Como Aumentar o seu Foco de Maneira Eficaz

Como Aumentar Seu Foco de Maneira Eficaz

Foco. Tanto ouvimos dessa palavra em palestras, cursos e seminários. Sem falar nos livros e artigos (como este) de desenvolvimento pessoal, que nos deparamos de vez em quando. Afinal, o que realmente é o foco e como podemos aplicá-lo em nossas vidas, para gerarmos resultados positivos?

Foco nesse contexto, é concentração de energia e recursos, que colocamos em determinadas ações ou atividade. Fazemos isso para gerarmos algum tipo de resultado que desejamos alcançar.

E podem haver diferentes tipos de resultados. E isso vai de pessoa para pessoa.

Algumas pessoas tem o objetivo de perder peso; outras, passar em um concurso público; há aquelas que querem encontrar uma pessoa para se relacionarem; outras ainda, acumular dinheiro para nunca mais trabalharem (a menos que queiram).

Assista ao vídeo abaixo:

No entanto, para alcançarmos nossos profundos desejos, temos que colocar foco em nossas ações. Ações físicas e mentais. Aliás, a única forma de controlar nosso foco, é através de atitudes mentais. Nossas emoções dominam nossas ações físicas.

Colocar foco no que fazemos, pode ser fácil para algumas pessoas, e difícil para outras. São vários fatores que determinam nosso nível de foco. Se você é solteiro, por exemplo, você tem muito mais controle sobre seu foco.

Você tem mais tempo livre, e, consequentemente, pode realizar mais atividades comuns na vida de um solteiro. Pessoas solteiras não têm tanta preocupação, como as pessoas casadas têm. É um outro tipo de estilo de vida.

Se você decidi ler um livro por exemplo, se é solteiro, não terá filhos para lhe interromper (sim, você tem que dedicar aos filhos!). Se é casado, você então deverá fazer um esforço a mais, no sentido de programar melhor seus horários para leitura ou outras atividades que exigem foco.

Afinal, caso você seja uma pessoa casada, sua família precisa de você e sua atenção.

O mesmo acontece com suas finanças: pessoas solteiras, dependo do estilo de vida, conseguem economizar e investir mais dinheiro do que pessoas casadas. As despesas dos solteiros (e solteiras), costumam ser menores, se comparado com pessoas casadas.

Faço essa comparação apenas para ilustrar como aumentar seu foco (especialmente se você for casado).

Continue lendo este artigo. Caso você tenha dificuldade em focar, compartilharei com você sete maneiras eficazes para aumentar o seu foco – e consequentemente melhorar seus resultados.

Saber onde colocar o foco de nossos esforços, é metade do que é necessário para concretizar o sonho perseguido.

-Autores desconhecidos

Vamos a eles?

1 – Tenha Objetivos Definidos Para Áreas Específicas de Sua Vida

Não há a menor chance de alcançarmos resultados, sem antes definirmos o que realmente queremos alcançar. Infelizmente, a maioria das pessoas não definem o que querem – especificamente – alcançar. O primeiro passo para definirmos nossos objetivos, é separá-los por áreas de nossas vidas.

E quais são elas? Área física, mental, emocional, financeira, profissional, espiritual, familiar, social. É fundamental sabermos quais objetivos queremos alcançar em cada área, para que possamos planejar, focar e executar ações, para concretizarmos nossos resultados.

Dessa maneira, conseguimos direcionar nosso foco e energia.

Está gostando do post sobre como aumentar o seu foco?

Então cadastre o seu e-mail abaixo, e seja o primeiro a receber novos artigos iguais a esse em seu e-mail.

(sua privacidade é garantida, totalmente livre de SPAM)

Baixe o Seu E-Book Gratuito: 6 Princípios Para Você Levar a Sua Vida ao Próximo Nível

Digite o seu endereço de e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE o e-Book em PDF dos 6 Princípios Para Você Levar a Sua Vida ao Próximo Nível

2 – Evite Distrações Que Possam Tirar o Seu Foco

Distrações são fáceis de acontecer quando queremos focar em alguma atividade. Às vezes temos que lutar pra nos mantermos focados. Principalmente na era em que vivemos. Notícias, redes sociais, longas horas de conversa no celular, podem prejudicar nosso desempenho pessoal ou profissional.

