumule em sua vida, você irá se sabotar financeiramente.

Três passos para frente e quatro passos para trás

Quantas histórias dramáticas ouvimos de pessoas que ganharam na loteria e acabaram perdendo tudo o que tinham?

(Inclusive algumas se tornaram mais pobres do que eram!)

Quantos empresários, artistas famosos, cantores, atletas profissionais que fizeram grandes fortunas, para mais tarde não só ficarem sem nada, mas ainda terminar no vermelho na casa dos milhões?

Como isso é possível?

A resposta é simples: crenças financeiras limitantes. Se não houver uma preparação mental, espiritual, emocional e financeira antes da pessoa ter de fato dinheiro, mais cedo ou mais tarde a vida financeira será desastrosa.

Você tem de evitar que a famosa expressão de dar três passos para frente e quatro passos para trás, se aplique em sua vida.

E o melhor modo de se precaver é justamente entender exatamente quais são as ideias, pensamentos e crenças inconscientes que estão dirigindo suas decisões financeiras a cada instante.

É justamente neste ponto que o método Criação de Riqueza entra; para fazer com que você não só faça mais dinheiro, mas também tenha a capacidade de investir, multiplicar e doar, gerando prosperidade em todas as áreas da sua vida, e também na vida de outras pessoas.

Eu sinceramente gostaria que você entendesse algo extremamente importante e que talvez já mudaria a sua vida financeira para sempre: não importa o quanto você recebe, seja através de pró-labore, salário ou outras formas de renda. O que realmente importa é quanto você faz com aquilo que você recebe – sua capacidade de investir e multiplicar dinheiro.

Se você por exemplo recebe R$ 10.000,00 mensais e gasta R$ 11.000,00, você sempre terá problemas financeiros. E como resolver este desafio? A reposta é reprogramar suas crenças financeiras.

Reprograme suas crenças financeiras

Viver além da sua capacidade financeira trará estresse, noites mal dormidas, discussões, cobranças, medo, ansiedade, incerteza em relação ao futuro, baixa autoestima.

Não são esses sentimentos que muitas pessoas experimentam em suas vidas? Não sei se se você está nessa situação, pois eu mesmo já senti na pele as consequências de gastar mais do que era capaz. Tudo isso aconteceu porque tomei decisões financeiras erradas!

Essas decisões erradas vieram das minhas crenças. Muitos empresários e empreendedores costumam acreditar que o caixa da empresa funciona como a conta corrente. E eu já fui uma dessas pessoas que acreditou nisso por muito tempo…

Hoje tenho a consciência de que eu usava a estratégia errada!

O primeiro lugar a se trabalhar para mudar a vida financeira completamente, é sem dúvida na mente. Ninguém consegue ser efetivamente rico usando estratégias ineficazes, erradas e ainda mais com sentimentos de medo ou escassez.

Embora muitas pessoas acreditem que ser rico significa ter milhões ou bilhões na conta bancária, os fatos mostram que essa crença não é verdadeira.

Pense nos casos de pessoas que acumularam grandes fortunas, e que terminaram se sentido vazias, infelizes e depressivas. É fato que o dinheiro por si só não traz felicidade.

Claro que a falta dele também pode gerar um nível profundo de dor.

O segredo da riqueza é justamente se sentir rico; se conectar com tudo que faz você se sentir grato pela sua vida agora; as pessoas que você ama, sua saúde, suas conquistas atuais e acredite, suas conquistas futuras não concretizadas.

Algumas pessoas cometem o erro de acreditar que somente no dia em que elas tiverem dinheiro de fato, aí então elas serão felizes… A verdade é que essa ideia não passa de uma crença limitante.

Paulo Vieira fala exatamente sobre esse conceito dentro do método Criação de Riqueza. Esse conceito é chamado de “ciência da hedônica”. O termo “hedônica” indica a pesquisa científica quanto às fontes da felicidade humana, realizada pelo psicólogo Daniel Kahneman, ganhador do prêmio Nobel de Economia em 2002.

Resumidamente, esse conceito diz que o a pessoa quando sai de um estado de profunda pobreza até ao atendimento de suas necessidades básicas, seu nível de felicidade aumenta. Depois disso, se a pessoa continuar realizando progresso, saindo de um estado de conforto para um estado “luxo”, seu nível de felicidade também aumenta.

Curiosamente, a conquista de bens materiais tem um limite até não trazerem a mesma satisfação e felicidade do que anteriormente. O que importará deste ponto em diante serão os fatores não-materiais como amor familiar, companheirismo, crescimento e contribuição.

