Mindset – Conheça a Importância Dele em sua Vida

mindset

Eu me lembro exatamente de estar ouvindo um programa em áudio do Tony Robbins, quando ouvi pela primeira vez a palavra “mindset”.

É muito comum escutarmos pessoas se referindo a esta palavra, cujo o significado se resume basicamente em nosso conjunto de crenças, regras e valores pessoais.

Algumas pessoas querem mudar hábitos e comportamentos limitantes, sem antes conhecer a fundo a maneira que elas mesmas pensam.

É praticamente impossível qualquer tentativa de mudança comportamental, sem antes da pessoa passar por um processo de mudança mental.

Talvez possa parecer clichê para algumas pessoas, mas o fato é que os nossos pensamentos governam nossas atitudes físicas e comportamentais.

É melhor desenvolver uma mentalidade vencedora (podemos fazer isto através da leitura acelerada), do que se deixar levar por pensamentos improdutivos e sabotadores.

Nos parágrafos abaixo, eu irei compartilhar algumas ideias que você poderá aplicar em sua vida para que consiga alcançar os seus resultados mais rapidamente.

Assista ao vídeo abaixo:

Alimente sua Mente

Muitas pessoas vivem em um mundo de reação aos acontecimentos do dia a dia. Elas assistem as más notícias na televisão e depois começam a acreditar que a vida é aquilo que a mídia ou a imprensa apresenta. Essas pessoas se esquecem de que estão no controle da própria vida, e acabam deixando-a cair na rotina. O resultado disso é o surgimento do sentimento de vazio.

Com este tipo de mentalidade, a pessoa deixa de explorar o seu potencial e também deixa de avançar para o próximo nível. A única forma de reverter essa situação é decidir aprender de forma acelerada para sair desta situação o mais rápido possível.

Tenho amigos que trabalham em empresas, e eles mesmos já me relataram como é difícil conviver com pessoas que pensam de maneira muito diferente.

Felizmente existem meios para que a pessoa possa fortalecer a sua mentalidade e se bloquear de pessoas que não estão nem aí para mudar de vida.

Passos para se executar para deixar o seu mindset cada vez mais avançado:

  • Leia bons livros: se você quiser se tornar um verdadeiro líder, então leia bons livros.
  • Ande com pessoas de resultado: para que você possa aprender como elas pensam e agem em certas situações.
  • Faça uso da modelagem: felizmente não precisamos reinventar a roda, porque alguém já foi lá e a fez. O que precisamos fazer é apenas duplicar ações vencedoras para a conquista dos nossos resultados.
  • Repita as ações vencedoras: existe uma frase que diz que a repetição é a mãe da habilidade e eu concordo totalmente.

Espero que você tenha gostado dessas ideias. No próximo tópico iremos entender porque é preciso alinhar os nossos objetivos com a nossa mentalidade.

Alinhe o sua Mentalidade com os seus Objetivos

Filtre as informações que você considera inútil. Alimente o seu cérebro com informações relevantes. Desta forma você construirá um mindset alinhado com seus objetivos.

Se você demonstrar para as outras pessoas que tem uma mentalidade mais direcionada aos seus resultados, naturalmente elas te escutarão.

Não cometa o erro que eu mesmo cometi várias vezes: tentar impor o meu ponto de vista para as outras pessoas. Essa estratégia definitivamente não funciona, pois cada pessoa tem o seu nível de entendimento e desenvolvimento.

Algumas pessoas buscam naturalmente mudar a forma de pensar para melhorar de vida. Outras, não se preocupam em aprender, crescer ou progredir. E quando você apresenta novas ideias para melhorar aspectos da vida dessas pessoas, adivinhe? Elas tendem a rejeitar ideias devido ao conjunto crenças delas.

Eu tenho absoluta certeza de que você é uma pessoa que busca crescimento e realização em sua vida.

Você está fazendo agora o que mais de 90% das pessoas NÃO FAZEM. Você está buscando se desenvolver cada vez mais, e de certo modo, você está fazendo isso através deste texto.

Seja Líder de si Mesmo

Ser líder de si mesmo significa controlar os seus pensamentos e atitudes em seu dia a dia. Toda mudança externa, mudança de hábitos e comportamentos, começa com a mudança interna: a mudança da forma como processamos os nossos pensamentos e consequentemente nossas ações. Quanto mais acelerarmos este processo de aprendizado, mais rápido alcançaremos os nosso objetivos.

Não há ninguém que fará isso por nós a não ser nós mesmos. Por isso é importante nós termos consciência de que somos líder de nós mesmos e da nossa própria vida.

Com o tempo, as nossas atitudes tendem a influenciar as pessoas próximas a nós de maneira positiva. As pessoas ao redor, naturalmente, irão perceber o nosso próprio progresso e nos tomarão como modelo. Aliás, não é verdade que nós mesmos já fazemos isso com as pessoas que admiramos?

3 dicas para você se tornar um líder:

Enfrente desafios: todo grande líder já enfrentou algum tipo de desafio e o superou. É fato que a vida sempre nos testará de alguma forma, e é bom que estejamos preparados para quando esse momentos acontecerem.

