Como mudar de atitude e concretizar objetivos em sua vida

mudar-atitudeMudar de atitude nos dias de hoje, significa experimentar o novo, o diferente, o desconhecido. Muitas pessoas não sabem exatamente como percorrer por esse caminho, pois elas temem não saber o que vão encontrar do outro lado.

O que muitas fazem é preferir manter seus velhos hábitos, pois esses as manterão numa posição de conforto. Sendo assim, por saberem que terão de experimentar novas sensações, novos desafios e novos hábitos, se decidirem mudar de fato, elas acabam se recusando a mudar.

Medo, incerteza, instabilidade, insegurança, são emoções que a maioria das pessoas evita experimentar. Afinal, todos nós detestamos a ideia de mudança. Preferimos lidar com o que já conhecemos do que lidar com o que não conhecemos.

A grande maioria das pessoas valoriza mais a necessidade emocional de certeza do que as outras necessidades emocionais importantes também para o crescimento pessoal.

Eu acredito que ter atitude, significa mudar o comportamento limitante presente, por um novo comportamento e, ainda, ter coragem de enfrentar qualquer tipo desafio que a vida ofereça.

Mas como mudar um comportamento que às vezes nos prejudica e nos impede de progredir na vida? Um desses passos é sem dúvida, deixar a preguiça de lado e ir em busca de objetivos ousados. (Recomendo que você clique no link anterior para ler esse artigo.)

Para trazer atitudes vencedoras , precisamos realizar uma verdadeira transformação pessoal. Esse é o caminho das pessoas que realizam.

Assista ao vídeo abaixo:

Uma das formas de mudar nosso comportamento, é mudar a maneira que percebemos o que chamamos de realidade. Por exemplo, uma pessoa que deseja perder peso precisa mudar antes de tudo sua atitude mental.

Não adianta nada começar uma dieta sem antes de trabalhar os possíveis pontos sabotadores que podem surgir no caminho. É preciso trabalhar as emoções que se relacionam com a comida, para que o processo seja efetivo.

Por quê?

Porque essa pessoa com excesso de peso possui hábitos e comportamentos que geram esse resultado, através de conexões neurais. Em outras palavras, o cérebro dessa pessoa precisa de uma nova “programação”, para que possa gerar resultados positivos.

O que está por trás de todo comportamento?

O que está por trás do comportamento humano, basicamente, é uma necessidade emocional. O que todos nós fazemos é buscar por padrões que possam garantir nossa sobrevivência. Entretanto, a pessoa que utiliza comida de maneira excessiva, gera o resultado de excesso de peso.

Todo o comportamento humano tem uma intenção positiva que, às vezes, dependendo de qual meio utilizamos, pode gerar consequências negativas, como preguiça, procrastinação e outros hábitos negativos.

Quando alguém sugere para a pessoa que ela tem de perder peso, o inconsciente dela interpreta a informação mais ou menos assim: “Perder… hum… ESTOU FORA!”. A palavra perder para o nosso inconsciente não é bem vista.

Esse processo pode ser tão doloroso para algumas pessoas, pelo simples fato de usar a palavra perder. Qual seria a solução? A pessoa precisa de uma nova atitude (física e mental), para atender a mesma necessidade emocional que o excesso de comida proporciona, de maneira ecológica e sem gerar danos para ela mesma.

Dessa forma, o novo comportamento trará benefícios, e fará com que a pessoa desfrute do processo de maneira muito mais prazerosa. Faz sentido?

Outro ponto importante é acabar com a auto sabotagem, sem dar chance de ela atuar em sua vida pessoal ou profissional.

Vamos imaginar, por exemplo, que a pessoa decidiu fazer exercícios físicos todos os dias, adotando este novo hábito. Assim, a pessoa passaria a ter resultados em seu corpo, gerando autoestima, autoconfiança e realização pessoal.

Primeiramente, a pessoa deve imaginar como seria a vida dela, se ela passasse a fazer exercícios físicos com consistência:

  • Como enxergaria ela mesma com toda energia e vitalidade, que conseguiria com os exercícios?
  • Como ela se enxergaria diante do espelho?
  • Como ela se moveria?
  • Como a autoestima dela se elevaria?
  • Quantos elogios essa pessoa receberia das outras pessoas, por ter um corpo atraente?

Em outras palavras, temos que ver, ouvir e sentir as consequências positivas do novo comportamento. Só assim, unindo corpo, mente e até espírito, seria possível mudarmos definitivamente de atitude para conquistar nossos objetivos.

Mude sua atitude mudando sua percepção

Mudar de atitude é sinônimo de mudança de percepção. Se não mudarmos a forma como relacionamos com certas atividades, áreas da vida, pessoas, tarefas profissionais e pessoais, nos tornamos incapazes de alcançar objetivos.

Precisamos mudar a forma como interpretamos os acontecimentos da vida, criando um ponto de vista mais positivo.

Quando fazemos algo em que nos sentimos bem, literalmente, não vemos as horas passarem. Por que isso acontece? Porque o tempo nada mais é do que uma cadeia de emoções que sentimos em cada experiência que temos, tanto boas quanto más.

Quando alguém adia uma atitude ou mesmo procrastina, também adia a emoção positiva e fortalecedora que poderia estar sendo vivida AGORA.

Os grandes heróis, gênios, inventores, líderes e empreendedores da história, foram (e alguns ainda são) pessoas que resolveram não só os seus problemas pessoais, mas também os problemas dos outros, contribuindo assim para praticamente toda a humanidade.

Dizem que Thomas Edison tinha medo do escuro. Persistentemente, ele teve a atitude de inventar a lâmpada elétrica. Ele não só resolveu o seu problema pessoal, como também resolveu o problema de muitas pessoas em relação ao escuro.

Imagine como seria a nossa vida sem a lâmpada elétrica?

A boa noticia é que o poder de mudar de atitude está disponível para todos nós. Tudo o que devemos fazer é usá-lo com a maior frequência possível, para fazermos com que a nossa vida seja extraordinária.

O mesmo poder disponível para todos

O poder da atitude está disponível para todos nós, para usarmos e assim transformarmos nossa vida. Quando precisar usar este poder, não o economize: entre em ação e coloque-o para trabalhar a seu favor, na conquista de suas metas e objetivos.

Uma pessoa de atitude é aquela que age mesmo quando as circunstâncias se mostram desfavoráveis. Na verdade, as pessoas de atitude não dependem de fatores externos para entrarem em ação. Elas agem para construir os seus sonhos e objetivos, apesar das dificuldades que surgem no caminho.

Da próxima vez que se sentir paralisado pelo medo, lembre-se de que você pode mudar o seu estado emocional e acessar a parte cheia de recursos que você possui internamente. Se você fizer isso, você se surpreenderá com os seus resultados.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado de alguma forma. Caso tenha gostado, compartilhe-o para que mais pessoas possam ter acesso.

Grande abraço e até o próximo.

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do site!>