Não espere que você se sinta feliz somente quando alcançar seus objetivos financeiros. Você pode e deve se sentir feliz com o que você já tem agora! Partindo desse estado mental de prosperidade, o seu próprio cérebro fará com que você se sinta grato numa base consistente, manifestando abundância em todas as outras áreas da vida.

Esse é o verdadeiro estado de riqueza. Muitas pessoas não percebem que o dinheiro é apenas um meio de expandir o que elas já sentem e quem elas já são. Pessoas infelizes e pobres emocionante tendem a ampliar esses sentimentos negativos quando elas têm mais dinheiro.

Pessoas gratas, felizes com uma atitude mental positiva, da mesma forma, tendem a ampliar esses sentimentos positivos quando atingem um patamar financeiro elevado. A regra é bem simples: sinta feliz, grato e próspero agora, não espere por algum dia!

Uma história inspiradora de mudança de quem já esteve bem lá em baixo

Imagine uma pessoa que viveu durante 15 anos trabalhando no garimpo, chegando a ficar até seis meses sem ganhar nenhum centavo.

Essa pessoa trabalhava cavando túneis com até 500 metros de profundidade, em meia toda poluição que você possa imaginar.

Afinal, o pai Marcos Trombetta insistia para que ele continuasse naquele trabalho, pois havia a crença limitantes de que não havia mais nada para se fazer naquela cidade, com pouco mais de 7.000 habitantes.

Quando o Marcos cogitava mudar de profissão, surgia nele um sentimento de insegurança e medo. “Eu só aprendi a fazer isso na minha vida…”, era o que Marcos dizia a si mesmo naquela ocasião.

Às vezes precisamos que aconteça de um evento significativo em nossa vida para mudarmos de fato. Algumas pessoas passam por situações difíceis, e tomam a decisão de mudar. Outras sofrem graves acidentes, a ponto de quase perderem a vida. E no caso do Marcos, foi isso que aconteceu: três dinamites explodiram bem nas suas costas.

Milagrosamente, ele não perdeu a vida, mas ganhou diversas cicatrizes pelo corpo. Aquele evento foi o suficiente para que ele encontrasse uma outra maneira de ganhar a vida, para sustentar sua família.

Marcos decidiu fazer uma faculdade a distância, chegando a se formar em letras. Surgiu para ele uma oportunidade de dar aulas de inglês em uma escola de idiomas. Só que havia um grande obstáculo: ele só sabia falar good morning, e nada mais!

Com esforço e dedicação, estudou durante as semanas antecedentes em que começaria a ministrar as aulas. E no dia em que começou sua nova jornada como professor de inglês, ele estava pronto!

Marcos Trombetta hoje é um dos nomes mais conhecidos na internet no segmento de desenvolvimento pessoal e mudança de vida. Ele se tornou um homem rico não só financeiramente, mas também espiritualmente, mentalmente e emocionalmente.

Marcos também se tornou um grande parceiro do Paulo Vieira (criador do método Criação de Riqueza), inclusive tendo a sua história mencionada no livro do Paulo, Fator de Enriquecimento.

Seu futuro financeiro só depende de você

O meu intuito com este texto foi mostrar que tudo é possível a partir do momento em que você reprograma as suas crenças financeiras. O fato é que já existe uma programação em você neste exato momento, na qual consciente ou inconscientemente, é usada para tomar a maior parte de suas decisões.

A pergunta é: será que as suas crenças estão levando você para o lugar que você realmente deseja? Suas decisões financeiras são baseadas no medo e escassez, ou são baseadas na abundância e prosperidade?

Acredite, nossa programação financeira não foi determinada por nós quando éramos crianças; elas foram determinadas pelos nossos pais, avós, tios, professores, responsáveis, a sociedade.

A boa notícia é que podemos mudar essa programação obsoleta e limitante, e consequentemente mudar nosso destino financeiro e prosperar.

Aquilo que eu não tenho é pelo o que eu ainda não sei, pois se seu soubesse eu já teria. – Paulo Vieira

É exatamente esse tipo de mentalidade que é ensinado no método Criação de Riqueza do Paulo Vieira; uma reprogramação de suas crenças financeiras com diversas ferramentas práticas e cognitivas.

Chega de altos e baixos em sua vida financeira. Resolva de uma vez por todas essa área indispensável e crítica, e alcance a prosperidade que você e a sua família merece.

Ninguém é ou será responsável pelo seu sucesso financeiro, a não ser você mesmo. Crises sistêmicas, problemas na economia nacional e mundial, dólar em alta ou baixa, bolsa em alta ou queda, nada disso pode afetar você se seguir a estratégia correta.

Quero finalizar este artigo recomendando que  você conheça o método Criação de Riqueza (clique neste link).