Sempre que for trabalhar em algum projeto em particular, avise as pessoas que você precisará ficar sozinho e não poderá ser interrompido. Dessa maneira você se previne de possíveis interrupções que podem surgir.

3 – Controle a Ansiedade Durante Atividades Importantes

Muitas pessoas ficam ansiosas quando realizam determinada atividade. A ansiedade é uma grande inimiga do foco. Por que? Porque quando entramos em estado de ansiedade, na maioria das vezes, ficamos incertos. Neste caso, tudo que precisamos fazer é nos concentrar e focar somente naquela atividade particular. É comum querermos realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

A ansiedade pode aniquilar nosso foco, se não a controlamos. As causas dela está relacionada a época em que vivemos. Muitas escolhas. Muitos objetivos a serem alcançados. Às vezes é preciso relaxarmos e trabalharmos em uma tarefa de cada vez. Deste modo, manteremos o foco.

4 – Determine Tempo Específico Para Executar Ações

A melhor forma de mantermos foco em nossas atividade, é determinar o tempo específico que iremos executá-la. Se não determinamos o tempo necessário para trabalhar em algum projeto, por exemplo, torna-se muito fácil perdermos foco. Afinal, já fazemos isso em nosso trabalho: temos horário de chegada; horário para o café; horário para o almoço e horário para a saída.

Sim, já somos disciplinados!

Tudo que temos que fazer, é levar esta mesma disciplina de horário que temos para trabalhar em outras atividades, ligadas a nossos objetivos. Pessoas focadas aproveitam o tempo, e fazem dele um grande aliado.

5 – Coloque Foco Nos Resultados

Um dos grandes erros que muitas pessoas cometem, é focar em ações, e não em resultados. Ações podem ser até dolorosas. No entanto, o resultado final poderá valer a pena todo esforço para conseguir o que desejamos. Pense nisso.

O que você deseja: fazer 100 flexões abdominais, ou ter o abdômen definido? Aposto que deseja ter o abdômen definido, é claro. No entanto, para termos o abdômen definido, precisamos fazer exercícios (e cuidar da alimentação também).

O abdômen definido trará sentimentos outros sentimentos agradáveis: disciplina, autoestima, autoconfiança. Ou seja as emoções e sensações finais. Esses são os resultados que desejamos alcançar – sensações e emoções agradáveis.

Quando nós colocamos foco nos resultados, naquilo que proporcionará emoções e sensações agradáveis, encontramos mais força e motivação para seguir em frente.

6 – Mensure Resultados

O que seria de um atleta se não mensurasse resultados? Como seria possível medir desempenho? Com certeza, ele estaria em sérios problemas. Todos precisamos mensurar resultados. Precisamos saber se nossas ações estão nos levando para onde queremos realmente ir.

Estamos longe, perto, onde estamos em relação aos nossos objetivos? Essas são perguntas que precisamos fazer, para otimizarmos nosso foco. Precisamos saber onde, quando e como mudar ações e comportamentos. Mensurar resultados é fundamental para o nosso progresso, tanto pessoal, tanto profissional.

7 – Certifique-se Que Você Está No Estado Emocional Adequado

O estado emocional em que nos encontramos, é responsável pelo nosso desempenho e foco presente. O cansaço físico por exemplo, pode comprometer nosso foco e consequentemente nosso resultado.

Se vai ler, por exemplo, você deve realizar esta atividade nos momentos em que se sentir bem disposto. Dessa maneira você conseguirá absorver o conteúdo, seja de um livro ou artigo, de maneira mais focada e proveitosa. Diferente se estiver cansado ou mau disposto.

Eu mesmo, quando me sinto exausto, paro o que estou fazendo e deixo para depois. Principalmente quando pratico atividades de leitura ou escrita. Sendo assim, é importante avaliarmos se estamos no estado emocional adequado, antes de realizarmos qualquer atividade que demande foco.

Inscreva-se abaixo:

Até o próximo.

Baixe o Seu E-Book Gratuito: 6 Princípios Para Você Levar a Sua Vida ao Próximo Nível

Digite o seu endereço de e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE o e-Book em PDF dos 6 Princípios Para Você Levar a Sua Vida ao Próximo Nível