Seja calmo: às vezes saímos do nosso estado natural e acessamos estados emocionais mais áridos. Porém, ficar calmo em momentos de tempestade ainda é uma das melhores estratégias para prosseguirmos em nossa jornada.

Nunca pare de aprender: o aprendizado é o fator essencial que faz com que todo líder vá mais longe e, por esta razão, precisamos estar o tempo com a nossa mente aberta a novas maneiras de pensar e agir.

Outro fator importante para o desenvolvimento da nossa mentalidade, está na maneira como interpretamos as situações da nossa vida. No próximo tópico irei falar sobre isso.

Mudando o seu Mapa

Quando você muda o seu mindset, você muda o que a programação neurolinguística chama de mapa. O mapa neste contexto é representado pela nossa percepção em relação ao nosso modelo de mundo.

Fazendo uma rápida analogia, se usarmos um mapa com poucas informações para viajar, por exemplo, provavelmente teremos problemas para chegar ao nosso destino. (Ou então corremos risco de nem chegar nele.)

Agora, se tivermos um bom mapa, com informações precisas e detalhadas, aumentamos imensamente nossas chances de chegarmos ao nosso destino sãos e salvos.

Pense comigo… Configurar a nossa mente significa atualizar o nosso mapa. Tudo o que você pensou e fez em sua vida te trouxe até aqui. Se quiser ir além então precisará, literalmente, reprogramar a sua formar de pensar.

Por esta razão, é importante alimentarmos o nosso mindset, e podemos fazer isso de modo simples: faça uma lista de suas metas e objetivos; depois construa um plano de ação para que possa executá-lo.

Por exemplo: se decidiu ler 10 páginas de um livro por dia, leia as 10 páginas. Se decidiu praticar meditação por 5 minutos por dia, execute esta ação.

O segredo de uma mentalidade mais avançada está na consistência das ações que propomos realizar. De outra maneira, deixaremos a procrastinação se manifestar e provavelmente deixaremos de viver a vida que desejamos.

Todos os dias, pratique o seu novo comportamento ou hábito que fixou para si. Crie o seu ritual para alcançar resultados. Com o tempo, você realizará todas as suas ações no piloto automático.

Modele o Mindset das Pessoas de Resultados

É importante lembrar que todas as pessoas que alcançaram ou alcançam resultados extraordinários como empreendedores, atletas ou mesmo pessoas comuns, partiram suas ações do zero.

Essas pessoas não nasceram com um mindset vencedor; elas o desenvolveram. Se tivermos um bom mapa, uma mentalidade realmente vencedora, teremos uma estrutura mental necessária para superar obstáculos e conquistar os nossos maiores objetivos.

Por exemplo, se você faz exercícios todos os dias é porque desenvolveu uma mentalidade saudável. Se você lê todos os dias, é porque desenvolveu uma mentalidade de alguém que quer sempre aprender algo novo, e porque busca progresso constante.

Hoje vivemos numa era em que podemos contar facilmente com a ajuda de pessoas para mudar o nosso mindset. Hoje temos vídeos, cursos online, livros físicos e virtuais, e mais uma vasta quantidade de recursos para desenvolver habilidades e competências.

Conclusão

Neste artigo vimos a importância do desenvolvimento da nossa mentalidade (nosso mindset), para criarmos uma vida abundante em todas as áreas.

Quando alimentamos a nossa mente com um bom conteúdo, alinhando o nosso mindset com os nossos objetivos, passamos a nos tornar líder de nós mesmos.

Com o tempo, mudamos o nosso “mapa”, isto é, a nossa forma de pensar e agir, modelando as pessoas que conseguem alcançar resultados satisfatórios.

Espero que você tenha gostado deste artigo. E se você realmente gostou, deixe o seu comentário na área abaixo.

 

CONTEÚDO VIP

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente artigos, vídeos e mensagens para o seu desenvolvimento pessoal e profissional em primeira mão!>

  • Rodrigo

    Olá, mudar o mindset sozinho é mais difícil, não é?

    • Olá Rodrigo! Mudar o mindset não é fácil, apesar de parecer simples. Mudar o mindset, no meu ponto de vista, significa mudar a forma como pensamos: mudar o significado das experiências que chamamos de “negativas”; mudar crenças limitantes; ampliar nossa visão de mundo; explorar o nosso potencial. Em outras palavras, mudar o mindset, significa configurar a mente para que ela opere a favor das conquistas de nossos objetivos. Agora, podemos sim facilitar o processo, quando encontramos outras pessoas focadas em objetivos similares aos nossos. Em outros casos, existem pessoas que realmente precisam da ajuda de alguém, para mudar o mindset. Neste caso, há também a possibilidade de contratar um coach, para ajudar a pessoa alcançar metas e resultados de maneira mais rápida. Espero poder ter esclarecido a sua pergunta. Abraços.

  • Eliane L S T Rubio

    LUIZ FELIPE ! PARABÉNS !
    Seu blog é um dos melhores que já entrei, tanto conteúdo, quanto o visual!
    Tenho o propósito de criar um nesta linha e vc me inspirou ainda mais ! Continue firme ! Com certeza você irá ajudar muita gente!
    O meu muito obrigada!